Onde ficar em Cabo Polônio? Hostels e hospedagem no Uruguai
Cabo Polônio é uma das praias do Uruguai mais lindas e impressionantes. Embora seja um pouco mais difícil de chegar, pois é uma área protegida, atrai vários tipos de turistas. Muitos deles, brasileiros, e todos em busca de ver a grande colônia de lobos marinhos. Não tenha dúvidas que você verá muitos destes bichos fofos. Por ser um local de acesso não tão fácil e de infraestrutura simples, logo vem a dúvida: onde ficar em Cabo Polônio? Vale a pena passar uma noite lá?
Neste texto procuro responder essas e outras perguntas, além de dar dicas para você que pretende apenas visitar ou para você que quer se hospedar em Cabo Polônio. São dicas dos principais hostels e outros tipos de hospedagem, além de praias próximas que também valem a pena.
Planeje sua viagem => Garanta sua hospedagem em Cabo Polônio
Vantagens de contratar um seguro viagem + 5% de desconto »
Vá direto ao ponto
Pousadas e hostels em Cabo Polônio
Se você quer passar uns dias em Cabo Polônio, no Uruguai, segue abaixo algumas das melhores opções de pousadas e hostel em Cabo Polônio.
Lobo Hostel Bar
Um dos lugares mais aconchegantes para se hospedar em Cabo Polônio, o Lobo Hostel Bar é um dos mais buscados pelos viajantes. Tem restaurante e um bar agitado nas noites de verão. A localização é incrível, não é muito longe para andar até o local de onde saem os veículos que dão acesso ao Parque Nacional. E o melhor de tudo, fica na beira do mar, alguns quartos tem varanda com vista para a praia.
Olga Veigas y Otros
Outra opção mais aconchegante para ficar é a Pousada da Olga Veigas y Otros. Não é um hostel, mas ainda sim, não é nenhum hotel luxuoso, mas para os padrões do vilarejo, oferece coisas difíceis de se encontrar em outros hostels de Cabo Polônio.
Tem banho quente até o entardecer e dá para carregar o celular, o que lá é um luxo. Oferece várias opções de quartos para famílias, casais, dormitórios duplos e quádruplos com opções de banheiros privativos e compartilhado.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Uruguai. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Viejo Lobo Hostel
Quem não quer ficar andando com bagagem, indico se hospedar no Viejo Lobo Hostel. Ao chegar em Cabo Polônio com o veículo, o hostel com telhado colorido será uma das primeiras coisas que você verá. Não tem erro para achar.
A opinião dos viajantes que ficam por ali é muito boa, especialmente pela localização e pelo bom atendimento dos funcionários. Com energia elétrica de gerador, oferece comodidades como geladeira e duchas quentes. Tem cozinha compartilhada e churrasqueira, caso queira fazer uma boa parilla uruguaia.
Vale a pena ficar em Cabo Polônio?

Antes de decidir se você passa uma noite em Cabo Polônio ou não, é bom entender como é o lugar. É bem roots, eu mesmo nunca tinha visto coisa igual em nenhuma das praias do Brasil que já fui. Isso que eu estou bem acostumada a viajar para locais considerados mais hippies. Conheço da Praia do Bonete, lado selvagem de Ilhabela até a Guarda do Embaú e nenhuma delas chega perto de Cabo Polônio, nesse aspecto.
As praias do Uruguai que são rústicas, são roots de verdade! Não tem ruas formadas, é tudo construído meio desordenado, não tem luz elétrica ou caixa eletrônico. Embora alguns lugares indiquem que aceitam cartão de crédito Visa, eu acredito que não tenha sinal em todo canto. É um lugar bem simples. Em resumo, eu adorei. É bem único, e muito preservado por conta dos animais, embora tenha lixo na praia 🙁
Eu não dormi lá por questões de planejamento de viagem, mas fiquei com uma vontade enorme de voltar lá no verão para ficar uns dias, esquecida. Importante frisar: no verão. O clima no Uruguai é bem mais frio que o Brasil. Eu fui em outubro e ainda sim, tava frio demais, pelo vento que bate.
E as pousadas e hostels em Cabo Polônio são simples, sem energia elétrica e casas feitas de madeira. Muitos lugares não tem banho quente, ou seja, não há muita estrutura para o frio. Uma brasileira que conheci lá reclamou que passou muito frio a noite no hostel em que ela ficou. Portanto, já sabe. Se necessita de um lugar com mais infraestrutura para dormir, lá não é o lugar. Melhor procurar em outra praia. E se resolver ficar por lá, prepare-se para o frio. Mesmo no verão, pode esfriar à noite.
O ponto positivo de dormir lá é assistir o pôr do sol e o incrível céu cheio de estrelas. A noite estrelada de Cabo Polônio, inclusive, é um dos motivos para que muitos turistas visitem o local. O lugar é bem protegido de poluição, o que garante um visual impressionante.
Dicas sobre onde ficar em Cabo Polônio
Se você optar por dormir em Cabo Polônio, não se esqueça de levar lanterna e tente chegar antes do sol se pôr. Assim, você não terá dificuldades para achar seu lugar de descanso no meio da noite. Isso porque o veículo só te deixa em um lugar, e pode ser que não tenha ninguém para te indicar o caminho. Mesmo que tenha essa tarefa será árdua na escuridão, justamente por não ter ruas e nem energia. Por isso, recomendo que reserve sua estadia antes de chegar lá, pois nem sempre as hospedagens em Cabo Polônio estão abertas e tampouco tem vagas.
Onde se hospedar para visitar Cabo Polônio?

Se você acha que não é uma boa se hospedar em Cabo Polônio, você pode tranquilamente conhecer o lugar em um dia. É só chegar cedo na entrada do parque para pegar o caminhão 4X4 que te leva até a praia. O percurso leva mais ou menos 30 minutos e o último volta às 18h00. Dá tranquilamente para curtir o dia e voltar para dormir em outro lugar.
A pergunta agora é: onde ficar perto de Cabo Polônio?
La Paloma ou Punta del Diablo?
Se para você não vale a pena se hospedar em Cabo Polônio, trago algumas outras dicas de lugares para ficar. São outras cidades do Uruguai que são mais próximas à Cabo Polônio.
Cabo Polônio fica entre La Paloma e Punta del Diablo. Isso significa que a distância para ambas as praias é bem parecida e dá para escolher qualquer uma das duas para se hospedar. La Paloma é a preferida dos surfistas por ter onda quase sempre. Veja dicas de hospedagem em La Paloma.
Eu fiquei uma noite em cada praia e achei que La Paloma é mais estruturado e tem mais comércios, especialmente fora da temporada. Punta del Diablo é mais simples, mas ainda sim, tem mais infraestrutura do que Cabo Polônio por ser de fácil acesso e ter energia elétrica.
Pesquise entre as melhores ofertas de hospedagem em Punta del Diablo »
Valizas
Outra boa opção para se hospedar no Uruguai é a praia de Valizas. É a praia bem ao lado do Parque Nacional de Cabo Polônio. Inclusive tem alguns mochileiros mais dispostos que saem de Valizas e vão conhecer Cabo Polônio a pé. No entanto, são uns 10 quilômetros de caminhada na areia.
De qualquer forma, Valizas é pertinho e dá para pegar um ônibus rápido até o Parque Nacional. Para você que está viajando de carro pelo Uruguai também é a praia mais próxima. O local tem bem mais infraestrutura, até wi-fi gratuito. De qualquer forma, é outro paraíso com dunas de areia e um céu muito estrelado.
Pesquise entre as melhores ofertas de hospedagem em Valizas »
Agora, se você estiver nas cidades mais famosas do Uruguai e quiser conhecer Cabo Polônio em um dia, já é mais longe. De Punta del Este até é viável, mas são mais de duas horas de estrada para chegar lá. Já a capital Montevidéu é bem mais longe, cerca de 4 horas de carro, inviabilizando um bate e volta. De qualquer maneira, vale muito a pena dar um jeito de conhecer o Parque Nacional de Cabo Polônio. É uma experiência única!
E você, prefere um hostel em Cabo Polônio ou um hotel na região? Conta para gente se já foi para lá, compartilhe também suas dicas!
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *