Trabalhar no Uruguai: salários e como encontrar emprego

Imagem do Autor por Mylenna Soares
4.8/5 - (6 votos)
Atualizado em:

Trabalhar no Uruguai: salários e como encontrar emprego

Você quer saber como fazer para trabalhar no Uruguai?

Neste artigo, vou te explicar qual é o salário no Uruguai e como funcionam as oportunidades de emprego para os estrangeiros e, em especial, o mercado de trabalho para quem tem português fluente, sendo um diferencial para nós brasileiros.

Essas vagas também são normalmente preenchidas pelos os uruguaios nascidos na fronteira com o Brasil, pois possuem certa fluência na língua portuguesa.

O mercado de trabalho no Uruguai, durante o ano de 2017, registrou uma taxa de desemprego na média de 7,9%, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE) do país.

Em 2016, a taxa de desemprego foi de 7,8%, implicando em um aumento de 0,3 pontos percentuais comparado ao ano anterior, de 2015 (7,5%).  Essa taxa vem subindo aos poucos e o mercado está cada vez mais competitivo. Tem sido um país bastante procurado por indianos, chineses, chilenos, peruanos, brasileiros e por aí vai.

O residente brasileiro pode ser contratado por uma empresa uruguaia mesmo sem possuir a cédula de identidade do país, apenas com o seu RG ou passaporte.

Porém, de posse da cédula, você terá direitos a benefícios quase como um próprio cidadão uruguaio. Para emitir a cédula, você deve entrar com o pedido de residência permanente, onde receberá um documento que lhe dará autorização para realizar o trâmite e obter a cédula uruguaia.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis no Uruguai

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAIS, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Seguro para viajar na América do Sul »

Como trabalhar no Uruguai?

Trabalhar no Uruguai
Montevidéu |Foto: Felipe Restrepo Acosta, via Wikimedia Commons.

Vou iniciar falando do idioma do país… o espanhol.  É importante que você já tenha uma boa noção de falar, escrever e ouvir, o idioma do local em que irá morar. Vale a pena se preparar até para ter uma terceira língua, como o inglês.

Aqui no Uruguai, há muitas oportunidades para quem possui inglês avançado. O português entra como um requisito principal em algumas oportunidades e ter o idioma nativo é valorizado.

Primeiramente, ainda no Brasil, você deve começar a se preparar para as possíveis ofertas de emprego que tenha escolhido se candidatar ao chegar aqui. Aprender espanhol e outro idioma, como o inglês, serão diferenciais em seu currículo. Afinal, abrirá ainda mais um leque de opções de vagas em que poderá tentar.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Uruguai. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Outro ponto importante, é fazer um currículo bom e coerente (lembrando que deve ser escrito em espanhol), descrevendo suas experiências e períodos, idiomas, cursos realizados, etc. Sites como Buscojobs e Computrabajo, são os principais classificados de emprego do Uruguai online.

Neles, você cria um perfil e faz o seu currículo. A medida que as oportunidades vão surgindo, você se candidata pelo próprio site e a empresa entra em contato para agendar a entrevista, caso tenha interesse.

CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »

Salários no Uruguai

As ferramentas de busca de trabalho são mais comuns, em sites (que citei acima) e em grupos de Facebook. E então, você cadastra seu currículo no site e ao surgir uma vaga que se adeque a seu perfil, você se candidata aquela vaga e aguarda que te contatem.

Há também aqueles que fazem a “moda antiga”, imprimem o currículo e saem entregando nas empresas, lojas e qualquer local que haja visto que tenha vaga aberta ou que tenha interesse em trabalhar.

A fluência na língua, suas experiências anteriores, sua formação e cursos realizados, podem definir o caminho de como e onde conseguir um trabalho. Conseguir um emprego na própria área de atuação em um país que não é o seu, é uma tarefa árdua.

Há algumas áreas mundialmente, digamos, onde existem maiores ofertas de vagas e com bons salários, como na área de TI. O caminho é difícil para todos que chegam, mesmo que você tenha graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado, espanhol fluente e fala mais 5 idiomas.

Em geral, o brasileiro recém-chegado busca um trabalho onde o requisito seja ter português fluente e poderá receber um salário na média de 16 mil pesos uruguaios (em real, na cotação atual, seria R$1.900 reais).

Dependendo da área, por exemplo, empregos na área de vendas, o funcionário recebe comissões de acordo com sua meta, então pode chegar a ter um salário de até 20 mil pesos.

Com essa renda, você precisa descobrir quais são as melhores lugares para viver no Uruguai. Por isso, não deixe de ler esse post.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Você poderá trabalhar cumprindo 6h, 6:30h, 7h, 8h e até 9h de carga horária de trabalho diário. Certamente, o salário que receberá será de acordo com as horas trabalhadas, bem como o tempo de descanso, a famosa hora do almoço. Curiosamente, apenas a carga horária de 9h diárias, te dará 1h de almoço. As demais são somente meia hora.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »

Em que áreas trabalhar no Uruguai?

Emprego para brasileiros no Uruguai
Vista do Club del Buceo, em Montevidéu | Foto: Fedaro, via Wikimedia Commons.

As áreas mais comuns onde há vaga para brasileiros são: empresas de jogos online, call center, venda de viagens e passagens aéreas. Muitas pessoas ficam em dúvida se é possível chegar no Uruguai e trabalhar na sua área de formação no Brasil.

Há pessoas que de início, conseguem um emprego fora da sua área, para que sirva de referência para um futuro emprego na área em que deseja realmente trabalhar. E dentro dessa primeira experiência, o contato diário com o idioma local, te ajudará a aprender/aprimorar o seu espanhol.

Na capital Montevidéu, há muitos restaurantes, lanchonetes, supermercados, pizzarias, que podem ser áreas possíveis para emprego para aqueles que já tem experiência adequada ao cargo a se postular. Aproveite e confira o que conhecer nos arredores de Montevidéu.

Abaixo, listei algumas áreas disponíveis nos sites de busca de emprego, sendo possível filtrar de acordo com seu interesse:

  • Administração
  • Tecnologia da informação
  • Comércio e Vendas
  • Atenção ao cliente
  • Contabilidade e Finanças
  • Indústria e Produção
  • Marketing e Publicidade
  • Turismo, Hotelaria e Gastronomia
  • Recursos Humanos

Com relação às cidades que mais oferecem oportunidades, não tenho dúvidas de que a capital do país, sempre te proporcionará as melhores opções. Embora, é necessário levar em conta, o custo de vida, o salário que precisará receber para seu sustento e todos os outros pontos que você julgue ser útil no momento de iniciar uma busca de emprego.

Ainda assim, vale a pena ler o artigo sobre as vantagens de morar no Uruguai para se certificar da sua decisão.

Punta del este é uma cidade bastante turística, com vários hotéis e restaurantes. Pode ser uma boa opção para quem possua formação e/ou experiência em turismo e fluência em vários idiomas. Um pouco antes de começar a alta estação, o verão, é onde se observa mais oportunidades de trabalho. Você pode conhecer mais sobre ela no post que trata das cidades para visitar no Uruguai.

Lembrando que o Uruguai é um país pequeno, com uma população de pouco mais de 3 milhões de habitantes, com a metade vivendo na capital. Os uruguaios nascidos na fronteira com o Brasil, também ocupam as vagas de quem possui português fluente.

Cada dia que passa, chegam mais residentes no paisito, a procura de um bom trabalho. A concorrência existe e muito! Novo país, novo idioma, novo trabalho.

Vale a pena trabalhar no Uruguai?

Benefícios de trabalhar no Uruguai
Palácio Legislativo Uruguai | Foto: Felipe Restrepo Acosta, via Wikimedia Commons.

É importante falar um pouco dos benefícios de se trabalhar no Uruguai. Como citei no início deste artigo, quando você realizar o trâmite de sua residência e obter a cédula de identidade uruguaia, terá alguns benefícios quase como um cidadão uruguaio.

Do salário mensal é descontado um imposto que é destinado à saúde. Há a saúde pública, a privada e há também, as chamadas mutualistas. Como se fossem planos de saúde, que quando você é contratado por uma empresa uruguaia, pode escolher dentre uma lista de mutualistas, a que mais atender as suas necessidades.

No caso de ser uma família, os dependentes do trabalhador também terão direito a se filiar na mutualista.

O trabalhador também tem direito a seguro desemprego, licença por doença, licença maternidade, paternidade e por adoção, férias, aguinaldo (como se chama o décimo terceiro aqui), dentre outros benefícios. Alguns empregos oferecem como benefício cartão alimentação e vale transporte.

   

Há o benefício de redução de carga horária pela metade até o 6o mês do filho, sendo possível de ser concedido ao pai ou a mãe. Mais comumente utilizado pela mãe, após seu o retorno da licença maternidade. Após o 6o mês, poderá realizar um trâmite para reduzir 1h de seu horário habitual, caso esteja em período de amamentação.

O Brasil e o Uruguai possuem um acordo internacional de previdência social. Onde, o objetivo principal é garantir os direitos de seguridade social, sendo esses, previstos nas legislações dos dois países ao respectivo empregado e dependentes legais, residentes ou em trânsito no país.

Desta forma, se você que trabalhar no Uruguai e contribuir regularmente para a previdência social, poderá usufruir de seus direitos previdenciários, como a aposentadoria.

Além dos benefícios trabalhistas, conheça a cultura e o melhor do Uruguai.

Começar a buscar emprego no Uruguai

Acredito que quanto mais você se preparar e souber o caminho a percorrer ao chegar no Uruguai, mais leve será sua vida. Sabe-se que o custo de vida não é baixo e conseguir um trabalho é uma prioridade para qualquer pessoa recém-chegada.

Aprender o idioma espanhol, fazer um bom currículo, utilizar os sites como ferramentas de busca, são algumas dicas que podem ser o início da sua procura por trabalho.

Lembre-se que a sua bagagem de experiência adquirida no Brasil, te ajudará a conseguir um novo trabalho aqui. Quanto mais conhecimentos tiver, melhores oportunidades você terá.

Caberá a você, avaliar todos os pontos positivos e negativos, se vale a pena trabalhar fora de sua área ou se conseguirá pagar suas contas… Na dúvida, leia também sobre como economizar e viajar barato pelo Uruguai

Saiba que o que te proporcionará a qualidade para se ter uma vida simples e tranquila aqui no Uruguai é um conjunto de quesitos e o trabalho faz parte disso.

Você já pensou em trabalhar no Uruguai? Como faria para se manter por aqui?

Até + !!!

CATEGORIAS
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Mylenna Soares

Mylenna Soares, 27 anos, mãe e engenheira de alimentos atualmente trabalha com redação de artigos e tradução de textos. Mora no Uruguai há 2 anos e é encantada com o país. Ama viajar, aprender novos idiomas e estar com a família.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários do post
  1. Edguiomar Cabral
    Tem polimento de metais no Uruguay?
  2. Eduardo
    Olá, adoro Muito Montevidéu fiquei 5 meses e voltei recente para o Brasil porq não consegui emprego. Acredito que esse SITE vai me ajudar e muito a voltar logo para Montevidéu.tenho minha cédula Uruguaia Provisória. Se poderem me ajudar agradeço imensamente. Encaro obra, oque for. Muito Obrigado.
  3. Jesse dos santos
    Olá meu nome e Jesse sou professor de educação física e tambem sou faixa preta de Jiu Jitsu e gostaria muito de um oportunidade de estar podendo ministrar aulas da modalidade ai, se alguém tiver o interesse pode me contatar por meu whats e imail +55 47984045520 [email protected] Tenho experiência em treinamento de MMA, NOGI e Jiu Jitsu e preparação física voltada para lutas.
  4. Jhenyfer
    Como é o mercado de trabalho para professores de português? E para professores de educação infantil?
  5. Willian Jose dos santos
    Olá, Polly Batista. Me chamo Willian , eu e minha esposa estamos buscando um lugar para recomeçar , ta muito complicado no Brasil . Eu trabalho na área de manutenção automotiva e minha esposa técnica enfermagem . Pesquisamos um pouco sobre o Uruguai e gostamos do que vimos . Caso possa nos auxiliar em algo ficaremos eternamente gratos .
  6. MARCO
    Olá me nome e março. Estou indo para uruguai busco emprego de área gastronomia... Sou cozinheiro a muitos anos em vários restaurantes no Brasil . Vasta experiência com frutos do mar, hambúrguer artezanal ,enfim.. acredito que não será problema trabalho ....esperem estou chegando ...,,☺️☺️☺️☺️☺️☮️☮️☮️
  7. Luis
    Uruguay es un país un poco caro, pero igual vale la pena por su estabilidad y por la calidad de vida!! Recomiendo ir con algo de dinero porque el trabajo pueder demorar en llegar, y no sea que te agarre desprevenido!!
  8. Andrea Terra Valle
    Sou Andrea Terra Valle, farmacêutica tenho MBA em gestão industrial pela fundação Getúlio Vargas, tenho aproximadamente 20 anos de experiência em indústria cosmética na área de gestão da qualidade , atualmente faço uma pós graduação em Cannabis Medicinal para farmacêuticos e um curso de consultoria cannabica. Tenho 49 anos e quero uma oportunidade para trabalhar na indústria cannabica e morar em um país onde essa maravilhosa medicina não seja proibida Meu contato ( 55 34) 9 9877 7312
  9. João Jorge Candido de Oliveira
    Olá, sou engenheiro civil, tenho 72 anos, tenho excelente saúde, trabalho em obras desde 1975, em diversas áreas da engenharia: Infraestrutura, saneamento, edificações, terraplanagem e pavimentações em CBUQ e CONCRETO PORTLAND, todas as obras com a devida certificação no CREA. Tenho disponibilidade de mudança imediata. Não procuro emprego, quero trabalho. Se alguém souber de oportunidade e puder me contatar, fico desde já agradecido.
  10. Mateus Evangelista
    Olá meu nome Mateus evangelista tenho interesse de morar aí eu sou barbeiro profissional,e queria saber se nessa ária poderia me dár bem lá,sendo de corta cabelo e universal lá teria oportunidades na ária.
  11. Luciano Ferreira Santos
    Bom dia, sou Inspetor de solda N1 Cert.FBTS Cert.FBTS Supervisor de Solda e ainda com bastante habilidades para exercer a função de soldador Tig/ER e gostaria de uma ajuda para chegar na Refinaria aí do Uruguay,pois estou descido em sair do Brasil definitivamente, desde já obrigado. Att: Luciano
  12. Isabela Santos
    Pessoas que querem ir morar no Uruguai, vamos ser amigas? 11948633500 me chama. ☮️
  13. Leon lopes
    Sou brasileiro tenho 39 anos falo portugues ingles e espanhol tenho 12 anos de experiência na construção civil e boston e NY, e estou querendo trabalhar no uruguai, se alguem tiver algum contato ou souber se alguma coisa .999542894
  14. Emílio Pahl
    Gostaria de morar no Uruguai, me chamo Emílio, sou cozinheiro, tenho experiência em carnes defumadas e hambúrgueria. Tenho 36anos, Solteiro, sem filhos, sou amante de animais e tenho como hobby cultivo plantas tropicais ☺️ +55 47992200140. Se alguém puder me colocar ou indicar algum grupo já agradeço.
  15. Flavia
    Olá , adoraria trabalhar e morar no Uruguai sou fisioterapeuta e professora de Pilates 552111992663338, é fácil conseguir oportunidade?
  16. Hugo
    Gostaria de tentar mudar para Uruguai, tenho muita vontade de sair do Brasil, em pesquisas vi que é um bom pais para quem é do meio lgbt ️‍, no sentido de não ter descriminalização. Alguém tem algum grupo ou algo do tipo que possa me Adc 031992347234 meu nome Hugo Tenho atualmente 26 anos
  17. Ana Lazarini
    Oi Boa Noite, eu morei no Uruguay por 1 ano fazendo um intercambio. Com a atual situação quero muito voltar, porem antes estava solteira, hoje tenho uma filha e um esposo. Gostaria de saber como está a situação no pais? Se Alguém tiver algum grupo com informações e puder me adicionar por favor agradeço. +5521996151186
  18. CLEUSA OLIVEIRA DORNELLES
    Boa noite, gostaria de trabalhar no Uruguai. Funções básicas, como: empregada doméstica, babá, diarista, etc. No Brasil, especificamente, no Rio Grande do Sul, sou professora de história! Quero trabalhar no Uruguai para fazer um mestrado!
  19. Augusto Filippo
    Interesse:Trabalhar como Gestor e Consultor Jurídico Imobiliário em Punta Del Leste Uruguay.....Captar, Intermediar e assessorar transações imobiliárias, as quais possuo 35 anos de experiência.
  20. Alex Bisceglia Cruz
    Olá, meu nome é Alex Cruz sou engenheiro civil e tenho interesse em trabalhar no Uruguai, tenho 20 anos de experiencia na construção civil, segue meu contato +55 11 971024528. Obrigado.
  21. Lucas Wendel
    Quero muito ter uma oportunidade de trabalhar e morar no Uruguai é um dos meu países prediletos, tenho experiência na área de estoque e também com vendas, já trabalhei em redes de supermercados também, por favor eu aprendo fácil sou ágil e tenho boa comunicação, meu whatsapp (55) (19) 987552570 entre em contato comigo pra alguma oportunidade por favor! Amo ver tudo sobre o País.
  22. Thiago Belfort
    Sou apaixonado pelo país, culinária, cultura... Como posso morar no Uruguay ? Me add no grupo por favor +5585997971111
  23. Gian Carlo
    Olá, tenho interesse de trabalhar e morar no Uruguai. Sou Assessor Parlamentar Licenciado, na Câmara Municipal de Salvador, sempre trabalhei em emissoras de TV como produtor executivo e técnico em TI Presto serviços de produção áudio visual, caso queiram saber mais, entre em contato: +5571992933766
  24. Claudio
    Olá sou operador de perfuratriz e gostaria de trabalhar no Uruguai
  25. Mario dos Santos
    Eu quero receber proposta de trabalho no Urugual sou tecnico em segurança do trabalho com grande experiencia Nacional e Internacional trabalhei na Africa Fronteira Bolivia Gasbol gasoduto e grandes projetos de obras e montagens industriais .este é meu perfil Atenciosamente Mario Safety
  26. LINCOLN FERREIRA
    BOA TARDE SE ALGUEM QUISER ME ADD NO GRUPO SEGUE MEU NUMERO , HOJE ESTOU TRABALHANDO E VIVENDO NO URUGUAY. +598 9173-3566.
  27. Ubirajara W Lins Jr
    Prezado Lincoln, Ao te cumprimentar, diante da tua gentileza ao oferecer contribuicao para quem tem o desejo de mudar-se para o Uruguai, valho-me desta para indagar se, porventura, tens conhecimento de algum orgao, empresa ou oficia que tenha interesse em cpntratar um advogado militante em Brasilia, em todas as instancias das Justica Comum, Trabalhista, Tributaria e Administrativa (servicos publicos e fiscais), com concomitante atuacao profissional como professor uiniversitario da area juridica e consultor juridico de empresas e de entidades publicaa e privadas. Se, porventura, tiveres conhecimento a respeito da existencia de vagas para atuacao nos referidos campos, agradeceria antecipdamente pela indicacao de meu nome, ficando no aguardo da possivel resposta, a fim de ser implementada dita pretensao. Para futuro contato, alem do meu e-mail, o meu cel. tem o n. 55-21-61-99828-0072 e o tel fixo e' 2104-4000. Muito obrigado pela atencao, Cordialmente, Ubirajara Lins
  28. Márcio
    Boa noite .estou a fim de ir para Uruguai trabalhar e morar .atuo na área de montagens de móveis e também fabrico móveis em MDF .sou profissional na área .se alguém tiver algum grupo nesta área ou alguém interessado meu serviço pode me contatar .55996253781
  29. Daniela Pinho
    Olá! Me chamo Daniela, trabalhei um tempo atrás como babá para uma família de Brasileiros que foram a passeio. Gostei muito da cidade de Punta Deleste, e cidades próximas. Gostaria de deixar esse recado, caso alguém souber de babá, gostaria de aproveitar o período de dezembro a março para trabalhar lá. Meu contato 93427974
  30. Raquel da Silva
    Adoro seus artigos... Parabéns! Eu e minha família passamos nossas últimas duas férias aí no Uruguai, ficamos encantados com o país, com as pessoas, nos sentimos muito acolhidos. Gostaria de saber como é a oportunidade para professora na área. Aqui no Brasil atuo na educação infantil a mais de 15 anos. Como funcionam as escolas de Educação infantil aí?
  31. Jorge coelho
    Bom dia a todos Poderiam me ajudar ? Vou trabalhar em uma empresa no Uruguai. Sabem alguma informação sobre os direitos trabalhistas neste País (13º, Ferias, FGTS, INSS, etc) ?? O que é diferente em relação ao Brasil ?? Muito obrigado !!!
  32. Lucimeire
    Aqui no Brasil nos viramos no informal... Vendas de doces, lanches na rua etc... Isso tem boa aceitação no Uruguai?
  33. Renata Cristina Ventura
    Bom Dia ! Moro em São José dos campos, sou analista comercial (OPME), não falo espanhol, sou solteira, me encantei pelo uruguai, tenho alguma chance de morar neste país encantador ?
  34. Jessé dos Santos Silva
    Olá tudo bem, meu nome e Jessé tenho muita vontade de mudar para Montevideo, já estive aí em 2016 lugar lindo alias, todo urugaui é, sou professor de Jiu Jitsu, estudante de educação física, 4* período do curso, quero assim que me formar fazer uma pós aí, ou quem sabe antes mesmo alguma academia resolva me dar uma chance aí kkkk para desenvolver o jiu jitsu ai, e terminar o curso em terras uruguais, tá aí meu whats se tiver algum grupo ou academia com interece 55 47 984045520
  35. Lucius valerio marcolino da silva
    Olá. Tô muito triste com a situação do Brasil ???????? e quero tentar uma vida nova no Uruguai. Alguém teria algum grupo de WhatsApp pra que possamos ir trocando ideias? Me chamo Lucius meu WhatsApp 27 988218289
  36. Matheus Cardoso da Costa
    Olá bom dia, estou querendo morar em Uruguai sozinho mais não sei como eu faço Você poderia me ajudar sobre essa questão?
  37. Polly Batista
    Oi, Matheus. Tudo bem? Dá uma olhada no post Mudar para o Uruguai. Espero que te ajude. Boa sorte!
  38. Bárbara
    Boa noite, meu nome é Bárbara e gostaria de mora aí no ano que vem, sou Técnica enfermagem, queria saber como é, o trabalho aí na área da saúde, quero ir aí pra fazer bacharel em enfermagem.
  39. leandro
    Quais são os melhores sites para conseguir emprego no Uruguai, preferencia pelos que tem a maior oferta para quem fala português fluente
  40. Marcos marques
    Olá Eu estou com grande interesse de residir em Montevideu, sou motorista de ônibus rodoviário e gostaria de saber no ramo quais as reais chances e se existe a possibilidade de contratação de brasileiro, também média salarial e documentos necessários? Ficaria grato tbm em informações adicionais.
  41. Paula
    Olá Polly, parabéns pela elaboração desse material e pela atenção nas respostas. Muito bom vermos as pessoas se ajudando. Estou iniciando as pesquisas em relação ao Uruguai, para uma possível mudança de país. Aqui no Brasil sou professora de ciências em uma escola, concursada em um município. Eu adoro minha profissão e gostaria de saber se é muito difícil trabalhar nessa área aí no Uruguai. E sim, sei que tenho que iniciar os estudos de espanhol pra ontem...
  42. Alex Fernandes
    Boa noite, estou me formando agora, amanha dia 30/03/2019 é minha colação de grau em Engenharia de produção, e estou louco para sair do Brasil. É possível achar vaga de engenheiro no Uruguai? Sabe me informar sobre validação de diploma, se é difícil? Tenho bastante interesse, e gostaria de sair o mais rápido possível, moro no Rio de Janeiro, e esta impossível viver aqui. E, parabéns pelo site.
  43. Alexandre Luiz de Almeida
    Boa tarde !!! Alguém participa ou conhece alguém de grupo no whats APP no Uruguai ? Estou querendo saber mais sobre o país. 31 99777 3744
  44. Alexandre Luiz de Almeida
    Boa tarde !!! Alguém participa ou conhece alguém de grupo no whats APP no Uruguai ? Estou querendo saber mais sobre o país.
  45. Tiago Leal
    Olá! Gostaria de saber se existe concurso público no Uruguai, e se um residente permanente poderia prestar (ou se são reservados só a naturais). Gosto da estabilidade do serviço público e não tenho grandes ambições na vida. Meu interesse é na burocracia mesmo, seja no governo municipal, seja no administrativo da universidade. PS: Parabéns pelo artigo! Já é o primeiro que aparece no Google quando se busca por "mercado de trabalho no Uruguai".
  46. Elisabeth Goulart Ferreira
    Boa tarde tudo bem? Meu nome é Elisabeth sou Cabelereira e tinha um salão ate pouco tempo, mas como deve saber a situação no Brasil não esta legal muitas portas se fechando. Gostaria de saber se teria uma chance em alguma cidade do Uruguai em minha área ou ate mesmo trabalhar em produção ( tb ja trabalhei em empresas na area de produção) ou em hoteis como arrumadeira, camareira enfin um trabalho digno, se puder me responder desde ja agradeço abraços
  47. Vera
    Boa noite, meu nome é Vera, li seu post e gostei muito, preciso fazer umas perguntas e vc derrepente pode me ajudar. Eu e minha filha estamos pensando em ir embora para Montevidéu, minha filha para cursar uma universidade, vou começar por ela, ela já tem graduação em história aqui no Brasil, seria possível conseguir um emprego nessa área e fazer uma outra graduação? Eu tenho muita experiência em atendimento ao público pois trabalhei mais de 20 anos em comércio e vendas, gosto muito de cozinhar, de fazer cucas e pães, derrepente trabalho autônomo. Outra pergunta é sobre animais pois temos cães e gatos que não podemos nem queremos nos desfazer, como proceder? Aguardo seu retorno. Att. Vera
  48. Luana
    Boa noite. Gostaria de saber como é a oportunidade de emprego na aérea da saúde? Sou estudante de fisioterapia e tive dificuldade de saber sobre o assunto. E a respeito do idioma, como conseguiu aprender? Fez cursinho? Estudou sozinha? É muito difícil?
  49. Engels Machado Maciel
    Meu amigo, ADOREI este seu trabalho. Muito elucidativo, claro e muito didático. Com a situação atual do Brasil, estamos pensando seriamente em nos mudarmos de pais. e o Uruguai foi o escolhido. Somos aposentados. Temos uma renda de aproximadamente 122500,00 pesos uruguaios mensais. Isto nos daria uma condição de viver em uma cidade próxima a Montevideo, com alguma tranquilidade? Sempre atuei an área de pesquisa na área de química e minha esposa é professora. Com a sua simplicidade nas respostas e excelente orientação, teríamos um final de vida mais comodo? Forte abraço
  50. Polly Batista
    Oi, Engels. Tudo bem? Com esse valor é bem possível se manter no Uruguai, sim. Vai depender muito do seu estilo de vida, porém é um valor razoável. Acho que uma ideia justa seria passar uma temporada de 3 meses para sentir no bolso, sentir a cultura e depois decidir finalmente. Boa sorte!!!
  51. Nêyre Reis
    Oi Polly, tudo bem? olha se você puder enviar dicas sobre cursos rápidos de espanhol em Montevidéo ou nomes de escolas de espanhol para brasileiros, agradeço de coração, Abraços.
  52. Polly Batista
    Olá, Nêyre Reis. Tudo bem?! Dá uma olhada neste post sobre estudar no Uruguai. Acredito que lhe será útil. Muito obrigada pelo comentário e boa sorte!
  53. Morais
    Boa noite! Sou arquiteta e urbanista e trabalho há muitos anos com patrimônio cultural. Gostaria de saber como está o mercado de trabalho para profissionais desta área no Uruguai. Tenho interesse em fazer um mestrado também. Obrigada!
  54. Polly Batista
    Olá, Morais. Tudo bem? Para exercer sua profissão, você terá que validar sua formação. Especificamente sobre sua área, eu não tenho informações de como é o mercado, porém para revalidar você faz no Consulado do Uruguai no Brasil. E para fazer mestrado, dá uma olhada neste artigo de como estudar no Uruguai. Boa sorte!
  55. Tami
    Olá. Aqui no Brasil tenho uma empresa na categoria MEI e pretendo me mudar em 2019 para o Uruguai. Tenho duas dúvidas: 1- Conseguiria transferir ou abrir uma nova empresa com esse mesmo porte no Uruguai? 2- Se for possível, essa empresa bastaria para residência permanente?
  56. Polly Batista
    Olá, Tami. Tudo bem? Acredito que você teria que abrir uma nova empresa no Uruguai. Neste site sobre empreendedorismo, você poderá ler todas as informações sobre como esse trâmite é realizado, os documentos necessários, os tipos de empresa que você poderá abrir, etc. Para ter o direito à residência permanente, basta dar entrada no processo, estando ainda no Brasil, agendando dia e hora no site do Ministerio de Relações Exteriores do Uruguay. O Brasil e o Uruguay, possuem um acordo onde esse processo é facilitado para residentes brasileiros. Você poderá consultar o passo a passo sobre como solicitar a residência permanente. No artigo sobre visto permanente para o Uruguai. Muito obrigada pelo comentário e boa sorte!
  57. Geraldo
    Sou engenheiro civil, com mais de 15 anos de experiencia e ja trabalhei na Africa; tenho 3 filhos em idade escolar e hoje resido em SP; Já visitei o uruguay e tenho alguns amigos por lá; Acho que a qualidade de vida e a parte cultural são muito boas e tinha interesse em me mudar com a familia para Montevideo, mas tenho receio quanto ao mercado de trabalho. Arrumar um emprego ou montar uma empresa local? a qualidade do ensino publico nas escolas? a Aceitabilidade do mercado a um profissional estrangeiro? Pode me ajudar com seu ponto de vista?
  58. Polly Batista
    Olá Geraldo! Como vai? Realmente, o Uruguay é um país maravilhoso, rico culturalmente e historicamente. Quanto a conseguir um emprego na sua área de formação, você precisará realizar o trâmite para reconhecer o seu diploma de formação em engenharia civil. Ter fluência no espanhol e em outras línguas, como o inglês, serão requisitos básicos. Uma dica que posso te dar é ir acompanhando as oportunidades publicadas nos sites de vagas de emprego como Buscojobs e Computrabajo, para ter conhecimento dos requisitos necessários que as empresas estão solicitando dos candidatos. Assim, você poderá se preparar melhor para este novo desafio! Para saber como abrir uma empresa no Uruguay, te recomendo dar uma olhada neste site: Uruguay Empreendedor. Quanto ao ensino público, as escolas do Uruguay são de boa qualidade, principalmente quando comparadas as escolas de ensino público do Brasil. Há também ótimas opções de escolas particulares bilíngues e até trilíngues. Leia mais no artigo Estudar no Uruguai. Com relação à aceitabilidade do mercado de trabalho a um profissional estrangeiro, acredito que está cada vez mais se abrindo para receber imigrantes. No mercado de trabalho uruguaio, há ofertas de vagas de emprego para pessoas que falem português nativo. Logo, é bem comum, ter muitos brasileiros trabalhando nestas empresas. Espero ter te ajudado! E obrigada pelos comentários.
  59. Rodrigo Daniel Santana
    Ola, boa noite, sou publicitário de formação, porém atuo à 8 anos como servidor público, estável e com uma renda de 4 mill, tenho família e um filho, tenho como pedir afastamento do serviço público por 2 anos, e gostaria de tentar a sorte por aquelas bandas, não vejo bons ventos por aqui, será que eu estaria favorável a acertar seria um erro?
  60. Polly Batista
    Olá Rodrigo, como vai? Uma dica que te passo é que se você puder, nas suas próximas férias programe uma viagem ao Uruguai. Especificamente para conhecer as cidades em que você e sua família cogitam morar, conhecer o ritmo da cidade, visitar possíveis escolas onde seu filho possa vir a estudar, ir no supermercado ver os preços dos alimentos, etc. O Uruguai é um país encantador, cheio de cultura e história. Sem dúvidas, se tiver a oportunidade de conhecê-lo antes de seu mudar, será bem mais fácil se preparar para as mudanças, sejam elas vindas com acertos ou erros. Boa sorte!!
  61. Bruno
    Olá. Primeiramente, parabéns pela excelente qualidade do material fornecido aqui no site. Além de ser muito esclarecedor, é bem organizado e básico (no bom sentido). Atualmente venho pesquisando sobre me mudar com minha família para o Uruguai e obviamente o trabalho é uma das coisas que mais me preocupam. Eu sou da área do audiovisual. Atualmente tenho uma produtora aqui no Rio e tem dado super certo. Porém, estou desanimado com a situação política do país e brevemente serei pai. Portanto, estou pensando na hipótese de me mudar para esse cantinho adorável que é o Uruguai. Na minha área eu poderia trabalhar para uma produtora ou agência, ser freelancer ou montar minha própria produtora. Porém, pesquisando pela internet, não consegui encontrar um mercado muito grande na área de marketing, publicidade, televisão.. como é grande aqui no Rio e no Brasil. Obviamente entendo que o país é menor e talvez até tenha menos interesse nesse tipo de comunicação, mas gostaria de saber, já que é de uma área próxima, como é esse mercado por aí. Muito obrigado!
  62. Polly Batista
    Olá Bruno. Bom, te recomendo ir acompanhando as oportunidades publicadas nos sites de vagas de emprego como Buscojobs e Computrabajo, para ter conhecimento da quantidade de ofertas, dos requisitos necessários que as empresas estão solicitando dos candidatos, etc. Boa sorte e agradeço pelo comentário.
  63. Farlei
    Olá gostaria de morar no Uruguay sou de São Paulo e gostaria de ficar um tempo aí nesse país pra conhecer melhor
  64. Polly Batista
    Olá, Farlei. Tudo bem?! É isso aí... o melhor a ser feito é pesquisar bastante, conhecer muito antes para fazer a melhor escolha! Boa Sorte!
  65. Cristiane Santana
    Bom dia! Estou interessada em morar definitivamente no Uruguai, me preparando como sugeriu, claro! Minha perguntas: 1- Sabe como é a área de bem estar no Uruguai? 2- Minha formação é educadora física com especializações na área de reabilitação física dentro do método pilates.Teria chance nesta área no país? 3- Conseguiria montar um studio de pilates no Uruguai? 4- E na área de massoterapia, há condições de se trabalhar por conta prestando serviço em hotéis, spas, etc ou no Uruguai não funciona assim? Grata pela atenção! Amon
  66. Polly Batista
    Olá, Cristiane. Tudo bem! Vamos lá... vou tentar te ajudar. Você poderia dar um exemplo mais específico sobre que área de bem-estar vc está falando? Montevidéu, por exemplo, possui vários salões de beleza, centros de estética, massagens, etc... Agora, tratando-se de uma área de formação para trabalhar numa área ligada à saúde, dependendo de onde for trabalhar, possivelmente seja necessário reconhecer seu diploma de formação. Você pode pesquisar se há ofertas de trabalho nessa área, através dos sites Buscojobs e Computrabajo. E até entrar em contato com algumas empresas via email, solicitando mais informações sobre este tema. Quanto a montar um studio de pilates no Uruguai, certamente seria possível. Te indico este link para entender melhor como funciona para abrir uma empresa no Uruguai: https://tramites.gub.uy/ampliados?id=1940. Quando à massoterapia, provavelmente você terá que revalidar o seu diploma, dependerá bastante do local que você for trabalhar. Obg pelo comentário e boa sorte!