Havana

Fazer turismo em Havana, capital de Cuba, é fantástico de várias maneiras. Isso porque, Havana é mais um daqueles lugares do mundo que parece cenário de filme: tem praias lindas do Caribe e ainda um visual da década de 50, com carros e construções típicas da época.

Por isso, viajar para a capital cubana é interessante por toda a história do país, que ficou “fechado” para o mundo durante décadas por conta do regime político, por toda a cultura e costumes da população e ainda pelas paisagens belíssimas da cidade.

É como visitar um museu a céu aberto que conta sua história em todos os cantos da cidade. Não é à toa que muitos viajantes tem curiosidade, visitam Cuba todos os anos e estão sempre pesquisando sobre a capital e outros destinos do país.

Quer saber mais sobre o turismo em Havana? Veja neste artigo os principais pontos turísticos da cidade, clima, moeda e tudo para seu roteiro na capital de Cuba

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Havana

Seguro para Caribe e América Central »

 

Turismo em Havana: Mapa da cidade

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours em Havana »

 

Tudo sobre Havana

Turismo em Havana
Centro histórico de Havana.

Havana é a capital e maior cidade de Cuba, com mais de 2,4 milhões de habitantes. Fica na província (espécie de estado) de Ciudad de La Habana e a sua região central está a aproximadamente 15 quilômetros das praias caribenhas e dos recifes de corais da região.

Em toda a cidade estão espalhados monumentos, museus, catedrais, grandes construções e castelos da época que o país era uma das colônias espanholas no continente americano.

Somente no centro histórico da cidade, chamado de Velha Havana há mais de 900 construções dessa época, como o Palácio Presidencial.

Vale a pena => Tour a pé por Havana em Cuba

 

Mais da história de Havana

Dicas de turismo em Havana
Centro histórico de Havana.
O explorador Cristóvão Colombo descobriu a ilha de Cuba em 1492 e, poucos anos depois, em 1519 foi fundada a cidade de Havana. E, no início do século XVII se tornou a capital do país. Ao longo de sua história, Havana tentou se manter imune nas diversas guerras pela independência do país.

A primeira foi a Guerra dos Dez Anos, de 1868 a 1878, depois houve a Guerra Chiquita, que começou em seguida no ano de 1879 e foi até 1880.

A batalha em que o país finalmente conseguiu sua independência é chamada de Guerra de 95, que durou de 1895 a 1898. A República de Cuba foi oficialmente criada em 1902.

Nos anos de 1930 e 1940, a cidade teve grande crescimento urbano e populacional, se tornando a primeira (e única) metrópole da ilha de Cuba.

Até 1952, quando o general Fulgêncio Batista subiu ao poder e iniciou uma ditadura que, ao comando dele durou apenas alguns anos, quando foi derrotado por Che Guevara e Fidel Castro.

Fidel assumiu o poder a partir de 1959 e transformou o país em uma ditadura socialista que, por um lado, aumentou o índice de desenvolvimento humano, a educação e diminuiu o mortalidade infantil, mas por outro manteve sua capital parada no tempo e isolada do mundo até por volta de 1990, com boom em 2014.

Interessante => Excursão pelos passos de Ernest Hemingway

 

Outras informações de Havana

Dicas de passeios em Havana
Cuba está na rota de furacões.

Havana tem um clima tropical, com verão quente e abafado (apesar de muitos dias nublados) e inverno fresco e com muito vento.

Além de chover bastante e, infelizmente, estar na rota de furacões da América Central, que acontece de julho a novembro. Para entender o clima e saber como evitar a época dos furacões, veja a melhor época para ir a Cuba.

Por lá se fala espanhol e há duas moedas oficiais: o Peso Cubano e o Peso Conversível, este último utilizado no turismo. Fiz um artigo com mais detalhes sobre qual moeda levar para Cuba e ainda os custos da viagem para o país.

O fuso horário de Havana é de – 2 horas em relação a Brasília, aumentando para -3 horas no horário de verão brasileiro e diminuindo para -1 horas no horário de verão de lá.

Para telefonar, você deve usar o código telefônico 53 para Cuba e para Havana depende da região que estão, pois há 11 códigos diferentes.

Brasileiros precisam de visto de turismo, além do passaporte, para viajar para Cuba, sendo que é permitido ficar 30 dias prorrogáveis por mais 30 dias.

Também é obrigatório tomar a vacina de febre amarela e ter seguro viagem. Todos os detalhes estão no artigo com dicas de viagem para Cuba.

Incrível => Tour em carro antigo pelas ruas de Havana

 

O que fazer em Havana

Pontos turísticos e passeios

Roteiro de 10 dias em Havana
Castillo de la Real Fuerza | Foto: Gorupdebesanez, via Wikimedia Commons.
Como citei no início do artigo, Havana é como um museu a céu aberto sobre a história de seu país e seus costumes e isso é ainda maior na região histórica da cidade. Fiz um artigo com os principais lugares no Centro Histórico de Havana.
Nesta lista estão lugares como a Plaza de Armas, onde está o Museo de Navegacion e o Castillo Real de La Fuerza, forte construído como  ponto de defesa da cidade e que depois se tornou a residência oficial do governador da província; a Plaza da Catedral; o Convento de Santa Clara; o Museu Casa Natal de José Martí e o Museu de La Revolución.

A cidade conta ainda com vários outros castelos como o Castillo de San Salvador de La Punta e os castillos de Los Tres Reyes Del Morro e de San Carlos de La Cabaña, além do Cristo de Havana e a casa em que viveu Che Guevara, hoje um museu com objetos pessoais do revolucionário; a avenida costeira Malecón.

Havana ainda faz parte do artigo com as principais cidades turísticas de Cuba e também do post com uma lista com os 10 pontos turísticos de Cuba.

Para aproveitar ainda mais a viagem, conheça as comidas típicas e os restaurantes em Cuba.

Divertido => Show em cabaré em Havana

 

Dicas para montar seu roteiro

Para montar seu roteiro de viagem, é importante pesquisar onde ficar em Cuba. Neste artigo há hotéis em Havana e outros destinos como Santa Clara Trinidad e Cayo Coco. E entender como como funciona o transporte em Cuba. Indico ainda o artigo com dicas de roteiro em Cuba: o que fazer de 1 a 20 dias de viagem pelo país.

 

Dicas de turismo em Havana

Roteiro de 7 dias em Havana
Museu de La Revolución | Foto: Paul Mannix, via Wikimedia Commons.

Viajar para Cuba e conhecer sua capital, Havana, é muito interessante.

Além de ser um local bacana, com muita história e belas paisagens atrai muito a curiosidade dos viajantes por conta das restrições de entrada no país e do regime socialista que vigorou fortemente por décadas.

Por isso, antes de viajar veja os mitos sobre Cuba: internet, papel higiênico, segurança, saúde, etc; e também as curiosidades de Cuba: fatos interessantes e atualidades do país.

Para outras informações sobre a Havana , vá ao site da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) e veja no post índice de Cuba. Lá estão reunidos artigos sobre diversos destinos produzidos por vários blogueiros de viagem de todo o Brasil.

Já conhece Havana? Conte o que mais gosta. Ainda não conhece? Qual atrativo mais te interessou?

Até + !!!

 

Background Tickets
Havana

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Havana

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Havana

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *