Giant’s Causeway: Game of Thrones na Irlanda do Norte

por Carlos
5/5 - (1 vote)

Giant’s Causeway: Game of Thrones na Irlanda do Norte

O Giant’s Causeway é daqueles lugares que mexem com várias das nossas sensações, quando o avistamos pela primeira vez.

Surpresa, perplexidade, alegria, dúvida, euforia… Esse símbolo da Irlanda do Norte é simplesmente sensacional. É a natureza em sua expressão de perfeição!

Exagero? De maneira alguma. Esse Patrimônio da Humanidade, localizado na Irlanda do Norte, está na lista das maiores belezas naturais do planeta.

É um dos 25 locais no mundo a conseguir figurar nas listas de belezas culturais e naturais da Unesco, ao mesmo tempo.

Planeje sua viagem => Quanto custa usar internet na Europa

Vantagens de contratar um seguro viagem + 5% de desconto »

O que são os Giant’s Causeway?

Giant's Causeway na Irlanda do Norte
40 mil colunas foram a calçada | Foto: Carlos Fernandes.

Giant’s Causeway é um conjunto de 40 mil colunas prismáticas de basalto preto que se encaixam perfeitamente formando uma espécie de calçada gigante, a beira do Oceano Atlântico, na Irlanda do Norte na Europa. Trata-se de uma formação que alterna partes retas e partes que simulam uma escada.

Os geólogos afirmam que essa formação se deu através de uma erupção vulcânica ocorrida há cerca de 60 milhões de anos.

Essa atividade vulcânica fez a rocha derretida subir através de fendas no calcário, com temperatura média de 1.000ºC. Quando entrou em contato com o ar, ela se resfriou e se solidificou, ficando nesse formato incrível que encontramos.

Suas colunas são principalmente hexagonais, embora existam algumas com até oito lados. O desgaste do topo formou o chamado “Inter Basaltic Bed”, uma faixa de rocha avermelhada que é uma característica da área.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Irlanda. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

A mesma ação do tempo criou formações circulares em torno de uma pepita de basalto que são conhecidos como “Giants Eyes”. Veja o vídeo acima do site oficial de turismo da Irlanda com imagens lindas do lugar.

CLIQUE AQUI para agendar passeios para a Calçada dos Gigantes »

 

A lenda sobre os Giant’s Causeway

Melhores pontos turísticos das Irlanda do Norte
Lenda entre gigantes é uma das explicações para o formação rochosa.

Para quem não sabe, a Irlanda é um país cercado por lendas, misticismo e superstições. Muitos de seus castelos, por exemplo, possuem histórias fantasmagóricas e assombrosas. E os Giant’s Causeway não poderiam ficar de fora dessa tradição.

   

A lenda diz que um gigante irlandês chamado Finn MacCool queria encarar outro gigante rival escocês de nome Benandonner, em uma luta. Lembrando que a Escócia fica no outro lado do mar, ligeiramente próxima à Irlanda do Norte.

A única maneira desse encontro ocorrer era por meio da construção de uma calçada que ligasse os dois pontos. E foi exatamente o que Finn fez, utilizando enormes colunas de pedras. O desafio foi aceito por Bernandonner, que seguiu até a Irlanda do Norte pela calçada.

Só que o gigante escocês era mais forte que o irlandês. Percebendo isso, a esposa de Finn decidiu vestir seu marido gigante como um bebê. Ao ver o tamanho do bebê, Bernandonner se assustou com o possível tamanho do pai e decidiu voltar para a Escócia, destruindo o caminho de pedras para que seu rival não o buscasse no outro lado do mar. Esse seria o motivo da Calçada dos Gigantes chegar a invadir as águas.

 

Como chegar nos Giant’s Causeway?

Como conhecer o Giant's Causeway
Ponto turístico fica a menos de 200km da capital | Foto: Carlos Fernandes.

Os Giant’s Causeway fica no Condado de Antrim, a 96km de Belfast, capital da Irlanda do Norte. E a cerca de 250km de Dublin, capital da República da Irlanda.

É possível chegar por conta própria, a partir de Belfast, através de trem. Ao descer nas estações de Coleraine ou Portrush, basta pegar um ônibus até o local.

Mas eu não indico esse trajeto. Principalmente porque a enorme maioria dos brasileiros que visita o Giant’s sai de Dublin, e não de Belfast. Mas, independente de você partir de uma cidade ou de outra, a dica é fazer o passeio através de excursão para Giant’s Causeway.

Além do conforto e da tranquilidade, as excursões também visitam outras duas espetaculares atrações turísticas da região: a Carrick-a-Rede Rope Bridge e o Dunluce Castle.

 

Como é a visita aos Giant’s Causeway?

Como chegar aos Giant's Causeway na Irlanda
Se o dia estiver ensolarado, vai lhe render lindas fotos | Foto: Carlos Fernandes.

O novo centro de visitas e informações do Giant’s Causeway foi inaugurado em 2012. Caso você deseje conhecer mais sobre a história do lugar, utilizando recursos de áudio e vídeo.

   

Caso deseje seguir direto para a atração, indico seguir o caminho de mais ou menos 1km a pé até a praia. A entrada é gratuita. Apesar de haver ônibus fazendo esse trajeto e que cobram uma taxa pequena pelo seu transporte.

Mas a cada cem metros que você caminhar por essa estrada, verá uma paisagem mais bela que a outra. E você poderá ir acompanhando visualmente, pouco a pouco, a formação das calçadas ganhando forma.

Sem contar que a estrada, em um dia ensolarado, oferece um horizonte incrível, digno de cenas de filmes de aventura. Lembrei muito desse meu passeio através de cenas do filme ‘A vida secreta de Walter Mitty’, com o ator Ben Stiller, que mostra passagens rodadas na Islândia.

Chegando à praia, prepare-se para se encantar com esse espetáculo da natureza. Eu fui no inverno e a temperatura girava em torno de -1ºC em Dublin.

Já na praia, a sensação térmica devia passar fácil dos -5ºC. Em um dado momento fui morder um sanduíche e simplesmente não sentia mais minha boca. Igual quando recebemos uma anestesia no dentista. Tudo devido ao vento congelante característico da Irlanda.

Belezas naturais da Irlanda do Norte
No verão, tudo fica mais bonito na Irlanda do Norte | Foto: Carlos Fernandes.

O local está aberto entre 9 e 17h nos meses de novembro, dezembro e janeiro. Já para os meses de fevereiro, março e outubro, das 9h às 18h. E para os meses de abril, maio, junho e setembro, das 9h às 19h. Excepcionalmente em julho e agosto, a atração se estende até as 21h devido ao maior período de luz solar durante os dias de verão.

Espero que vocês um dia tenha o prazer de conhecer os Giant’s Causeway. Mas se você já esteve no local, ou está planejando seu viagem à Irlanda, aproveite para compartilhar com a gente seus comentários.

 

ESCRITO POR

Carlos

ESCRITO POR

Carlos

Carlos Fernandes, 39 anos, é jornalista e publicitário viciado em rock and roll, futebol europeu, NBA e arquitetura e história medieval. Já viveu em Dublin, na Irlanda, onde ficou cara a cara com Bono Vox na noite de Natal e fez figuração em um filme de Daniel Radcliffe. E morou também em Santiago, no Chile, onde se viu no meio de um terremoto de dois minutos de 8.3 na escala Richter. Tanto na Irlanda e no Chile, quanto em outros países que visitou, aprendeu que essas surpresas são riquezas para sempre.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *