Dicas de restaurantes em Cuba e comida típica cubana

Dicas de restaurantes em Cuba e comida típica cubana

Imagem do Autor por Aline Schons
5/5 - (1 votos)
COMPARTILHE

Se você está achando que não irá comer bem em Cuba, vai se surpreender. Dos pratos servidos nos restaurantes, aos hotéis, hostels e casas particulares, quase todos eu aprovei. A comida típica cubana e seu tempero agradam o paladar brasileiro.

E o sabor, talvez, também tenha a ver com um detalhe importante: as frutas, os legumes e as verduras do país não possuem agrotóxicos. Além de comer bem, você ainda poderá se alimentar de forma saudável!

Por isso, no artigo de hoje, dou dicas dos principais pratos típicos de Cuba, com recomendações de restaurantes que provei e aprovei durante minha visita ao país.

Planeje sua viagem => Cidades para se hospedar em Cuba

 

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

 

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

 

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide em Cuba. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.

 

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.

 

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉

 

Seguro viagem para o Caribe e América Central »

 

Comida típica cubana: pratos famosos

Ropa Vieja

Comida típica cubana
Ropa vieja do restaurante Saborearte, em Santa Clara | Foto: Rafael Chervenski.

Esse definitivamente é o principal entre as comida típica de Cuba. Servido na maior parte dos restaurantes, a Roupa Velha cubana não decepciona. A refeição consiste em uma porção de arroz moro, ou seja, um arroz preparado já misturado com o feijão (frijol).

A carne é desfiada e muito bem temperada, geralmente de gado, misturada com cebola, alho e pimentão. Acompanha ainda salada. Há inúmeras variações desse prato, mas foi assim que eu mais encontrei.

 

Enchilados

Lá você encontrará ainda diversos comidas típicas servidas com molho vermelho levemente apimentado e frutos do mar. São os enchilados de pescado, de camarones, de lagosta… O meu preferido desta comida típica cubana foi o de camarões.

 

Patacones

Além dos frutos do mar e da presença constante de frutas em todas as refeições, outra comida caribenha que você encontrará em Cuba são os patacones – chips de bananas verdes fritas. Desde que eu fui a Cartagena das Índias, na Colômbia, tornei-me fã dessa delícia. Inclusive, virei fã dos pratos típicos de Cartagena.

Os patacones de Cuba, no entanto, são mais fininhos e funcionam mais como aperitivo do que como acompanhamento.

 

Massas, pizzas e frango

Dicas de restaurantes em Cuba
Fonte: Kobako, via Wikimedia Commons.

Em Cuba, há ainda muitos restaurantes que servem pizza, além de carrocinhas e pequenos locais que vendem uma fatia para comer em pé na rua mesmo. As que eu experimentei tinham massa daquelas que lembram pão e eram servidas com molho e queijo. Gostosas, mas nada excepcional.

Os espaguetes servidos basicamente com molho de queijo, queijo e presunto (jamón) e camarão são também frequentes nos cardápios de restaurantes cubanos. A única comida servida na ilha que eu não gostei foi um prato de massa com presunto (cubanos amam presunto) servido no restaurante La Toscana, em Santa Clara. Meu companheiro, que comeu uma massa com queijo, e o outro casal que nos acompanhava, que pediram lasanha, também detestaram os pratos.

Além de estarem quase frios, tinham pouco sabor e o restaurante não era dos mais limpos. Nem o atendimento se salvou. Pensamos que a experiência poderia ter sido ruim por termos ido perto do fechamento, mas, pelo que vi no TripAdvisor, o lugar realmente não vale a pena.

Pratos com frango (pollo), que lembram os nossos, são ainda bastante comuns. Assim como pudins de leite e caramelo de sobremesa.

 

Dicas de restaurantes em Cuba

Entre os restaurantes de Cuba que tive a oportunidade de conhecer, destaco alguns de Havana e Santa Clara, as cidades que fiquei mais tempo.

 

Saborearte

Esse foi o restaurante que eu mais gostei em Santa Clara. O Saborearte tem um grande espaço, ou seja, dificilmente lota, a comida é boa e variada e o atendimento é muito simpático. Além do mais, os valores cobrados são bons. Um prato de roupa vieja, por exemplo, custa 80 CUP (atenção para a conversão), cerca de 3,30 CUC (entenda isso no artigo com dicas de viagem para Cuba).

Os preços encontrados nos bares e restaurantes de Santa Clara foram os mais em conta de Cuba, levando em consideração custo-benefício.

  • Endereço: Maceo, n˚ 7, entre Independencia e Céspedes (Santa Clara).

 

Porto Havana

Comidas típicas de Cuba
Enchilado de pescado do Porto Havana | Foto: Rafael Chervenski.

O Porto Havana foi um dos maiores achados de Cuba. Antes dele, eu e meus companheiros de viagem tentamos conhecer o Havana Blues. Chegando lá, já havia algumas pessoas esperando na fila para entrar. Como o tempo estava um pouco chuvoso, decidimos esperar.

O povo cubano realmente parece gostar de uma fila, cuja ordem geralmente é definida pela pergunta ¿quién es el último?. Nesse local, havia uma espécie de segurança/anfitrião organizando a entrada. No entanto, após cerca de uma hora esperando para entrar em um lugar que, para falar a verdade, não parecia ser grande coisa (era um restaurante meio teatral), percebemos que algumas pessoas que chegaram depois da gente haviam passado na frente. Reclamamos, nada foi feito e, obviamente, fomos embora.

Já morrendo de fome e querendo parar em qualquer lugar, lembramos do Porto Havana, um dos restaurantes que encontramos com boas recomendações pela internet. Ele fica no 11˚ andar de um prédio residencial de Havana, e foi realmente uma grata surpresa.

Ambiente legal, aconchegante e inusitado – é um apartamento residencial comum que foi transformado em restaurante –, atendimento bom, comida e bebida gostosas. A piña colada de lá parecia uma sobremesa, de tão saborosa. O prato principal fica em torno de 10 CUC.

  • Endereço: Calle E, n˚ 158B, 11˚ andar, entre calzada e 9˚ vedado (Havana).

 

Tierra Arte Culinario

O que comer em Cuba
Mojito de champanhe do Tierra | Foto: Rafael Chervenski.

O Porto Havana e o Tierra com certeza estão entre os melhores restaurantes de Cuba. São dois lugares que eu não perderia a oportunidade de voltar em uma segunda visita à ilha.

O Tierra fica na Fábrica de Arte Cubano – FAC, lugar que fiquei apaixonada e que considero um dos passeios imperdíveis em Havana. A FAC é uma mistura de museu e boate, um grande espaço, com diversos ambientes e uma combinação de pessoas locais e de todo o mundo.

Uma das atrações da Fábrica é com certeza o Tierra. O restaurante é disputado e, geralmente, é necessário fazer reserva (tierra.fac@gmail.com). O ambiente é muito agradável, intimista e inspirador, assim como toda a FAC. Não dá para sair de lá sem provar o mojito feito com champanhe.

Esse foi um dos lugares mais caros que eu comi, o prato principal fica em torno de 15 CUC. São cobrados mais 2 CUC para entrar na Fábrica.

  • Endereço: Fábrica de Arte Cubano – Calle 26, esquina 11, vedado (Havana).

 

Em Cuba você encontrará também padarias 24 horas, incrivelmente sempre com fila. E, talvez, depois dessa viagem, você passe a se questionar sobre muitas coisas, inclusive em termos de alimentação. Eu, por exemplo, que sou extremamente alérgica, não tive nenhum tipo de reação em Cuba. Seria a comida sem agrotóxicos? Possivelmente.

Não deixe de contar um pouco sobre a sua experiência também! Lembra da comida típica cubana que mais gostou? Tem dicas de bons restaurantes cubanos?

Até + !!!

 

Dicas para ECONOMIZAR MUITO em Cuba

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Cuba? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis em Cuba para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos em Cuba. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para Cuba, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel em Cuba. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.

Melhores passeios em Cuba

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seu roteiro em Cuba, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo o site da Civitatis, que oferece os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Seguro viagem em Cuba

Contratar um seguro viagem para Cuba é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Aline Schons

Gaúcha morando em Brasília. Sou de opinião que é mais interessante explorar primeiro o Brasil e a América Latina para só depois partir para os outros cantos desse mundão. Gosto de conhecer os estereótipos, as imagens que definem os locais, e também aprecio descobrir aquilo que foge dos roteiros turísticos. Sou mestra em Comunicação pela UnB, graduada em administração e em jornalismo. Feminista. Além de viagens, também me interesso por temas como direitos humanos, empreendedorismo, política e pets (tenho dois gatos e um cachorro, todos tirados da rua).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais