11 dicas de turismo em Campos do Jordão para você curtir muito

por Elisabeth Almeida

11 dicas de turismo em Campos do Jordão para você curtir muito

O turismo em Campos do Jordão cresce a cada inverno e o maior número desses viajantes muitas vezes nem sabem ao certo como aproveitar ao máximo a viagem, ou pelo menos o que esperar e o que levar.

Grande parte dos turistas que visitam essa charmosa cidade em São Paulo, acreditam que ela oferece apenas temperaturas baixas; mas certamente é muito mais do que isso!

A grande verdade é que Campos não ganhou o apelido de “Suíça brasileira” à toa e que o estilo europeu não se limita apenas à arquitetura das casas e prédios, mas também a alta gastronomia dos restaurantes, as lojas de malhas, couros e casacos; que seguem fielmente os últimos hits da moda mundial.

Trata-se de uma cidade que tem se reinventado em dois aspectos. O primeiro é totalmente voltado para a elite paulistana e de todo o Brasil, com hotéis premiados, chefes internacionais, bares de gelo, centros comerciais apenas com lojas de grifes e atividades vistas como inusitadas, como o voo de balão.

O outro ponto que tem mudado e muito é o espaço que o turismo vem dando para as outras classes sociais. Antigamente era dito até mesmo na região, que “Campos do Jordão era para poucos”, o que nos dias de hoje já não é uma verdade.

Por ser da região do Vale do Paraíba e já ter morado na cidade, posso afirmar que não é nem um pouco difícil achar locais belos, com alta qualidade de produtos e com preço mais acessível.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis para ficar em Campos do Jordão

Seguro viagem para destinos nacionais »

 

Dicas de turismo em Campos do Jordão

turismo em sp
Campos do Jordão | Foto: Majtec, via Wikimedia Commons.

Sempre que decidimos um destino e um roteiro de viagem, várias perguntas aparecem, como “que roupa levar? Será que sempre faz frio?”, ou “quanto levar de dinheiro?”.

São questões básicas e que todo mundo tem, por isso este artigo é totalmente voltado para você, que já decidiu visitar Campos do Jordão e quer dicas de como se organizar em todos os sentidos: financeiro, vestuário, bagagem e alimentação. Vamos as dicas?

  • Melhor época para visitar Campos
  • Onde ficar em Campos
  • Quantos dias ficar na cidade
  • Pontos turísticos de Campos do Jordão
  • Passeios com crianças
  • Atrações românticas para casais
  • Compras
  • Onde comer
  • O que comer
  • Roupas
  • Roteiro de 1 dia em Campos

CLIQUE AQUI para agendar passeios em Campos do Jordão »

 

Melhor época para visitar Campos

clima nas cidades de São Paulo
É possível praticar esportes o ano todo em Campos do Jordão.

Eu moro em uma cidade muito próxima a Campos do Jordão e posso dizer que a melhor época  para visitá-la é o ano todo!

Claro que o período mais cobiçado/disputado é no frio, por conta do Festival de Inverno e as festas juninas;.

Mas, como qualquer período de alta temporada, os preços são mais altos, os hotéis ficam lotados e todos os estabelecimentos comerciais e até mesmo farmácias tem fila para entrar.

Entre maio e agosto a “Suíça brasileira” ganha notoriedade nacional e pessoas de todo o Brasil chegam para curtir o inverno de Campos do Jordão.

Se esta é a melhor época? Depende, caso você goste de lugares com muita gente, não ligue em esperar a comida chegar por conta da superlotação eu diria que é bom sim, já que as calçadas do Capivari viram verdadeiras passarelas de desfile de moda e finalmente podemos tirar nossos casacos pesados do armário, combinar com lenços e chapéus.

Se o foco da sua viagem é tranquilidade, tem de agosto até abril para marcar sua estadia, principalmente para curtir Campos do Jordão no verão, onde os preços são mais baratos em tudo, principalmente em roupas! Neste período, as lojas chegam a dar descontos de até 50%.

Durante estes meses muitas “lendas” circulam a região. A primeira é que no verão o calor é intenso, o que é uma grande mentira e as temperaturas não passam dos 25°C; outro mito é que ela vira uma cidade fantasma e sem pessoas visitantes; outra inverdade, já que são as melhores estações do ano para aproveitá-la com seus filhos.

Conheça => City tour em Campos do Jordão

 

Onde ficar em Campos

hotéis em Campos do Jordão
Capivari é a principal região hoteleira da cidade | Foto: Booking.

Pousada, hostel, hotel, hotel de luxo, chalés alpinos… Basta escolher o que mais te agrada entre as 250 opções de hospedagem para fazer turismo em Campos do Jordão.

A cidade se resume em três bairros tradicionais: Vila Capivari, Vila Abernéssia e Vila Jaguaribe, todos interligados e que abrangem grande parte dos pontos turísticos.

Por ser sede de um dos palcos do Festival de Inverno, o Capivari é bairro o mais caro de todos e tem aos seus pés os melhores hotéis em Campos do Jordão e, por consequência, os restaurantes mais famosos também.

Já os outros bairros são conhecidos pelo comércio de malhas e couro, ficando muito próximos do centro turístico, podendo até ir a pé (dependendo da localização do hotel).

As diárias são bem mais baratas, especialmente nas pousadas bem avaliadas em Campos do Jordão; também estão abastecidos de cartões postais da cidade, como o Morro do Elefante e o teleférico.

Conforto => Transfer do Aeroporto de Guarulhos direto para Campos do Jordão

 

Quantos dias ficar na cidade

quantos dias ficar em campos do jordão
Roteiro ideal em Campos do Jordão é de 3 dias | Foto: Themium, via Wikimedia Commons.

O turismo em Campos do Jordão é tão completo que pode ser explorado em até 7 dias, tendo em vista que as cidades nos arredores também são charmosas e com grande foco em ecoturismo. Creio que o ideal para se conhecer bem a “Suíça brasileira” é conhecê-la em 3 dias.

Assim, você consegue separar cada um para uma determinada finalidade. O primeiro para os pontos turísticos principais e museus, com pausas para almoço e um chocolate quente no restaurante que lhe agradar mais; já o segundo dia pode ser voltado para trilhas ou visitar parques e outros pontos como o Pico do Itupeva.

O último dia em Campos do Jordão pode ser voltado para as lojinhas espalhadas pela cidade, que por acaso ficam sempre ao lado de alguma “parada obrigatória” para visitação.

Fácil => Van do Aeroporto de Congonhas para Campos do Jordão direto

 

Pontos turísticos de Campos do Jordão

pontos turísticos de campos do jordão
Estação guarda a memória ferroviária da cidade | Foto: Mike Peel, via Wikimedia Commons.

Se existem cidades que nunca deixam a desejar no quesito atrações turísticas, Campos do Jordão com certeza é uma delas.

Entre opções baratas, caras, que envolvem a natureza, arvorismo e até voo de balão. Há muitas atrações turísticas em Campos do Jordão.

Entre os mais famosos atrativos da cidade está o o teleférico de Campos, o primeiro a ser inaugurado no Brasil e que leva os visitantes até o Morro do Elefante, a cerca de 1.800 metros de altitude.

As lojinhas e fábricas de chocolate também se destacam com o fondue individual e as barras artesanais com diversos sabores e combinações.

Na região está o Palácio Boa Vista, casa de inverno do governador do Estado de São Paulo e que abriga dezenas de obras de arte de Anitta Malfatti, Di Cavalcanti e acervo sacro. A menos de 1km do Palácio, encontram-se mais dois locais para a sua lista.

São eles, o Museu Felícia Leirner e o Auditório Cláudio Santoro, uma das sedes do Festival de Inverno de Campos do Jordão.

O Museu Casa da Xilogravura também vale a visita para quem gosta e tem interesse por esse segmento.

A Ducha de Prata e a Cervejaria Baden Baden também devem estar na sua programação; assim como a Estação Emílio Ribas e o bondinho que leva os turistas até a entrada da cidade ou até mesmo para Pindamonhangaba, município vizinho.

Prático => Traslado de São Paulo para Campos do Jordão

 

Passeios com crianças em Campos do Jordão

passeios para crianças campos do jordão
Conheça as atividades para crianças na cidade | Foto: Turismo de Campos do Jordão.

Por se tratar de uma cidade localizada na Serra da Mantiqueira, quase todas as atrações são voltadas para o ecoturismo e isso não seria diferente com as atividades infantis em Campos do Jordão.

Além dos pais terem a possibilidade de ter no próprio hotel uma área voltada para os pequenos com a supervisão de monitores, vários parques se voltaram também para este público. O Tarundu é o maior exemplo deles.

Servindo também para os pais e até mesmo os avós mais corajosos e radicais, com tirolesas, passeios a cavalo, trilhas, paintball, patinação no gelo, bóia cross, minibuggy, arco e flecha, mini golfe e water ball. No total, são 35 atividades que podem ser compradas no local.

 
Procurando opção de turismo sustentável para viajar no Brasil?

A melhor alternativa é participar de expedições em unidades de conservação com profunda interação com a natureza e imersão nas comunidades locais, através do turismo de base comunitária e voluntariado.

Conheça as vivências organizadas pela Vivalá, negócio social que tem a missão de ressignificar as relações das pessoas com o turismo no Brasil. Algumas vantagens de viajar com a Vivalá:

  • Ajudar a fortalecer pequenos negócios regionais;
  • Vivenciar experiências em comunidades locais;
  • Voluntáriado em comunidades ribeirinhas e indígenas;
  • Reserva flexível e viagens em feriados.
 
   

Outra opção para seus filhos é o Rancho Aventura e o Bosque do Silêncio, ambos com o mesmo estilo do Tarundu e também com recreações voltadas para a conscientização da importância do meio ambiente.

 

Atrações românticas para casais em Campos do Jordão

borboletário campos do jordão
Borboletário é uma dica de passeio a dois | Foto: Flores que Voam.

A cidade toda é uma atração para casais apaixonados, já que o clima, a arquitetura e as flores são um ar mais romântico a qualquer lugar; tanto que é muito comum os recém-casados optarem por fazer a lua de mel em Campos do Jordão.

Dentre os destinos românticos para turismo em campos do Jordão, o Borboletário Flores que voam é uma boa pedida para quem ama a conexão com a natureza de maneira espontânea. O local é composto por uma estufa com vários jardins e flores vindas de todas as partes do país.

E abriga mais de 30 espécies nativas da Serra da Mantiqueira; além dos ensinamentos sobre insetos, os visitantes podem vê-los em um habitat próximo ao natural e livre, sem contar nas fotos de recordação da viagem.

Outra sugestão é o Museu Felícia Leirner, um parque com 85 esculturas expostas a céu aberto da artista plástica.

Se você nunca ouviu falar dela, trata-se de uma polaca que veio ao Brasil e se tornou a primeira mulher a ser aprendiz do escultor Victor Brecheret, autor do Monumento às Bandeiras, em São Paulo.

No alto de um pequeno morro é possível ver a Pedra do Baú e de lá esperar o pôr-do-sol a lado que quem amamos.

passeios românticos em campos do jordão
Labirinto de grama do Amantikir Garden | Foto: Drfrancomartins, via Wikimedia Commons.

Outro parque charmoso e romântico é o Amantikir Garden, que além de expor jardins inspirados em mais de dez países, carrega a lenda de um amor proibido. O nome do local tem origem no tupi guarani e significa  “serra que chora”.

Os mais antigos contam a história de uma princesa indígena que tinha milhares de pretendentes e não queria nenhum; até que se apaixonou pelo Sol, o guerreiro de cocar de fogo, sendo correspondida por ele, que não queria ir embora e os dias ficaram cada vez mais longos para que ele ficasse mais tempo com sua amada.

A Lua com ciúmes reclamou com o deus Tupã sobre esse romance, com raiva do Sol ter ousado deter o tempo para estar com uma mortal, ele ergueu a montanha mais alta e enterrou a bela princesa nela.

O guerreiro ficou triste e aumentou a intensidade de seus raios, a Lua ao ver o sofrimento do casal também se entristeceu.

E suas lágrimas se tornaram em constelações; já a princesa foi quem mais sentiu a falta de seu grande amor, chorando rios de lágrimas… rios que hoje abastecem dezenas de cidades não só no Vale do Paraíba, mas também a cidade de São Paulo e parte do Rio de Janeiro.

Além das histórias de amor que cercam o local, mais de 25 jardins com 700 espécies de plantas e flores estão presentes nele.

Tem como ponto de encontro (e fotos) um labirinto feito com paredes de grama com quase 2 metros de altura, indo de encontro a uma vista panorâmica para a montanha.

Romântico => Tour pelo Amantikir Garden

 

Compras em Campos do Jordão

compras no interior de sp
Shoppings são muito frequentados na cidade | Foto: Aspen Mall.

Quem nasceu, assim como eu, no Vale do Paraíba, sabe que em janeiro é a época melhor para fazer as compras de inverno em Campos do Jordão, pois as lojas querem acabar com os estoques e se preparar para a alta temporada, com outras referências de moda, cores e tecidos.

Mesmo assim, turista nenhum pode reclamar da falta de centros comerciais na cidade, são vários e todos com lojas de vestuário, móveis, chocolates, couro, calçados, souvenirs e bebidas.

A maior parte deles estão no Capivari, entre a Avenida Macedo Soares e a Rua Djalma Forjaz, sendo que os mais famosos são: Aspen Mall, o Market Plaza e o Boulevard Genève.

Se não gosta tanto de shoppings e prefere as tradicionais lojas e barracas de artesanato, a Praça do Capivari está repleta delas também, com preços mais acessíveis.

 

Onde comer em Campos do Jordão

onde comer em campos do jordão
Local recebe diversos famosos | Foto: Pastelão do Maluf.

Finalmente chegamos a dúvida que eu mais gosto de esclarecer: afinal, comer em Campos do Jordão é caro? Pode ser, a Vila Capivari é muito conhecida por ser também um grande polo gastronômico, unindo em poucas ruas os mais badalados e premiados restaurantes, com chefes renomados nacionalmente.

Uma boa parte dos lugares para comer em Campos do Jordão seguem uma culinária típica da Europa (alemã e italiana), que combinam muito com a arquitetura de todo o bairro, mas há outras opções na cidade.

Dentre as mais acessíveis temos o Pastelão do Maluf, com pasteis de diversos sabores a sua escolha e distribuídos em 35 centímetros de pura gostosura. Para quem não abre mão de uma boa pizza, o Pizza ao Quadrado é conhecido por ser bom, bonito e baratinho.

Quem prefere investir em um bom restaurante, o krokodillo é referência na cidade e muito fácil de se encontrar, pois basta achar um local com uma boca enorme de crocodilo na entrada. É bem simples e com uma carta variada e também com pratos bem exóticos.

Caso sua fome não seja tanta assim e um aperitivo já está bom, seu lugar ideal será o Esquina do Djalma, com estilo retrô, petiscos de boteco e ambiente animado; da esplanada você pode ver toda a movimentação da praça Capivari enquanto come porções fartas e por um preço justo.

 

O que comer em Campos do Jordão

comidas em sp
Você encontrará fondue na grande maioria dos restaurantes da cidade.

Sem dúvida alguma você não deve fazer turismo em Campos do Jordão sem provar três coisas: fondue, o joelho de porco e algum prato com pinhão.

Existem dois tipos de fondue: de queijo derretido e o clássico de chocolate com frutas; prato que não falta em qualquer estabelecimento, tendo até a opção de rodízio.

Já o pinhão é o grande sinônimo da região serrana, afinal a semente das araucárias, uma árvore típica de lugares com clima ameno. Falando em temperatura, confira dicas de restaurantes e tudo o que fazer com chuva em Campos do Jordão.

Nhoque de pinhão, cerveja de pinhão, sorvete de pinhão… tudo o que você puder imaginar os chefes colocam pinhão no meio da receita, tem até uma competição para saber qual é o melhor.

   

O joelho de porco faz parte da cultura alemã que Campos do Jordão também segue, nada mais é do que a carne suína acompanhada de salsichas de vários tipos e chucrute. Este é um prato delicioso e que, dependendo do restaurante, uma porção pode servir um casal ou até mesmo uma família de até três pessoas.

Excursão => Tour para Aparecida do Norte saindo de Campos do Jordão

 

Roupas em Campos do Jordão

que roupas levar para campos do jordão
Não deixe de levar roupas quentes e acessórios de frio para o inverno.

Campos do Jordão é conhecida pelo frio, logo um casaco não pode faltar de jeito nenhum na sua mala; echarpes, luvas e gorros também são bem vindos para esquentar, além de compor ainda mais o look de cada dia e isso é válido também em janeiro, por exemplo, já que venta muito na cidade a sensação térmica é ainda menor.

Fora isso, se seu estilo for mais básico/descolado, jeans, camisetas e tênis te abrigam do frio e vão bem em qualquer situação e local (museu, restaurante, parque).

Mas se você for como eu, que não pode pensar em uma viagem que já visualiza as fotos e as inimigas chorando de inveja? Então vem na minha!

Lenços, óculos de sol, botas e chapéus são clássicos para lugares mais fresquinhos e como todo acessório já dão outra cara até para o conjuntinho calça e T-shirt.

Em toda viagem que eu faço, organizo minha mala com opções de manga comprida e também regatas ou meia manga; prefiro pensar em todas as possibilidades e, caso bater aquele ventinho, um casaco já resolve.

Outra dica é ter sempre na sua bolsa uma canga ou um tecido para colocar no chão, por que muitos dos museus e mirantes são a céu aberto, então é sempre bom ter algo do tipo por perto para poder curtir ainda mais as paisagens e a viagem.

 

Roteiro de um dia em Campos do Jordão

cidades turisticas de sp
Passear de bondinho | Foto: BéS, via Wikimedia Commons.

Para quem não tem a disponibilidade de fazer turismo em Campos do Jordão e ficar muito tempo, em um único dia dá para conhecer uma boa parte da cidade e desfrutar de algumas atrações.

O ideal nesse caso é ir bem cedo e, de preferência, programar sua chegada em Campos o mais próximo do horário comercial.

Assim, dá para aproveitar cada minutinho; antes mesmo da entrada da “Suíça brasileira”, vá na Vista Chinesa/Mirante Belvedere e já faça um check na sua lista de paradas obrigatórias. Descubra como chegar em Campos do Jordão.

Passando o Portal da cidade, que também sempre está cercado de turistas procurando o melhor ângulo, siga até o Capivari, bairro que tem 80% das atrações e muitas facilidades, como bondinhos turísticos que custam por volta de 25 reais e percorrem os cartões postais em aproximadamente 2h de viagem.

Todo o trajeto é acompanhado por um guia, que explica toda a história de Campos do Jordão, incluindo a razão da escolha do estilo arquitetônico; esses trens param em dois locais para compras de malhas e chocolates.

 

Dicas de turismo em Campos do Jordão

Além de ser a cidade mais alta do Brasil, o turismo em Campos do Jordão tem muitos outros atributos que conquistam cada vez mais pessoas.

Não é apenas o conforto e a sofisticação dos hotéis e pousadas, nem o atendimento prestado; nem mesmo os belos pratos servidos em premiados restaurantes e cafeterias.

O chocolate quente também não é garantia de turistas e nem os mais de 20 pontos turísticos que movimentam toda a região. Campos é uma das poucas cidades do Vale do Paraíba que soube administrar e equilibrar qualidade com preços acessíveis.

Ficou conhecida há muitos anos por pessoas com tuberculose que vinham em busca das baixas temperaturas em tratamento contra a doença e foi ganhando cada vez mais turistas desde então.

Assim, investiu em estrutura para melhor receber as pessoas, de maneira que seja para relaxar, curtir, comer, comprar e passear com a família.

Todos querem conhecer a “Suíça brasileira” e o charme da arquitetura europeia. Recomendo também o artigo para economizar em Campos do Jordão, com dicas ótimas para você economizar e mesmo assim desfrutar da cidade.

Espero que com este artigo você possa planejar seu roteiro com o máximo de informações possíveis sobre o destino que que aproveite ao máximo cada cantinho da cidade, já que este é o melhor jeito de viajar.

E você, tem mais alguma dúvida sobre o turismo em Campos do Jordão? Já esteve na cidade e mais alguma dica para compartilhar? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

Jornalista, apaixonada por filmes clássicos e pipoca. Uma garota que nasceu no interior de São Paulo e em 2015 deu seus primeiros passos em direção ao Mundo, morando no País Basco, Espanha. Não contente em 2016 fui para Portugal, onde concluí meu curso de Mestrado em Cultura e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Logo no primeiro dia de aula a professora disse a frase que definiria meu estilo de vida: "VIAJAR é um formador de identidade, hoje é mais importante dizer 'para onde se foi' do que 'o que se tem', é ser cidadão do mundo".

Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Lua de Mel

Todas as dicas para você planejar a lua de mel dos sonhos

#04
Icone
Vida Noturna

Veja tudo sobre o que fazer à noite no destino

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#07
Icone
Como Chegar

Descubra o melhor trajeto e meios de transporte

#08
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#09
Icone
Com Crianças

Descubra tudo sobre o que fazer com crianças

#10
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Lua de Mel

Todas as dicas para você planejar a lua de mel dos sonhos

#04
Icone
Vida Noturna

Veja tudo sobre o que fazer à noite no destino

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#07
Icone
Como Chegar

Descubra o melhor trajeto e meios de transporte

#08
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#09
Icone
Com Crianças

Descubra tudo sobre o que fazer com crianças

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *