Clima no Uruguai, quando ir e dicas para arrumar a mala
Assim como no Sul do Brasil, o clima no Uruguai possui estações mais bem definidas. As temperaturas médias anuais, tomando como referência a capital Montevidéu, variam entre 6˚C e 28˚C. É claro que picos eventuais de calor e de frio podem fazer a temperatura atingir valores negativos, e até mesmo nevar em algumas áreas, assim como se aproximar e inclusive ultrapassar os 40˚C.
Como estamos falando de um país com área territorial relativamente pequena e geograficamente mais plano, as temperaturas acabam variando menos entre as regiões. Neste post, falarei um pouco mais sobre o clima no Uruguai, quais são as melhores épocas para ir a Montevidéu e outras cidades, e também darei algumas dicas para você pensar quando estiver arrumando as malas para sua viagem.
Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Montevidéu: dicas por bairros
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Uruguai. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
Vantagens de contratar um seguro viagem + 5% de desconto »
O clima no Uruguai
Em princípio, as regiões mais ao norte do país são mais quentes no Uruguai. A título de referência, uma das cidades mais conhecidas localizada ao norte é Rivera.
Conforme descemos para o Sul, as temperaturas tendem a cair um pouco. Regiões como Montevidéu, Colônia do Sacramento e Punta del Este ficam bem ao sul do país, quase na mesma altura de Buenos Aires (quem já visitou a capital argentina pode se basear pelo clima de lá).
No entanto, para saber que temperatura encontrará em terras uruguaias, você precisa saber antes de mais nada em que época do ano pretende partir, ou programar a sua viagem na estação que preferir.
Para quem procura frio, os melhores meses para embarcar para o Uruguai são junho e julho. Já para quem prefere calor e deseja, quem sabe, conhecer uma das praias uruguaias, é melhor viajar entre dezembro e fevereiro. Mas, lembre-se, o mar é gelado de qualquer jeito.
Como eu já disse anteriormente, é possível perceber as quatro estações do ano no país. No gráfico acima, fica mais fácil de entender a evolução de temperatura anual. A referência utilizada são as médias para a capital Montevidéu.
Chuvas
A partir do mesmo gráfico, percebe-se que há um volume considerável de precipitações no país. Assim como se nota que basicamente os menores volumes de chuva coincidem com meses recomendados para visitar a região.
De qualquer forma, dificilmente você conseguirá driblar a chuva durante sua estadia toda. Prepare-se para lidar com ela. Porém, não se preocupe, as chuvas não costumam persistir o dia todo.
Outro ponto a ser levado em conta são os fortes ventos que sopram na região. A minha viagem a Montevidéu foi realizada no inverno e os ventos eram realmente muito intensos nas proximidades da Rambla, avenida situada na beira do Rio de la Plata. Isso certamente deixa a sensação térmica ainda menor, o que pode ser bom no verão.
Em Colônia do Sacramento o vento parecia ser ainda mais intenso. O dia em que fiquei em Colônia, não sei se por coincidência, foi o dia em que mais senti frio.
Dicas para arrumar as malas para o Uruguai
É normal ter algumas dúvidas no momento em que estamos arrumando as malas para um destino. Conhecer o clima e estilo da cidade ajudam bastante nessa hora.
Quem viaja no verão, com certeza, terá mais facilidade para arrumar as malas e não precisará de grandes dicas. Se optar por um destino mais badalado como Punta del Este, além do que você costuma levar para passar alguns dias em uma praia qualquer, não esqueça de levar algumas peças mais caprichadas para a balada.
Existem opções que começam à tarde, na beira da praia, onde uma saída de praia ou um body e um shortinho podem ser boas escolhas para as meninas. Para os meninos, uma camisa clara mais descontraída e uma bermuda. Há ainda, é claro, as baladas mais tradicionais, onde as pessoas costumam caprichar na produção.
Ah, vale a pena ressaltar que mesmo no verão, costuma ventar bastante nas praias uruguaias. Uma das praias de Punta del Este, Montoya, foi apelidada pelos brasileiros de Ventoya.
Arrumar as malas para uma viagem no inverno é muito mais difícil. Primeiro porque as roupas de frio ocupam bastante espaço, e você provavelmente terá que fazer algumas escolhas. Em segundo lugar, dependendo da região que você mora, é possível que não possua muitas roupas adequadas para o inverno. Veja as minhas sugestões:
- Peça curinga: a peça que eu considero essencial para enfrentar o inverno uruguaio é um bom casaco. Pode ser de couro ou um daqueles que utilizam lã, mas tem que ter a trama do tecido bem fechada para bloquear o vento. Esse casaco será um curinga que você poderá utilizar em praticamente todas as ocasiões. Como a maioria dos lugares possui aquecimento, o ideal é que você utilize peças que possam ser retiradas com facilidade. Leve também pelo menos duas meias-calças e duas blusas no estilo segunda pele ou de algodão para usar por baixo (e essa dica também vale para os meninos). Blusas com gola alta, de lã e menos grossas são ainda interessantes para utilizar por baixo dos casacos;
- Para os pés: lembre-se que muitos pares de meias podem ser necessários. Como costuma chover na região, elas podem acabar molhando em algum dos passeios. Leve um para para cada dia, se possível. Priorize botas e calçados mais fechados, já que eles protegem do frio e da chuva. Os tênis nem sempre são adequados, pois muitos utilizam um tecido telado que acaba deixando o vento passar com facilidade. O modelo All Star só se for de cano alto e com uma meia bem quente. Usei um baixinho e passei frio.
Tudo o que você precisa e eventualmente ainda não possua, pode ser adquirido em terras uruguaias a preços muito mais acessíveis do que no Brasil. Gorros, luvas, botas, cachecóis… Ou quem sabe um pala (poncho)?
Os palas são já conhecidos de gaúchos e também são muito utilizados no Uruguai. Assim como os casacos, podem ser retirados com facilidade e esquentam muito. Os mais compridos ajudam a aquecer praticamente o corpo todo. Só o que não pode acontecer, é você ficar com frio.
No inverno ou no verão, no frio ou no calor, aposto que não faltarão motivos para você conhecer e apreciar o Uruguai. Coloca tudo na mala e corre pra lá, depois me conta como foi 😉
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *