Início / Europa / Espanha / Ronda, na Espanha: uma das mais belas cidades da Europa

Ronda, na Espanha: uma das mais belas cidades da Europa

Viajar para Ronda, na Espanha, foi uma das experiências mais inesperadas que tive na Andaluzia. Tomei um autobus na rodoviária de Marbella e iniciei a viagem. Para quem gosta de dirigir, recomendo alugar um carro, pois o caminho para chegar em Ronda pertence a uma rede de estradas montanhosas que interliga diversas cidades, com paisagens estonteantes. Se preferir viajar de trem, existem linhas com ligação direta a partir de Madrid e Algeciras.

Pouco pesquisei sobre a cidade e não imaginava que seria um de meus destinos preferidos na Europa, com excelentes restaurantes, hotéis à beira do penhasco de Ronda (“el Tajo de Ronda”), paisagens e mais paisagens que alucinam qualquer viajante ou fotógrafo.

Vai viajar? => Encontre ofertas de hotéis em Ronda

Conheça as vantagens de contratar um seguro de viagem »

 

Onde fica e como chegar em Ronda

Cidades mais bonitas da Espanha
Ronda me surpreendeu do início ao fim | Foto: Aapo Haapanen, via Wikimedia Commons.

Ronda é uma cidade do sul da Espanha. Marbella, a cidade que serve de ponto de partida para a maioria dos viajantes está a 60 quilômetros. Ronda é fenomenal. Ela fica em um planalto, entre o rio Guadalevín e muitas montanhas.

Os aeroportos mais próximos são o aeroporto de Sevilha ou o de Málaga. Ambos ficam a mais ou menos duas horas de distância.  Mas, existem outros aeroportos para chegar em Ronda, como o de Gilbratar ou de Jerez.

Eu peguei um ônibus de Marbella para chegar em Ronda. Marbella é uma cidade que fica na costa espanhola entre Málaga e Gilbratar. Então, imaginando um quadrado entre Málaga, Gibraltar, Sevilha e Córdoba, Ronda estará no meio, e mais próximo da costa.

Você também pode sair de Sevilha e ir até Ronda. Uma dica boa é usar aplicativos de caronas. Outra sugestão é ir de ônibus ou em excursão de um dia de Sevilha até Ronda.

Para ir de Ronda até Sevilha uma opção é pegar o trem até Antequera-Santa Ana e depois outro até Sevilha. Um pouco mais de 120km separam as cidades. Por falar na capital da Andaluzia, conheça todos os atrativos turísticos de Sevilha.

Mais passeio => Ronda e suas lindas montanhas

 

Ronda, a bela cidade da Espanha

Viagem para Ronda Espanha
Ronda tem monumentos incríveis

Por estar em uma posição privilegiada e a quase 800 mts acima do nível do mar, Ronda sempre foi um local estratégico para seu povo. Os guardas avistavam de longe seus inimigos, dando condição para se prepararem para batalhas, além de ser um local de difícil acesso.

Os monumentos têm grande influência da arquitetura moura, povo que dominou grande parte da Espanha do século 8 ao 14.

Procure pelo Palácio de Mondragón e o Palácio do Marquês de Salvatierra, a Igreja Matriz, a Câmara Municipal, a casa do Rei Mouro (Casa del Rey Moro) e a do Gigante junto ao fundo do Tajo, com acesso por escadas.

Os mais incríveis são o “Puente Nuevo” ,o “Puente Viejo” e o “Puente Árabe” que atravessam os rios da cidade. Isso tudo por ser visto em um city tour por Ronda.

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

 

O que fazer em Ronda?

Para saber o que visitar em Ronda, vou listar alguns pontos de interesse na cidade. Assim, você aproveita bastante sua visita. Mas, é claro, que só de estar lá e apreciar a vista, já vale a viagem. Confira os passeios imperdíveis para fazer em Ronda.

Imperdível => Bate-volta em Ronda e seus encantos

 

Plaza de Toros

Praça de Touros em Ronda na Espanha
Praça é uma das mais antigas do mundo.

A Praça de Touros de Ronda é uma das maiores e mais antigas do mundo, e foi lá que no século 18, a atividade passou a ter o status de arte. Hoje em dia, as touradas são recriminadas por boa parte da população, mas a visita ao monumento é uma das grande atrações em Ronda.

Construída em 1785, foi a primeira a ser erguida em pedra, numa época em que eram construídas em madeira, para serem derrubadas ao final da temporada. É palco de uma das corridas de touro mais tradicionais da Espanha, que acontece no início de setembro, A “Corrida Goyesca”.

 

Ponte Nova

Locais turísticos de Ronda
Ponte Nova em Ronda é uma das atrações imperdíveis.

Existem três pontes de Ronda sobre o rio Guadalevín, mas a Ponte Nova é a mais imponente. Claro que, como diz o nome, foi a última a ser construída e foi super importante para a expansão desta cidade espanhola.

Além de curtir o visual cartão postal do desfiladeiro de Ronda, é legal ver como a ponte divide a cidade em duas. Isto é, a parte mais antiga da cidade fica de um lado, para o sudeste. Já a parte mais moderna, onde fica o bairro do Mercadillo, fica do lado noroeste.

 

Cueva del Gato

Atrações turísticas em Ronda
Cueva del Gato | Foto: Por los caminos de Málaga, via Wikimedia Commons.

A Cueva del Gato é um dos pontos de interesse mais curiosos para quem curte cavernas, se você não tiver medo.

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

É uma caverna cheia de lagos e cavidades no interior, tem uma estrutura bem diferente e enigmática. Por isso, é bem estudada pelos especialistas nesse tipo de formação rochosa.

 

Museus em Ronda

O que visitar em Ronda
Museu do Vinho | Foto: Sergio Flores Borrego, via Wikimedia Commons.

Quem adora conhecer museus, em Ronda existem vários. Quase todos estão na Calle Virgen de la Paz e continua na Rua Armiñán. Os principais para visitar em Ronda são:

O Museu da Paz, é outra coisa para fazer em Ronda, mas esta dica já dei acima. Isto é, ele fica na Plaza de Toros. Então, quem conhecer a principal atração da cidade, também pode visitar o museu no mesmo local.

 

Mirador de Aldehuela

Fotos de Ronda
Mirador de Aldehuela | Foto: Aapo Haapanen, via Wikimedia Commons.

É um belo lugar para admirar a beleza da cidade espanhola. Para chegar lá, é só cruzar a Ponte Nova em direção a cidade velha. Com certeza, é um bom lugar para tirar fotos.

 

O que mais fazer em Ronda?

Dicas de Ronda, na Espanha

Ronda não é daquelas cidades onde há diversas opções de lazer. Para quem vai desacompanhado, não reserve mais que uma noite para conhecer a cidade.

Para os casais, é uma ótima opção para aproveitar a tranquilidade que paira pela cidade. Se tiver com uma grana sobrando para a hospedagem, reserve um quarto de hotel com varanda virada para o penhasco de Ronda.

Acordar e ver a paisagem com o “Puente Nuevo”, o “Río Guadalevín” e as varandas e caminhos do penhasco, é algo indescritível.

Um bom passeio é descer o penhasco a pé. Há uma trilha que beira a encosta e chega até o rio, onde encontrará diversos pontos para ótimas fotos.

 

O que comer em Ronda

Onde comer em Honda
Ronda tem muita coisa a oferecer | Foto: Aapo Haapanen, via Wikimedia Commons.

Outra coisa boa para fazer em Ronda é comer. A gastronomia local é bem rica e usa muita carne vermelha como veado ou outra caça. Cogumelos diferentes também são bem utilizados, castanhas e ouriços terrestres. Tudo com bons azeites locais, e vinho, é claro.

Quem ama doces, vale a pena experimentar as famosas gemas, o alfajor, bolos de azeite e mel.

O melhor de tudo é que você pode comer em Ronda, desfrutando de belas paisagens. Vale procurar um restaurante com uma bela vista ou comprar e comer em algum ponto tranquilo da cidade.

 

Tem outras dicas sobre Ronda?

Ronda é uma daquelas cidades que qualquer um fica bem triste no momento da despedida. É tudo tão diferente e pitoresco, com um ar de tranquilidade que somente essas cidadezinhas espanholas conseguem trazer.


Fazendo sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA TAXAS EXTRAS, e dessa forma monetizamos nosso trabalho. Se houver dúvida, leia as políticas do blog, ou deixe um comentário.

Planeje sua viagem => Dicas para encontrar os melhores hotéis no Booking.com

Aluguel de Carros | Passagens Aéreas | Passeios e Tours | Seguro de Viagem


Quando criei o projeto viagem de volta ao mundo em 365 posts sabia que a viagem seria o estalo para transformar toda a minha vida. Ainda não tive a noção exata da dimensão de tudo, mas já consigo ter uma boa ideia de como funciona a rotina de um viajante. Este é o 284º artigo, veja também outras curiosidades sobre a viagem:

Pesquisando para fazer uma viagem para Ronda? Ainda tem dúvidas? Gostaria de contar suas experiências?

Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

18 Comentários

  1. Geraldo Ribeiro

    Olá Guilherme tudo bem?

    Por favor, pretendo ir a RONDA em marco 2019, e gostaria de informações:
    vivo SP, e vou pegar voo para SEVILLA, você acha que 3 dias e suficiente para conhecer SEVILLA?.

    * Qual é melhor maneira chegar até RONDA, queria ir passando algumas cidades até RONDA quais a cidades que tem que voce indicaria e se preciso fazer pit stop alguma cidade de quanto dias para conhecer. quais CIDADES sem fugir da rota que voce indicaria que é importante eu parar conhecer. pretendo ir de carro carona naquele blablacar.. você acha uma boa ideia? queria dicas suas por favor.

    Abraços

  2. Lúcia Helena Gomes

    Olá,
    Queria saber se na Espanha há valor de ingressos para terceira idade e qual idade é considerada idoso. Vou estar com 64 anos quando chegar na Espanha. E queria saber se há imigração quando se chega de ônibus em Sevilha, pois vou chegar a partir de Lagos em Portugal e de ônibus.
    Aguardo,
    Lúcia

  3. Ola! Estou organizando uma viagem para o sul da Espanha agora no próximo mês. Chegaremos em Barcelona dia 22/12 e seguimos de carro no dia 26/12 para Valencia, onde pernoitamos. Dia 27/12 vamos para granada, onde ficamos 2 dias. 29/12 seguimos para 1 dia em Córdoba, dia 30/12 Malaga, 31/12 Ronda (ou Cadiz); 1 a 3/1 ficamos Sevilla (2 diárias), e devolvemos o carro, e dia 3 pegamos o trem para Madri, onde ficaremos até dia 7/1.
    O que acha?? Dá para conhecer a região nesse roteiro ou acha muito corrido?

    • Oi Bianca,

      Corrido é sim, mas passamos isso nas viagens de carro. Não tem como, sobra menos tempo para alguns destinos. O importante é que você ficará mais tempo nas principais cidades…Sevilla e Granada foram ótimas escolhas 🙂 Ahhh, sou bem mais Ronda!!

      Boa viagem

  4. Suely Campos Cardoso

    Olá Guilherme, estou indo para a Espanha agora dia 2, vou ficar mais ou menos 35 dias, ficarei em Granada 2 semanas estudando e depois pretendo conhecer várias cidades e já tinha pensado em Ronda e agora que li os comentários fiquei mais animada ainda de ir lá. Se puder dar mais dicas de outros lugares eu agradeço. Estou indo só e pretendo viajar de onibus e trem. Estou na dúvida se compro o tiquete de trem para vários dias ou compro lá. O que vc sugere? Abraço, Suely

    • Oi Suely,

      É difícil recomendar assim sem te conhecer melhor, mas por minhas experiências posso dizer que a grande maioria das cidades no sul da Espanha são encantadores, cada uma com suas características. Granada em si é demais, com o castelo de Alhambra, pertinho de Sierra Nevada e bastante agitada por sua universidade. Sevilla também é demais. Cádiz tem pontos turísticos e construções incríveis. Entre elas, certamente encontrará cidadezinhas que serão gratas surpresas.

      Quanto ao ticket de trem, infelizmente não poderei te ajudar, pois não utilizei esse tipo de transporte por lá. A Rail Europe é a companhia de trem mais utilizada, espero que ajude 🙂

      Abraços

  5. Olá Guilherme,

    Ronda é, realmente, belíssima. Visitei a cidade em 2014 e adorei. Fiz um post sobre a cidade que gostaria de compartilhar com os seus leitores.
    http://www.amazonasemais.com.br/outros-destinos/espanha/andaluzia/ronda/perora-dos-pueblos-blancos-da-andaluzia/

  6. Maria Thereza

    Olá guilherme, estou indo para a região da Andaluzia no próximo dia 06 e Ronda é um dos meus destinos. Farei um roteiro de carro, saindo de Sevilha, pernoitando dois ou três dias em Córdoba, depois mais alguns dias em Granada de onde eu saio em direção a Jerez de la Fronteira, é aí que vou passar em Ronda, vou passar o dia em Ronda, gostaria se possível dicas sobre aonde almoçar e o que visitar neste curto tempo que passarei lá? Agradeço imensamente sua atenção. Abs,
    thereza

    • Olá Maria Thereza,

      Os principais atrativos são a Ponte Nova, cidade antiga e Plaza de Toros. É tudo bem perto e possível fazer a pé. Descobrirá ainda um monte de pequenos museus e lugares que somente caminhando pela cidade poderá encontrar.

      O restaurante do hotel Parador de Ronda é bem famoso e tem uma vista incrível da Ponte Nova, mas muitos outros têm a mesma vista. É de tirar o fôlego.

      É minha cidade preferida na Espanha, vai adorar!!!

      Abraços

  7. Guilherme, você sabe como faço para chegar em Ronda saindo de Sevilha? Dá pra fazer bate e volta? Grata

    • Oi Danielle,

      Pesquise para ver quanto tempo demora a viagem de ônibus a partir de Sevilla. Se houver algum trajeto direto, vale a pena sim fazer bate-volta. O ideal é alugar um carro, pois a cidade é bem perto, uns 130 km.

      Mesmo se tiver que dormir por lá, vale a pena ir, é uma das cidades mais lindas que já vi.

      Abraços

  8. Estive agora em Andaluzia, Ronda realmente tem que fazer parte do pacote,é coisa de cartão postal.

  9. Olá, quando vc foi pra Ronda? Vou no próximo mês pra Madrid, e queria saber quanto tempo gastaria pra chegar até lá, se vale a pena ir de avião até Sevilla, ou ir de trem direto… pra dirigir lá é tranquilo? Grata, Márcia

    • Oi Márcia,

      Obrigado pela participação.

      Fui em 2006, quando estava morando em Marbella. Cada uma das opções tem suas vantagens. Se tiver pouco tempo, vai de avião, pois o trem costuma ser mais caro. Para ir de carro só vale a pena se tiver mais tempo para aproveitar outras cidades no caminho.

      De qualquer maneira, não deixe de ir. É uma de minhas cidades favoritas na Europa.

      Até + !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *