Campos do Jordão no verão: o que vestir e o que fazer

por Elisabeth Almeida
5/5 - (2 votes)

Campos do Jordão no verão: o que vestir e o que fazer

O que fazer em Campos do Jordão no verão? É a pergunta que muitas pessoas fazem quando começam a planejar sua viagem para a “Suíça brasileira”, pois pensam que só tem atividades no período da alta temporada, que é no inverno.

Para quem tiver esta dúvida, devo dizer que a frase que melhor define a região do Vale do Paraíba, onde a cidade está localizada é: “Campos do Jordão é frio mesmo na estação mais quente de todas”.

Por estar situada na Serra da Mantiqueira, os ventos e a umidade fazem com que as temperaturas sejam sempre mais baixas. Por isso, recebeu do Governo do Estado de São Paulo o título de Estância Climática, incentivando os investimentos em infraestrutura, cultura e lazer.

Para perder o estigma de que só recebe turistas durante o inverno, a cidade mostra que é multifacetada. Em quase todos os meses do ano – de janeiro a dezembro – tem festas e atividades. E, no verão, lojas e hotéis baixam os preços em cerca de 40%.

Se seu interesse for comprar roupas de couro e casacos pesados, os descontos são ainda maiores, pois os lojistas precisam queimar o estoque e trazer novos modelos para o inverno.

Assim, continue me acompanhando para saber tudo sobre o que fazer em Campos do Jordão no verão. Saiba mais sobre o clima, sobre o que vestir e fique preparado para fazer um tour pela cidade!

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Campos do Jordão

Seguro viagem para destinos nacionais »

Campos do Jordão no verão: clima

O verão no Hemisfério Sul começa em dezembro e vai até março. Os meses do início do ano são os mais quentes e com mais probabilidade de chuva. Ainda assim as temperaturas geralmente não passam dos 24ºC.

É um verdadeiro paraíso para quem não suporta calor e um ótimo pretexto para conhecer Campos do Jordão no verão. As temperaturas mais baixas registradas em janeiro, fevereiro e março variam entre 12ºC e 14ºC.

Dessa forma, casaquinho e cobertor vão fazer parte do seu dia a dia na viagem. Já em abril, no outono, os guarda-chuvas passam a ter cada dia menos utilidade. Os termômetros começam a baixar bruscamente e determinar como será o período da alta temporada.

Para se programar melhor, elaborei duas listas: uma com atividades e pontos turísticos para você incluir na sua rota por Campos do Jordão; a outra com as festas para provar que não é só de Festival de Inverno que a cidade vive. Vamos ver?

CLIQUE AQUI para agendar passeios em Campos do Jordão »

Atrações em Campos do Jordão no verão

Férias em Campos
Portal da cidade | Foto: OS2Warp, via Wikimedia Commons.
  1. Ducha de Prata
  2. Museu Felícia Leirner
  3. Pico do Itapeva
  4. Tarundú
  5. Teleférico/Morro do Elefante
  6. Rancho Santo Antônio
  7. Fazenda Baronesa Von Leithner
  8. Bosque do Silêncio

O que fazer em Campos do Jordão no verão

1. Ducha de Prata

O que fazer em Campos do Jordão
Ducha de Prata.

A Ducha de Prata é um dos atrativos de Campos do Jordão que mais chamam a atenção no verão. É fácil identificar por agrupar em um pequeno espaço cafeterias, lojas de roupas e malhas, chocolaterias, um grande número de “trenzinhos” turísticos e restaurantes variados.

Trata-se de um monumento construído pelo ser humano. Ele é composto por vários chuveiros e cascatas artificiais que podem ser atravessadas por passarelas de madeira. Além das cachoeiras, os turistas podem se refrescar nas tirolesas e se banhar nas águas do Ribeirão das Perdizes.

A Ducha de Prata está situada à Avenida Mariane Baungart, 2485, pouco depois de passar o Portal da cidade. A entrada é gratuita. Porém, se você quiser eternizar o momento, há no final das cascatas um quiosque com fotógrafos, que vão fazer o seu registro ou da sua família e amigos.

Eles vendem posteriormente pelo valor aproximado de 18 reais com moldura personalizada. Também há a opção de comprar imagens menores em chaveiros de acrílico por mais ou menos 10 reais o par. E você pode conhecer fazendo um city tour em Campos do Jordão.

2. Museu Felícia Leirner

Roteiro Campos do Jordão
Museu Felícia Leirner | Foto: Daniel Gravina Gomes Santiago, via Wikimedia Commons.

O Museu Felícia Leirner é parada obrigatória no seu tour por Campos do Jordão no verão. Ele foi projetado em meio a um remanescente de Mata Atlântica e com a Pedra do Baú como fundo. Os meses da primavera certamente são os mais atrativos.

É nessa época que as flores e árvores estão no ápice de sua beleza. Além disso, elas servem como adorno às esculturas feitas de bronze, cimento e granito, retratando diferentes fases da vida da artista plástica: figurativa, a caminho da abstração, abstrata, orgânica e recortes da paisagem.

Todas elas estão expostas ao ar livre e estabelecem uma união entre ser humano e natureza. Felícia Leirner nasceu na Polônia. Após vir ao Brasil, ficou conhecida por ser a primeira mulher a trabalhar como aprendiz do escultor Victor Brecheret, em 1948. Ela o ajudou na produção da obra “Monumento às Bandeiras”.

Sem dúvida, esse é o grande cartão postal da cidade. Após a morte do marido, a artista se refugiou em Campos do Jordão, onde viveu até sua morte, em 1996. O local conta ainda com espaço para piquenique, sanitários, cafeteria.

Além do Auditório Claudio Santoro, palco de muitas apresentações do Festival de Inverno. Para conhecer o museu, basta ir à Avenida Doutor Luis Arrobas Martins, 1880, no bairro Alto da Boa Vista.

3. Pico do Itapeva

Tour Campos do Jordão
Pico do Itapeva | Foto: Rodrigo Soldon, via Wikimedia Commons.

O Pico do Itapeva, que em tupi significa pedra achatada, fica a 2.030 metros de altitude. Além de ser sede do Laboratório de Pesquisas de Raios Cósmicos, montado pela Força Aérea Brasileira, tem visão privilegiada para mais de dez cidades do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira.

Do alto dá para ver Lorena, Tremembé, Taubaté, Caçapava, Piquete, Moreira César, Cruzeiro, Aparecida, São José dos Campos, Eugenio de Melo, Cachoeira Paulista, Pindamonhangaba, Roseira e Potim.

Mesmo estando nos arredores de Campos do Jordão, existem muitas trilhas e guias turísticos nos hotéis que levam diariamente dezenas de pessoas ao Pico.

Se tiver interesse, procure na sua hospedagem informações de monitores capacitados para o trajeto. No Bosque do Silêncio também é possível contratar monitores para trilhas guiadas em grupos de até sete pessoas. Você pode agendar antecipadamente o tour ao Pico do Itapeva.

4. Tarundu

Passeio de balão em Campos
Maior atração do espaço é certamente o passeio de balão.

Uma boa pedida para fazer em Campos do Jordão em janeiro, no auge do “verão” da cidade, é o Parque Tarundu. Ele tem opções de atividades para crianças, adolescentes, adultos e até idosos mais corajosos. É preciso ter disposição para desbravar os mais de 500 mil metros de área com restaurantes, bares e espaço para descanso.

Boia cross, minibuggy, um escorregador gigante com 110 metros de comprimento, tirolesas, arco e flecha, waterball, paintball, minigolfe, cama elástica, tiro esportivo, passeios a cavalo, charrete e pônei e pista de patinação no gelo são apenas alguns exemplos.

O parque conta com mais de 30 opções em sua programação diária! O Tarundu ainda inova com sua mais nova atração, o voo de balão. Com ele, Campos do Jordão ganha ainda mais ares de Europa e coloridos. O parque está localizado à José Antonio Manso, 1515.

Fica aberto todos os dias do ano, das 9h30 às 18 horas. O valor da entrada é de 15 reais por pessoa. Os preços para as atividades deverão ser consultados no próprio local e podem variar conforme o ano.

5. Teleférico e Morro do Elefante

Cidades turísticas de São Paulo
Teleférico de Campos do Jordão | Foto: Tom Carvalho, via Wikimedia Commons.

Ainda com dúvidas do que incluir no seu tour por Campos do Jordão no verão? Pois esta é uma dica que agrada toda a família e é uma grande referência na cidade.

O Teleférico de Campos do Jordão foi o primeiro a ser construído no país, na década de 1970. É também o mais alto, com 1.800 metros de altitude.

O teleférico é de fácil localização, por estar bem próximo da Vila Capivari, na Avenida Emílio Ribas. Ele leva os passageiros ao cume da montanha situada bem próxima ao Centro, o Morro do Elefante.

 
Procurando uma agência de turismo confiável para viajar no Brasil?

A melhor alternativa é utlizar os serviços de empresas conhecidas para evitar dores de cabeça ao organizar sua viagem.

Por isso, faça um orçamento sem compromisso com a Koa Viagens, que oferece atendimento diferenciado e personalizado para seu perfil de viajante. Algumas vantagens de viajar com a Koa Viagens:

  • Pagamento em até 12x sem juros;
  • Grupos exclusivos a partir de 2 pessoas;
  • Atendimento 100% online;
  • Suporte total antes e durante a viagem.
 
   

Além disso, no final do trajeto, tem um mirante onde é possível ver grande parte da Serra da Mantiqueira e do Parque dos Elefantes.

O espaço faz o maior sucesso com a criançada por mostrar por meio de esculturas gigantes a evolução do animal desde a época dos mamutes. O passeio de teleférico funciona de quarta à segunda-feira, das 10 às 17 horas.

Os bilhetes podem ser comprados apenas no dia do uso; não há possibilidade de adquiri-los antecipadamente pela internet. Além disso, um ingresso dá direito ao trajeto de ida e volta. Custa por volta de 17 reais por pessoa.

6. Rancho Santo Antônio

Passeios de verão em São Paulo
Paintball é uma das atrações do Rancho.

O Rancho Santo Antônio é uma tradicional fazenda da cidade e área de proteção ambiental. Em 2003 se tornou também o Aventura no Rancho.

O objetivo do local é oferecer para adultos e crianças atividades recreativas voltadas para o aprendizado sobre preservação das florestas.

Situado à Avenida Pedro Paulo, 7.997, tem como atrações três tirolesas, paintball, passeios a cavalo e percurso de arvorismo.

Por fim, também é possível almoçar ou jantar no restaurante do Rancho, que conta um pequeno parque para as crianças menores. Aliás, há muitos bons lugares para comer em Campos do Jordão.

7. Fazenda Baronesa Von Leithner

Dicas Campos do Jordão
Natureza | Foto: Kurtiago, via Wikimedia Commons.

Localizada no bairro Alto da Boa Vista, a Fazenda Baronesa Von Leithner foi fundada por um casal de austríacos pioneiros no cultivo de frutas vermelhas no país. É o típico lugar para sentar, apreciar a natureza e comer bem.

Apesar de não oferecer atividades lúdicas, o local tem como carta na manga o fato de manter em seus 110 alqueires uma área de preservação da Mata Atlântica de altitude.

Além disso, abriga a Reserva Ambiental Refúgio dos Sauás, que protege inúmeras espécies da fauna e flora brasileira, em sua maioria, já se encontram em extinção.

Os projetos são financiados com recursos obtidos do consumo dos diversos segmentos gastronômicos da Fazenda. Entre eles o Baronesa Von Leithner Café, o bistrô, o Landscape, um empório vintage e visitação na casa da Baronesa.

São vendidos inclusive produtos orgânicos caseiros, tais como compotas de doces e geleias de frutas vermelhas e pães caseiros. A fazenda fica na Avenida Alto da Boa Vista, 3025. No verão, está aberta para visitação de quinta à segunda-feira, 24 horas por dia.

8. Bosque do silêncio

Dicas campos do Jordão
Pedra do Baú | Foto: Governo do Estado de São Paulo, via Wikimedia Commons.

Roteiro obrigatório nos meses de dezembro e janeiro em Campos do Jordão, o Bosque do Silêncio nada se parece com um lugar calmo e tranquilo. Está localizado entre os bairros Vila Capivari e Vila Inglesa, na Avenida Senador Roberto Simonsen, nº 1724.

Sob a coordenação da Altus, empresa responsável pela programação de ecoturismo e turismo de aventura no Bosque, conta com inúmeras atividades para todas as idades. Tudo com os devidos equipamentos de segurança e monitores especializados na área.

Como já mencionei aqui, Campos do Jordão é uma ótima opção em qualquer estação do ano, pois está cercada de áreas preservadas e abusam do segmento do turismo ambiental, tendo o arvorismo como uma das identidades da Estância Turística.

Atrações para as crianças no verão

Para os pequenos, pula-pula, tirolesa, minigolfe e arvorismo com quase 2 km de extensão. Para os adultos e fãs de adrenalina e belezas naturais, a Altus oferece escaladas, montanhismo com rapel, mountain bike, paintball e trilhas.

Entre os trajetos mais procurados estão a subida da Pedra do Baú, Trilha das Três Matas, que como o nome sugere passa por três conjuntos de Matas com Campos de Altitude, Trilha da Onça e do Cipó.

O valor das atividades voltadas para o público infantil devem ser conferidos no local. Os adultos pagam 55 reais por 1 hora de paintball, incluindo material de proteção.

O preço arvorismo varia entre 40 e 120 reais por pessoa. Já trilhas como a Volta do Baú custam em torno de 80 reais por pessoa. A trilha Onça e Cipó 95 reais.

Festas no verão em Campos do Jordão

Carnaval

Em janeiro, Campos do Jordão recebe os primeiros turistas de verão à procura de bons preços para roupas e acessórios de inverno, mas também se preparam para as atividades do carnaval. Os foliões vão poder assistir ao tradicional show do grupo Demônios da Garoa.

E ainda se divertir com o desfile do Bloco do Zé Taiada e os bonecos gigantes, que passam pelos arredores do Shopping Boulevard Genève. Quem não é tão animado assim pode ver a programação cultural.

Geralmente, no Carnaval em Campos do Jordão a Casa da Xilogravura recebe exposições de esculturas ou artes plásticas. Além disso, também está presente o artista responsável pelas obras.

   

Assim, os visitantes do museu têm a oportunidade de conhecer as obras e ainda conversar com quem as confeccionou sobre todo o processo artístico. O tema e a abordagem das exposições variam todos os anos.

Se você quer aproveitar a cidade neste época, mas sem se preocupar com transporte, uma boa opção é adquirir um transfer de São Paulo para Campos do Jordão. Há transfer só de ida ou de volta, e também saindo do aeroporto de Guarulhos ou Congonhas.

Festa do Pinhão

Festa do Pinhão Campos do Jordão
Festa do Pinhão acontece em abril.

Como para muitas pessoas o ano só começa depois do Carnaval, no final de abril, junto com o aniversário da cidade, vale a pena aproveitar a Festa do Pinhão de Campos do Jordão. A tradicional festa é também sucesso de público, perdendo apenas para o Festival de Inverno.

O pinhão, para quem não sabe, é uma semente da árvore araucária. Ela é o grande símbolo de toda a região serrana. Como a cidade é repleta de araucárias, que por sua vez dão a pinha que ao secar se transforma em pinhão. Dessa forma, o comércio aproveita para elaborar as mais diferentes receitas com ele.

Além dos restaurantes do centro turístico, a Praça do Capivari recebe barracas com cardápios incomuns como nhoque, brigadeiro, hambúrguer, almôndega, risoto, estrogonofe e até mesmo cerveja. Tudo com a semente como ingrediente principal.

Festival das Malhas

Uma boa dica de passeio em Campos do Jordão é o Festival das Malhas. Ele ocorre todos os anos na Feira Bico do Itapeva, na Vila Capivari, que abriga mais de 90 lojas, artesanatos e restaurante com preços promocionais.

A Feira fica ao lado da Estrada de Ferro da cidade. Ela tem capacidade para receber mais de 20 mil pessoas! Seus principais produtos são: luvas, gorros, boinas, malhas, calças e jaquetas de couro, calçados e até mesmo lembrancinhas da sua viagem.

Oktoberfest

Baden Baden Campos
Oktoberfest são dez dias de festa.

Em outubro, passado o frio extremo, Campos do Jordão tem sua primeira grande festa, a Oktoberfest. O evento, famoso por reunir amantes de uma boa cerveja na Alemanha e no Sul do Brasil, recebe também sua versão no Vale do Paraíba.

São dez dias de festa na Cervejaria Baden Baden, no bairro Vila Capivari. A comemoração conta ainda com bandas e dançarinas com roupas típicas alemãs. Os clientes ganham chapéus e tiaras para entrar no clima da festa.

Já as crianças podem brincar no espaço kids do restaurante com monitores supervisionando.

Natal

Campos do Jordão no verão de dezembro é pura festa, alegria e comida! O Natal na Montanha é famoso por ter termômetros apontando máximas de 24ºC e mínimas de 11ºC. Assim o estilo natalino que geralmente vemos nos filmes é garantido.

As luzes e os enfeites de Papai Noel decoram toda a cidade relembrando a criança que existe dentro de todos nós. Durante todo o mês acontece também na Vila Capivari o Festival das Frutas Vermelhas.

Nele, os restaurantes participantes criam pratos e sobremesas com framboesas, amoras e mirtilos. Sem dúvida, você vai gostar!

Dicas de Campos do Jordão no verão

Temperatura Campos
Bondinho de Campos do Jordão | Foto: Bês, via Wikimedia Commons.

Apesar de não ter temperaturas negativas, o clima é ameno em Campos do Jordão no verão. Por isso tenha sempre em mãos um casaco leve e uma manta, mas não esqueça do protetor solar. Os ventos e as chuvas inegavelmente nos dão uma sensação térmica menor.

Até abril, as chuvas ou garoas são recorrentes. Portanto tenha uma sombrinha e sapatos fechados (botas e galochas), sempre por perto.  Além do pinhão, a truta é uma ótima opção. Existe até uma competição de pescaria e melhor prato com o peixe. Dessa maneira, aproveite os preços convidativos e descubra diferentes receitas e restaurantes.

Apesar de não ser tão famosa ou divulgada de setembro a maio, eles são os mais tranquilos e baratos. Existe ainda uma enorme gama de atrações para toda a família.

 Dessa maneira, foi-se o tempo em que a “Suíça brasileira” recebia turistas só no inverno. O que está esperando para programar o seu roteiro de verão em Campos do Jordão!

Gostou das dicas? Então depois compartilha comigo quais você mais gostou de ver em Campos do Jordão no verão!

ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

Jornalista, apaixonada por filmes clássicos e pipoca. Uma garota que nasceu no interior de São Paulo e em 2015 deu seus primeiros passos em direção ao Mundo, morando no País Basco, Espanha. Não contente em 2016 fui para Portugal, onde concluí meu curso de Mestrado em Cultura e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Logo no primeiro dia de aula a professora disse a frase que definiria meu estilo de vida: "VIAJAR é um formador de identidade, hoje é mais importante dizer 'para onde se foi' do que 'o que se tem', é ser cidadão do mundo".

Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Lua de Mel

Todas as dicas para você planejar a lua de mel dos sonhos

#04
Icone
Vida Noturna

Veja tudo sobre o que fazer à noite no destino

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#07
Icone
Como Chegar

Descubra o melhor trajeto e meios de transporte

#08
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#09
Icone
Com Crianças

Descubra tudo sobre o que fazer com crianças

#10
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Lua de Mel

Todas as dicas para você planejar a lua de mel dos sonhos

#04
Icone
Vida Noturna

Veja tudo sobre o que fazer à noite no destino

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#07
Icone
Como Chegar

Descubra o melhor trajeto e meios de transporte

#08
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#09
Icone
Com Crianças

Descubra tudo sobre o que fazer com crianças

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Letícia Lúcia Fernandes de Almeida

    Amei demais

  2. Tatiana Martins

    Boa noite. Estou com uma viagem programada para dezembro/20. Gostaria de saber se tem ônibus saindo de Guarulhos para Campos do Jordão, com frequência.

  3. Polly Batista

    Oi, Tatiana. Boa noite! Saindo de Guarulhos (do aeroporto ou rodoviária) não existe ônibus direto para Campos do Jordão. Você primeiro vai ter que ir para São José dos Campos e de lá para Campos do Jordão. Em média, a cada 2h tem o primeiro trecho de ônibus.Já para o segundo trecho só existem 2 linhas: uma de tarde e outra à noite. Eu já fiz isso e no guichê da empresa Pássaro Marrom consegui outros trechos alternativos para chegar em Campos do Jordão sem ter que esperar tanto. O atendente foi ótimo (só não lembro qual foi a cidade que fiz baldeação). Se você chegará pelo aeroporto, compra a primeira passagem online até a rodoviária de São José dos Campos. Boa sorte!

  4. Orlindo Tonini Filho

    Excelente trabalho! Me ajudou muito porque irri para Campos do Jordão em Janeiro. Parabens!

  5. Heitor

    Adorei as dicas! Campos é maravilhoso, recomendo o passeio em todas as estações do ano

  6. Leticia

    Texto incrível e esclarecedor.. já quero conhecer ♥️

  7. Polly Batista

    Olá, Letícia! Que bom que gostou! Obrigada pelo comentário!

  8. Getulio Oliveira

    Matéria super informativa. Bem completa! Aprendi bastante. Parabéns!!!

  9. Polly Batista

    Oi, Getúlio. Tudo bem? Agradecemos pelo seu comentário e elogio!

  10. José Eduardo

    Vontade de conhecer cada um destes pontos em Campos.. Tem muita coisa boa para se fazer.. Vou favoritar o artigo para quando voltar lá!

  11. Polly Batista

    Oi, José Eduardo. Tudo bem?! Campos do Jordão é realmente um destino maravilhoso! Vale a pena mesmo conhecê-la! Obrigada pelo comentário!

  12. Marcela Santos

    Sensacional! Estava pesquisando um lugarzinho frio neste início de calor e todas essas dicas serão valiosas para meu passeio!!! Parabéns a autora pelo trabalho descritivo e informativo, show! Seguirei o blog com toda certeza.