Vale a pena para brasileiros morar no Uruguai? Conheça as vantagens

por Aline Schons

Vale a pena para brasileiros morar no Uruguai? Conheça as vantagens

Quem nunca pensou em fazer as malas e sumir de vez do Brasil? Em tempos difíceis, em que tudo aparenta desandar por aqui, essa ideia parece ter ganhado ainda mais força. Muita gente com dinheiro está simplesmente fugindo daqui; quem não tem, ainda se programa para isso. Independentemente dos retrocessos enfrentados no Brasil, viver em outro país é uma possibilidade a ser pensada. E por que não morar no Uruguai? Será que vale a pena para brasileiros?

Um país pertinho do Brasil (que facilitaria a visita à familiares e amigos), com qualidades que podem surpreender. Confira abaixo algumas das vantagens que podem fazer você querer viver no Uruguai.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Montevidéu

Seguro viagem para a América do Sul »

 

Qualidade de vida no Uruguai

Morar no Uruguai
Praça da Independência, Montevideo | Fonte: Marcelo Campi, via Wikimedia Commons.

Se pegarmos todas as riquezas produzidas pelo Uruguai ao longo de um ano e dividirmos entre toda a população, cada um teria recebido 16 mil dólares. Por aqui, esse valor seria de pouco mais de 8 mil dólares. Ao nascer, a expectativa de vida de uma criança uruguaia é de quase 78 anos.

No Brasil, é de pouco mais de 74 anos (sendo de apenas 71 anos em algumas regiões). O Índice de Desenvolvimento Humano brasileiro também está bem atrás do Uruguai e de países vizinhos, como Argentina e Chile.

A qualidade de vida não está apenas nos dados: é visível nas ruas da capital Montevidéu, e pelo interior do país. Em uma viagem fui a um cinema de rua – sim, eles ainda existem em bom número por lá. Era impressionante (na visão de uma brasileira) a quantidade de idosos e idosas no cinema.

Em lojas e restaurantes de Montevidéu, é comum ver idosos trabalhando – e felizes! Para quem passeia por Montevidéu, fica evidente que se vive por mais tempo e com mais qualidade de vida.

Dicas práticas => Se mudar para o Uruguai

Vantagens de morar no Uruguai
Senhoras tomando um café antes do sessão do cinema começar | Foto: Aline Schons.

Depois da minha viagem ao país fiquei pensando seriamente em passar minha velhice e morar no Uruguai – já nem falo mais em aposentaria, porque está difícil de prever qualquer coisa em relação a isso. Por mais que eu veja mil qualidades no Brasil, infelizmente acho que ainda temos muito para aprender em relação ao tratamento de pessoas idosas por aqui.

Para mim ficou nítido que por lá, e é assim que deveria ser em qualquer lugar, a velhice é apenas mais uma fase da vida, que segue normalmente. As pessoas têm a oportunidade de continuar trabalhando, cultivando as amizades e são respeitadas e valorizadas.

CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »

 

Liberdade

  • Aborto, um caso de saúde pública
Vantagens de viver no Uruguai
Mapa de descriminalização do aborto no mundo. Em azul, regiões que já legalizaram | Fonte: NuclearVacuum, via Wikimedia Commons.

Recentemente, o Uruguai avançou em pontos importantes para liberdade de sua população. A legislação que permite às mulheres escolher interromper uma gestação indesejada de modo seguro, aprovada em 2012, permitiu que no primeiro ano da medida quase 7 mil mulheres recorressem às clínicas uruguaias sem que nenhuma morte de gestante fosse registrada.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Uruguai. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

No Brasil, o assunto ainda é tratado como tabu. Mesmo nos casos em que há previsão legal para realização do aborto (estupro, risco de vida e feto anencéfalo), as mulheres enfrentam dificuldades para fazer valer o seu direito.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 
  • Legalização da maconha, segurança e violência
Se mudar para o Uruguai
Mapa de descriminalização da cannabis no mundo. Em azul, regiões que legalizaram | Fonte: Multiple Authors, via Wikimedia Commons.

A flexibilização das normas de cultivo e consumo de cannabis reduziram as taxas de homicídio, furtos e assaltos por todo o país – e dão uma sensação de segurança ímpar na capital, Montevidéu.

Para pessoas nascidas em outros países que têm residência no país as normas são bem restritas, mas os benefícios de abordagens diferentes para lidar com problemas que também temos por aqui são perceptíveis.

Escolha => Melhores cidades para morar no Uruguai

 

Política

Você vai querer viver no Uruguai
Pepe Mujica, ex-presidente e atual senador uruguaio | Fonte: ProtoplasmaKid, via Wikimedia Commons.

Na política, as coisas também impressionam. Há cerca de um mês, o vice-presidente uruguaio renunciou ao cargo ao descobrirem que ele utilizou algumas centenas de dólares para fins privados enquanto trabalhava na estatal petroleira uruguaia, a Ancap.

Isso poucos dias depois de serem divulgados vídeos de repasses de 500 mil reais semanais ao nosso presidente. O nosso segue no cargo, e com o aplauso da maioria do Congresso Nacional.

Não por acaso, o Uruguai é a única democracia plena da América do Sul segundo o índice da Economist Intelligence Unit. Com nota 8,17, está bem a frente de Brasil (7,38) e Argentina (6,84), consideradas democracias imperfeitas.

O índice leva em conta questões como o processo eleitoral, a participação política e a cultura democrática.

No Uruguai os cidadãos e cidadãs escolhem até mesmo quem se candidata à Presidência, o que ajuda a explicar os bons resultados obtidos. Será que isso funcionaria por aqui?

Como funciona => Visto permanente para Uruguai

 

Quero morar no Uruguai, e agora?

Quero morar no Uruguai
Prédio sede do Mercosul, localizado em Montevidéu | Fonte: Igna, via Wikimedia Commons.

Esses são apenas alguns dos fatores que têm feito muitos brasileiros falarem – em tom de brincadeira ou já fazendo planos – que pretendem se mudar para o Uruguai. É claro que a cultura, os vinhos, a alimentação e a beleza do país, sobre o que já contamos para vocês, também têm papel importante nessas brincadeiras ou planos…

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Uma decisão do governo uruguaio ajudou a alimentar esses planos: desde 2015, é mais fácil para quem nasceu em países do Mercosul solicitar residência permanente por lá. Resultado é que em 2014, último ano sem a medida, foram 613 pedidos de residência, que saltaram para quase 7 mil em 2015!

O processo, que agora leva em torno de 30 dias, não tem grandes exigências – todas podem ser consultadas no site da embaixada do Uruguai no Brasil. Sendo um residente permanente, você pode tirar documento de identificação, alugar imóveis, conseguir um emprego regularizado e fazer praticamente tudo que um cidadão uruguaio de nascimento também pode fazer.

Prefere Europa? => Morar em Portugal é bom?

 

Considerações finais

É claro que antes de tomar a decisão de morar no Uruguai, é importante conhecer a fundo sua cultura, costumes, as oportunidades de emprego, enfim… Garantir que a sua expectativa não será frustrada. Mas pode ter certeza: não será nenhum sacrifício fazer algumas visitas ao Uruguai para conhecer o país e ver como seria sua experiência por lá!

 

Dica final: como enviar e receber dinheiro no Uruguai

Para viagens mais longas, como intercâmbio ou uma mudança para fora do Brasil, você pode fazer uma Remessa Online ou usar o Transferwise, que nada mais é do que transferir dinheiro da sua conta para a conta de outro país, e vice-versa.

Tudo é bem simples e seguro. Você só tem que preencher seus dados, inserir as informações da conta de destino, verificar a cotação bem como taxas e impostos aplicados, e enviar.

Toda a operação é reconhecida e autorizada pelo Banco Central do Brasil e o beneficiário recebe o dinheiro em um dia útil. Faça sua simulação agora no Remessa Online e insira o cupom de desconto: QUEROVIAJARMAIS para ainda mais vantagens. Tire suas dívidas sobre dinheiro no exterior no post Comprar dólar e euro online.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Aline Schons

ESCRITO POR

Aline Schons

Gaúcha morando em Brasília. Sou de opinião que é mais interessante explorar primeiro o Brasil e a América Latina para só depois partir para os outros cantos desse mundão. Gosto de conhecer os estereótipos, as imagens que definem os locais, e também aprecio descobrir aquilo que foge dos roteiros turísticos. Sou mestra em Comunicação pela UnB, graduada em administração e em jornalismo. Feminista. Além de viagens, também me interesso por temas como direitos humanos, empreendedorismo, política e pets (tenho dois gatos e um cachorro, todos tirados da rua).

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Ulisses Atila Arrais e Moura

    Estou procurando mais informações sobre o sistema legal uruguaio. Por exemplo, no Brasil é proibido acumular cargos públicos, mas não sei se no Uruguai, isso é permitido. Outra coisa: eu, como brasileiro, gostaria de saber se posso candidatar-me a um cargo público lá e, em caso afirmativo, em que condições isso pode ocorrer.

  2. Marinalva Batista s santos

    Quando viajo gosto de ouvir e ver o povo.As aparências enganam.Estive ano 2018. Ao visitar mercado artesanato e ouvir as artesãs nenhuma delas produzia todos trabalhavam para empresários. Segundo disseram não existe como no Brasil vc produz e monta barraquinha. Perguntei sobre salário mínimo e me falaram que se vmcomorarem 1 sorvete no mês fará falta. Perguntei pelos índios eles se Tá bem que não os tem.Afirmam que todos foram mortos.Se pesquisar Vera que os indigenas lutam pra serem reconhecidos como descendentes e terem se7s direitos a terra reconhecido e é negado. Os negros vivem em dois bairros da capital próximo ao porto, aonde chegaram escravizados. Violências e vc não porque são melhores ms pq até lojas de roupas tem inseguranças armados.Os hotéis traçam as portas as 19h e v tem q se expor na rua até abrirem. Resumindo...prefiro o Brasil e esperar que melhore

  3. Stepheen

    Muito boa a matéria fiquei interessado em me mudar pra la porque aqui ta russo

  4. Crislaine

    Gostaria de saber em média,qual valor para poder morar no Uruguai, gastos iniciais, moradia, alimentação... obrigada

  5. Guilherme Tetamanti

    Oi Crislaine, Leia o post sobre custo de vida no Uruguai. Abraços

  6. Mariana Ângelo

    O Uruguai seria um país mais fácil para encontrar emprego? Pois no Brasil a situação é cada vez mais crítica. Não sei a data que este conteúdo foi publicado mais no ano de 2019 o Uruguai é uma solução para quem quer mudar de vida?

  7. Maíra

    Texto um pouco tendencioso quanto a política brasileira e o presidente Mujica, que saiu por ter feito um grande trabalho em 4 anos e não houve envolvimento com dinheiro nenhum. Pelo mais, o texto é norteador.

  8. Polly Batista

    Oi, Maíra. Tudo bem?! Agradeço o seu comentário.

  9. Stepheen

    Muito boa a matéria fiquei interessado em me mudar pra la porque aqui ta russo

  10. Jose Valter

    Neste momento não tenho uma condição financeira confortável para migrar para o Uruguai. Mas faria sim, se tivesse, sem sombra de dúvida.

  11. Polly Batista

    Olá, José Valter. Realmente, é um país muito procurado por brasileiros para viver. Obrigada pelo comentário.

  12. Lucas

    "Sou de opinião que é mais interessante explorar primeiro o Brasil e a América Latina para só depois partir para os outros cantos desse mundão. Gosto de conhecer os estereótipos, as imagens que definem os locais, e também aprecio descobrir aquilo que foge dos roteiros turísticos". Nossa, fantástico! Também compartilho da mesma opinião. Nunca viajei ainda para Europa e EUA, mas irei explorar em breve o interior do Paraguai, Uruguai e Chile.

  13. Polly Batista

    Oi, Lucas! Eu também sou bem apaixonada pelo nosso continente! Obg pelo comentário e quando estiver na estrada marca a gente #queroviajarmais para vermos suas fotos! Boa sorte!

  14. RONARIO Gomes de Souza

    Muito interessante o que eu li nesta reportagem, tenho muita vontade de morar no Uruguai, antes farei uma viagem até esse lindo país. Quero conhecer os costumes, modo de vida, etc... Pelo que tenho lido em outros artigos, a qualidade de vida é de nível muito bom. Se pudesse receber mais informações do país ficaria muito grato.

  15. Polly Batista

    Olá Ronario. O Uruguai é um país incrível, impossível não se encantar. Quais informações específicas você precisaria? Assim consigo direcionar melhor o que te informar. No mais, aqui no blog tem muito artigo interessante e que pode te ajudar muito em como se programar para se mudar.

  16. Maria Cristina

    Nem acredito, deve ser um aviso!!!! Eu falando em me mudar para o Uruguai em função da nossa política podre, que cada dia mais faz a gente perder as esperanças e abro meu e-mail..o que vejo??? este post sobre ir morar no Uruguai...adoro este país, já fui várias vezes e sinceramente estou começando a levar muito a serio morar lá.

  17. Polly Batista

    Olá, Maria Cristina. Que bom que gostou do post! Boa Sorte e obg pelo comentário!

  18. Carolina Arbache

    Aline não foi a única! Também fiquei morrendo de vontade de fazer as malas e me mudar para Uruguai... País sensacional e que povo simpático! Qualidade de vida e felicidade é tudo!!!