Início / Cuba

Cuba

Vantagens de contratar seguro viagem para a ÁustriaO turismo em Cuba, país localizado em uma ilha do Caribe, na América Central, oferece muito mais do que algumas das melhores praias caribenhas. Sua capital, Havana, é praticamente um museu a céu aberto e traz uma sensação de cenário de filme de época com carros dos anos 50 circulando pelas ruas.

Para saber o que fazer em Cuba, muito além dos pontos turísticos da capital Havana, leia este artigo até o final, pois nele encontrará dicas de outras cidades turísticas do país que são imperdíveis e ainda algumas das belas praias do Caribe cubano.

E ainda no artigo, verá também várias dicas de viagem para curtir bastante seu tempo no país e evitar perrengues e gastos desnecessários. São informações sobre os meios de transporte, a melhor época para ir a Cuba, os bairros e hotéis mais indicados no país e também sugestões de restaurantes e das comidas típicas, passeios e um pouco de curiosidades sobre Cuba.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Cuba

Quanto custa o seguro para Caribe e América Central?

 

Turismo em Cuba: o que fazer no país?

O que fazer em Cuba?
Região central de Havana.

Primeiramente, vamos falar sobre alimentação, porque com certeza você vai fazer várias refeições em Cuba. Engana-se quem pensa que a comida de Cuba não é boa, a culinária local costuma agradar bastante os brasileiros e, ainda, tudo lá é orgânico!

Isso pode ser um paraíso para os viajantes mais naturais e uma ótima oportunidade para comer saudável e dar um tempo para o seu corpo. Além disso, o sabor dos alimentos é muito mais gostoso. Para saber onde comer as melhores comidas típicas, leia o artigo sobre os restaurantes em Cuba.

Além de comer, você deve saber quais os melhores hotéis e bairros para se hospedar no país e conhecer os principais pontos turísticos de Cuba. Mas, para organizar seu roteiro de viagem por lá, deve entender que o turismo em Cuba é dividido pelas três principais regiões do país: ocidental, central e oriental.

No ocidente cubano ficam alguns dos lugares turísticos de Cuba mais famosos. É lá que está Varadero, uma das praias de Cuba mais bonitas e é um os lugares para praticar mergulho em Cuba, mesmo que for inexperiente.

Ingressos => Melhores passeios guiados em Cuba

 

Mais atrações de Cuba

Turismo em Cuba
Dá para nadar e praticar mergulho nas praias de Cuba.

No ocidente também fica a Isla de la Juventud, onde fica o Presídio Modelo, que agora é um museu. E claro, é nesta região que está Havana, a capital do país. Não deixe de explorar conferir os pontos turísticos do Centro Histórico de Havana durante sua viagem, eles contam um pouco da história de Cuba.

Mas, não se atente somente para essa parte do país. Se tiver oportunidade, e tempo, de conhecer as outras regiões, vale muito a pena. Veja outras cidades turísticas de Cuba nessa lista com oito das principais cidades mais visitadas, divididas por região.

No artigo citado acima, você consegue entender melhor esta divisão regional e vê os lugares imperdíveis de cada uma para incluir no seu roteiro de viagem.

Descubra => Tour em Havana com guia local

Viagem para Cuba
Farol no Castillo de los Tres Reyes Magos del Morro, em Havana.

Para entender como ir de um ponto turístico a outro, leia o artigo sobre como funciona o transporte em Cuba. Nele, além de saber como se locomover entre as cidades turísticas, você descobrirá o que vale mais a pena: se é alugar um carro ou viajar de ônibus?

Além disso, no artigo você também vê tudo que precisa sobre o transporte público em Cuba. Assim, conseguirá andar nas cidades, inclusive na capital Havana. Também saberá mais sobre aeroportos do país, bem como dicas para quem faz conexão no país.

Para saber mais sobre o clima nesta ilha do Caribe e evitar visitá-la na época dos furacões, descubra qual a melhor época para ir a Cuba. Assim, você pode programar melhor sua viagem, mas se já tiver uma data marcada, com esse artigo poderá escolher melhor o que fazer em Cuba de acordo com as temperaturas.

Emocionante => Ver golfinhos em Cuba

 

Dicas práticas de Cuba

Tudo sobre Cuba
Litoral de Cuba é banhado pelo mar do Caribe.

Para quem já tem uma viagem para Cuba marcada, ou quer saber mais para entender o turismo no país, veja um artigo essencial com todas as dicas de viagem para Cuba.

Nesse post, você vê todas as informações preciosas como a moeda local, voltagem, fuso horário. Além do mais, o artigo acima também soluciona algumas dúvidas que possam surgir como quantos charutos são permitidos trazer. E claro, obtém mais dicas de como aproveitar sua viagem.

Mas, caso você ainda tenha dúvidas de qual moeda levar para Cuba há um artigo específico sobre o tema que trata ainda dos custos da viagem para o país.

E ainda, veja um artigo especial sobre Ernest Hemingway em Cuba. Assim, você entenderá a importância deste escritor norte-americano para o país. Nele, também vê mais algumas dicas de turismo, como os bares prediletos do famoso. Não deixam de ser uma ótima sugestão para qualquer viajante que queira tomar bons drinks.

Internet => Wifi, roaming ou chip de celular?

 

Outras coisas para fazer em Cuba

Tudo sobre Cuba
Produção de charutos cubanos.

É claro que existem outros pontos turísticos de Cuba, que não foram mencionados nos artigos acima. Por exemplo, Cienfuegos, uma cidade que foi colonizada por franceses conhecida como a pérola do sul. Para saber o que fazer lá veja no blog De mochila e caneca.

Outro destino de Cuba, especialmente indicado por quem curte esportes ao ar livre, é o Vale de Viñales. A região é cheia de cavernas, além de ser um ponto muito procurado para escaladas. De qualquer maneira, tem paisagens maravilhosas em toda região, que é um Parque Nacional para proteger o ecossistema.

E ainda, no Vale de Viñales por lá também é possível ver plantações de tabaco e visitar algumas das fábricas de charuto mais importantes. Para ver outros lugares para conhecer em Cuba, veja o post índice da RBBV – a rede brasileira de blogueiros de viagem.

Por fim, mas não menos importante, essa dica é para quem é apaixonado, ou tem interesse, em mergulhar em Cuba. Existem alguns parques marinhos com muitas espécies para serem vistas. Mas, o mais natural e preservado é o Jardines de la Reina, um arquipélago com recifes de corais e muitos animais marinhos, entre eles, tubarões!

Histórico => Tour a pé por Havana Antiga

 

Tudo sobre o turismo em Cuba

Pontos turísticos de Cuba
Vale de Viñales.

Além de conhecer as informações mais básicas sobre o turismo em Cuba, como os pontos turísticos do país, hospedagem, clima, moeda e outros atrativos de Havana e localizados em cidades nos arredores da capital cubana, é sempre bacana conhecer um pouco dos mitos sobre Cuba.

Afinal, um país fechado ao turismo por tantos anos é cheio de lendas e histórias. Inclusive, há um artigo que conta a evolução e a história do turismo em Cuba (em breve). Para completar a imersão de conhecimento sobre Cuba pré-viagem, há um artigo sobre fatos interessantes e atualidades de Cuba.

Vale a pena descobrir fatos e, durante a viagem, identificá-los pelas ruas e prédios. E, durante a formatação do seu roteiro, também é bastante útil pesquisar e, se possível, adquirir ingressos para as melhores atrações e tours em Cuba evitando filas e a possibilidade de perder o passeio. Para ajudar na organização, este artigo dá dicas do que fazer em um roteiro de até 20 dias no país (em breve).

Por fim, só posso desejar que você aproveite ao máximo sua passagem por Cuba. O país é lindo, cheio de vida e de história para contar. É uma viagem que, para mim, deve estar sempre na wish list de todo viajante.

Já foi para Cuba? Se tiver qualquer outra dica de viagem ou dúvidas, comente abaixo.

 

Leia nossos últimos artigos sobre Cuba:

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!