7 comidas típicas e dicas de restaurantes em Cartagena

por Aline Schons

7 comidas típicas e dicas de restaurantes em Cartagena

É natural que os pratos típicos encontrados nos restaurantes em Cartagena das Índias, na Colômbia, sejam baseados em peixes e frutos do mar, já que a cidade é banhada pelo mar do Caribe.

Além disso, o clima tropical favorece o cultivo e consumo de muitos tipos de frutas, que também são utilizadas na preparação das comidas típicas de Cartagena, algumas delas bem familiares como coco, manga e mamão.

Outras nem tanto, como a graviola (guanábana), a fruta-pão (fruto de pan) e o lulo, semelhante a um tomate, mas com sabor cítrico.

Mas existem algumas peculiaridades nessa região da América do Sul, sabores exclusivo que você encontrará somente aqui. Confira a seguir os principais pratos típicos da cidade colombiana e algumas dicas de restaurantes e lugares para comer em Cartagena.

Planeje sua viagem => Dicas de hospedagem em Cartagena

Saiba mais sobre seguro viagem para Colômbia »

Comidas típicas de Cartagena

Antes de ver dicas de restaurantes em Cartagena das Índias, conheça as principais comidas típicas da região, para saber o que encontrará.

  1. Arepas
  2. Patacones
  3. Arroz com coco ou arroz de coco
  4. Peixes e frutos do mar
  5. Cocadas
  6. Frutas
  7. Bebidas

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Cartagena »

1. Arepas

Comida típica de Cartagena
Arepas, prato típico de Cartagena

As arepas são uma espécie de salgado arredondado cuja massa é feita com farinha de milho (maíz).

Geralmente é frita, mas pode ser assada e com recheios de queijo, ou ovo e carne. É um lanche bastante comercializado por ambulantes.

Imperdível => Ônibus turístico em Cartagena

2. Patacones

Onde comer em Cartagena das Índias, Colômbia
Patacones e tábua para amassá-los | Foto: Jdvillalobos, via Wikimedia Commons.

Os patacones são chips de banana (plátano) verde, empanada e frita. As bananas utilizadas precisam estar bem verdes e geralmente é utilizado um tipo muito maior do que aquelas encontradas normalmente no Brasil.

Por essa razão, é difícil de reproduzir a iguaria. Digo isso porque até mesmo uma amiga colombiana teve dificuldades.

No preparo, a fruta é cortada em rodelas e amassada, ficando com um formato naturalmente arredondado. Por estarem verdes, o gosto tradicional de banana quase não é reconhecido.

O patacón é uma guarnição ou aperitivo bem interessante e acompanha as refeições mais servidas em Cartagena. Para ficar conectado a sua viagem inteira veja como funciona a internet na Colômbia.

3. Arroz com coco ou arroz de coco

O arroz de coco, ao lado dos patacones, é um dos pratos essenciais na culinária cartagenera.

Encontrado em diversos restaurantes de Cartagena, existe na versão mais clara e mais escura, sendo a segunda geralmente mais doce. E antes de viajar veja qual o clima e melhor época para ir a Cartagena.

4. Peixes e frutos do mar

Se eu tivesse que citar um prato típico completo, encontrado nos melhores restaurantes de Cartagena, seria: arroz com coco, patacones e peixe frito (inteiro, com cabeça e tudo). Esse seria o à la minuta cartagenera. Veja também como organizar um roteiro em Cartagena.

Comida de Cartagena das Índias, Colômbia
Peixe, arroz de coco, patacones e salada | Foto: Aline Schons.

Na maior parte dos passeios às ilhas, onde geralmente são oferecidos pratos prontos de almoço, essa é uma das opções de refeição. Os peixes mais comuns são o robalo e o pargo.

Os frutos do mar também são recorrentes: lulas, caranguejos, lagostas, há diversos pratos com eles. Os ceviches são ainda encontrados com facilidade.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Cartagena. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Fácil => Transfer do aeroporto para o centro de Cartagena

5. Cocadas

Cartagena e suas comidas típicas
Cocadas e outros doces vendidos no Portal de los Dulces | Foto: Aline Schons.

A cocada é o doce mais comum da região.

Como já comentei no post sobre os principais pontos turísticos mais visitados de Cartagena, existe, na Cidade Amuralhada, um local conhecido por Portal de los Dulces. Lá você encontra diversas variações de cocada para comprar.

Delícia => Melhor comida de rua com chef local em Cartagena

6. Frutas

As frutas são com frequência oferecidas como sobremesa ou lanche. Pelas ruas de Cartagena, encontram-se muitas vendedoras ambulantes de frutas e doces, as palenqueras.

Elas recebem esse nome por serem da região de Palenque de San Basilio, localizada a cerca de 50km de Cartagena. Já a palavra-chave deriva das paliçadas, espécie de cerca feita com estacas de madeira usadas para proteção.

É um povoado pequeno, fundado por escravos que fugiram principalmente de Cartagena.

Assim, as palenqueras são mulheres negras de origem africana, que chamam a atenção não apenas pelos produtos que vendem, mas também pelas roupas coloridas que vestem.

Saiba como se locomover na cidade no post sobre as opções de transporte em Cartagena.

   

Experimente => Excursão para Mercado Bazurto em Cartagena

7. Bebidas

As frutas aparecem também nas bebidas, alcoólicas ou não. Um suco bem tradicional é a limonada com coco.

Como bebida alcoólica, destaca-se o rum, produto do qual o país inteiro se orgulha. Com ele, é preparado o tradicional mojito. Já entre os refrigerantes usuais estão os com sabor maçã (manzana).

Por fim, não há como esquecer do delicioso café colombiano, muito consumido na versão gelada. Para planejar a sua viagem não esqueça de ler sobre a moeda da Colômbia.

Inesquecível => Excursão de bicicleta por Cartagena

4 melhores restaurantes em Cartagena

Agora que te apresentei as principais comidas típicas de Cartagena, saiba onde apreciar o melhor da cozinha colombiana. Confira as minhas recomendações de restaurantes em Cartagena:

  1. Restaurante 1621
  2. La Cocina de Pepina
  3. Hot El Punto Múltiple del Sabor
  4. El Palacio de las Frutas

1. Restaurante 1621

Restaurantes de comida colombiana em Cartagena
Foto: Hotel Sofitel Santa Clara.

Entre os restaurantes mais requintados e elegantes da região está o 1621, que faz parte do Hotel Sofitel Santa Clara, localizado na Cidade Amuralhada.

O antigo convento, onde hoje fica o hotel, foi fundado em 1621. Por isso, o restaurante é nomeado dessa forma. Para saber mais opções de hospedagem leia o post sobre os melhores hotéis em Cartagena.

O local é comandado pelo chef Dominique Oudin e funciona apenas à noite. Se você gosta de diversão vai gostar do post sobre a vida noturna em Cartagena.

2. La Cocina de Pepina

Restaurantes na Colômbia
La Cocina de Pepina em Cartagena

O restaurante La Cocina de Pepina é considerado por muitas pessoas um dos melhores restaurantes de Cartagena.

Ele fica localizado a cerca de 1km da Torre do Relógio, portal da Cidade Amuralhada, no bairro de Getsemani. Leia mais sobre o que fazer em Cartagena.

Sua idealizadora, falecida em 2014, foi María Josefina Yances Guerra, reconhecida por sua culinária tradicional colombiana.

Entre os pratos mais famosos do local estão os ajíes rellenos, uma entrada feita com pimentões recheados, o mote de queso, uma sopa feita com inhame (ñame) e queijo, a sopa Caribe, feita com cubos de peixe frito e leite de coco, e cabeza de gato (que só tem gato no nome, tá?!), composta por bolas de banana, inhame e mandioca temperadas, por cima de um molho vermelho.

Há opções para todos os gostos. O local é pequeno, charmoso e aconchegante.

Dicas => Experiência de mergulho em Cartagena

3. Hot El Punto Múltiple del Sabor

Restaurante colombiano com grande variedade de pratos. Pode ser um local interessante para quem está viajando com a família.

O local é grande e descontraído e fica situado em Bocagrande. Ele me lembra um pouco o estilo do Restaurante America, de São Paulo.

Possui entre as opções de refeições, pizzas, hambúrgueres, massas, lasanhas, cremes, batatas recheadas, saladas, comida mexicana, peixes e outras carnes e até uma cardápio especialmente pensado para as crianças. Caso precise se deslocar na cidade, veja como funciona o aluguel de carro na Colômbia.

Veja o menu completo no site  do Restaurante Hot.

4. El Palacio de las Frutas

O Palácio das Frutas é um estabelecimento simples localizado em Bocagrande, quase no Laguito. Serve saladas de frutas, sucos, sorvetes e alguns pratos tradicionais. Possui uma grande variedade de frutas.

O local dispõe de tele-entrega e os preços são bem em conta, pode ser uma boa opção de café da manhã para quem está hospedado pela região.

   

Para saber mais sobre a Colômbia veja o mapa das regiões turísticas da Colômbia.

Mais opções => Excursão Playa Blanca saindo de Cartagena

2 restaurantes fast-foods de Cartagena

Caso você não abra mão de fast-foods, além das redes já conhecidas mundialmente como Subway e McDonalds, Cartagena também possui algumas franquias da rede de hambúrgueres colombiana El Corral espalhadas pela cidade.

Outra rede mundialmente conhecida que se pode encontrar em Cartagena é o Hard Rock Cafe. Nesse caso, há uma variedade maior de comida, o cardápio da cidade pode ser visto no site do Hard Rock de Cartagena.

  • Juan Valdez Cafe
  • La Palettería

Juan Valdez Cafe

Restaurantes em Cartagena das Índias
Foto: Juan Valdez Cafe.

Já comentei sobre o Juan Valdez em alguns posts, mas é que realmente é um lugar do qual eu guardo lembranças muito boas. Os cafés e os lanches servidos são muito gostosos e ainda há opção de levar algumas dessas gostosuras para casa.

Há três estabelecimentos desses em Cartagena, um em Bocagrande, outro no centro da Cidade Amuralhada e um terceiro localizado no Centro de Convenções, no Getsemani.

Eu fiquei apaixonada pelos deditos de queso e pelo café gelado, mas tudo o que eu provei era gostoso.

La Palettería

A La Pallettería é um estabelecimento colombiano especializado em picolés. Em Cartagena, sua loja fica na Cidade Amuralhada, perto da Praça de Santo Domingo.

A especialidade, logicamente, são os picolés de fruta, mas existem opções com chocolate e outros ingredientes. Os sabores variam de acordo com a base, que pode ser de água, creme ou iogurte.

Você pode conferir a oferta de sabores no site da La Palettería.

Saiba mais => Aulas particulares de Kitesurf em Cartagena

Aproveite o melhor sabor de Cartagena

Com essa lista em mãos, dá para ter uma boa noção das comidas colombianas encontradas na cidade. Você pode também ver a lista das cidades mais bonitas da Colômbia.

Tentei listar restaurantes em Cartagena bem variados, a fim de atender diferentes expectativas, gostos e bolsos. Espero que você aprove.

Veja mais sobre as belezas de Cartagena neste vídeo publicado pelo site oficial de turismo da Colômbia:

Deixe um comentário abaixo contando sua experiência! 🙂

Até + !!!

ESCRITO POR

Aline Schons

ESCRITO POR

Aline Schons

Gaúcha morando em Brasília. Sou de opinião que é mais interessante explorar primeiro o Brasil e a América Latina para só depois partir para os outros cantos desse mundão. Gosto de conhecer os estereótipos, as imagens que definem os locais, e também aprecio descobrir aquilo que foge dos roteiros turísticos. Sou mestra em Comunicação pela UnB, graduada em administração e em jornalismo. Feminista. Além de viagens, também me interesso por temas como direitos humanos, empreendedorismo, política e pets (tenho dois gatos e um cachorro, todos tirados da rua).

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Carlos Augusto

    Ano q vem vou q Colômbia, mas não conheço nada, quanto devo levar em dinheiro?

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Carlos, Depende muito do seu perfil de gastos, se vai pagar as hospedagens antecipado ou na hora, etc. Para alimentação e gastos do dia, diria que pelo menos uns 30 dólares/dia. Abraços