Grand Canyon: guia completo para planejar sua visita ao parque

Grand Canyon: guia completo para planejar sua visita ao parque

Conhecer o Grand Canyon é o sonho de inúmeras pessoas de todo o globo. Próximo a Las Vegas, essa é uma das 7 maravilhas do mundo, estando na lista de desejos de milhares de turistas.

Para visitar esse parque nacional, entretanto, é interessante ter algumas dicas para não perder o passeio. Saber sua localização e onde ficam as entradas é o primeiro ponto, assim como a melhor época para ir. Lembre-se que estamos falando de uma região desértica, onde o calor é um grande desafio.

Esse detalhe, entretanto, é pequeno se comparado à beleza estonteante que encontrará por aqui. Com cores vibrantes e paisagens inesquecíveis, parece até que foi esculpido à mão.

Se você está pensando em visitar o Grand Canyon e conhecer suas curiosidades, continue nesse texto. Aqui falarei um pouco sobre as formas de chegar ao parque e curtir suas incríveis atrações!

Planeje sua viagem => Onde ficar no Grand Canyon

Como contratar um seguro viagem »

 

Grand Canyon

Conhecido mundialmente, o Grand Canyon é um gigantesco desfiladeiro localizado nos Estados Unidos. Esse é um dos pontos que recebe mais visitantes na América do Norte, tanto americanos quanto estrangeiros.

Suas belezas naturais são incríveis, rendendo lindas fotos e uma experiência inesquecível a todos que o visitam.

CLIQUE AQUI para curtir os melhores passeios no Grand Canyon »

 

Onde fica o Grand Canyon?

grand canyon mapa
Foto: Google Maps

Muitas pessoas adicionam o passeio ao Grand Canyon em suas viagens a Los Angeles ou Las Vegas. Por conta disso, é comum pensar que o parque esteja localizado nos estados da Califórnia ou Nevada. Bom, não é bem assim.

O Parque Nacional do Grand Canyon se encontra no estado do Arizona, região oeste dos Estados Unidos. Ainda assim, está longe das grandes cidades locais, como Phoenix e Tucson.

De fato, o destino turístico mais próximo do parque é a cidade do pecado, que se encontra a cerca de 450 quilômetros. Los Angeles está a 780 quilômetros, enquanto Phoenix e Tucson estão a 360 e 540, respectivamente.

Ainda que sejam distâncias elevadas, a viagem é comum de ser feita no roteiro em Las Vegas, principalmente por conta da estrada.

No meio do deserto, a paisagem é deslumbrante, sendo horas de linhas retas no ambiente seco e árido. É exatamente como se vê nos filmes que tanto assistimos.

Imperdível => Excursão guiada ao pôr do sol no Grand Canyon

 

Mapa do Grand Canyon

Antes de visitar o parque, é preciso entender o mapa do Grand Canyon.

A localização de seus principais atrativos pode estar a centenas de quilômetros de distância de Las Vegas. Sendo assim, você precisará se programar bem para fazer o passeio render.

South Rim

A margem sul é a área com melhor infraestrutura turística e, consequentemente, a mais visitada do Grand Canyon. Ela recebe 90% do público total ao longo do ano.

Fica a 450 km de Las Vegas e possui cerca de 10 mirantes com vistas de tirar o fôlego. Também é indicada por suas trilhas para os turistas que prezam pelo contato com a natureza.

 

North Rim

Apesar de estar localizada mais perto de Las Vegas, a “apenas” 400 km de distância, a margem norte é menos visitada. Não é menos atraente, sendo geralmente a opção de quem já conhece o parque e busca uma experiência menos turística.

Por estar a 300 m acima do South Rim, aqui o frio é mais intenso no inverno. Esse fator faz esta área do parque ficar aberta apenas de maio a outubro.

Uma curiosidade é que, em linha reta, as faces norte e sul do Grand Canyon estão a apenas 10 km de distância. De carro, porém, elas se encontram a 350 quilômetros uma da outra.

 

West Rim

Por estar na face oeste do Grand Canyon, fica a modestos 200 km distante de Las Vegas. Por isso, é a opção mais sensata para quem pretende fazer um bate e volta de ônibus. Está área não pertence ao parque, e sim à tribo indígena Hualapai.

Aqui fica o Skywalk do Grand Canyon. Ponto importante da região, essa é uma passarela de vidro em forma de ferradura com 21 metros de comprimento. Se encontra a 1450 metros acima do nível do Rio Colorado, rendendo fotos extraordinárias!

 

Inner Canyon

Para os mais aventureiros, não basta admirar as paisagens sempre coloridas do Grand Canyon.

Existem diversas atividades para quem se dispõe a entrar no cânion. Rafting, mountain biking, longas caminhadas e até passeios de mula até o leito do rio, obviamente sempre supervisionados por profissionais.

Se esse é o seu interessante, então o seu lugar é o Inner Canyon, parte de dentro do parque.

Incrível => Grand Canyon com skywalk, helicóptero e barco

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide nos Estados Unidos. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Qual a extensão do Grand Canyon?

onde fica las vegas

Uma pergunta bastante questionada pelos turistas diz respeito à extensão do Grand Canyon. Os números dessa grandiosidade natural assustam, dando a perfeita noção da magnitude da atração.

O primeiro dado se refere ao seu comprimento, ou seja, a extensão de uma ponta a outra. São mais de 440 quilômetros, uma distância equivalente, por exemplo, ao trecho entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Impressionante, não acha?

Mas essa não é, entretanto, a informação mais espantosa sobre essa maravilha natural.

Em determinados pontos, a distância entre um lado e outro — sua largura — pode chegar a 29 quilômetros. Para se ter uma ideia, se somarmos as praias do Leblon e de Copacabana, chegamos ao valor de 4,15 quilômetros apenas.

Por fim, é preciso também entender que outro dado importante a respeito do Grand Canyon é sua profundidade.

Como o desfiladeiro é muito comprido, existem diferentes valores em seu caminho, mas o ponto mais profundo atinge os 1,8 quilômetros.

Lindo => Tour Sunset de Sedona

 

Melhor época para visitar o Grand Canyon?

grand canyon mortes

Falar sobre a melhor época para ir ao Grand Canyon é falar, também, da temperatura e do clima local.

É preciso lembrar que estamos nos referindo a um ambiente desértico que, como uma de suas principais características, apresenta dias bastante quentes.

Outro dado, porém, que muita gente se esquece, é que a umidade é muito baixa nessa região. Logo, da mesma forma que o calor aprece durante o dia, o frio chega forte pela noite.

Sabendo disso, vale destacar que a alta temporada do local ocorre entre os meses de junho e setembro. Este é o verão americano, quanto o clima está mais quente e o as famílias curtem suas férias.

Durante esse período, as máximas podem chegar aos 41°C, enquanto as mínimas alcançam os 8°C. Achou estranha essa amplitude entre as temperaturas? Há uma explicação.

Um fator que faz total diferença nessa conversa é a sua localização dentro do Grand Canyon.

   

Explico: dentro do parque há pontos de diversas altitudes, o que influi diretamente no clima. Acredite, estar a 700 metros de altitude é bem diferente de estar a 2.400.

Confira => De Flagstaff: Excursão pelo Grand Canyon

 

Como chegar ao Grand Canyon?

Já falamos aqui sobre a localização do Grand Canyon e sua proximidade com algumas cidades.

Ainda assim, é preciso destacar que há diversas formas de se chegar ao parque. Abaixo você encontrará as principais, cabendo escolher a mais apropriada para seu gosto, bolso e estilo de viagem.

 

Ônibus

tour de onibus pela california

Os passeios de ônibus que vão de Las Vegas ao Grand Canyon estão entre os mais procurados pelos turistas. Oferecem baixo custo, a partir de 75 dólares, mas com a possibilidade de adicionar extras.

Existem tours de ônibus para o West Rim e também para o South Rim, mas fuja dessa última opção. Pela distância, você passará 2/3 do tempo no trajeto de ida e volta, assistindo filmes dentro do ônibus.

 

South Rim

A excursão à borda Sul do Grand Canyon é a forma mais barata de conhecer o Grand Canyon, a não ser que esteja em grupos de até 4 pessoas e alugue um carro. Sinceramente, não recomendo nenhuma das opções, pois a viagem é muito cansativa para fazer um bate-volta.

 

West Rim

A excursão de ônibus pelo lado Oeste do Grand Canyon também dura o dia todo, mas como as distâncias são menores, é possível incluir outras atrações no roteiro. A Hoover Daam, represa responsável pelo abastecimento de água em Vegas, é um dos principais. Outro ponto bastante visitado é o Skywalk.

 

Carro

grand canyon dicas

Alugar um carro é uma excelente opção para quem planeja ficar alguns dias na região do Grand Canyon.

É possível explorar as diversas possibilidades de passeios, ainda mais com tantos charmosos hotéis no próprio Grand Canyon Village.

Há também cidades nos arredores do parque que possuem ótimas opções de onde ficar no Grand Canyon. Ainda que mais distantes, as opções podem ser mais interessantes financeiramente.

A grande vantagem é ter liberdade total para ficar quanto tempo quiser em cada atração, mirante ou área do parque. Há ainda a possibilidade de contratar passeios locais.

Por fim, essa é uma prática bastante comum na região. Assim, é possível encontrar diversas locadoras locais e conseguir bons preços nos veículos.

Só pense bem no tipo de carro que vai alugar, lembrando sempre do espaço e da capacidade off road. Se tiver dúvidas, confira como funciona o aluguel de carro em Las Vegas.

Aproveite => Melhores preços para alugar carro em Las Vegas

 

Trem

passeio de trem las vegas

Se você estiver procurando uma experiência mais charmosa, ir ao Grand Canyon é a sua grande chance. Você pode apreciar incríveis paisagens no meio oeste dos Estados Unidos, com todo o charme de uma viagem vintage.

O trem parte da pequena cidade de Williams, a cerca de 90 quilômetros da entrada do parque. Por ser um veículo menos lento, o trajeto leva por volta de 2 horas e 15 minutos para ser concluído.

Há saídas diárias, mas os horários variam de acordo com a época. Entre julho e outubro os trens saem às 09h30 e chegam ao parque às 11h45. A volta para Williams sai às 15h30 e chega às 17h45.

A empresa que faz a rota é a Grand Canyon Railways, e os valores para ida e volta variam. Para adultos, o preço é de 67 dólares na classe econômica e 82 na executiva. Crianças pagam 23 e 51 dólares, respectivamente.

 

Helicóptero

passeio de helicoptero las vegas

Se você também reservou apenas um dia para visitar o Grand Canyon, mas tem dinheiro a mais para gastar, aproveite!

Existem passeios de helicóptero que saem de Las Vegas com duração total de aproximadamente 4 horas. Eles visitam o West Rim, com direito a pouso e refeição dentro do desfiladeiro.

Existem muitos desses tours de helicóptero no Grand Canyon, com diversas configurações. É possível fazer incluir passeios de barco, com entrada no Skywalk, piqueniques, almoços e jantares, mas meu preferido é durante o pôr-do-sol.

É importante saber que não existe autorização para voos de helicóptero em outras partes do Grand Canyon. Dessa forma, se quiser conhecê-las, será necessário buscar por outro meio de transporte.

   

 

Avião

grand canyon curiosidades

Uma opção tão legal quanto a anterior é conhecer o Grand Canyon de avião. Existem diversos pacotes saindo de Las Vegas, sendo alguns para o West Rim e outros para o South Rim.

A primeira opção tem duração de 4 horas, saindo da cidade do pecado e passando pelas principais atrações da região. Entre eles, você poderá sobrevoar o Lago Mead e a Represa Hoover. Há também guia em português e diversos outros idiomas para você não perder nenhum detalhe.

O segundo tour é mais completo, indo até o South Rim e parando até para almoço. Você poderá descer, fazer trilhas e desfrutar de um belo almoço gourmet. Além disso, está incluso também um passeio de helicóptero de 25 minutos pelo desfiladeiro e suas lindas paisagens.

Necessário => Seguro viagem internacional

 

Experiências e esportes radicais no Grand Canyon

esportes radicais no arizona

Além dos passeios tradicionais, existem várias outras formas de aproveitar as paisagens do Grand Canyon.

Imagine fazer um tour de mula, ou então descer as corredeiras num rafting pelo Rio Colorado. Para os mais aventureiros, é legal também acampar no parque.

Enfim, para conhecer realmente um lugar, é preciso explorar diferentes possibilidades, o que é perfeitamente possível por aqui. Para isso, a melhor dica é dar uma olhada no site da Get Your Guide.

Eles possuem os mais diversos passeios não somente aqui, mas em todo o mundo.

Além disso, seus tours saem do lugar comum, já que são ofertados diferentes tipos de passeios, que combinam com vários tipos de gostos e bolsos.

Por falar em preço, seus valores são bem mais em conta do que fechar o pacote no local.

Isso sem falar na preocupação que você deixa de ter, visto que já sai do Brasil com todos os passeios comprados e confirmados.

Radical => Excursão de jipe pelo Parque Nacional do Grand Canyon

 

Curiosidades do Parque Nacional do Grand Canyon

centro de visitantes grand canyon

Como todo ponto turístico famoso do mundo, o Grand Canyon conta também com suas curiosidades. Muitas delas, inclusive, dizem respeito à sua história, a forma como foi criado e seu percurso.

Resultado de anos de erosão do rio Colorado, as cores que você verá dizem respeito a diversas época da história do planeta. Dessa forma, é possível dizer que você está em um dos pontos mais notáveis do mundo.

Para ter essas informações, encontramos outra curiosidade interessante de ter anotada: os centros de visitantes. No total, são mais de 10 locais específicos para informar e auxiliar os turistas.

Eles estão espalhados por todo o parque, bastando entra no site do parque para descobrir seus horários de funcionamento. Em alguns, inclusive, há mais a se fazer, como visitar o incrível Museu de Geologia Yavapai.

Dúvida => RentsCars é confiável?

 

Como pretende conhecer o Grand Canyon?

Conhecer o Grand Canyon é uma daquelas atividades que todos deveriam fazer pelo menos uma vez na vida. Muito mais do que as paisagens e fotos, aqui você entende a grandiosidade da natureza e de nosso planeta.

Para isso, é bom analisar alguns pontos para escolher a melhor forma de chegar ao parque. Preço, tempo disponível e atrações inclusas são alguns dos principais. De qualquer forma, o ideal é separar mais de um dia para conhecer essa maravilha natural.

Gostaria de viajar para o Grand Canyon? Ainda tem dúvidas? Foi e gostaria de contar uma história? Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. João

    Visitei uma vez e fiquei maravilhado com a grandiosidade desse lugar. ótimo guia!

  2. Juliana

    Oi, Guilherme, parabéns pelo blog! Mto maneiro! Vou fazer essa viagem pela costa oeste de carro em novembro, ficarei apenas 3 dias em Vegas e gostaria de fazer um bate e volta ao Grand Canyon. Pensei em reservar logo um passeio pelo site City Discovery, mas um amigo meu que foi em jan/2012 disse que fechou por em Vegas um passeio de van, que o levou até West Rim, lá fez um tour de helicóptero, de barco e voltou no mesmo dia de van para Vegas, custou uns U$ 200. Nesse site q vc informou o mesmo passeio sai por uns U$ 500! Vc acha que o preço aumentou assim mesmo, ou fechando lá na hora é mais barato? Tem algum risco de eu não conseguir fechar o passeio em Vegas? (para o dia seguinte para o Grand Canyon) Por não ter disponibilidade? Obrigada, Bjs

  3. Guilherme Tetamanti

    Oi Juliana, Pode ser que comprando direto em Vegas seja mais barato sim. Como vc ficará 3 dias em Vegas, procure sobre os passeios logo no primeiro dia, aí consegue sim disponibilidade. Obrigado pela visita. Até + !!!

  4. Marcelo

    Guilherme, Espere que esteja tudo bem. Como faço para ir de aviao para o Grand Canyon. Qual o aeroporto que sai? Aonde posso comprar o bilhete? Local ou Site? Abs...

  5. Guilherme Tetamanti

    Oi Marcelo, Conheço os passeios do City Discovery. Espero que ajude!!! Obrigado por participar. Até + !!!