Início / Américas / América Central / Cuba / Roteiro em Cuba: o que fazer de 1 a 20 dias de viagem pelo país

Roteiro em Cuba: o que fazer de 1 a 20 dias de viagem pelo país

Este artigo é um guia sobre tudo o que fazer em Cuba durante sua viagem pelo país. Afinal, Cuba é um país muito interessante, com diversos atrativos na capital, Havana, e nas cidades localizadas nos arredores. Por isso, é preciso se planejar para aproveitar tudo o que o país tem a oferecer.

As cidades de interesse estão espalhadas pela ilha, que mesmo pequena em dimensão, é bem grande em atrações. São diversas possibilidades de cidades com praias, museus, monumentos, lugares históricos e outros pontos de interesse.

Este artigo está em forma de roteiro mas é, na verdade, uma guia, que você pode e deve customizar ao seu gosto, conforme o tempo que dispõe. Confira o que fazer em até 20 dias de viagem pelo país.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Cuba?

Quanto custa o seguro viagem para o Caribe e América Central?

 

O que fazer em Cuba

Se você perguntar se 20 dias são o suficientes para conhecer Cuba, eu digo, com convicção, que não. Esse é um país que merece mais de uma viagem para ser bem conhecido e aproveitado. Por outro lado, com 20 dias em Cuba, você será capaz de conhecer algumas das principais cidades turísticas e os lugares indispensáveis em cada uma delas.

Nesta sugestão de roteiro, o ponto de partida é Havana, já que é onde está o principal aeroporto do país. Os outros destinos são Trinidad, Santa Clara e praias como Varadero e Cayos.

Curiosidade => Fatos interessantes e atualidades de Cuba

 

Roteiro em Cuba de 20 dias

Roteiro em Havana: 1, 2, 3 e 4 dias na capital de Cuba

1º dia em Havana

Roteiro de 20 dias: tudo sobre o que fazer em Cuba
Havana | Fonte: Jorge Royan, via Wikimedia Commons.

Independentemente do aeroporto de chegada – são 20 aeroportos cubanos entre nacionais e internacionais -, a capital, La Habana (Havana), merece pelo menos uns 4 dias. Para te ajudar a escolher o aeroporto e a entender como se locomover em Havana, tenho um artigo sobre o tema.

A viagem até Cuba é longa e compreende, normalmente, uma conexão, então acredito que a programação do primeiro dia deve ser mais tranquila. Opte por conhecer bem o hotel que você ficará, as regras e peça dicas ao pessoal responsável. Conheça algumas opções de hospedagens nas cidades deste roteiro em onde ficar em Cuba.

Explore os arredores, o próprio hotel ou casa de família em que estiver. Descubra o restaurante e o café mais próximo, observe as casas ou prédios do bairro. E, principalmente, descanse.

Descubra => Tour em Havana com guia local

 

2º dia em Havana

Informações sobre Havana, Cuba
Carros antigos em Cuba | Foto: Aline Schons.

No segundo dia, você pode fazer um passeio com carro antigo conversível pela cidade. Ele lhe dará uma visão geral sobre a cidade e possibilitará a identificação de alguns pontos de interesse. A duração é de pelo menos uma hora, mas vale mais a pena reservar duas horas, já que o tour inclui paradas.

Se sua hospedagem estiver no Centro Histórico, uma opção é terminar o passeio por lá e já explorar alguns dos principais lugares. Confira alguns deles no artigo sobre os 5 lugares no Centro Histórico de Havana que valem a visita. Caso contrário, melhor aproveitar para conhecer outra região, como a que está localizado o Cristo de Havana e a casa em que viveu Che Guevara.

 

3º e 4º dias em Havana

História do turismo em Cuba
Turistas em bar em Havana | Foto: Aline Schons.

Reserve mais um dia para explorar o Centro Histórico de Havana. Em um deles, conheça os bares El Floridita e La Bodeguita del Medio (um bom lugar também para almoçar), preferidos do escritor norte-americano mais famoso de Cuba, e não deixe de provar seus drinks favoritos. Saiba mais sobre ele e os bares no artigo Ernest Hemingway: o elo entre Cuba e Estados Unidos.

No dia restante, vá com calma até a Plaza de la Revolución, que você já deve ter conhecido no primeiro tour, e visite o Memorial José Martí, localizado na base do monumento em homenagem à ele. E visite também, à noite, a Fabrica de Arte Cubano – FAC. Informações mais detalhadas sobre esses pontos turísticos estão no artigo sobre  10 principais pontos turísticos de Cuba.

Reserve uma de suas refeições para visitar o inusitado e delicioso restaurante Porto Havana, situado no 11º andar de um prédio residencial de Vedado. Saiba mais sobre onde comer no país no artigo com dicas de restaurantes em Cuba e comida típica cubana.

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

Se o seu tempo na capital for maior, aproveite ainda para visitar um dos pontos de mergulho de Cuba.

Ingressos => Melhores passeios em Cuba

 

Roteiro em Varadero: dias 5, 6, 7 e 8

 Tudo sobre o que fazer em Cuba
Varadero | Fonte: Laslovarga, via Wikimedia Commons.

É hora de conhecer uma das famosas praias de Cuba. O trajeto de uma cidade à outra pode ser realizado basicamente de carro (alugado) ou de ônibus de viagem da Viazul. Varadero é uma das praias mais turísticas e mais belas de Cuba. Está entre as mais caras também. Se a sua intenção for conhecê-la, essa é a hora. A viagem até lá dura umas três horas.

Fique em um dos resorts all-inclusive e curta tudo o que ele tem a oferecer: drinks, refeições, atividades e, é claro, uma bela paisagem, com areia branquinha e mar azul. O ideal, no caso dos resorts, é ficar pelo menos quatro dias, já que o dia de entrada e, especialmente, o de saída acabam ficando pela metade.

Conheça => Hotéis all-inclusive em Varadero

 

Roteiro em Trinidad: dias 9, 10 e 11

9º dia em Trinidad

Dica de roteiro e guia de Cuba
Trinidad | Fonte: Isaychev, via Wikimedia Commons.

Depois do descanso no resort, aproveite para ir até Trinidad. Sem nenhum descanso, o trajeto dura quase sete horas, mas obviamente, é super recomendável que você pare em uma das cidadezinhas do caminho.

À noite, se estiver em uma casa de família, vale a pena experimentar o jantar que é oferecido na residência. Depois, dê uma volta pelas ruas da cidade e pare na Casa de la Música de Trinidad (falei dela no artigo 10 principais pontos turísticos de Cuba, já citado acima) para tomar um mojito e curtir a música cubana.

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5, é só clicar no botão.
 

Emocionante => Cruzeiro de Catamarã para ver golfinhos em Cuba

 

10º dia em Trinidad

Roteiro completo em Cuba
Praia Ancón | Fonte: Martin Cígler, via Wikimedia Commons.

No dia seguinte, tome o café da manhã e vá para a praia de Ancón. Outra opção é a praia Caribe. Passe o dia lá: almoce e aproveite para mergulhar ou fazer snorkeling. Essa é uma das praias mais singulares de Cuba, rica em corais.

 

11º dia em Trinidad

Dê uma última volta pela cidade pela manhã, conheça algum dos vários museus em Trinidad, almoce e pé na estrada. Próxima parada, Santa Clara!

Descubra => Hotéis mais procurados em Trinidad

 

Roteiro em Santa Clara: dias 11, 12 e 13

Tudo sobre Cuba
Teatro la Caridad, no Parque Leoncio Vidal | Foto: nurzumspass, via Wikimedia Commons.

A viagem de Trinidad a Santa Clara dura mais ou menos três horas. Se você sair depois do almoço, chegará no fim da tarde. Por isso, no meu roteiro, as duas cidades dividem o mesmo dia.

Na tarde desse primeiro dia em Santa Clara, aproveite para conhecer as proximidades do Parque Leoncio Vidal, região mais central da cidade, e arredores de sua hospedagem. Peça recomendações de onde jantar por perto. O meu restaurante favorito em Trinidad é o Saborearte, que citei no artigo com dicas de restaurantes em Cuba. Outra opção é o pequeno e simpático La Turam.

 

12º dia em Santa Clara

Guia e roteiro em Cuba
Café-Museo La Revolución | Foto: Rafael Chervenski.

No segundo dia em Santa Clara, aproveite para conhecer o Museo e Mausoleo del Che Guevara, que fica em uma região mais afastada. Visite também o Monumento al tren blindado. No entorno dos dois pontos, você encontrará lugares para comprar lembrancinhas. Santa Clara é o local ideal para fazer essas comprinhas, pois é onde os preços são menores.

À noite, conheça o Cafe-Museo La Revolución, um dos lugares mais interessantes da cidade e onde eu experimentei os melhores drinks de Santa Clara. Além do acervo sobre a Revolução e de um aparelho jukebox, o lugar tem como mascote uma simpática papagaia. Para quem deseja uma noite um pouco mais animada, pode visitar o Centro Cultural El Mejunje.

 

13º dia em Santa Clara

Roteiro de 10 dias em Cuba
As fábricas de charutos não permitem fotos do processo produtivo | Foto: Aline Schons.

Aproveite para visitar uma fábrica de charutos (o que também pode ser feito em Havana) e saiba mais sobre esse trabalho ainda bastante artesanal. Na Tabacuba, em Santa Clara, são produzidos cerca de 15 mil habanos por dia, entre 80 a 130 por pessoa.

Lá trabalham 200 pessoas, gente de todas as idades, a maioria mulheres. Cada indivíduo participa de todo o processo de produção dos charutos, os quais passam por um teste de pressão para garantir a qualidade – mais de 5% são reprovados e refeitos.

As diferentes marcas de charutos surgem a partir da variedade de folhas de tabaco. Cada um deles leva quatro folhas em média, cada uma responsável por uma característica: aroma, sabor, queima e uma quarta, mais elástica, chamada de capa.

Ao fim do passeio, vá até as Tiendas Caracol, pontos autorizados de venda, e compre alguns deles de lembrança. Almoce e visite algum dos museus da cidade, como o de Artes Decorativas. Depois, prepare-se para um pouco mais de estrada.

Dúvida=> Melhores hotéis de Trinidad

 

Roteiro em Cayo Coco ou Cayo Guillermo: dias 14, 15, 16 e 17

Principais destinos para visitar em cuba
Cayo Guillermo | Foto: Aline Schons.

O trajeto de Santa Clara até Cayo Coco é feito em cerca de três horas e meia, de carro, acrescente 30 minutos para Cayo Guillermo. No momento, não há ônibus direto no site da Viazul). Se esse for seu meio de transporte, escolha uma das cidades próximas e pegue um táxi a partir dela.

As atividades dos maiores resorts variam pouco, o que muda mais é a qualidade dos serviços. Aqui novamente você poderá aproveitar as belas praias e todas as comodidades e delícias do lugar.

Se você ainda não tiver conferido o post Onde ficar em Cuba: Hotéis em Havana, Santa Clara, Trinidad e Cayo Coco, vale ver as fotos e informações sobre alguns dos principais resorts dos Cayos.

É chegado o momento de voltar para a capital. E a viagem é longa: mais de seis horas de estrada.

Aventura => Visita à fazenda de criação de crocodilo em Cuba

 

Dias 18, 19 e 20: Aproveitar Havana

Roteiro de viagem para Cuba e tudo sobre o que fazer
Centro Histórico de Havana | Foto: Rafael Chervenski.

Reservei mais três dias de estadia em Havana, mas, caso você ache desnecessário, reduza para dois. Você pode aproveitar o período para comprar as últimas lembrancinhas e conhecer um pouco mais sobre o estilo de vida do povo cubano. Visite a Cidade Velha à noite e conheça outros bons restaurantes, como o La Guarida. Passeie pelo Malecón e outros pontos de interesse que ainda estejam em sua lista.

Histórico => Tour a pé por Havana Antiga

 

Dicas sobre o que fazer em Cuba

Se você ainda está iniciando o seu planejamento, os artigos sobre Viagem para Cuba: 10 dicas de ouro para embarcar ao país e também sobre como é o clima em Cuba: melhor época do ano para ir e viajar no país, irão te ajudar muito.

Antes de viajar, você também pode ler os artigos sobre a história e a evolução do turismo em Cuba (em breve) e os mitos e verdades sobre CubaAssim, conhecerá melhor o país e terá uma outra visão de tudo quando chegar lá. Vale a pena ler.

Como disse lá no começo, mesmo 20 dias em Cuba é pouco para conhecer todos os pontos interessantes do país. Por isso, segue as minhas sugestões para que você possa estudá-las e organizá-las da maneira que mais lhe agradar. Seja lá quando tempo você tiver disponível, aproveite!

Gostou das dicas? Incluiria algum passeio no roteiro? Conte para a gente nos comentários.

 

Leia nossos últimos artigos sobre Cuba:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Aline Schons

Sou de opinião que é mais interessante explorar primeiro o Brasil e a América Latina para só depois partir para os outros cantos desse mundão. Gosto de conhecer os estereótipos, as imagens que definem os locais, e também aprecio descobrir aquilo que foge dos roteiros turísticos. Sou gaúcha, mas moro em Brasília-DF. Tenho bacharelado em administração e jornalismo e faço mestrado em Comunicação na UnB. Além de viagens, também me interesso por temas como comunicação, feminismo, direitos humanos, empreendedorismo, política e pets.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *