Havana

Fazer turismo em Havana, capital de Cuba, é fantástico de várias maneiras. Isso porque, Havana é mais um daqueles lugares do mundo que parece cenário de filme: tem praias lindas do Caribe e ainda um visual da década de 50, com carros e construções típicas da época.

Por isso, viajar para a capital cubana é interessante por toda a história do país, que ficou “fechado” para o mundo durante décadas por conta do regime político, por toda a cultura e costumes da população e ainda pelas paisagens belíssimas da cidade.

É como visitar um museu a céu aberto que conta sua história em todos os cantos da cidade. Não é à toa que muitos viajantes tem curiosidade, visitam Cuba todos os anos e estão sempre pesquisando sobre a capital e outros destinos do país.

Quer saber mais sobre o turismo em Havana? Veja neste artigo os principais pontos turísticos da cidade, clima, moeda e tudo para seu roteiro na capital de Cuba

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Havana

Seguro para Caribe e América Central »

Turismo em Havana: Mapa da cidade

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours em Havana »

Tudo sobre Havana

Turismo em Havana
Centro histórico de Havana.

Havana é a capital e maior cidade de Cuba, com mais de 2,4 milhões de habitantes. Fica na província (espécie de estado) de Ciudad de La Habana e a sua região central está a aproximadamente 15 quilômetros das praias caribenhas e dos recifes de corais da região.

Em toda a cidade estão espalhados monumentos, museus, catedrais, grandes construções e castelos da época que o país era uma das colônias espanholas no continente americano.

Somente no centro histórico da cidade, chamado de Velha Havana há mais de 900 construções dessa época, como o Palácio Presidencial.

Mais da história de Havana

Dicas de turismo em Havana
Centro histórico de Havana.

O explorador Cristóvão Colombo descobriu a ilha de Cuba em 1492 e, poucos anos depois, em 1519 foi fundada a cidade de Havana. E, no início do século XVII se tornou a capital do país. Ao longo de sua história, Havana tentou se manter imune nas diversas guerras pela independência do país.

A primeira foi a Guerra dos Dez Anos, de 1868 a 1878, depois houve a Guerra Chiquita, que começou em seguida no ano de 1879 e foi até 1880.

A batalha em que o país finalmente conseguiu sua independência é chamada de Guerra de 95, que durou de 1895 a 1898. A República de Cuba foi oficialmente criada em 1902.

Nos anos de 1930 e 1940, a cidade teve grande crescimento urbano e populacional, se tornando a primeira (e única) metrópole da ilha de Cuba.

Até 1952, quando o general Fulgêncio Batista subiu ao poder e iniciou uma ditadura que, ao comando dele durou apenas alguns anos, quando foi derrotado por Che Guevara e Fidel Castro.

Fidel assumiu o poder a partir de 1959 e transformou o país em uma ditadura socialista que, por um lado, aumentou o índice de desenvolvimento humano, a educação e diminuiu o mortalidade infantil, mas por outro manteve sua capital parada no tempo e isolada do mundo até por volta de 1990, com boom em 2014.

Outras informações de Havana

Dicas de passeios em Havana
Cuba está na rota de furacões.

Havana tem um clima tropical, com verão quente e abafado (apesar de muitos dias nublados) e inverno fresco e com muito vento.

Além de chover bastante e, infelizmente, estar na rota de furacões da América Central, que acontece de julho a novembro. Para entender o clima e saber como evitar a época dos furacões, veja a melhor época para ir a Cuba.

Por lá se fala espanhol e há duas moedas oficiais: o Peso Cubano e o Peso Conversível, este último utilizado no turismo. Fiz um artigo com mais detalhes sobre qual moeda levar para Cuba e ainda os custos da viagem para o país.

O fuso horário de Havana é de – 2 horas em relação a Brasília, aumentando para -3 horas no horário de verão brasileiro e diminuindo para -1 horas no horário de verão de lá.

Para telefonar, você deve usar o código telefônico 53 para Cuba e para Havana depende da região que estão, pois há 11 códigos diferentes.

Brasileiros precisam de visto de turismo, além do passaporte, para viajar para Cuba, sendo que é permitido ficar 30 dias prorrogáveis por mais 30 dias.

Também é obrigatório tomar a vacina de febre amarela e ter seguro viagem. Todos os detalhes estão no artigo com dicas de viagem para Cuba.

O que fazer em Havana

Pontos turísticos e passeios

Roteiro de 10 dias
Castillo de la Real Fuerza | Foto: Gorupdebesanez, via Wikimedia Commons.

Como citei no início do artigo, Havana é como um museu a céu aberto sobre a história de seu país e seus costumes e isso é ainda maior na região histórica da cidade. Fiz um artigo com os principais lugares no Centro Histórico de Havana.

Nesta lista estão lugares como a Plaza de Armas, onde está o Museo de Navegacion e o Castillo Real de La Fuerza, forte construído como  ponto de defesa da cidade e que depois se tornou a residência oficial do governador da província; a Plaza da Catedral; o Convento de Santa Clara; o Museu Casa Natal de José Martí e o Museu de La Revolución.

A cidade conta ainda com vários outros castelos como o Castillo de San Salvador de La Punta e os castillos de Los Tres Reyes Del Morro e de San Carlos de La Cabaña, além do Cristo de Havana e a casa em que viveu Che Guevara, hoje um museu com objetos pessoais do revolucionário; a avenida costeira Malecón.

Havana ainda faz parte do artigo com as principais cidades turísticas de Cuba e também do post com uma lista com os 10 pontos turísticos de Cuba.

Para aproveitar ainda mais a viagem, conheça as comidas típicas e os restaurantes em Cuba.

Dicas para montar seu roteiro

Para montar seu roteiro de viagem, é importante pesquisar onde ficar em Cuba. Neste artigo há hotéis em Havana e outros destinos como Santa Clara Trinidad e Cayo Coco. E entender como como funciona o transporte em Cuba. Indico ainda o artigo com dicas de roteiro em Cuba: o que fazer de 1 a 20 dias de viagem pelo país.

Dicas de turismo em Havana

Roteiro de 7 dias em Cuba
Museu de La Revolución | Foto: Paul Mannix, via Wikimedia Commons.

Viajar para Cuba e conhecer sua capital, Havana, é muito interessante.

Além de ser um local bacana, com muita história e belas paisagens atrai muito a curiosidade dos viajantes por conta das restrições de entrada no país e do regime socialista que vigorou fortemente por décadas.

Por isso, antes de viajar veja os mitos sobre Cuba: internet, papel higiênico, segurança, saúde, etc; e também as curiosidades de Cuba: fatos interessantes e atualidades do país.

Já conhece Havana? Conte o que mais gosta. Ainda não conhece? Qual atrativo mais te interessou?

Até + !!!

Background Tickets
Havana
Promoções de Passagens
Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Havana

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Havana

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *