Início / Américas / América Central / Cuba / Clima em Cuba: melhor época do ano para ir e viajar no país

Clima em Cuba: melhor época do ano para ir e viajar no país

Furacões, sol a pino, tempestades tropicais, chuva de verão… O clima caribenho tem de tudo! E este é sempre um ponto importante a ser considerado no planejamento de uma viagem. O clima em Cuba e outras ilhas do Mar do Caribe podem até ter temperaturas mais estáveis, mas, ainda assim, é sempre bom saber mais a respeito do que você pode encontrar por lá – além de, é claro, evitar a temporada de furacões. Neste post, serão apresentadas algumas informações acerca do território cubano, as médias de temperatura e a melhor época do ano ir a Cuba, viajar e conhecer o que o país tem de melhor.

Planeje sua viagem => Confira as melhores ofertas de hospedagem em Cuba

Quanto custa o seguro viagem para o Caribe e América Central?

 

O arquipélago cubano

Clima em Cuba e melhores épocas para ir
Imagem de satélite de 2001 | Fonte: NASA/GSFC, via Wikimedia Commons.

Cuba faz parte da América Central e Caribe e é considerada a 15a maior ilha do mundo em extensão e a maior do Caribe: são cerca de 104 mil quilômetros quadrados. Para atravessá-la, considerando o lado mais longo, é preciso percorrer aproximadamente 1.250 quilômetros.

O país, um arquipélago, ainda é formado por quatro grupos menores de ilhas: Colorados, Sabana-Camagüey (Jardines del Rey), Jardines de la Reina e Canarreos, do qual faz parte a Isla de la Juventude – segunda maior depois de Cuba. A extensão total chega a quase 110 mil quilômetros quadrados.

A população cubana ultrapassa os 11 milhões. Hoje em dia, a grande maioria vive em áreas urbanas. Veja mais algumas dicas de viagem e curiosidades sobre Cuba, o artigo é essencial para quem está embarcando para o país.

 

Temperaturas médias e melhor época para ir a Cuba

As temperaturas médias em Cuba variam entre 25 graus, no verão (abril a setembro), e 22 graus, no inverno (outubro a março). Lógico, mesmo sendo um país relativamente pequeno, o clima oscila de uma região para outra.

Quando é verão em Cuba
Gráfico de temperaturas e precipitações em Havana | Fonte: Worldmeteo.

A estação mais fria vai de novembro a abril, sendo também a menos chuvosa. Esse é o período de alta temporada, apesar de haver muitos turistas do hemisfério norte entre julho e agosto. Já de maio a outubro, as precipitações aumentam junto com a temperatura. O gráfico abaixo ilustra bem o clima de Cuba, a partir do exemplo da capital Havana.

 

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

Me preocupar com furacões em Cuba?

Sim, Cuba é uma das regiões do Caribe que é atingida com certa frequência por esse tipo de fenômeno. O período que vai de junho a novembro concentra a grande maioria dos registros, sendo a época de furações em Cuba. Setembro o mês mais crítico.

O furacão Irma, o mais recente deles, que chegou a Cuba em escala 5, equivalente a mais alta intensidade, ocorreu em setembro de 2017. Os ventos atingiram 290 quilômetros por hora. Apesar da grande força, e das perdas causadas, inclusive de 10 vidas humanas, o estrago foi pequeno, se comparado com outros países. Na Flórida (Estados Unidos), por exemplo, foram registradas mais de 50 mortes em decorrência do mesmo furação.

Época de furacões em Cuba
Imagem de satélite do furacão Irma | Fonte: NASA, via Wikimedia Commons.

Cuba possui uma forte cultura de prevenção e de recuperação de desastres. Graças a isso, embarquei para lá cerca de quatro meses depois do Irma e vi cidades em pleno funcionamento, com poucos sinais de que um fenômeno de tal magnitude tivesse passado.

 

Minha experiência com o clima em Cuba

Melhor época para ir a Cuba
Praia de Santa Lucía | Foto: Aline Schons

Viajei entre o meio de janeiro e o início de fevereiro para Cuba. A escolha do período envolveu o valor do passagem e a baixa incidência de furacões. Os meus bilhetes já estavam comprados quando o Irma passou pela ilha.

Isso não me amedrontou, embora eu certamente tenha ficado preocupada com o que poderia encontrar por lá. Infelizmente, muitas pessoas, por medo do desastre ou por receio de que faltasse infraestrutura, acabaram cancelando suas viagens. Isso foi contado pelos próprios funcionários de hotéis.

Em um deles, em Cayo Coco, havia um mural de fotos do caos deixado pelo último desastre. Impressionante a capacidade de reconstrução e de reorganização desse país. E isso não se limita aos grandes hotéis, que obviamente têm mais recursos, isso foi visível em diferentes lugares pelos quais tive a oportunidade de passar.

É claro, ainda existem cidades menores e bastante afetadas pelo furacão que continuam tentando se reerguer. Em Trinidad, por exemplo, ouvimos o relato de um jovem que contava que dois dias após a passagem do Irma, centenas de trabalhadores voluntários já retiravam todo o entulho das ruas e reconstruíam as casas da vizinhança eventualmente destelhadas.

Para um país que vive basicamente de turismo, os últimos meses não foram os melhores. Somando-se aos estragos do Irma, no mês seguinte, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, resolveu retomar as restrições para viagens de norte-americanos a Cuba.

 

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

Leva um casaquinho

Como eu disse mais acima, as temperaturas médias de Cuba não costumam ser baixas. Apesar disso, peguei alguns dias de frio por lá, em que um casaquinho só, não foi o suficiente. Pelo que li nos noticiários e ouvi dos cubanos, temperaturas como as que peguei não são tão comuns, mesmo naquele período. Era a frente fria conhecida como El Norte.

Além do frio, também passei por alguns dias de chuva, apesar de ter viajado na época de clima seco, isso sem falar no vento. Uma amiga que chegou no país perto do dia em que eu iria embora, relatou que em sua estadia os dias foram quase todos quentes e com sol. Sim, fui premiada!

Mas, veja bem, eu estava em Cuba. Não é qualquer friozinho ou chuvinha que me abalaria. Usei mil vezes a mesma roupa mais quentinha que eu tinha, e bola para frente.

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

Alguns dias, para minha alegria, foram de sol. Calor escaldante realmente não teve, mas deu para tomar banho de mar e curtir a praia.

Minha recomendação: segue aquele clássico conselho de mãe e leva um casaquinho, talvez dois, porque pode ser necessário, especialmente se os meses de viagem forem longe do verão, janeiro e/ou fevereiro.

 

Cuba vai muito além das praias

Melhor época para visitar Cuba
Habana Vieja | Foto: Aline Schons.

As praias cubanas realmente são paradisíacas e vale a pena visitá-las, independentemente do clima. Contudo, há muito mais a ser aproveitado.

A arquitetura de Cuba é sem dúvida um dos grandes atrativos. Ela pode ser observada e admirada por quase todo o país. Destaco as construções antigas das cidades de La Habana e de Trinidad, ambas declaradas Patrimônios da Humanidade pela UNESCO (e não são os únicos do país). Conto mais detalhes sobre esses lugares no post sobre as principais cidades turísticas de Cuba.

Além disso, há uma infinidade de museus e monumentos espalhados pela ilha, impossível dar conta de todos.

Com chuva ou sol, frio ou calor, conhecer Cuba vale a pena. Viajar vale a pena! Se você já foi e tem mais dicas sobre as melhores épocas do ano para visitar Cuba, deixe seu comentário!

 

Leia as últimas matérias sobre Cuba:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Aline Schons

Sou de opinião que é mais interessante explorar primeiro o Brasil e a América Latina para só depois partir para os outros cantos desse mundão. Gosto de conhecer os estereótipos, as imagens que definem os locais, e também aprecio descobrir aquilo que foge dos roteiros turísticos. Sou gaúcha, mas moro em Brasília-DF. Tenho bacharelado em administração e jornalismo e faço mestrado em Comunicação na UnB. Além de viagens, também me interesso por temas como comunicação, feminismo, direitos humanos, empreendedorismo, política e pets.

2 Comentários

  1. Adorei o post!!!
    Fiz uma viagem para Cuba nesse feriado de Carnaval e fiquei encantado com tanta beleza. Com certeza eu vou voltar mais vezes para lá.

    O blog de vocês foi uma das melhores dicas que peguei no site da Hot Milhas. https://www.hotmilhas.com.br/5-blogs-viajar-mais-milhas-aereas/

    Estarei aqui mais vezes!

    Abraços.

  2. valeu amigo, obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *