Início / Américas / América Central / Cuba / Dicas de restaurantes em Cuba e comida típica cubana

Dicas de restaurantes em Cuba e comida típica cubana

Se você está achando que não irá comer bem em Cuba, vai se surpreender. Dos pratos servidos nos restaurantes, aos hotéis, hostels e casas particulares, quase todos eu aprovei. A comida típica cubana e seu tempero agradam o paladar brasileiro.

E o sabor, talvez, também tenha a ver com um detalhe importante: as frutas, os legumes e as verduras do país não possuem agrotóxicos. Além de comer bem, você ainda poderá se alimentar de forma saudável! Por isso, no artigo de hoje, dou dicas dos principais pratos típicos de Cuba, com recomendações de restaurantes que provei e aprovei durante minha visita ao país.

Planeje sua viagem => Onde é melhor ficar em Cuba?

Preço do seguro viagem para o Caribe e América Central »

 

Principais pratos típicos de Cuba

Abaixo indico alguns pratos típicos cubanos e outros não tão típicos, mas que são encontrados com frequência por lá.

 

Ropa Vieja

Comida típica cubana
Ropa vieja do restaurante Saborearte, em Santa Clara | Foto: Rafael Chervenski.

Esse definitivamente é o principal prato típico cubano. Servido na maior parte dos restaurantes, a Roupa Velha cubana não decepciona. A refeição consiste em uma porção de arroz moro, ou seja, um arroz preparado já misturado com o feijão (frijol).

A carne é desfiada e muito bem temperada, geralmente de gado, misturada com cebola, alho e pimentão. Acompanha ainda salada. Há inúmeras variações desse prato, mas foi assim que eu mais encontrei.

 

Enchilados

Lá você encontrará ainda diversos comidas típicas servidas com molho vermelho levemente apimentado e frutos do mar. São os enchilados de pescado, de camarones, de lagosta… O meu preferido foi o de camarões.

 

Patacones

Além dos frutos do mar e da presença constante de frutas em todas as refeições, outra comida caribenha que você encontrará em Cuba são os patacones – chips de bananas verdes fritas. Desde que eu fui a Cartagena das Índias, na Colômbia, tornei-me fã dessa delícia. Inclusive, virei fã das comidas típicas de Cartagena.

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

Os patacones de Cuba, no entanto, são mais fininhos e funcionam mais como aperitivo do que como acompanhamento.

 

Massas, pizzas e frango

Dicas de restaurantes em cuba
Fonte: Kobako, via Wikimedia Commons.

Em Cuba, há ainda muitos restaurantes que servem pizza, além de carrocinhas e pequenos locais que vendem uma fatia para comer em pé na rua mesmo. As que eu experimentei tinham massa daquelas que lembram pão e eram servidas com molho e queijo. Gostosas, mas nada excepcional.

Os espaguetes servidos basicamente com molho de queijo, queijo e presunto (jamón) e camarão são também frequentes nos cardápios de restaurantes cubanos. A única comida servida na ilha que eu não gostei foi um prato de massa com presunto (cubanos amam presunto) servido no restaurante La Toscana, em Santa Clara. Meu companheiro, que comeu uma massa com queijo, e o outro casal que nos acompanhava, que pediram lasanha, também detestaram os pratos.

Além de estarem quase frios, tinham pouco sabor e o restaurante não era dos mais limpos. Nem o atendimento se salvou. Pensamos que a experiência poderia ter sido ruim por termos ido perto do fechamento, mas, pelo que vi no TripAdvisor, o lugar realmente não vale a pena.

Pratos com frango (pollo), que lembram os nossos, são ainda bastante comuns. Assim como pudins de leite e caramelo de sobremesa.

 

Dicas de restaurantes em Cuba

Entre os restaurantes de Cuba que tive a oportunidade de conhecer, destaco alguns de Havana e Santa Clara, as cidades que fiquei mais tempo.

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

 

Saborearte

Esse foi o restaurante que eu mais gostei em Santa Clara. O Saborearte tem um grande espaço, ou seja, dificilmente lota, a comida é boa e variada e o atendimento é muito simpático. Além do mais, os valores cobrados são bons. Um prato de roupa vieja, por exemplo, custa 80 CUP (atenção para a conversão), cerca de 3,30 CUC (entenda isso no artigo com dicas de viagem em Cuba).

Os preços encontrados nos bares e restaurantes de Santa Clara foram os mais em conta de Cuba, levando em consideração custo-benefício.

  • Endereço: Maceo, n˚ 7, entre Independencia e Céspedes (Santa Clara).

 

Porto Havana

Comidas típicas de Cuba
Enchilado de pescado do Porto Havana | Foto: Rafael Chervenski.

O Porto Havana foi um dos maiores achados de Cuba. Antes dele, eu e meus companheiros de viagem tentamos conhecer o Havana Blues. Chegando lá, já havia algumas pessoas esperando na fila para entrar. Como o tempo estava um pouco chuvoso, decidimos esperar.

O povo cubano realmente parece gostar de uma fila, cuja ordem geralmente é definida pela pergunta ¿quién es el último?. Nesse local, havia uma espécie de segurança/anfitrião organizando a entrada. No entanto, após cerca de uma hora esperando para entrar em um lugar que, para falar a verdade, não parecia ser grande coisa (era um restaurante meio teatral), percebemos que algumas pessoas que chegaram depois da gente haviam passado na frente. Reclamamos, nada foi feito e, obviamente, fomos embora.

Já morrendo de fome e querendo parar em qualquer lugar, lembramos do Porto Havana, um dos restaurantes que encontramos com boas recomendações pela internet. Ele fica no 11˚ andar de um prédio residencial de Havana, e foi realmente uma grata surpresa.

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

Ambiente legal, aconchegante e inusitado – é um apartamento residencial comum que foi transformado em restaurante –, atendimento bom, comida e bebida gostosas. A piña colada de lá parecia uma sobremesa, de tão saborosa. O prato principal fica em torno de 10 CUC.

  • Endereço: Calle E, n˚ 158B, 11˚ andar, entre calzada e 9˚ vedado (Havana).

 

Tierra Arte Culinario

O que comer em Cuba
Mojito de champanhe do Tierra | Foto: Rafael Chervenski.

O Porto Havana e o Tierra com certeza estão entre os melhores restaurantes de Cuba. São dois lugares que eu não perderia a oportunidade de voltar em uma segunda visita à ilha.

O Tierra fica na Fábrica de Arte Cubano – FAC, lugar que fiquei apaixonada e que considero um dos passeios imperdíveis em Havana. A FAC é uma mistura de museu e boate, um grande espaço, com diversos ambientes e uma combinação de pessoas locais e de todo o mundo.

Uma das atrações da Fábrica é com certeza o Tierra. O restaurante é disputado e, geralmente, é necessário fazer reserva (tierra.fac@gmail.com). O ambiente é muito agradável, intimista e inspirador, assim como toda a FAC. Não dá para sair de lá sem provar o mojito feito com champanhe.

Esse foi um dos lugares mais caros que eu comi, o prato principal fica em torno de 15 CUC. São cobrados mais 2 CUC para entrar na Fábrica.

  • Endereço: Fábrica de Arte Cubano – Calle 26, esquina 11, vedado (Havana).

 

Em Cuba você encontrará também padarias 24 horas, incrivelmente sempre com fila. E, talvez, depois dessa viagem, você passe a se questionar sobre muitas coisas, inclusive em termos de alimentação. Eu, por exemplo, que sou extremamente alérgica, não tive nenhum tipo de reação em Cuba. Seria a comida sem agrotóxicos? Possivelmente.

Não deixe de contar um pouco sobre a sua experiência também! Lembra dos pratos típicos de Cuba que mais gostou? Tem dicas de bons restaurantes cubanos?

 

Leia as últimas matérias sobre Cuba:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Aline Schons

Sou de opinião que é mais interessante explorar primeiro o Brasil e a América Latina para só depois partir para os outros cantos desse mundão. Gosto de conhecer os estereótipos, as imagens que definem os locais, e também aprecio descobrir aquilo que foge dos roteiros turísticos. Sou gaúcha, mas moro em Brasília-DF. Tenho bacharelado em administração e jornalismo e faço mestrado em Comunicação na UnB. Além de viagens, também me interesso por temas como comunicação, feminismo, direitos humanos, empreendedorismo, política e pets.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *