Dicas de compras no Uruguai: produtos locais e a economia do Tax Free

por Aline Schons

Dicas de compras no Uruguai: produtos locais e a economia do Tax Free

Um país com relativa liberdade econômica atrai centenas de freeshops de eletrônicos, e compramos bugigangas que nunca mais usamos, certo? É, pode ser verdade, mas isso não se aplica ao Uruguai! Mesmo assim, muita gente tem dúvidas se vale a pena fazer compras no Uruguai.

Se em países como Panamá e Chile vale gastar alguns dólares comprando eletrônicos que no Brasil chegam caríssimos, por lá lembramos que nem tudo que realmente tem valor precisa ser super tecnológico. Essa simplicidade, marca uruguaia, também está presente nas dicas de compras que posso ter dar.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Montevidéu

Vantagens de contratar um seguro viagem + 5% de desconto »

 

Compras no Uruguai: tax free

Dicas de compras no Uruguai

O melhor de fazer compras no Uruguai é que o país adota uma das mais eficientes políticas de tax free para turistas. Para quem não sabe, o tax free é um sistema que devolve parte ou a totalidade dos impostos pagos por turistas, na intenção de atraí-los para o país.

Nas compras em restaurantes e hotéis pagas com cartão de crédito emitido fora do Uruguai, o tax free é automático. Na sua nota fiscal, será discriminado o valor devolvido naquela compra. E mesmo com o IOF de 6,38% para compras com cartão de crédito no exterior, vale muito mais a pena pagar com cartão por lá.

Já nas lojas que contam com o selo Global Blue ou Tax Free (um adesivo costuma estar na entrada da loja), você pode solicitar o benefício ao vendedor. Nesse caso, a compra deve ser paga com cartão de crédito, e você recebe um formulário que deve ser entregue na sua saída do país.

O Aeroporto Internacional de Carrasco e a aduana de Chuy (na divisa com o Rio Grande do Sul) contam com locais para solicitação de reembolso de impostos. Qualquer compra acima de 600 pesos uruguaios em estabelecimento tax free é elegível, mas não esqueça de solicitar ao vendedor!

 

Apetrechos para el mate

Compras no Uruguai
Fonte: Sascha Grabow, via Wikimedia Commons.

Por todo o canto em que se olha no paisito, lá estão eles: el termo y el mate! Ou para os menos familiarizados com essa peculiaridade, a garrafa térmica e a cuia de mate. Sim, os uruguaios as levam por todos os cantos!

Nas transmissões do Senado uruguaio, não é raro vê-los pelas bancadas de parlamentares. Inclusive é presença frequente nas mãos do ex-presidente e agora senador José Pepe Mujica. Por isso é uma sugestão para as compras no Uruguai.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Uruguai. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Obviamente, isso está ao alcance dos turistas que querem levar presentes para casa ou para a família. Mesmo como item de decoração, vale a pena pagar alguns pesos uruguaios para lembrar sempre do que os uruguaios não deixam que a gente esqueça: o mate é o principal companheiro dos orientales.

Encontrado em qualquer feirinha de artesanato, como a famosa Feria de Tristán Narvaja, que ocorre todos os domingos no bairro de Cordón, em Montevidéu. Se gosta dos sabores amargos, compre também alguns pacotes de yerba mate: eu sugiro a Canárias, super tradicional (seu slogan é “El mate de mi país”), à venda por aproximadamente 60 pesos (7 reais) em literalmente todos os supermercados uruguaios.

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Dulce de leche e alfajor

O que comprar no Uruguai
Fonte: Silvio Tanaka, via Wikimedia Commons.

Seguindo na linha de saciar o paladar, é impossível achar alguém que não goste do doce de leite uruguaio. As delícias produzidas pela Conaprole já são bastante conhecidas – e seguem valendo a pena incluir na lista de compras no Uruguai.

Se passar por Punta del Este e arredores, visite a fazenda da Lapataia, que também produz maravilhas e conta com um espaço bem legal para levar as crianças para passar o dia durante o verão.

O melhor de tudo: desde 2016, está liberado ingressar no Brasil com doce de leite processado! Essa era uma das maiores reclamações dos viajantes, que viam seus lindos potes de Conaprole serem misturados com óleo na alfândega para que fossem inutilizados.

Já os alfajores possuem uma gigantesca variedade no Uruguai: tem com cobertura, sem cobertura, recheado com chocolate e o tradicional, cheio de doce de leite! A Lapataia também produz alfajor, mas indico uma loja especializada localizada em Montevidéu: a Volverás a Mi, que fica bem no centro da cidade (Calle Perez Castellano, 1461). Se for, traz uns pra gente?

 

Vinhos uruguaios

O que comprar no Uruguai
Vinícola Bolza | Foto: Aline Schons.

Já falamos aqui sobre os vinhos uruguaios e as melhores vinícolas perto de Montevidéu, e é óbvio que não dá pra sair delas sem algumas garrafas. A maioria das vinícolas conta com embalagens próprias para o transporte em avião, então dá pra viajar sem medo que as garrafas quebrem.

A uva preferida para compra é a tannat, mas o Uruguai tem produzido excelentes vinhos de outras castas, como o merlot. Aproveitando que estará por lá, pergunte ao sommelier da vinícola sobre safras mais limitadas, que tenham poucas garrafas – normalmente adegas escondem preciosidades que valem a pena o investimento.

Para quem tem pouco tempo pela cidade, o Mercado del Puerto conta com algumas lojas mantidas por vinícolas uruguaias, que permitem fazer a compra por lá mesmo!

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Artesanato gaucho

O que vale a pena comprar no Uruguai
Gauchos uruguaios | Fonte: Fedaro, via Wikimedia Commons.

Especialmente se estiver visitando cidades como a tradicional Tacuarembó ou a bucólica Colônia de Sacramento, você terá a oportunidade de comprar artesanatos relacionados à vida no campo, como ponchos de lã, artigos em couro, facas com motivos folclóricos, entre outros.

São peças que carregam um pouco da História uruguaia, e principalmente dos responsáveis pelo seu território quando o que predominava por ali – e por toda a região do Pampa –, eram cavalos e gado deixados pelos colonizadores portugueses e espanhóis.

É bem legal ver nesses artigos a fortíssima influência dos povos indígenas, especialmente das etnias Charrua, Guarani e Pampa. Muitos dos costumes cultivados até hoje, como o mate e a carne assada, vêm desses antepassados.

 

¡Dáme fútbol!

O que comprar no Uruguai
Partida entre Nacional e Peñarol | Fonte: Jimmy Baikovicius, via Wikimedia Commons.

Você está na terra da primeira Copa do Mundo, do mítico estádio Centenário de Montevideo, de dois gigantes do futebol latino-americano (Nacional e Peñarol), e de nomes como Obdulio Varela, Diego Forlan, Hugo de León e Alcides Ghiggia. Acredite, você em algum momento respirará futebol se for ao Uruguai.

Camisetas e bandeiras dos dois principais times do país, Nacional e Peñarol, estão por todos os lados: restaurantes, escritórios e lojas. Traga uma flâmula de cada time para decorar o cantinho das lembranças de viagens da sua casa, assim se receber visitas uruguaias não desagradará ninguém!

 

Roupas de frio

O que comprar em uma viagem ao Uruguai
Inverno em Colônia do Sacramento | Foto: Rafael Chervenski.

Roupas de lã, botas em couro e outros artigos mais indicados para o frio, como gorros,  luvas e pijamas quentinhos, podem ser encontrados com maior facilidade no Uruguai – e têm um preço bem atrativo. Lugares como o Shopping Punta Carretas, em Montevideú, e as lojas da Calle Gorlero, em Punta del Este, contam com algumas das grandes grifes do mundo a preços convidativos. Na última viagem, aproveitei uma promoção da GAP: suéteres saíam por algo em torno de 40 reais.

Essas são as principais dicas de compras que eu tenho para o Uruguai. Porém, ao longo de todos os posts, você encontrará mais sugestões de compras para a sua viagem. Não deixe de dar uma olhadinha no restante!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Aline Schons

ESCRITO POR

Aline Schons

Gaúcha morando em Brasília. Sou de opinião que é mais interessante explorar primeiro o Brasil e a América Latina para só depois partir para os outros cantos desse mundão. Gosto de conhecer os estereótipos, as imagens que definem os locais, e também aprecio descobrir aquilo que foge dos roteiros turísticos. Sou mestra em Comunicação pela UnB, graduada em administração e em jornalismo. Feminista. Além de viagens, também me interesso por temas como direitos humanos, empreendedorismo, política e pets (tenho dois gatos e um cachorro, todos tirados da rua).

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. LUCIANA GASQUEZ

    Olá. Estive em Montevideo em 2016 e retornarei este feriado. Na ocasiao, o retorno do IVA era direto no cartão de credito, uma vez que este era internacional. Gostaria de mais informações sobre esta restituição no aeroporto, imagino que seja para transações em papel moeda, certo? obrigada.

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Luciana, A restituição é para qualquer meio de pagamento, o importante é se informar na loja e guardar os comprovantes. Abraços