Custo de vida na Bélgica: aluguel, alimentação, transporte

Custo de vida na Bélgica: aluguel, alimentação, transporte

Muitos devem pensar que o custo de vida na Bélgica é alto. Baseado no que se sabe sobre a Europa e outros países mais desenvolvidos e com economia mais forte, somos levados a crer que precisamos de muito dinheiro para fazer uma viagem para fora do Brasil e morar em outro país.

Na realidade, isso tudo faz muito sentido quando temos em mente que nosso dinheiro vale muito pouco em relação ao Euro e precisamos colocar a mão bem fundo no bolso para investir em viagens para o velho continente. Porém, esse tipo de análise não ajuda a entender custo de vida na Europa.

Para se ter uma ideia fiel de quanto custa viver em qualquer outro país que não seja o nosso, não se deve pensar em conversão de moeda, ou seja, temos que pensar na unidade monetária do país em questão e analisar as despesas como alguém que reside nesse país e recebe salários na moeda dele.

Com esse artigo quero ajudar o leitor a saber mais sobre o custo de vida na Bélgica, prever alguns gastos com acomodação, transporte, alimentação e mostrar um pouco dos custos cotidianos de um cidadão belga ou de quem imigra com educação, aluguel, saúde e despesas básicas, desmentindo um pouco da generalização de que é preciso ter muito dinheiro para viver na Bélgica.

A partir deste artigo, você terá esclarecimentos a respeito das formas de trabalho na Bélgica para brasileiros, do visto para morar na Bélgica, do salário mínimo na Bélgica e outros aspectos importantes. Confira!

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Bélgica

Seguro viagem Europa »

 

Quanto custa viver na Bélgica?

Morar na Bélgica custa caro para um turista que precisa converter todos os gastos em reais, multiplicando os valores em quase cinco vezes. Já para um morador, ou seja, alguém que recebe em Euro, o custo de vida na Bélgica não é necessariamente tão caro, mesmo estando entre os 10 mais altos da Europa. Confira também as dicas de visto para Bélgica.

CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »

 

Quanto custa o aluguel na Bélgica?

Quanto custa o aluguel na Bélgica?
Em Bruxelas, há opções de imóveis com aluguéis a partir de 300 euros | Foto: QVM.

Para quem vai passar uma temporada no país, uma boa opção é alugar um apartamento ou algum outro imóvel.

No centro de Bruxelas, por exemplo, um dos melhores lugares onde ficar em Bruxelas, um apartamento de um dormitório custa por volta de 700 euros por mês; se for em uma região mais afastada do centro, um imóvel do mesmo tipo custa 600 Euros mensais.

Quartos em repúblicas estudantis e acomodações universitárias custam entre 300 e 400 euros por mês, e são uma opção muito procurada por estudantes de outros países que vão estudar na Bélgica.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »

 

Quanto custa o transporte na Bélgica?

Salário mínimo na Bélgica em reais
Sistema de transporte é interligado | Foto: Smiley.toerist, via Wikimedia Commons.

O transporte público na Bélgica é extremamente eficiente e uma opção viável para qualquer cidadão, haja vista o preço acessível. O sistema interligado de ônibus, bondes e metrô utiliza o mesmo bilhete, que custa 2,10 euros quando comprados previamente, e 2,50 euros quando adquirido no ônibus ou bonde.

É possível comprar um outro tipo de ticket por 7,50 euros – essa passagem mais econômica é validada pelo passageiro no número de viagens que desejar e expira no fim do dia da compra.

Para viagens de trem, se você tem menos de 26 anos, o ideal é um Go Pass, um ticket que o passageiro preenche no ato da viagem. Contém 10 viagens para qualquer uma entre as cidades da Bélgica e custa 50 Euros.

Mas para os que tem idade superior a essa, o valor das passagens não torna viajar nem um pouco mais difícil – uma viagem de cerca de 50 minutos, de Bruxelas até Antuérpia, custa por volta de 8,00 euros.

A Bélgica tem um preço módico de combustível, considerando os padrões europeus: um litro de gasolina custa 1,41 euros. Enquanto que o preço de gasolina mais baixo na Europa é o da Rússia, que é de 0,60 euros, e o mais alto é o da Islândia, no valor de 1,65 euros.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Bélgica. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Confira => Maratona de bares e casas noturnas em Bruxelas

 

Quanto custa alimentação na Bélgica?

Custo de vida na Bélgica com alimentação
Batata frita é presença frequente no cardápio.

Comer na Bélgica é um dos maiores prazeres para quem está no país e também uma das coisas mais baratas de se fazer.

Uma refeição em um restaurante mais modesto custa cerca de 15 euros; meio litro de cerveja local, 3,50 euros; 330 ml de água mineral ou refrigerante, cerca de 2 euros; e o cafezinho, por volta de 2,50 euros.

Uma refeição em um restaurante de preço médio – com entrada, prato principal e sobremesa – custa cerca de 30 euros.

O principal prato da gastronomia belga são as batatas fritas, mas você pode conferir outros pratos bons do país acessando o artigo sobre a gastronomia da Bélgica.

Uma porção grande custa em média 2,50 euros, e por mais alguns centavos pode-se adicionar algum tipo de molho.

Comprar comida no supermercado é ainda mais barato. Segue uma lista com alguns alimentos básicos e seus valores aproximados:

  • Leite (L) – 0,95 euros
  • Pão branco fresco (0,5Kg) – 1,70 euros
  • Massa (Kg) – 0,70 euros
  • Arroz (Kg) – 1,90 euros
  • Ovos (dúzia) – 2,60 euros
  • Queijo (Kg) – 12,00 euros
  • Peito de frango (Kg) – 8,70 euros
  • Carne para bife (Kg) – 13,00 euros
  • Maçã (Kg) – 2,10 euros
  • Banana (Kg) – 1,75 euros
  • Laranja (Kg) – 2,20 euros
  • Tomate (Kg) – 2,15 euros
  • Batata (Kg) – 1,30 euros
  • Cebola (Kg) – 1,25 euros
  • Alface (unidade) – 1,20 euros
  • Água mineral (1,5L) – 0,80 euros
  • Cerveja local (0,5L) – 1,20 euros
  • Garrafa de vinho – 7,00 euros

Compare => Aluguel de carro na Bélgica

 

Quanto custa a educação na Bélgica?

Salário na Bélgica
Educação na Europa é muito valorizada, e isso inclui a Bélgica.

A educação é muito valorizada na Europa, e isso inclui a Bélgica. O acesso a educação é algo que todo cidadão busca e encontra sem dificuldades, desde imigrantes que desejam criar seus filhos no país, até estudantes que almejam qualificação com ensino no exterior.

   

A mensalidade em uma escola para crianças custa cerca de 540 euros; enquanto que a mensalidade em uma escola de ensino fundamental custa cerca de 1 mil euros.

Já o ensino superior é de surpreender qualquer um de tão barato. As despesas de um estudante em uma universidade de Bruxelas podem custar entre 900 e 1.400 mil euros por ano.

Vale citar algumas despesas extras e não fixas, como livros, por exemplo, que não devem ultrapassar os 50 euros por mês.

Incrível => Degustação de chocolate na Bélgica

 

Quanto custa a saúde na Bélgica?

Salário de engenheiro na Bélgica
Custo com plano de saúde no país é 30 euros/mês, em média

Na Bélgica é muito comum que as pessoas tenham algum tipo de plano de saúde, pois o sistema privado é muito caro e pagar um plano mensal compensa. A média de gastos com planos de saúde fica em torno de 30 euros por mês, em média. Veja qual moeda levar para a Bélgica.

Clínicas e hospitais particulares custam muito, assim como os medicamentos. Mas essas não são as únicas maneiras de estar protegido na Bélgica.

Cidadãos que pertencem a União Europeia possuem um cartão com número de registro que lhes garantem assistência médica gratuita. Mas esse serviço não é disponível para quem não possui identidade válida pela UE.

Agende => Melhores passeios da Bélgica

 

Quanto custa o lazer na Bélgica?

Qual é o custo de vida na Bélgica?
Festa Tomorrowland Bélgica | Foto: Carolina Arbache.

Atividades culturais como ir ao cinema, visitar um museu ou passar uma noite em um festival de música são muito comuns na Bélgica.

Um ingresso para um filme internacional custa cerca de 10 euros; museus cobram entre 8 e 10 euros a entrada; já um grande festival como o Tomorrowland, por exemplo, tem ingressos que vão de 80 a 110 euros, aproximadamente.

As prefeituras também promovem muitas atividades gratuitas ligadas à cultura, como shows de música e dança ao ar livre realizados em praças e feiras; mostras de arte nos metrôs estações de trem e coisas do tipo que às vezes acontecem no Brasil também.

Fazer atividade física não custa muito também, com cerca de 25 euros mensais você pode frequentar uma academia.

Descubra => Como usar WhatsApp na Europa

 

Quanto custa despesas fixas na Bélgica?

Custo de vida básico
Gastos fixos giram em torno de 150 euros.

Todos os gastos básicos de despesas fixas mensais gira em torno de 150 euros, incluindo eletricidade, aquecimento (gás central), água e coleta de lixo.

Gastos extras como telefonia e internet custam cerca de 45 euros por mês, em um pacote que inclui internet banda larga com dados ilimitados, via cabo. O minuto de uma ligação de telefone móvel pré-pago custa 0,18 euros.

Enquanto que um smartphone, quando comprado com um plano, custa a partir de 9 euros. O pacote de TV a cabo mais barato disponível no país custa 35 euros e conta com mais de 150 canais.

Divertido => Passeio no mercado de Ghent

 

   

Quanto custa comprar roupas na Bélgica?

Custo de vida na Bélgica com compra de roupas
Roupas no país possuem preços populares.

Roupas, calçados e vestuário em geral também não custam muito em grandes lojas de rede na Bélgica. Uma calça jeans ou uma camiseta lisa custam cerca de 20 euros cada; e um moletom para a Bélgica no inverno custa entre 20 e 35 euros; tênis e sapatos podem ser encontrados com valores entre 20 e 90 euros; enquanto que um vestido de verão custa em média 35 euros.

Encontre => Bilhetes de trem em oferta na Europa

 

Custo de vida na Bélgica

O custo de vida na Bélgica é um dos mais altos da Europa, figurando entre os 10 custos de vida mais caros no continente. É 75% mais alto que o custo de vida no Brasil, sem contar despesas com aluguel e moradia. Incluindo isso, o número sobe para 138%. Realmente assustador!

Esse, por si só, já é um motivo para meter medo em qualquer viajante ou estudante que está com as malas prontas para viver no país.

Mas volte a pensar como um cidadão belga, alguém que recebe salário em euro, e esse contexto já muda totalmente. O salário mínimo na Bélgica é de aproximadamente 2 mil euros, diminuindo um pouco com os impostos.

Portanto, você que pretende estudar ou trabalhar na Bélgica não passará por grandes apertos financeiros.

Em um lugar onde a gasolina é mais barata que um copo de cerveja, ficam claros os anos de progresso e avanço nas políticas sociais, a incrível valorização da educação e o cuidado e atenção com sua própria história que pode ser observado através do turismo que tanto atrai gente do mundo todo. Consulte mais dicas da Bélgica.

Existem muitos pontos positivos na economia do país, apesar de quase não existirem serviços gratuitos ou programas de desconto para isso ou aquilo.

Os trabalhadores são bem remunerados e assim tem meios para investir em moradia de qualidade, transporte público, alimentação saudável, plano de saúde, educação formal e lazer.

Mas você que está planejando visitar a Bélgica, não se assuste: é possível desfrutar do turismo pelo mapa da Bélgica com um investimento moderado. Apesar de este artigo focar mais em quem pretende residir no país ou passar uma longa temporada, há opções para o turista que vai apenas passear.

Com uma boa pesquisa e munido de boas informações, podemos encontrar alternativas para economizar aqui e ali e obter o máximo de nossa viagem sem gastar muito além daquilo que se espera.

A Bélgica é um maravilhoso país, cheio de gente hospitaleira, belas paisagens, excelente comida e maravilhas arquitetônicas de encher os olhos.

E quando ir para Bélgica, fique atento aos aspectos cotidianos e de infraestrutura que são exemplares e colocam a Bélgica entre as nações mais desenvolvidas do mundo.

Agora que você já sabe tudo sobre o custo de vida na Bélgica, qual a sua opinião sobre morar no país? Participe nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Matheus Osório

ESCRITO POR

Matheus Osório

Matheus Osorio Goelzer é músico, técnico de som e roadie freelancer. Graduado em Produção Fonográfica, mora em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Viveu cerca de 3 anos na Bélgica e viajou o país como baterista de uma banda. Gosta de ler, viajar, escrever e é apaixonado por música.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Marcelo Almeida

    Publicação top!! Obrigado pelas dicas, foram muito valiosas.