Lima

O turismo em Lima muita vezes é preterido por outros lugares mais famosos do Peru, como Machu Picchu, ou mesmo encarado apenas como um local para a entrada no país. Mas a principal porta de entrada do Peru é muito mais que apenas um local de passagem.

É onde a história do país nasceu. É onde aconteceram guerras e guerrilhas. E também é onde muito da história das civilizações pré-colombianas é contado, seja nas ruas, nos casarões e nos museus. Além disso, a capital peruana é uma bela cidade, com vista para o Oceano Pacífico e com vários atrativos.

Pelo Peru ser o destino mais exótico da América do Sul, por conta do todo o mistério e histórias que rondam o Império Inca, e ainda pelas as ruínas de suas antigas cidades, o país é muito visitado por viajantes brasileiros. Mas, quando você estiver organizando seu roteiro, de uma atenção maior a Lima, é uma cidade bacana.

Quer saber mais sobre o turismo em Lima? Veja neste artigo os principais pontos turísticos, onde se hospedar e como se locomover na cidade, além de sugestão de roteiro e muito mais.

Leia também => Dica dos melhores hotéis em Lima

Melhor seguro viagem para América do Sul »

 

Turismo em Lima: Mapa da cidade

Veja neste mapa, os principais pontos turísticos de Lima.

  • País: Peru
  • População total: 8,500,842 hab.

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar passeios e ingressos em Lima »

 

Tudo sobre Lima

tudo sobre lima
Palácio da Justiça | Foto: Art DiNo, via Wikimedia Commons.

Lima é a capital, maior e mais importante cidade do Peru. Fica na parte central do litoral peruano, nos vales dos rios Rímac, Chillón e Lurín e ainda com vista para o Oceano Pacífico. Tem aproximadamente 2,6 mil km², onde moram mais de 9 milhões de pessoas.

É a 3ª maior cidade da América Latina, ficando atrás apenas de São Paulo e da Cidade do México, o centro econômico do Peru e, junto com as cidades vizinhas tem a Região Metropolitana mais populosa do país. A cidade foi incluída em 2012 na lista de cidades globais Beta Mais, pela rede de pesquisadores da World Cities Study Group and Network (GaWC).

Lima é ainda a sede da mais antiga instituição de Ensino Superior do Novo Mundo (como era chamado o continente americano na época da descoberta), a Universidade Nacional San Marcos, fundada em 1554.

 

Mais sobre a história de Lima

roteiro em lima
Centro Histórico | Foto: Yves Picq, via Wikimedia Commons.

A região onde hoje é Lima era ocupada por indígenas desde o período pré-Inca. Em 1532, o conquistador espanhol Francisco Pizarro um importante líder do Império Inca, Atahualpa, e apesar de ter o resgate pago, forjou um julgamento e matou o inca. Apesar da resistência da civilização inca, em 1535 fundou a Ciudad de Los Reyes, que depois viraria Lima.

Há linhas de pesquisa que dizem que os índios quéchua chamavam aquela região de Límac, que significa orador. Como o idioma espanhol rejeita consoantes “soltas” no fim das palavras, acabou virando Lima. Ao longo de sua história, Lima enfrentou diversas batalhas, primeiro entre os incas e os espanhóis.

Mas, mesmo após a independência, em 1821, na Guerra da Independência Peruana, enfrentou batalhas com os caudilhos militares, que queriam tomar o poder, a Guerra do Pacífico (1879-1883) junto com a Bolívia contra o Chile, guerras civis em 1894 e já no século XX e ainda a guerra contra o Equador, 1941, e grupos terroristas na década de 1970.

Além disso, passou por grandes terremotos como o de 1687, que resultou na construção de muralhas. Ainda na década de 1930 não havia serviços básicos e o transporte era de carroças. E, em 1990 teve muitos problemas econômicos. Mas a cidade se recuperou e hoje é um importante centro financeiro e industrial do país.

 

Outras informações sobre Lima

dicas de atrações lima

Por estar próximo ao litoral do país, mas aos Andes e a região desértica do Atacama, que fica no Chile,  Lima tem um clima único que mistura o desértico com o sub-tropical. Não há muita chuva, mas a umidade é alta o que resulta em muita neblina, sobretudo entre junho e dezembro. O resultado é pouco mais de 1.200 horas de sol por ano. E a temperatura média anual é 19ºC.

O idioma oficial é o espanhol, mas há línguas nativas cooficiais como o quéchua e o aimará. A moeda peruano é o Novo Sol e o código telefônico do Peru é 51 e de Lima 1. O fuso horário de Lima é de 2 horas a menos que o horário oficial de Brasília, sendo que a diferença passa para 3 horas a menos no horário de verão do Brasil.

Brasileiros não precisam de visto de turismo e nem passaporte para visitar Lima, somente o documento de identidade (RG).

Importante => Vacinas essenciais para viagem

 

O que fazer em Lima

A capital do Peru é uma grande metrópole e os diversos pontos turísticos de Lima são repletos de tradições, belezas naturais, cultura, além da rica gastronomia do país.

Confira um pouco dos encantos de Lima, no vídeo produzido pelo site oficial de turismo do Peru:

 

Pontos turísticos e passeios

pontos de interesse lima
Museu Larco | Foto: Velvet, via Wikimedia Commons.

Lima é uma metrópole com diversos atrativos naturais como a vista do Pacífico, as falésias gigantescas, o incrível pôr do sol, além da culinária única (é que com a altitude do país há alimentos que só nascem por lá), um povo amistoso e acolhedor e ainda um centro histórico muito bonito com bastante riqueza arquitetônica.

Veja neste artigo os principais pontos turísticos de Lima, como o belo Centro Histórico, o Museo del Oro de Lima, o Museo de Arte de Lima (MALI), o Malecón (um muro decorado com pastilhas coloridas próximo a costa que tem uma vista lista para o Pacífico.

A coleção de arte pré-colombiana do Museu Larco e do Museo de la Nación, que traça a história das civilizações antigas do país. Além da Plaza de Armas e a catedral do século XVI, do Convento de San Francisco e o Palácio de Torre Tagle, ambos em estilo barroco.

dicas de viagem lima
Circuito Mágico del Água | Foto: McKay Savage, via Wikimedia Commons.

Ainda no centro da cidade, há também o Circuito Mágico das Águas do Parque de la Reserva com 13 fontes interativas que “dançam” com a música. E, no bairro Miraflores há bares e restaurantes.

No artigo sobre onde comer em Lima, têm dicas de restaurantes e comidas típicas.

São pratos típicos de Lima, o Picante de Cuy, um porquinho da índia apimentado. O lomo saltado, uma carne assada com legumes e batatas servido à base de um molho de shoyu e arroz branco.

O rocoto relleno é uma pimenta, mais ou menos do tamanho de um tomate, que é assada e recheada basicamente com carne, azeite e queijo. Pode ser servida com batatas.

o que comer em lima
Lomo Saltado | Foto: HugoMon, via Wikimedia Commons.

Em relação aos restaurantes a lista em Lima também é extensa. Iniciando pelo Astrid & Gaston, já foi eleito o Melhor Restaurante da América Latina nos anos de 2013 e 2015 e, constantemente figura na lista dos 50 melhores do mundo.

O restaurante Maido, do chef Mitsuharo Tsumura, de menu degustação – recria os pratos típicos peruanos com a forte influência japonesa.

O restaurante Pescados Capitales é bem amplo e com ambiente descontraído, de decoração com artefatos incas e pesqueiros. Sua especialidade são os peixe e frutos do mar e os pratos possuem a temática dos pecados capitais, como sugere o nome.

Neste outro artigo têm dicas de baladas e bares em Lima. Como uma das maiores cidades da América do Sul, você encontrará muita diversão em Lima.

Para todo tipo de orçamento de viagem. Dos mais básicos aos mais exclusivos e luxuosos, os bares e baladas da cidade valem a visita para conhecer a autêntica noite peruana.

 

Dicas para montar seu roteiro

melhores passeios lima
Bairro Miraflores | Foto: David Baggins, via Wikimedia Commons.

Para quem vai ficar em Lima, é importante conhecer os bairros da cidade para saber onde ficar em Lima, assim como os melhores hotéis da cidade. Outra dica importante é saber como se locomover em Lima e ir do aeroporto ao centro, entendendo como funciona o transporte público e as melhores opções para você se locomover para os pontos turísticos e ainda explorar a cidade.

A cidade possui uma boa malha de transportes públicos – e privados – à disposição de moradores e viajantes. Caminhar entre os pontos de maior interesse é sempre a opção mais indicada, mas, hora ou outra, certamente precisará pegar um transporte.

Dicas => Como acumular milhas aéreas

 

Dicas de turismo em Lima

Lima tem muita história para contar em suas ruas, construções e ruínas, seja de antes da chegada dos espanhóis, com a civilização Inca, ou após a chegada dos colonos. Por isso, é um destino que vale a pena conhecer. Assim, caso você esteja indo para outros locais interessantes do Peru, tente organizar uns dias para fazer uma imersão na cultura peruana em Lima.

Tenho certeza que você não irá se arrepender e, mais do que isso, irá se encantar pela história da cidade e aproveitar todos os atrativos que a capital peruana tem para oferecer aos viajantes de todo o mundo. Outras dicas sobre o que fazer no Peru, você pode encontrar no post índice da RBBV (Rede Brasileira de Blogs de Viagem), onde estão listados os artigos de vários blogueiros com informações sobre o destino.

E você, já conhece Lima? Tem vontade de conhecer? Deixe nos comentários suas dicas de viagem!

Até +!!

 

Background Tickets
Lima

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Lima

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Lima

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *