O que fazer em Southampton, cidade no sul da Inglaterra

O que fazer em Southampton, cidade no sul da Inglaterra

Para quem está interessado em saber o que fazer em Southampton, já aviso que esse interesse é extremamente válido, já que a cidade é, além de linda, repleta de bons lugares para se conhecer um pouco da cultura da Europa. Localizada no sul da Inglaterra, a cerca de 130 quilômetros de Londres, o município é bastante conhecido por sua atividade portuária, especialmente por ter sido de lá que saiu o navio Titanic.

Engana-se, entretanto, quem pensa que encontrará um vilarejo de pescadores que vive somente do mar. A cidade conta com mais de 220 mil habitantes, possui grandes shoppings centers, universidades, museus e muitas outras atrações que te farão admirar o local, ainda mais levando-se em consideração o charme da arquitetura britânica e da tão temida mão inglesa, que a cada esquina te faz levar um susto.

Sendo o segundo maior porto da Inglaterra, diversas são as pessoas que têm Southampton como destino por conta de trabalho — especialmente ligado à atividade portuária comercial ou turismo — já que diversos navios cruzeiros atracam na cidade como parte de suas rotas pelo norte europeu.

Com esse conhecimento básico sobre a cidade, você já está preparado para entender mais afundo o que fazer em Southampton, quais são as características do local, onde ficar, onde comer e tantas outras informações que farão da sua passagem por lá a melhor possível. Preparado? Então vamos nessa.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Southampton

Seguro viagem para Inglaterra »

 

Como chegar a Southampton

Southampton
Southampton está localizada no sul da Inglaterra.

Como dito acima, Southampton está localizada no sul da Inglaterra, em um braço de mar do Canal da Mancha, mais precisamente entre os rios Itchen e Test, motivo pelo qual é um dos mais importantes portos de toda a Europa.

Com uma distância relativamente curta da capital Londres, há diversas maneiras de se chegar até o município de forma simples e rápida. Aproveite e confira o post com os principais pontos turísticos de Inglaterra.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours em Southampton »

 

Carro

Visite Southampton City
Utilize carro para visitar Southampton City.

Se estiver em Londres, o caminho mais simples para se chegar a Southampton é através da autoestrada M3, na qual você fará boa parte do trajeto. Você também pode conferir mais dicas no post sobre como funciona o aluguel de carro na Inglaterra.

Saindo da capital, o ideal é pegar a M4 e ir até as proximidades da cidade de Harmondsworth, onde você entrará na M25.

De lá, andará por cerca de 10 quilômetros até chegar na M3, onde você permanecerá por pouco mais de uma hora.

Ao final da M3, você entrará em um pequeno trecho da M27 e, logo depois, chegará à Bassett Avenue, a qual seguirá até o fim, quando ela se tornará a The Avenue e te levará ao centro de Southampton.

Confira​ => Transfer do Terminal de Cruzeiros de Southampton

 

Trem

Southampton city
Trem de Southampton | Foto: mattbuck, via Wikimedia Commons

Outra maneira bastante interessante de fazer o trajeto entre a capital inglesa e a cidade portuária é através de trem que, além de mais tranquilo, ainda te permite assistir às belas paisagens. Veja também o post falando tudo sobre o transporte público e como se locomover em Londres.

Saindo da estação de Waterloo, a viagem dura entre 1h10 e 1h30 até a estação central de Southampton, e normalmente há saídas a cada 15 minutos.

Através da empresa South Western Railway, é possível encontrar passagens que vão de 30 libras — para os horários menos disputados e em classe econômica — até 80 libras para passagens de última hora e em primeira classe.

Prático​ => Transferências de terminais de cruzeiros de Londres para o sul

 

Avião

Passagem barata Southampton City
Busque passagens para Southampton.

A cidade de Southampton também possui um aeroporto que, embora não seja a principal alternativa para se chegar à cidade, é bastante movimentado.

Ainda que não haja tantas alternativas de voos, é possível encontrar passagens para diversas cidades do Reino Unido — como Manchester, Londres, Edimburgo e Glasgow — e alguns outros aeroportos europeus — casos de Paris, Amsterdam, Ibiza e Bordeaux. Veja também como ir de Paris para Londres.

Programe-se => De Southampton: Bath and Windsor Tour com o London Drop-Off

 

Navio

Como chegar a Southampton de navio.
Navio de cruzeiro em Southampton.

Sendo essa uma importante cidade portuária, não poderia ficar de fora um dos meios de transporte que mais leva turistas à região — e como eu cheguei até lá.

O porto de Southampton fica muito bem localizado, sendo possível sair de lá a pé e desbravar a cidade andando por suas lindas ruas.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Inglaterra. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Diversos são as opções de navios que param no município, sendo necessário apenas verificar o roteiro de cada cruzeiro para decidir qual será o seu escolhido.

Dica => Internet na Inglaterra

 

O que fazer em Southampton

Southampton o que fazer
A cidade oferece diversos pontos turísticos para seus visitantes.

Para quem estiver preparando uma viagem com passagem por Southampton, não há o que se preocupar quando o assunto é lazer.

A cidade oferece diversos pontos turísticos para seus visitantes, que incluem tanto passeios mais históricos quanto alguns mais culturais e outros simplesmente incríveis. Confira também outras dicas do que fazer em Londres.

Incrível​ => Londres para Southampton Cruise Terminal via Stonehenge

 

História de Southampton

História de Southampton.

Se você é daqueles que gosta de aproveitar suas férias para ter também um enriquecimento cultural e histórico, Southampton é o seu lugar.

Estamos falando aqui de uma cidade que, para resumir, é habitada desde a Idade da Pedra de acordo com estudos, foi invadida pelos romanos, recebeu ataques dos vikings, saqueada pelos franceses e foi a porta de entrada da Peste Negra na Inglaterra.

Com todos esses ataques recebidos, é normal imaginar que a proteção do município tenha tido grande impacto na arquitetura local.

Sendo assim, um dos mais interessantes passeios a se fazer por lá é caminhar pelas muralhas que um dia já protegeram a cidade. Veja mais sobre no mapa mundi da Europa.

É possível encontrar resquícios da muralha por todas as partes, mas é no Bargate — um dos portões de entrada da famosa Muralha de Southampton — que você conseguirá tirar as melhores foto.

Reserve => Londres: City Centre e Heathrow para Southampton Transfer

   

 

Jane Austin Trial

Pontos famosos de Southampton
Bargate | Foto: AlanFord, via Wikimedia Commons

Um dos maiores nomes da literatura inglesa de todos os tempos, a escritora Jane Austin é uma das estrelas de Southampton, visto que ela por muitos anos residiu na cidade.

Sendo assim, existe uma rota especial somente para visitar os locais importantes na história de Jane. Chamada de Jane Austin Trial, a rota conta com nove pontos para apreciar a vida e obra da maior celebridade local.

Entre as paradas deste trajeto estão o próprio Bargate, que possui uma placa em homenagem à escritora, a casa em que Jane residiu entre 1807 e 1809 — que hoje é um pub — e até a All Saints Chuch, igreja que ela frequentava.

Não perca => Terminal de cruzeiros de Southampton para a London Direct Transfer

 

SeaCity Museum

SeaCity Museum Southampton
SeaCity Museum | Foto: hahnchen, via Wikimedia Commons

Como muitos sabem, foi de Southampton que o navio Titanic saiu para sua primeira e última viagem. Com destino à Nova York, a embarcação acabou sofrendo um acidente no meio do caminho e afundando, matando grande parte das pessoas que estavam embarcadas.

Com toda a repercussão que o desastre teve — incluindo um filme protagonizado por Leonardo DiCaprio —, existe uma exibição dentro do SeaCity Museum, o museu da vida portuária da cidade, exclusiva para o navio.

A exibição é fantástica, contando com vários artigos recuperados do acidente, infográficos completos sobre tudo o que havia no navio e ainda uma incrível experiência em que você pode pilotar o próprio Titanic!

Muitos dos tripulantes mortos eram cidadãos de Southampton, o que faz com que haja um salão dedicado somente às vítimas da catástrofe.

Por fim, a última — e mais impressionante — sala da exibição mostra o julgamento dos responsáveis pelo acidente. Simplesmente fantástico.

O custo é de cerca de sete libras por pessoa e te dá direito a visitar não somente à exibição do Titanic, mas também toda a estrutura do museu. Fique atento e veja neste outro post, qual moeda levar para Inglaterra.

Leia mais => Passeios de graça em Londres

 

Stonehenge

Stonehenge
Stonehenge | Foto: Frédéric Vincent, via Wikimedia Commons

Tido por muitos como um dos maiores mistérios da humanidade, Stonehenge é uma estrutura formada por diversos círculos de pedras, que podem ter até cinco metros de altura.

Com tantas dúvidas a seu respeito, não se sabe muito sobre quem o construiu ou quando ele surgiu, mas especialistas creem que o monumento esteja lá por pelo menos 3.500 anos.

Localizado a cerca de 50 quilômetros de Southampton, esse é um dos passeios mais comuns para os turistas que visitam a cidade. Leia também outro artigo sobre os parques em Londres.

Chegando lá, é possível não somente visitar a estrutura e tirar lindas fotos, mas também adentrar o centro de visitantes, onde diversas das teorias para seu aparecimento são explicadas. Sem dúvida alguma, esse é um passeio único em sua vida.

 

Como se locomover em Southampton

Como se locomover em Southampton
É possível passear pela cidade a pé tranquilamente.

Dependendo do clima que você encontrar em sua passagem por Southampton — precisamos lembrar, afinal, que estamos falando da Inglaterra, terra da chuva e dos dias nublados e frios — é possível passear pela cidade a pé tranquilamente, visto que vários dos pontos turísticos citados acima são bastante próximos.

Eu, por exemplo, consegui fazer todo o trajeto do SeaCity Museum, passando pela muralha e alguns pontos da Jane Austin Trial, em um período de aproximadamente três horas caminhando.

De todos, o único que precisa de um deslocamento de carro é o Stonehenge, sendo que uma viagem de táxi até a histórica estrutura custa cerca de 80 libras.

Mas tudo depende muito do clima que pegar no dia de sua visita. Quando fui estava frio, porém com sol e sem chuva, o que possibilitou essa caminhada. Confira também o que fazer durante o verão em Londres.

Se não tiver condições climáticas para isso, ou preferir utilizar de outros meios, a melhor indicação é, com certeza, o ônibus de estilo hop on hop off, aqueles que param em diversos pontos e você pode descer e subir quando quiser, como o próprio nome sugere.

 

Onde ficar em Southampton

Onde ficar em Southampton
O Southampton Harbour Hotel & Spa é uma das melhores opções para se hospedar. | Foto: Booking

Por ser uma cidade portuária e que atrai diversos turistas — especialmente pela proximidade a Stonehenge —, existem diversas opções de hospedagem em Southampton, cabendo a você decidir a que mais se encaixa no seu bolso e gosto.

  • Southampton Harbour Hotel & Spa: Com uma localização invejável — em plena zona portuária de Southampton — está é uma das melhores opções para se hospedar na cidade. Além de todas as comodidades, como estacionamento, piscina e SPA, o local ainda fica a alguns metros de vários dos principais pontos turísticos de lá. Localização: 5 Maritime Walk | Ocean Village, Southampton SO14 3TL, Inglaterra. Nota Tripadvisor: 5,0 estrelas.
  • Room2 Southampton: Também em um ótimo ponto da cidade, esta é outra incrível opção para se hospedar na cidade, tendo ainda o benefício de custar cerca da metade do preço da alternativa citada acima. Além disso, o hotel ainda oferece uma estrutura com restaurante, bar e uma academia de ginástica completa. Localização: 1-8 Queens Terrace, Southampton SO14 3BP, Inglaterra. Nota Tripadvisor: 5,0 estrelas.
  • Jurys Inn Southampton: A uma distância de apenas 800 metros do SeaCity Museum, esta é outra boa opção para quem precisa se hospedar na cidade a um custo mais baixo. O hotel oferece um restaurante privado a seus hóspedes, bem como um bar e lounge e wi-fi gratuito. Localização: 1 Charlotte Pl, Southampton SO14 0TB, Reino Unido. Nota Tripadvisor: 4,0 estrelas.

 

   

Onde comer em Southampton

5 Rivers Sports Bar
O bar tem porções deliciosas, muita cerveja e temática esportiva. | Foto: 5 Rivers Sports Bar

Obviamente que, estando em uma típica cidade inglesa, você encontrará pubs em todos os cantos, dos grandes aos pequenos, eles estão espalhados por todas as esquinas da cidade.

Ainda assim, nem só de pubs se faz uma viagem. Selecionei três dos melhores restaurantes de Southampton para que você não passe fome em sua eurotrip.

  • 5 Rivers Sports Bar: Para um brasileiro é bem simples explicar o porquê deste ser considerado a melhor opção de alimentação. Porções deliciosas, muita cerveja e toda uma temática esportiva, inclusive com algumas mesas de sinuca para aproveitar. Não é a toa que a avaliação do local é de nota 5,0 no Tripadvisor. Localização: 30 Bevois Valley Road, Southampton SO14 0JR, Inglaterra.
  • Gatehouse 1833: Para quem quiser ter uma real experiência gastronômica britânica, este é o ponto ideal. O conceito é de um bistrô, com pratos feitos para serem apreciados não somente pela boca, mas também pelos olhos, o ambiente é ótimo e você sai de lá com o estômago cheio e a mente tranquila. Localização: The Royal Pier, Mayflower Park, Southampton, Inglaterra. Nota Tripadvisor: 5,0 estrelas.
  • The Docks Coffee House: Se for à Itália, você tem que comer massa, não é? Pois bem, na Inglaterra é obrigatório passar para tomar um café ou um chá no fim tarde. Pensando nisso, esta é a melhor opção, servindo belíssimos pratos e um café incrível desde o período da manhã até o fim da tarde. Localização: 44 Oxford Street, Southampton SO14 3DP, Inglaterra. Nota Tripadvisor: 4,5 estrelas.

Economia=> London Pass: transporte e atrações incluídas

 

Roteiro de um dia em Southampton

Portland Terrace Southampton
Rua Portland Terrace | Foto: Arriva436, via Wikimedia Commons

Com todas as informações colhidas ao longo do texto, fica fácil desenhar um roteiro de um dia em Southampton, passando pelos principais pontos da cidade e ainda curtindo todo o charme britânico da região.

O ideal é começar com um passeio até Stonehenge, já que este é o ponto mais distante e que levará mais tempo no trajeto.

Saindo logo cedo, é possível pegar o primeiro horário, das 9h, e fazer todo o tour em cerca de duas horas. Com isso, às 11h, você já pega seu meio de transporte para retornar à Southampton. Chegando lá por volta das 12h, é possível já almoçar em algum pub típico da cidade.

No período da tarde, o mais indicado é sair caminhando pelo município e curtir cada pedaço da enorme história que ele possui.

Para se iniciar, sugiro a visita ao SeaCity Museum e à exposição do Titanic, que levarão por volta de meia hora. Após isso, é só sair a pé de lá e descer a Avenida Portland Terrace até avistar o Westquay Shopping.

Southampton Old Town
Old Town | Foto: Alex Liivet from Chester, via Wikimedia Commons

Na rua ao lado do shopping já é possível encontrar o Bargate, o que indica que você estará entrando no Old Town Quarter, a famosa região histórica da cidade.

Por lá, é possível passear pelas belas ruas e avenidas, cercadas de construções antigas e de grande importância cultural, como a casa de Jane Austin e a All Saints Church. Tudo isso em alguns quarteirões.

Se estiver com fôlego, aproveite para descer toda a avenida e chegar à zona portuária de Southampton, onde poderá avistar os grandes navios cruzeiros que lá atracam.

Se essa não for sua vontade, entre em um pub novamente, peça uma cerveja e relaxe ao melhor estilo britânico.

Liverpool => Excursão seguindo os passos dos Beatles

 

Coloque Southampton em seu roteiro

Embora não muito conhecida pelo público geral, Southampton é uma das mais lindas cidades da Inglaterra e tem muito a apresentar aos turistas, tanto no quesito histórico quanto na beleza e organização do local.

Sendo assim, é imprescindível que, se estiver por perto, você adicione esse belíssimo município em seu roteiro em Londres.

Como foi possível perceber, as atrações agradam a todos os gostos e idades, além de mostrarem de uma forma muito vívida tudo o que ocorreu na cidade desde sua criação.

Agora que já sabe o que fazer em Southampton, onde comer, onde ficar e como se locomover, você está mais do que preparado para colocar a mochila nas costas e se aventurar nessa jornada.

Ficou com alguma dúvida sobre Southampton? Deixe o seu comentário abaixo!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Will Junqueira

ESCRITO POR

Will Junqueira

Will Junqueira, 25 anos, é publicitário e redator. Formado em Publicidade e Propaganda e com pós-graduação em Marketing Digital, já morou tanto em San Diego, nos Estados Unidos, quanto na Cidade do México, além de conhecer outros 12 países. Hoje, escreve principalmente sobre suas viagens, negócios e carreira, empreendedorismo e marketing.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *