Pontos turísticos de Cuba: 10 principais atrativos do país

Pontos turísticos de Cuba: 10 principais atrativos do país

Vai viajar e quer saber os principais pontos turísticos de Cuba? Veio ao artigo certo! Antes de começar, já aviso que é impossível resumir as inúmeras possibilidades de Cuba em um único post. Esta lista poderia ser fechada apenas com sugestões de museus, por exemplo. São centenas espalhados pela ilha!

Mesmo com essa tarefa, que pode soar pretensiosa, apontarei aqui aqueles que considero os principais pontos turísticos de Cuba. São lugares imperdíveis por sua singularidade ou visibilidade (os mais visitados) e locais que realmente valem a pena a visita, levando em conta um panorama bem geral do país. Confira agora esse seleção imperdível.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Cuba

Seguro viagem para América Central »

 

Melhores pontos turísticos de Cuba

  1. Plaza de la Revolución
  2. La Bodeguita del Medio e El Floridita
  3. Fabrica de Arte Cubano
  4. Parque Metropolitano ou Almendares
  5. Cueva de Saturno
  6. Conjunto de Esculturas e Mausoléu Guevara
  7. Casa de la Música de Trinidad
  8. Cuartel Moncada
  9. Puente Bocunayagua
  10. Zoologico de Piedra

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Cuba »

 

Plaza de la Revolución (Habana)

Pontos turísticos de Cuba
Memorial José Martí | Foto: FDBK, via Wikimedia Commons.

Esse com certeza é um dos lugares imperdíveis de Havana, capital de Cuba. É nele que está localizado o Memorial José Martí, sinalizado por uma torre de 112 metros, o ponto mais alto da capital, e pela estátua do herói cubano.

O projeto foi finalizado no final dos anos 1950 e seus idealizadores foram o arquiteto Aquiles Maza e o escultor Juan José Sicre. O Memorial mesmo, localizado na base do monumento, só passou a funcionar em 1996.

Em frente à Praça está uma das paisagens mais fotografadas da América Central e Caribe, a reprodução da imagem de Che Guevara, em alto relevo. O design, inspirado na foto clássica de Alberto Korda, é do artista Enrique Ávila González.

Ela foi instalada na parede do Ministério do Interior do país, em 1993, e é acompanhada pelo lema do Che: “Hasta la victoria siempre”.

Imagens de Cuba pontos turísticos
Instalação de Che Guevara. | Foto: Aline Schons.

Menos conhecida é a imagem de outro herói da Revolução, ostentada ao lado, no Ministério de Comunicações: Camilo Cienfuegos. A obra foi inaugurada em 2009 e pertence ao mesmo artista. A frase de destaque é: “Vas bien Fidel”.

Em 2013, González idealizou ainda uma terceira escultura do tipo, a de Juan Almeida Bosque, em Santiago de Cuba. Localizada na Plaza de la Revolución Antonio Maceo, no Teatro Heredia, o mote apresentado é: “Aquí no se rinde nadie”.

Imperdível => Passeio por Havana a bordo de um conversível dos anos 50

 

La Bodeguita del Medio e El Floridita (Habana)

A história do turismo em Cuba
Movimento em frente a um dos bares mais frequentados por turistas em Havana. | Foto: Aline Schons.

Esses são dois dos bares mais famosos e frequentados por turistas do Centro Histórico de Havana.

A popularidade dos estabelecimentos é devida, principalmente, a seus célebres frequentadores, como o escritor americano Ernerst Hemingway, além de Pablo Neruda e Gabriel García Márquez, no caso do La Bodeguita. Por falar nisso, conheça uma excursão sobre os lugares preferido do autor Ernest Hemingway em Cuba.

Para saber mais sobre os bares e o escritor,  leia o post Ernerst Hemingway: o elo entre Cuba e Estados Unidos.

Prático e econômico => Passeio turístico de Havana

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide em Cuba. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Fabrica de Arte Cubano – FAC (Habana)

A FAC com certeza foi um dos lugares mais interessantes que visitei em Cuba. Lá, você vai ao museu de arte e já fica para o jantar e para festa. O lugar é enorme, e a noite acontece também em meio às exposições! A entrada custa 2 CUC.

O restaurante do local, o Tierra Arte Culinario, é um dos meus favoritos. Outras informações no artigo com dicas de restaurantes em Cuba e comida típica cubana.

Histórico => Tour a pé por Havana Antiga

 

Parque Metropolitano ou Almendares (Habana)

Atrativos de Cuba
O lugar é sagrado para religiões de matriz africana. | Foto: Aline Schons.

Também conhecido como bosque de Havana, este é um dos pontos turísticos de Cuba perfeitos para quem gosta de natureza e muito verde. As pedras misturadas às árvores, cipós e trepadeiras e o rio Almendares dão muita energia e beleza ao espaço.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Para quem vai ficar mais tempo em Havana, vale a pena uma caminhada com calma no parque. O lugar é sagrado para religiões de matriz africana, e comumente utilizado para rituais de oferendas. Então, se você é sensível a isso, evite! O passeio só não é melhor pela falta de cuidado com o descarte de lixo.

Imperdível => Tour em Havana sobre as religiões afro-cubanas 

 

Cueva de Saturno (perto de Varadero)

Três lugares turísticos de Cuba
Cueva de Saturno. | Fonte: Emmanuel Huybrechts, via Wikimedia Commons.

Um dos pontos turísticos de Cuba mais conhecidos é a Cueva del Cepero, outro lugar ideal para amantes de natureza. A caverna é alagada e a água é azul, habitada por peixes e crustáceos. A profundidade chega a 18 metros e é permitido nadar no local. Mas atenção, a água é fria!

A atração está aberta das 9h às 18h. Vá cedo para apreciar a gruta antes do movimento de turistas. A entrada custa 5 CUC.

Leia também => Excursão de jipe pelo Vale de Yumurí

 

Conjunto de Esculturas e Mausoléu Guevara (Santa Clara)

Pontos de interesse em Cuba
Este é um local muito visitado por turistas. | Foto: Rafael Chervenski.

A construção do conjunto teve início em 1987 e o seu principal ponto é a estátua de bronze de Che Guevara. Ela pesa 20 toneladas e tem quase 7 metros altura, sem contar o pedestal de 16 metros que a ostenta. O lugar é muito bem cuidado e já foi premiado por sua conservação.

Abaixo das esculturas, encontra-se um museu com inúmeras fotos, objetos e relatos sobre a história de Che e da Revolução. Junto a ele, inaugurado em 1997, o mausoléu, que abriga os restos mortais do ícone cubano e de seus companheiros na Guerra Boliviana.

Lá também está o corpo de Haydée Tamara Bunke Bider, mais conhecida Tania. Ela foi a única mulher que lutou ao lado de Che na guerrilha – também morta em combate.

Fique ligado => Como se locomover em Cuba?

 

Casa de la Música de Trinidad

Balada em Cuba
Este é um ótimo lugar pra quem está atrás de agito. | Fonte: Yoeztudioz, via Wikimedia Commons.

O espaço está situado na Praza Mayor (zona de wi-fi), coração da cidade, em uma escadaria. Ali há diversos bares, música ao vivo e clima para dançar e beber mojitos, porém com poucas opções de comida.

É o principal lugar para curtir a noite em Trinidad, especialmente para turistas. O local lota, então, não chegue muito tarde se quiser garantir uma mesa. A entrada custa 1 CUC, a partir das 21h, mas pode aumentar de acordo com o degrau em que você escolhe a mesa – quanto mais alto, maiores as gorjetas.

Leia também => Melhores pontos de mergulho em Cuba

 

Cuartel Moncada (Santiago de Cuba)

O que visitar em Cuba?
Cuartel Moncada. | Fonte: Cancillería Ecuador, via Wikimedia Commons.

O quartel Moncada é referência para quem busca conhecer mais sobre a história de Cuba. Ele foi cenário de uma memorável tentativa de ocupação, liderada por Fidel Castro, um ato em oposição ao ditador Fulgencio Batista. No mesmo dia também foram tomados o Hospital Saturnino Lora e o Palácio da Justiça de Santiago.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

O episódio não teve êxito. Em desvantagem, Fidel ordenou que a tropa se retirasse. Apesar disso, foi a partir do acontecimento que o movimento em prol da Revolução se intensificou. A partir de 1955, marcando a data do assalto, foi firmado o Movimiento 26 de Julio, e a data passou a ser conhecida como Victoria de las ideas. Ele foi um dos mais importantes na luta contra a ditadura no país.

Hoje, o quartel abriga uma escola. Há também um museu no seu interior, com possibilidade de visita guiada.

Incrível => Snorkel no mar o Caribe em Cuba

 

Puente Bocunayagua (entre Matanzas e Mayabeque)

vistas imperdíveis em cuba
Puente Bocunayagua. | Fonte: Qyd, via Wikimedia Commons.

Essa ponte é uma dos maiores feitos da engenharia cubana. A obra foi finalizada em 1959 e conta com 110 metros de altura.

Para admirar a paisagem e a arquitetura, relaxe por algum tempo no miradouro da região e aprecie uma boa piña colada. A Bocunayagua não é única estrutura do tipo para admirar em Matanzas, conhecida como Cidade das Pontes. Outros exemplos são: Puente Calixto García, Sanchéz Figueras, Canímar e de la Concordia.

Não perca => Dicas de ouro para embarcar para Cuba

 

Zoologico de Piedra (Yateras, Guantánamo)

zoológico de cuba
Zoologico de Piedra. | Fonte: Dr.Torres C., via Wikimedia Commons.

Um zoológico inteiro esculpido em pedras. foi isso que criou o artista autodidata Ángel Iñigo Blanco, com o auxílio de seu filho. Os 426 animais foram produzidos ao longo de 29 anos e podem ser encontrados na Finca San Lorenzo.

O passeio acontece por caminhos íngremes, pois a região é montanhosa. Há também um restaurante no local. A entrada custa 1 CUC.

Emocionante => Cruzeiro de Catamarã para ver Golfinhos em Cuba

 

Atrativos turísticos de Cuba 

Este artigo dá apenas uma ideia da quantidade de coisas que você pode fazer em uma viagem para Cuba. O ideal é escolher os passeios que mais combinam com você e montar o seu próprio roteiro. Nesta lista tem de tudo um pouco, monumentos, bares, visuais incríveis, atividade radical, entre outros.

Qual desses pontos turísticos de Cuba você ficou com vontade de conhecer? Deixe nos comentários! E se você já foi a algum desses locais, descreva sua experiência.

 

Leia as últimas matérias sobre Cuba:

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Aline Schons

ESCRITO POR

Aline Schons

Gaúcha morando em Brasília. Sou de opinião que é mais interessante explorar primeiro o Brasil e a América Latina para só depois partir para os outros cantos desse mundão. Gosto de conhecer os estereótipos, as imagens que definem os locais, e também aprecio descobrir aquilo que foge dos roteiros turísticos. Sou mestra em Comunicação pela UnB, graduada em administração e em jornalismo. Feminista. Além de viagens, também me interesso por temas como direitos humanos, empreendedorismo, política e pets (tenho dois gatos e um cachorro, todos tirados da rua).

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *