8 principais cidades turísticas para visitar em Cuba

por Aline Schons

8 principais cidades turísticas para visitar em Cuba

Cuba é um país relativamente pequeno. O fato talvez leve a crer que será fácil conhecer toda a ilha (ou boa parte dela) em alguns dias de viagem. Não se engane, pois o turismo está bem presente e há muito o que explorar no país.

Minha viagem durou cerca de 20 dias e não consegui visitar tudo o queria gostaria. Abaixo apresento algumas das principais cidades turísticas de Cuba, por regiões, para ajudar você a planejar melhor sua viagem e conhecer alguns dos destinos cubanos mais interessantes!

Entre as 10 cidades mais populosas de Cuba, apenas Havana, Santiago de Cuba e Santa Clara aparecem em minha lista, em 1°, 2° e 5° lugares, respectivamente.

Já as outras 5 cidades cubanas, estão sim entre as mais visitadas em viagens de turismo, como as cidades históricas de Trinidad e Cienfuegos, além de destinos mais turísticos como Varadero e os cayos Coco e Guillermo. É cada lugar, que as imagens e fotos já nos deixam com vontade de viajar!

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Cuba

Seguro viagem para o Caribe

 

Cidades turísticas de Cuba: região ocidental

  1. La Habana
  2. Varadero
  3. Isla de la Juventud
  4. Cienfuegos
  5. Santa Clara
  6. Trinidad
  7. Cayos
  8. Santiago de Cuba

Dificilmente alguém irá para Cuba e deixará a capital Havana fora do seu roteiro de viagem, ainda que o aeroporto de chegada e de partida esteja em outra cidade.

Havana realmente é parada obrigatória na América Central e, consequentemente, a passagem pela região ocidental inevitável.

O ocidente cubano é composto pelas províncias de Pinar del Río, Artemisa, La Habana, Matanzas, Mayabeque e Isla de la Juventud (município especial).

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Cuba »

 

1. La Habana

Cidades turísticas de Cuba
Foto: Guilherme Da Hora.

A capital cubana tem 721 km2 de extensão e mais de 2 milhões de habitantes. A economia de Havana, assim como de boa parte da ilha, gira em torno do turismo, mas lá também está localizada boa parte da indústria local.

No centro histórico de La Habana Vieja, presente na lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO desde 1982, são encontradas algumas das principais atrações turísticas de Cuba. Lá percebe-se um cuidado maior de manutenção, preservação e restauração das construções histórias. Em muitos locais, paralelamente à estrutura restaurada, é mantido pelo menos um pedaço de parede mostrando exatamente como era a forma original.

Cidades para visitar em Cuba
Foto: Aline Schons.

No centro histórico, você encontrará diversos museus, praças, igrejas, bares e restaurantes, entre eles os famosos La Bodeguita del Medio e Floridita, preferidos do escritor Ernest Hemingway (leia o post completo sobre a história do autor). Em Havana, você ainda verá castelos, conventos e teatros, o capitólio, um cristo (situado na entrada do porto) e muito mais.

Uma boa dica para conhecer a cidade de maneira geral é fazer um passeio turístico com um carro antigo conversível. O valor por hora fica em torno de 30 CUCs, entenda melhor sobre a moeda cubana no artigo com minhas dicas de viagem para Cuba.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide em Cuba. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

2. Varadero

Principais cidades turísticas de Cuba

A duas horas de carro de Havana, está Varadero, a praia mais famosa de Cuba. O balneário de areia branca e fina, também conhecido como praia azul, abriga mais de 80 hotéis e é a praia mais visitada de Cuba, a preferida da maioria dos turistas.

Confira 11 atividades turísticas para fazer em Varadero »

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

3. Isla de la Juventud

Principais cidades para visitar em Cuba
Presídio modelo | Fonte: I, Friman, via Wikimedia Commons.

Esta é a segunda maior ilha do arquipélago cubano e tem 2.419 km2 de extensão e mais de 86 mil habitantes. O nome Ilha da Juventude foi adotado em meados de 1970, graças ao grande número de estudantes recebidos na região.

Entre os pontos de interesse turístico estão a capital Nueva Gerona, uma cidadezinha simples e pequena; a caverna Punta del Este, que preserva artes pré-históricas em suas paredes, e o Presídio Modelo (hoje um museu), onde Fidel Castro ficou preso, único da América Latina em forma de panóptico (prédios circulares com uma torre de observação no centro). Não tem como esquecer também das praias Bibijagua (com areia vulcânica), Punta Francés e Cayo Largo del Sur.

 

Cidades cubanas na região central

A região central é uma área basicamente plana e é composta pelas províncias de Villa Clara, Cienfuegos, Sancti Spíritus, Ciego de Ávila e Camaguey. Visitei 3 lindas cidades históricas de Cuba!

 

4. Cienfuegos

Principais destinos turísticos de Cuba
Teatro Tomas Terry | Fonte:Anagoria, via Wikimedia Commons.

Cienfuegos, a capital da província de mesmo nome, conhecida como Pérola do Sul, é considerada uma das regiões mais bonitas de Cuba, graças ao refinamento e à beleza de suas construções. Desde 2005, o centro histórico da cidade também foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

 

5. Santa Clara

Cidades que você precisa conhecer em Cuba
Palácio provincial | Foto: Aline Schons.

Com um jeitinho de cidadezinha do interior, Santa Clara foi uma das que mais me encantou, para mim uma das cidades mais bonitas de Cuba. Lá parece que conseguimos sentir melhor como as pessoas de Cuba realmente vivem.

Entre as atrações da cidade estão a praça Leôncio Vidal, que possui um coreto no centro, o monumento do trem blindado, e um museu e mausoléu que guarda os restos mortais de Che Guevara e de outros guerrilheiros.

 

6. Trinidad

Dicas de cidades para conhecer em Cuba

Se você já visitou Pirenópolis, em Goiás, ou alguma das cidades históricas de Minas Gerais, talvez ache essa cidadezinha familiar. Trinidad também possui um estilo colonial e ruas de pedra, porém é bem mais antiga: sua fundação é de 1514.

Esta cidade é outro Patrimônio da Humanidade cubano. Entre as atrações, estão vários museus, como, por exemplo, o Museo Histórico Municipal, que conta a história da cidade e, é claro, as praias. A mais famosas delas é a Playa Ancón, que fica a uns 10 quilômetros do centro de Trinidad. As águas são cristalinas e totalmente paradas.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 

7. Cayos: Coco e Guillermo

Principais destinos para visitar em cuba
Passarela Hemingway, em Cayo Guillermo | Foto: Aline Schons.

Cayo Coco e Guillermo são duas praias próximas e, para falar verdade, bastante parecidas. O que vai fazer a diferença mesmo é o hotel escolhido, como explico neste artigo onde ficar em Cuba.

As areias são claras, o mar cristalino e geralmente tranquilo. A região é bastante frequentada por colônias de flamingos, que, infelizmente, na época em que eu fui haviam desaparecido (entenda o clima e melhor época para ir a Cuba). Algumas pessoas disseram que o furacão Irma, que passou pelo país meses antes, acabou matando muitos deles.

 

Cidades de Cuba na região oriental

Cidades mais bonitas de Cuba

O oriente cubano é uma região montanhosa, com diversos parques nacionais. É composta pelas províncias de Las Tunas, Granma, Santiago de Cuba, Holguin e Guantánamo.

 

8. Santiago de Cuba

 

Melhores cidades de Cuba

Uma mistura de mar com montanhas, Santiago de Cuba, capital da província homônima, foi a primeira capital de Cuba, entre 1515 e 1556. Hoje é a segunda cidade mais importante de Cuba e a única que foi condecorada com o título de Herói da República. A localidade é considerada o berço da Revolução Cubana, já que foi aqui, em 26 de julho de 1953, ocorreu o assalto do quartel Moncada, dirigido por Fidel Castro.

O Castelo de San Pedro de La Roca (ou Castelo do Morro), erguido em 1638, outro Patrimônio da Humanidade, o Parque Céspedes, o quartel Moncada, a rua Padre Pico são alguns dos principais pontos turísticos da cidade.

A intenção deste post foi apresentar um panorama geral sobre as principais cidades de Cuba e suas atrações. Você encontrará mais detalhes nos próximos artigos!

 

Leia as últimas matérias sobre Cuba:

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Aline Schons

ESCRITO POR

Aline Schons

Gaúcha morando em Brasília. Sou de opinião que é mais interessante explorar primeiro o Brasil e a América Latina para só depois partir para os outros cantos desse mundão. Gosto de conhecer os estereótipos, as imagens que definem os locais, e também aprecio descobrir aquilo que foge dos roteiros turísticos. Sou mestra em Comunicação pela UnB, graduada em administração e em jornalismo. Feminista. Além de viagens, também me interesso por temas como direitos humanos, empreendedorismo, política e pets (tenho dois gatos e um cachorro, todos tirados da rua).

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *