Motorhome na Califórnia: aluguel, roteiro, dicas e tudo sobre a viagem

por Guilherme Tetamanti

Motorhome na Califórnia: aluguel, roteiro, dicas e tudo sobre a viagem

Fazer uma viagem de motorhome na Califórnia, organizando um roteiro pela costa oeste dos Estados Unidos, sempre foi um dos meus sonhos. Tive essa vontade na primeira visita aos EUA, quando morei em San Diego para aprender inglês. Na verdade eu até fiz essa rota, passando por Los Angeles, Santa Bárbara, Carmel e destino final em San Francisco. Porém, ao invés de cogitar o aluguel de motorhome na Califórnia, fiz a locação do carro mais barato disponível à época.

Foi incrível, me encantei pelas estradas da região conhecida como Big Sur, curti algumas das melhores praias da Califórnia e cruzei a Golden Gate. Praticamente a cada curva, me deparava com um motorhome e ficava imaginando como seria viver a experiência de viajar numa casa sobre rodas.

10 anos depois, finalmente consegui alugar o veículo que eu queria e fiz minha primeira viagem de motorhome pela Califórnia. Realmente foi tudo aquilo que imaginava, e muito mais. Ter a liberdade de poder parar na frente do mar e preparar o almoço, acordar em frente a uma linda praça, e o melhor, a sensação de estar em casa em qualquer lugar, me fizeram entender porque viajar de motorhome é algo tão comum para os americanos.

Se você tem interesse em fazer um roteiro de motorhome na Califórnia fica comigo que trago a minha experiência e dicas práticas como onde estacionar, se vale viajar no inverno e tudo para a sua trip. Confira!

Planeje sua viagem => Comprar chip de celular para os Estados Unidos

Seguro viagem Estados Unidos »

 

Aluguel de motorhome na Califórnia

Motorhome na Califórnia
Parada para fotos na costa da Califórnia | Foto: QVM.

Anota isso: após a viagem você certamente se fará a pergunta “porquê nunca viajei de motorhome na Califórnia antes?“, pois de fato é um tipo de viagem muito libertadora.

Infelizmente, é algo que não estamos acostumados no Brasil, apenas a região sul tem essa cultura, e principalmente, estrutura, como campings, empresas especializadas etc.

Por isso mesmo aparecem tantas dúvidas sobre a duração ideal da viagem, se compensa ou não financeiramente, quais empresas oferecem o melhor serviço e com segurança.

Enfim, neste artigo abordo todos os principais pontos sobre como é o aluguel de motorhome na Califórnia e como foi minha experiência com a Cruise America nos Estados Unidos.

  • O site da Cruise America é voltado apenas para o público norte-americano. Para fazer cotação e reserva, a Vai de Motorhome é uma das agências afiliadas pela Cruise America no Brasil. Ninguém tem mais autoridade e experiência!

CLIQUE AQUI para fazer orçamento de um motorhome »

 

Aluguel de motorhome em Los Angeles

Aluguel de motorhome em Los Angeles
Escritório da Cruise America em Los Angeles | Foto: QVM.

Outro ponto importante é decidir em qual das cidades da Califórnia começar e finalizar o roteiro de viagem de motorhome.

O mais comum é fazer o aluguel do motorhome em Los Angeles e seguir pela Highway 1 até São Francisco. Mas obviamente existem várias outras alternativas de roteiro de motorhome na Califórnia, indicados mais abaixo.

A grande vantagem de alugar o motorhome em LA é a quantidade de veículos disponíveis. Por ser um grande centro, é mais fácil encontrar o tipo de motorhome que você quiser nas datas necessárias.

Se a sua preferência for conhecer as melhores praias da Califórnia, cidades como San Diego e até explorar um pouco do estado de Nevada, indo até Las Vegas e Grand Canyon, então o ponto de partida ideal será mesmo Los Angeles. Além disso, a Disney da Califórnia está bem perto, em Anaheim.

  • Economia: planejar um roteiro com início em fim em Los Angeles, elimina a taxa de devolução, cobrada ao devolver o motorhome numa cidade diferente do local de retirada.

Aproveite => Excursão em Los Angeles

 

Aluguel de motorhome em San Francisco

Aluguel de motorhome na Califórnia
Passamos a noite aos pés da Golden Gate, em San Francisco | Foto: QVM.

Decidir pelo aluguel do motorhome em San Francisco, geralmente é a opção para quem pretende fazer o roteiro passando por alguns parque nacionais, como Yosemite, Sequoia e Death Valley, finalizando a viagem em Las Vegas ou mesmo Los Angeles.

Mas claro, também é o início da rota para a viagem pela costa da Califórnia (sentido norte-sul).

Se esse for seu caso, sempre vale a pena pesquisar o preço dos voos para San Francisco e Los Angeles, até mesmo do aluguel do motorhome, pois certamente haverá diferença.

Dependendo do custo das passagens, pode ser um fator decisivo para escolher a cidade de partida.

  • Economia: alugando em Los Angeles ou San Francisco, deixe para pegar o motorhome quando estiver saindo, no último dia dedicado para a cidade. Como são grandes cidades, um veículo maior será bem inconveniente caso você queira explorar as áreas centrais devido à dificuldade para estacionar.

Agende => Passeio de Barco pela Baía de Golden Gate

 

Vídeo de viagem de motorhome

Nesse vídeo de viagem de motorhome, mostramos como foi a experiência de dirigir na Califórnia, como estacionar na rua, pernoitar de graça, campings e como funciona o veículo. Ahhh, tem também um tour completo pelo motorhome 😉

Precisa de dólar e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »

 

4 roteiros de motorhome na Califórnia

É realmente difícil definir um roteiro de motorhome na Califórnia, afinal são tantos lugares fantásticos para explorar que até mesmo meses viajando não dariam conta para visitar todos os atrativos turísticos da Califórnia (aqui estão alguns ;)).

Dúvida => Como usar o WhatsApp nos Estados Unidos

 

Roteiro de motorhome 1: Costa Oeste dos EUA

Como disse no início do artigo, já fiz um roteiro na Califórnia de carro, nesse link você encontrará todas as dicas. Inclusive, dicas específicas sobre as cidades / destinos para visitar. O que recomendo é:

  • Los Angeles
  • San Diego
  • Santa Mônica
  • Malibu
  • Santa Bárbara
  • Big Sur
  • Carmel
  • Monterey
  • San Francisco

Para esse roteiro na costa oeste dos Estados Unidos, sugiro no mínimo 7 noites (sem contar o tempo em LA e SF). Porém, o ideal para curtir cada destino sem pressa, são em torno de 15 dias inteiros.

Incrível => Veja baleias em Monterey

 

Curiosidade: Highway 1 de motorhome

A Highway 1 é a maior estrada do litoral da Califórnia com mais de mil quilômetros de extensão, ligando as cidades de Dana Point (ao sul de Los Angeles) e Leggett (ao norte de San Francisco).

Também conhecida como Pacific Coast Highway, State Route 1 e Shoreline Highway, é famosa por passar pelas praias e paisagens mais impressionantes da costa californiana.

Portanto, percorrer a Highway 1 de motorhome, é o mesmo que fazer o roteiro pela costa oeste dos Estados Unidos.

Divertido => Passeio de caiaque em Dana Point

 

Roteiro de motorhome 2: parques nacionais da Califórnia

  • Joshua Tree
  • Pinnacles
  • Yosemite
  • Death Valley
  • Mojave
  • Sequoia
  • Kings Canyon

Joshua Tree, Pinnacles, Yosemite, Death Valley, Mojave, Sequoia e Kings Canyon estão entre os parques nacionais mais visitados da Califórnia, alguns até dos Estados Unidos.

Imagine acordar curtindo o nascer do sol contemplando as paisagens surreais do Death Valley, ou então as montanhas nevadas do Yosemite!

O melhor de tudo é que todos esses parques oferecem infra-estrutura para motorhomes, como estacionamento para pernoitar, banheiros e dump stations (lugares para fazer o descarte do esgoto).

Continue lendo o artigo para descobrir como é o funcionamento do motorhome e como encontrar os melhores locais para passar a noite 😉

Aventura => Acampar no Parque Yosemite na Califórnia

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide nos Estados Unidos. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Roteiro de motorhome 3: parques de diversão da Califórnia

  • Disneyland & Disney California Adventure
  • Universal Studios Hollywood
  • Legoland California
  • Six Flags Magic Mountain
  • Pacific Park

Se você é fã de parques de diversão, saiba que a Califórnia hospeda alguns dos parques mais procurados dos Estados Unidos.

Todos os mais famosos parques de diversão da Califórnia estão nos arredores de Los Angeles, ou seja, bem fácil para planejar um roteiro de motorhome.

Garanta => Ingresso antecipado para o Universal Studios Hollywood

 

Roteiro de motorhome 4: Las Vegas + Grand Canyon + Death Valley + Yosemite + Costa Oeste

  • Las Vegas
  • Grand Canyon
  • Death Valley
  • Yosemite
  • Costa Oeste

Caso você possa ficar mais de 20 dias viajando nos Estados Unidos, sugiro esse super roteiro com início em Las Vegas, passando por Grand Canyon, Death Valley, Yosemite e passando pela costa oeste até devolver o motorhome em Los Angeles.

Apesar de fazer parte do estado de Nevada, Las Vegas fica a apenas 70 km da fronteira com a Califórnia, sendo outra cidade bastante procurada para fazer parte do roteiro de motorhome pela Califórnia.

Minha sugestão é: conheça Vegas e faça um visita rápida ao Grand Canyon (se estiver com tempo apertado), uma vez que o foco é a Califórnia. Pode ser um tour de helicóptero no Grand Canyon para ver de perto a magnitude das montanhas.

Nesse caso, não recomendo ir com o motorhome até o Grand Canyon (somente se fosse uma viagem focada nessa região), pois essa ida e volta saindo de Las Vegas consumiriam as milhas do pacote contratado.

Alugue o motorhome no último dia de Vegas, para seguir sentido os parques nacionais da Califórnia (Death Valley e Yosemite). Fique umas 2 noites em cada e siga para San Francisco, onde começara a descida até Los Angeles.

Não perca => Reserve os melhores shows em Las Vegas

 

Dicas para alugar motorhome na Califórnia

Roteiro definido, agora é a hora de escolher o modelo do veículo e descobrir importantes dicas para alugar um motorhome na Califórnia.

No próprio site da Cruise America há vídeos explicativos sobre cada parte do processo e isso será revisado no momento do check-in, quando você for retirar o seu motorhome.

Programe-se => Passe com as melhores atrações de Los Angeles

 

Carteira de motorista para dirigir motorhome nos EUA

Carteira de motorista para dirigir motorhome nos EUA
Permissão Internacional para Dirigir | Foto: Detran/Rio Grande do Sul.

Muita gente acredita ser obrigatório ter a PID (Permissão Internacional para Dirigir), ou uma carteira de habilitação para motorhome ao alugar o veículo.

Porém, esse documento é exigido apenas para brasileiros que estão morando nos Estados Unidos e ainda não fizeram a carteira de motorista americana.

Para turistas, a CNH categoria B será suficiente para dirigir motorhome, a mesma Carteira Nacional de Habilitação que serve para carros no Brasil. Mesmo sendo um veículo maior, não será necessário ter uma habilitação específica!

Recomendo => Cruzeiro pelo porto de San Diego

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

Tamanho ideal do motorhome

Dicas para alugar motorhome na Califórnia

Escolher o tamanho ideal do motorhome é essencial para garantir que a viagem pela Califórnia seja bem tranquila.

Claro que o número de pessoas é o primeiro fator a ser analisado, mas é super importante avaliar também o comprimento do motorhome. Eles variam de 20 pés / 6,1 metros a 30 pés / 9,1 metros.

Se você estiver acostumado a dirigir veículos grandes, ou se tem bastante confiança na sua direção, nem mesmo o maior modelo será um problema. Eu mesmo, nunca havia dirigido um motorhome e me saí bem com o C30.

A desvantagem é conseguir estacionar o motorhome em lugares apertados, por exemplo alguns supermercados de cidades menores, ou uma parada rápida.

Apesar de o espaço interno ser incrível, em muitas situações quis muito estar com um motorhome menor, no máximo um C25.

Ou seja, escolha o C30 apenas se você estiver em mais de 5 pessoas, ou se prezar pelo espaço interno e não ligar para um perrengue ou outro na hora de estacionar!

  • Truck Camper => 6,1m de comprimento e até 3 pessoas
  • C20 / Compact RV => 6,1m de comprimento e até 3 pessoas
  • C25 / Standard RV => 7,6m de comprimento e até 5 pessoas
  • C30 / Large RV => 9,1m de comprimento e até 7 pessoas

Interessante => Cruzeiro sobre as Fugas de Alcatraz em São Francisco

 

Como funciona o motorhome

Pode parecer um bicho de sete cabeças, ainda mais por ser um tipo de veículo que você talvez nunca tenha visto de perto. Mas não se assuste, na prática é tudo bem simples e vou te explicar como funciona o motorhome.

Ainda assim, a primeira “tarefa” a ser cumprida ao fazer a retirada do veículo, é assistir a um vídeo com toda as instruções. De onde vem a eletricidade, como abastecer gasolina e gás propano, questões sobre o reservatório de água limpa e suja são alguns dos pontos.

  • Eletricidade => na maioria dos modelos já tem um gerador de energia, que funciona com a mesma gasolina do motor. Ele pode ser utilizado para o básico, como tomadas e microondas enquanto o motorhome estiver estacionado. Porém, será necessário ligá-lo apenas se o veículo estiver estacionado fora de um RV Parking, pois nos campings existem tomadas para conectar o motorhome na energia elétrica.
  • Gasolina => os veículos funcionam com gasolina comum. Nos Estados Unidos não existem frentistas, é tudo no sistema self-service. Mas é fácil, basta inserir o cartão de crédito na bomba, escolher o tipo de gasolina (sempre coloque a comum, mais barata) e inserir a mangueira na entrada do tanque. Se preferir, é possível pagar em dinheiro dentro do caixa do posto.
  • Gás => o motorhome também tem um tanque de gás propano, o nosso gás de cozinha, utilizado para o aquecedor de água e geladeira. Provavelmente você só precisará reabastecê-lo no final da viagem, na hora de devolver, pois o gás dura bastante. É possível encontrar bombas em vários postos, basta procurar no Google Maps. Nesse caso, um atendente do posto fará o abastecimento.
  • Água e esgoto => em todos os RV Parkings e Dump Stations (estações de limpeza de motorhome), é possível reabastecer o tanque de água, além de despejar a água suja do banho, pia e vaso sanitário. No vídeo aqui no final do artigo, você verá como é bem fácil. No site da Cruise America tem tudo bem explicado, em vídeo.

Prático => Ingresso sem fila para Museu USS Midway em San Diego

 

Quanto custa alugar um motorhome na Califórnia

Quanto custa alugar motorhome na Califórnia
Foto: QVM.

Afinal, quanto custa alugar um motorhome na Califórnia? Bom, é preciso inserir vários custos no valor do aluguel do motorhome, como preço da diária do motorhome, taxas, itens extras, gasolina, camping, etc.

No final da costas, é até mais barato do que uma viagem convencional, pois você fará refeições “em casa” e certamente aproveitará mais passeios ao ar livre.

Barato => Bike Tour em São Francisco

 

Orçamento para viagem de motorhome

Ao fazer uma cotação de preços para alugar um motorhome da Cruise America, esses são os itens que fazem parte do orçamento:

  • Valor da diária => dependendo das datas, o valor da diária será a partir de USD 50,00, podendo passar de USD 100.
  • Taxa de milhas => é preciso comprar um pacote de milhas, ou seja, você terá que estimar quanto pretende rodar. Por exemplo, o pacote de 500 milhas (aproximadamente 800km), custa cerca de USD 175,00.
  • Taxa de devolução => em alguns caso, existe a cobrança de uma taxa extra caso a devolução do motorhome seja em outra cidade. O valor pode ultrapassar 500 dólares.
  • Kit pessoal => toalhas, travesseiro, lençol e saco de dormir. USD 60,00.
  • Kit cozinha => para usar utensílios de cozinho, o valor do aluguel é USD 110,00.
  • Gerador => o uso do gerador é cobrado por hora. Caso você pretenda dormir várias noites fora dos RV Parkings / campings, vale a pena contratar o uso diário ilimitado por USD 8,00.
  • Itens extras => é possível também alugar cadeiras, contratar um seguro mais amplo, entre outros itens.

Além disso, para projetar o valor total da viagem, é preciso também levar em consideração o combustível, despesas com alimentação e diárias dos campings (na Califórnia, entre 40 e 80 dólares). No site Numbeo, você consegue verificar o custo de vida em diferentes cidades!

  • Os pacotes de milhas, diária de gerador e alguns outros ítens, somente poderão ser adquiridos através da agência de viagem no Brasil, como a Vai de Motorhome. Localmente, você pagará mais caro e não terá acesso a essas vantagens. Por isso, a economia é bem grande reservando o motorhome com antecedência.

Vale a pena => Cruzeiro ao pôr do sol na Baia de São Francisco

 

Alugar motorhome ou carro?

Se você estiver na dúvida se é mais caro viajar de carro ou motorhome, a resposta é: depende! O aluguel do carro em si é mais barato, assim como o gasto com gasolina. Com o motorhome, será preciso pagar as diárias dos campings / RV Parkings, caso você não queria ir atrás de lugares gratuitos.

Porém, o gasto com alimentação será menor no motorhome, afinal a ideia é fazer compras no supermercado e curtir mais momentos no veículo.

Caso você queira economizar ao extremo, diria que viajar de motorhome seja uns 30-40% mais barato, pela economia com alimentação e diárias de hospedagem.

Mas a experiência… Ahhhh, sem dúvida vale demais a pena curtir a liberdade do motorhome.

Confira => Ingresso para Walt Disney Family Museum em São Francisco

 

Empresa de motorhome nos EUA

Indico o aluguel de motorhome na Cruise America, maior empresa do segmento nos Estados Unidos e Canadá, através da agência brasileira Vai de Motorhome.

Fiquei impressionado na quantidade de veículos disponíveis, tanto na retirada em Los Angeles quanto na devolução em San Francisco.

Também encontrei dezenas de motorhomes pelo caminho, mesmo depois de terminada a viagem. É realmente um hábito muito comum dos americanos, a infraestrutura de campings e estacionamentos e bem ampla. Pode-se dizer que é possível estacionar em qualquer cidade do país, seja na rua ou num lugar próprio.

Descubra => Jantar dançante em cruzeiro em San Diego 

 

Onde estacionar motorhome na Califórnia

Onde estacionar motorhome na Califórnia
Permitido 75 min das 9 às 18hs, depois é liberado | Foto: QVM.

Essa foi minha principal dúvida quando decidi fazer a viagem: onde estacionar motorhome na Califórnia?

É permitido pernoitar na rua em cidades como San Francisco e Los Angeles, ou o estacionamento é apenas em campings / RV Parkings? Te contarei como foi minha experiência 😉

No site RV Share, tem um artigo (em inglês), com dicas para estacionar o motorhome de graça nos EUA.

Antecipado => Aluguel Stand Up Paddle em Santa Bárbara

 

Estacionamentos públicos / Public parkings

Nos Estados Unidos é bem comum haver bolsões de estacionamento, onde se paga por hora.

Além disso, existem muitos centros comerciais, supermercados e lojas com grandes estacionamentos, como o Walmart, Cabelas, Camping World e Cracker Barrel.

É sempre permitido estacionar o motorhome nesses lugares, ainda mais se você fizer umas comprinhas. Porém, é essencial prestar atenção nas placas para saber se existe um tempo limite e horários permitidos.

Na grande maioria dos lugares, não é permitido pernoitar com o motorhome, mas existem vários aplicativos para auxiliar na busca (veja abaixo).

Lindo => Excursão bicicleta elétrica em Santa Monica

 

Estacionar o motorhome na rua / de graça

Estacionar motorhome na Califórnia
Local onde passamos a noite em Santa Bárbara | Foto: QVM.

Pode parecer loucura para muita gente: “mas não é perigoso estacionar o motorhome na rua?”. Bom, também tinha esse medo e dúvida, mas tomei coragem após ler o artigo sobre como pernoitar de graça com motorhome nos Estados Unidos, publicado no blog Felipe, o Pequeno Viajante.

A lição que aprendi com a experiência deles foi, “se há outros motorhomes estacionados, então é provável que seja permitido”. É só reparar em outros motorhomes hehehe!

Na maioria das noites do roteiro de motorhome pela Califórnia, estacionei na rua e pude comprovar que é sim tranquilo, mas é sempre bom tomar algumas precauções.

Fiquei sabendo de alguns viajantes que foram assaltados ao deixar malas no carro, até mesmo um vacilo ao deixar a porta do motorhome aberta, conforme o relato do Cansei Viajei.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Diante disso, em nenhum momento deixei minha mochila com equipamentos caros e documentos importantes dentro do motorhome.

Uma trilha, parada no supermercado ou mesmo sair para jantar num restaurante. Quando o motorhome estava “sozinho” e estacionado na rua, levava a mochila comigo.

Como sou bem cauteloso com meus pertences, não costumo dar bobeira em qualquer país do mundo, até ao abastecer o motorhome eu mantinha as portas fechadas.

Como é um veículo grande e o abastecimento no posto é self-service, é quase impossível ver se alguém abrir a porta do outro lado do veículo.

Mas isso não é um “problema do motorhome”, mas algo que devemos ter cuidado ao alugar veículos em qualquer viagem.

Vários amigos já relataram problemas, como o casal do Viajo Logo Existo que foram roubados no Chile, além do Esse Mundo É Nosso que tiveram seu carro arrombado em Bariloche.

Alugar motorhome na Califórnia
Motorhome estacionado em frente à delegacia de polícia | Foto: QVM.

Fica o alerta, agora vou contar as vantagens e desvantagens de estacionar o motorhome nas ruas dos Estados Unidos, a partir de minha experiência, além dos endereços dos lugares onde fiz o pernoite 😉

Vantagens:

  • Economizar uma diária de camping;
  • Sensação de liberdade de poder estacionar em qualquer lugar;
  • Acordar em lugares incríveis.

 

Desvantagens:

  • Ter que procurar um dump station para fazer o descarte do esgoto e água suja a cada 1 ou 2 dias (economizando bastante água, em 2 pessoas conseguimos ficar no máximo 2 dias). É fácil encontrar e custa cerca de 10-15 dólares. No camping não paga, mas a diária custa bem mais!
  • Carregar a mochila com bens valiosos (computador, câmera, drone, etc) para todo lugar;
  • Barulho de outros veículos.

Atividade turística => Excursão de dia inteiro no Kings Canyon na Califórnia

 

Endereços para estacionar o motorhome nas ruas da Califórnia

Onde pernoitar com motorhome na Califórnia
Foto: QVM.

Los Angeles / Malibu => estacionei na beira da estrada, pertinho de Las Tunas Beach (rolou até um passeio na praia). Veja o ponto exato no Google Mapas, dá até para ver alguns motorhomes estacionados no Street View. Por ser na estrada fez bastante barulho, mas o visual valeu muito a pena!

Santa Bárbara => foram duas noites. A primeira bem em frente ao prédio da delegacia e tinha até um carro de polícia parado ali. A segunda bem perto, numa praça mais tranquila, silêncio total e ainda rolou pique nique!

Carmel => foi mais difícil encontrar um lugar para estacionar um veículo tão grande, porque a vontade era ficar perto do centrinho. Como as ruas são apertadas, foram várias voltas até encontrar um local permitido. Veja o local exato no Google Mapas, uma esquina grande.

San Francisco => o lugar mais incrível para passar a noite no motorhome, bem no pé da Golden Gate. O local chama Golden Gate Bridge View Vista Point, vários motorhomes estavam estacionados aqui. É um dos pontos turísticos de São Francisco que ficam bem cheios durante todo o dia, principalmente quando o dia está ensolarado. Passar a noite com essa vista e principalmente estar aqui bem cedo antes dos turistas, foi surreal!

No site RV Camping (em inglês), tem um página específica para encontrar o endereço de lugares onde é possível pernoitar de graça na Califórnia.

Passeio =>De Las Vegas para o Death Valley

 

Passar a noite em áreas de descanso

Caso você precise apenas de um lugar para passar a noite, pesquise no Google Mapas por “rest area” ou “rest stop“. São áreas de descanso em rodovias, próprias para uma parada antes de seguir viagem.

Muitas delas oferecem banheiros, mas algumas também incríveis vistas. Basta começar a ler as avaliações no Google Mapas para descobrir os lugares. Por isso, é sempre importante comprar um chip de celular para viajar nos Estados Unidos.

Tour => Caminhada no Joshua Tree na Califórnia

 

Camping para motorhome na Califórnia / RV parkings

RV Parkings na Califórnia
Camping de motorhome em Monterey | Foto: QVM.

São milhares, nem consegui encontrar na internet o número exato de RV parkings na Califórnia… imagina nos Estados Unidos 😲Para encontrá-los, a maneira mais fácil é digitar “rv parking near me” no Google Mapas.

Não aparecerão todos (não sei o porquê), mas mesmo assim é a melhor ferramenta para ler avaliações reais sobre os campings para motorhome.

Um site que usei bastante para pesquisar sobre RV Parkings, dump stations e lugares para estacionar o motorhome de graça foi o Carpendium.

 

Aplicativos para motorhome

É bem prático ter alguns aplicativos para encontrar campings de motorhome, principalmente em momentos de estrada. São infinitos, mas meus preferidos foram:

  • RV Parky
  • Campendium
  • Cruise America

Imperdível => Bilhete Legoland na Califórnia

 

Motorhome no inverno

Sim! É possível usar o motorhome durante os meses de inverno (dezembro a março). Porém, o frio extremo pode causar alguns danos ao sistema de água do veículo. Para evitar que isso ocorra, a Cruise America indica algumas ações:

Método seco: esse método é como todos os nossos motorhomes são armazenados durante os meses de frio. Ele deve ser realizado em uma das lojas da Cruise America e consiste em remover completamente TODA a água do motorhome, o que resulta na perda de uso do sistema hidráulico. Mais comumente usado quando o motorhome fica estacionado por 24 horas ou mais em temperaturas abaixo de zero. Sendo possível viajar com seu motorhome sempre utilizando o banheiro, ducha e pia dos campgrounds.

Método molhado: (apenas uso de sanitário): antes da sua partida, você pode pedir que o motorhome seja preparado para uso do banheiro. O motorhome ainda é fornecido para você “seco” sem água no sistema e está sujeito à temperatura ambiente da sua localização de partida. Para minimizar o risco de congelamento, você pode optar por usar o sistema hidraúlico seguindo as diretrizes abaixo:

  1. Compre 4 galões de líquido anticongelante não tóxico para motorhome;
  2. Despeje 2 galões no tanque de água doce e encha 1/2 tanque com água (se o tanque /estiver cheio em ½ tanque);
  3. Ligue a bomba de água e abra ambos os lados da torneira. Deixe aberto até o anticongelante sair (cor rosa). Repita para o lado da água quente;
  4. Acione o vaso sanitário até que o anticongelante comece a fluir no vaso e, em seguida, despeje um galão de anti-congelamento no banheiro para preparar o tanque de água negra (esgoto);
  5. Despeje o líquido anticongelante toda vez que utilizar o vaso;
  6. Para que o tanque de água cinza não congele (água da pia e banho), despeje ½ galão em cada dreno da pia;
  7. Durante o período de inverno é importante confirmar a reserva no camping com antecedência, pois muitos dos lugares estarão fechados.

Consulte => Pôr do Sol no Grand Canyon

 

Dicas para acampar em tempo frio

  • O aquecedor de água e o aquecedor de ambiente devem estar ligados em todos os momentos. É necessária uma conexão mínima de 15 amperes de energia (linha externa) para operar o aquecedor do motorhome por períodos prolongados, além de um suprimento suficiente de propano;
  • Não deixe o motorhome parado por mais de 12 horas. Ligue o motor ou conduza por uma curta distância pelo menos a cada 12 horas até atingir temperatura normal de operação;
  • Em condições de congelamento, o gás propano pode se evaporar e causar o congelamento do sistema LP. Seguir as etapas acima ajudará a minimizar essa possibilidade;
  • Correntes de pneus não são permitidas em nenhuma circunstância;
  • É obrigatório preencher um documento na retirada do motorhome.

A vantagem de viajar com os motorhomes da Cruise America no inverno, é ver paisagens deslumbrantes que só o frio proporciona com preços muito convidativos.

Go California Explorer Pass => Descontos nas principais atrações

 

Vale a pena alugar motorhome na Califórnia?

Valeu MUITO a pena alugar motorhome na Califórnia, na verdade para viajar em qualquer região dos Estados Unidos.

O país tem uma estrutura incrível para esse estilo de viagem… excelentes estradas, veículos bem aparelhados, segurança e infinitas opções para estacionar o motorhome.

Além disso, os destinos turísticos são incríveis e super preparados para o turismo, todas as atrações oferecem um mapa com informações e banheiros, mesmo as mais isoladas.

Caso ainda tenha dúvidas, a Cruise America oferece um Guia de Assistência ao Locatário com toda as recomendações e dicas sobre o motorhome. Tem também o Tourbook sobre a empresa, em português!

Fique à vontade para comentar abaixo 😉

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *