Mitos sobre Cuba: internet, papel higiênico, segurança, saúde etc

por Aline Schons

Mitos sobre Cuba: internet, papel higiênico, segurança, saúde etc

Você está arrumando as malas, mas não consegue parar de pensar nos mitos sobre Cuba? Calma, você não é o único.

Infelizmente, por uma série de motivos, nem tudo o que ouvimos nos noticiários ou lemos por aí refletem a realidade que encontraremos hoje na ilha. Nesse emaranhado de narrativas, mitos, meias verdades e mentiras se misturam.

Por isso, a partir da minha experiência no país, apresento algumas respostas a questões que eu ouvia falar sobre Cuba antes da minha viagem. Mito ou verdade? Descubra agora!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Cuba

Seguro viagem para o Caribe e América Central »

 

Principais verdades sobre Cuba

ruas de havana
Existem muitas diferenças, além de mitos sobre Cuba.

Uma coisa é verdade, nós sentimos um certo estranhamento ao chegar em Cuba, porém, passado o susto, o país da América Central não é tão diferente assim. Os fatos que eu considero mais curiosos estão a seguir:

  • Não tem internet
  • Falta tudo, até papel-higiênico
  • Segurança, educação e saúde de qualidade

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Cuba »

 

Não tem internet

Já foi verdade! Fui para Cuba avisando aos amigos e familiares que provavelmente ficaria alguns dias sem entrar em contato. Achei que acesso à internet fosse coisa rara por aqui, mas, já no primeiro dia, vi que estava enganada.

Nas principais cidades, existem áreas públicas estratégicas com sinal wi-fi. O acesso é realizado por meio de um cartão pré-pago, com 1h de duração, que pode ser usado aos poucos. O valor para turista é de 1CUC, chegando a 3CUCs em alguns lugares, como hotéis que revendem os cartões. Para locais, assim como para tudo, o preço é bem inferior, e sempre pago em CUPs. Equivaleria a alguns poucos centavos de real para a gente.

Descubra => Tour em Havana com guia local 

Mitos sobre Cuba
Mitos sobre Cuba: Cartão de internet.

Em hotéis, hostels e casas de família também é comum haver sinal de internet, embora o cartão de acesso continue sendo necessário. O ponto também é instalado em residências comuns, mas acredito que isso dependa muito da localidade e parece ser ainda pouco acessível ao bolso do povo cubano. Nesse caso, também são disponibilizados pacotes de acesso mensal.

Imperdível => Passeio por Havana a bordo de um conversível dos anos 50

 

A origem da afirmativa

O fato é que o acesso à internet é coisa bem recente no país. Por isso, muitas informações encontradas por aí, relativamente atuais (dos últimos anos), já não refletem mais a realidade de Cuba. O trecho da notícia abaixo, do site Cuba Debate, é de março de 2016:

“Nós, cubanos, queremos – precisamos – da internet. E logo. Para ontem. Para melhorar nossas relações comerciais, econômicas e culturais; estar um pouco menos parados no século XX. E isso é impossível enquanto não houver infraestrutura de telecomunicações que permita amplo acesso da grande maioria, o que não conseguiremos mesmo se convertermos até o último parque em nosso país em ponto de acesso wi-fi” (tradução livre).

A reivindicação daquele povo, aos poucos, é atendida. O alcance em residências comuns, por exemplo, começou a ser implementado, de forma experimental, em 2016, em Havana. Há pouco mais de um mês, a Empresa de Telecomunicaciones de Cuba (Etecsa) também anunciou que o serviço de telefonia móvel (3G) está prestes a ser disponibilizado. Ou seja, as coisas estão mudando.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide em Cuba. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Prático e econômico => Passeio turístico em Havana

Curiosidades de Cuba
Ponto de acesso à internet, Santa Clara, Cuba. | Foto: Rafael Chervenski.

Não podemos falar em uma internet ampla, universal, ideal ou da melhor qualidade ainda na ilha. E no Brasil, podemos? Vi muitas pessoas em praças públicas fazendo vídeo-chamadas pelo celular, ainda que a conexão seja, muitas vezes, lenta. Confesso que isso nem sempre é possível na minha casa, com internet banda larga, sem que inúmeros cortes aconteçam.

Quis aprofundar esse tópico porque acredito que seja algo que realmente interesse a maior parte de vocês, viajantes. Se hoje não consigo me ver desconectada – tenho acesso à internet em casa, na universidade, no celular, no metrô e em quase todos os lugares que vou –, o acesso cronometrado em Cuba, me fez refletir sobre o tempo que tenho despendido entre uma mensagem e outra e a real necessidade de estar 100% online.

Leia também => Dicas de restaurantes em Cuba

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Falta tudo, até papel-higiênico

Mito! Entre os itens que levei na minha mala estavam alguns rolos de papel-higiênico e barrinhas de cereal, só para garantir. Foi um exagero da minha parte. Para não trazer de volta na mala, fui deixando em restaurantes de beira de estrada os rolos e as barrinhas foram comidas de qualquer jeito, porque é um lanche que eu gosto. Necessidade de verdade? Não havia nenhuma.

Histórico => Tour a pé por Havana Antiga

Fome e miséria em cuba
Mitos sobre Cuba: Feira de verduras, legumes e salgados, Havana, Cuba. | Foto: Aline Schons.

Mesmo com as restrições comerciais impostas ao país, papel-higiênico é um item que, ao menos hoje, é encontrado em qualquer mercadinho. Neles também são ofertados alimentos e outros produtos de higiene, tudo em pequenas quantidades, e com muitas marcas desconhecidas por nós.

Há um grande senso de coletividade em Cuba, ninguém sai comprando um estoque de determinado produto, a exemplo do que vimos ocorrer recentemente no Brasil, durante a greve de caminhoneiros. Até mesmo porque lá o poder aquisitivo é pouco variável, embora a expansão do turismo dê brecha para maiores oscilações.

Leia também => Excursão de jipe pelo Vale de Yumurí

 

Segurança, educação e saúde de qualidade

Mitos e verdades de Cuba
Mitos sobre Cuba: Escola na cidade de Trinidad. | Foto: Mmoyaq, via Wikimedia Commons

Verdade! De acordo com o economista Ricardo Amorim, apresentador do programa de TV Manhattan Connection, em Cuba, apenas essas três coisas funcionam: segurança, saúde e educação. De fato, as necessidades básicas dos cidadãos da ilha, incluindo as três, são muito bem atendidas. E talvez seja, realmente, o melhor de Cuba. Poderíamos ainda acrescentar o acesso à moradia e alimentação, entre outros.

Leia mais => Dicas de viagem para Cuba

 

Saúde

modo de vida em cuba
Mitos sobre Cuba: Hospital de maternidade de Havana, à esquerda. | Foto: Aline Schons.

A atenção à saúde básica e familiar é muito forte. Há médicos comunitários à disposição da população, são pessoas comuns, que já ganham salários equivalentes a maioria das outras profissões, e acessíveis. (Isso também me fez entender um aspecto fundamental: a vocação é primordial na escolha de uma profissão em Cuba).

Os equipamentos para realizar exames e cirurgias, é claro, podem deixar a desejar. Uma amiga que fez um curso em um hospital de Havana me contou que profissionais da área da saúde do país fazem milagres com os recursos e pouca tecnologia que possuem. E ainda é muito comum o uso de medicina natural como alternativa a alguns medicamentos.

Confira => Como se locomover em Cuba

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Segurança

Cuba pobreza extrema
Mitos sobre Cuba: Santa Clara à noite. | Foto: Rafael Chervenski.

Não me senti insegura em nenhum momento no país. É libertador poder andar pelas ruas das cidades sem preocupação. Os relatos de assaltos ou qualquer caso de violência, mesmo a turistas, são raros. “Uns dois casos por ano”, ouvimos em Trinidad.

É preciso destacar que vi alguns relatos de assédio a mulheres estrangeiras em blogs. Casos menos graves, sem contato físico (palavras e olhares), mas ainda assim assédio. Talvez por estar acompanhada por homens, não vivenciei isso. No entanto, uma amiga, que viajou sozinha, confirmou que esse foi um ponto que a incomodou.

Leia também => Melhores pontos de mergulho em Cuba

 

Educação

Estudar em cuba
Mitos sobre Cuba: Universidade de Havana. | Fonte: Anton Zelenov, via Wikimedia Commons.

Crianças e adolescentes com uniforme de colegial são vistas com frequência pelas ruas do país. Passei em frente de inúmeras escolas, mesmo nos menores vilarejos. Isso sem falar no acesso gratuito à graduação e pós-graduação, o que ocorre, no entanto, mediante processo seletivo.

A conversa com locais reflete a qualidade da educação. Em geral, são pessoas de amplo conhecimento cultural, histórico e político. Sim, a política (de esquerda) está em todos lugares. Bilíngues, trilíngues… Inglês fluente é, de fato, o básico para quem vive em Cuba, muito em razão da necessidade imposta pelo turismo.

Sobre o Brasil, sabiam bastante da política e das novelas, também famosas por lá. Se falavam português? Quase nada.

Emocionante => Cruzeiro de Catamarã para ver golfinhos em Cuba

 

Mais mitos sobre Cuba

Existem muito mais mitos sobre Cuba, porém, procurei não entrar muito em questões políticas neste post (já que elas variam muito de acordo com a visão de cada pessoa), embora, em se tratando de Cuba, seja quase impossível.

Você já viajou para Cuba? Quais foram suas impressões do país? Se não foi, o que mais te desperta curiosidade? Deixe sua resposta aqui nos comentários, vamos bater um papo.

 

Leia as últimas matérias sobre Cuba:

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Aline Schons

ESCRITO POR

Aline Schons

Gaúcha morando em Brasília. Sou de opinião que é mais interessante explorar primeiro o Brasil e a América Latina para só depois partir para os outros cantos desse mundão. Gosto de conhecer os estereótipos, as imagens que definem os locais, e também aprecio descobrir aquilo que foge dos roteiros turísticos. Sou mestra em Comunicação pela UnB, graduada em administração e em jornalismo. Feminista. Além de viagens, também me interesso por temas como direitos humanos, empreendedorismo, política e pets (tenho dois gatos e um cachorro, todos tirados da rua).

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Breno

    Adorei o relato!!!!!

  2. Polly Batista

    Valeu, Breno!