Como estudar no Uruguai: gradução, pós, técnico e escola pública

por Mylenna Soares

Como estudar no Uruguai: gradução, pós, técnico e escola pública

Está de malas prontas para se mudar, mas não sabe ainda os trâmites de como estudar no Uruguai? Neste artigo, vou explicar todas as possibilidades que um estrangeiro possui de estudar, seja fazendo um curso de idiomas, como espanhol ou inglês, um curso técnico, uma faculdade ou pós-graduação, e para aqueles que estão vindo com filhos e precisam de informações sobre o ensino privado e público aqui no Uruguai.

Ainda no Brasil, é importante que você realize uma pesquisa simples, estando ciente de toda a documentação necessária. Assim, chegando aqui saberá exatamente o que precisará para iniciar qualquer trâmite para estudar e não será pego de surpresa com a exigência de algum documento que você possa ter esquecido de trazer. Confira.

Planeje sua viagem => Os melhores hotéis do Uruguai

Melhor seguro viagem para a América do Sul »

 

Como estudar no Uruguai?

Como estudar no Uruguai?
Biblioteca na Universidade de Montevidéu | Foto: Unimontevideo, via Wikimedia Commons.

Embora seja um país pequeno, o Uruguai apresenta muitas oportunidades para quem deseja estudar, seja no ensino privado ou público. Aproveite e conheça as melhores cidades do Uruguai para morar.

O ensino público está disponível também para estrangeiros residentes, que estejam devidamente regularizados no país e possuam documentação apta para estudar.

Com relação ao ensino particular, existem escolas e instituições com preços de mensalidades variados. Acessando o site ou entrando em contato via e-mail, é possível saber os valores, as condições de pagamentos, horários, data de início e fim de semestre etc.

CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »

 

O que preciso para estudar no Uruguai?

O que preciso saber para estudar no Uruguai?
Auditório da Universidade de Montevidéu | Foto: Fedaro, via Wikimedia Commons.

Primeiramente, você deve estar atento à documentação, que poderá variar conforme o tipo de curso escolhido ou instituição de ensino.

Um ponto bastante positivo foi que desde de 2016, vários países incluindo o Brasil e o Uruguai, assinaram um acordo chamado Convenção de Haia, que facilita bastante o reconhecimento e legalização de documentos, diploma e histórico escolares, certidão de nascimento, casamento, divórcio, dentre outros.

Antes da existência deste acordo, para legalizar internacionalmente um documento era necessário realizar um processo bem burocrático, demorado e com elevados custos de trâmites e traduções.

Dúvida => 7 dicas para economizar no Uruguai

Diploma brasileiro vale no Uruguai?
Faculdade de Engenharia em Montevidéu | Foto: Fedaro, via Wikimedia Commons.

O trâmite iniciava ainda no Brasil, com vários órgãos envolvidos, como Cartório Civil e Ministério de Relações Exteriores. O processo finalizava somente no país de destino, envolvendo outros órgãos e havendo também uma certa demora.

Desde que esse acordo entrou em vigor, estando vigente em 111 países, você terá que fazer um ‘apostilamento’ do documento a ser legalizado, sem a necessidade de traduzir.

No caso de um diploma escolar, por exemplo, você precisará reconhecer a firma de pelo menos uma das assinaturas que constam no documento. Após isso, deve se dirigir até o cartório de sua cidade que seja habilitado a realizar este trâmite.

Em todo o Brasil, há uma lista de cartórios autorizados em cada estado, que são responsáveis em fazer este apostilamento.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Cambio »

 

Curso de idiomas no Uruguai

Intercâmbio no Uruguai
Universidade Católica do Uruguai | Foto: Charrúa Fever, via Wikimedia Commons.

Muitas pessoas antes de se mudar e até aquelas recém-chegadas, ficam em dúvida se é realmente preciso se matricular em um curso de espanhol para conseguir se comunicar, fazer uma faculdade ou entrar no mercado de trabalho uruguaio.

Por falar nisso, descubra quanto é o salário mínimo no Uruguai e como trabalhar no país.

Essa questão irá variar conforme seu objetivo no país. Fazer um curso de espanhol poderá abrir muitos caminhos e certamente te deixará mais seguro e confiante para se comunicar.

Há aquelas pessoas que já tem conhecimentos na língua espanhola, mas que desejam aprender uma terceira língua, como o inglês. Sendo uma das línguas mais exigidas como requisito nas vagas no mercado de trabalho no Uruguai.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Uruguai. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Recomendo => Melhores passeios do Uruguai

Preço do ensino superior no Uruguai
Estudantes uruguaios | Foto: Charrúa Fever, via Wikimedia Commons.

Francês, italiano e alemão são outros idiomas também procurados. Existem várias escolas e institutos de idiomas, com distintas propostas de aprendizagem e preços, dentre as opções, posso citar as escolas Berlitz, Dickens e Alianza.

Fazer um curso de idiomas é uma das formas mais simples de se integrar no novo país, fazendo novas amizades e criando uma rotina de aprendizagem.

Para se matricular não é necessária nenhuma documentação específica, somente a cédula de identidade uruguaia, que você irá fazer logo depois que iniciar o processo de sua residência permanente. Saiba como conseguir um visto permanente do Uruguai.

Imperdível => 8 dicas para você se dar bem no Uruguai

 

Curso técnico profissionalizante

Curso profissionalizante em Montevidéu

Na área de formação técnica, há muitas opções para quem deseja fazer um curso de menor duração e que possa proporcionar uma carreira profissionalizante. Você poderá optar por fazer de forma presencial, semipresencial ou totalmente online.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Os cursos mais comumente oferecidos são nas seguintes áreas: Sistemas e Tecnologia, Marketing, Negócios e Administração, Desenho e Comunicação, Economia e Finanças.

Nos sites de instituições de ensino como BIOS e IBEC, é possível ver todas as promoções e descontos aplicados nos valores dos cursos. Além da formação técnica, te auxiliam também na busca de uma vaga de trabalho.

Saiba também => Como comprar no Uruguai e receber imposto de volta

Estudar gastronomia no Uruguai

O instituto BIOS possui várias sedes espalhadas nos principais bairros de Montevidéu e na cidade de Maldonado, capital do departamento de mesmo nome.

Outras áreas técnicas em que você poderá encontrar cursos são: Beleza (Maquiagem, Manicure e pedicure, Massagens e Depilação), Saúde (Auxiliar de Enfermagem, Urgências Cardiovasculares) e Gastronomia (Confeitaria, Panificação).

Montevidéu é sede de uma das escolas de gastronomia mais conceituadas do continente, a Gato Dumas. No site você poderá consultar a programação, onde consta uma infinidade de cursos e de períodos distintos.

O que comer? => Pratos e comidas típicas do Uruguai

 

Graduação, mestrado, doutorado e mais

Ensino Público

Udelar | Foto: Germán Costabel, via Wikimedia Commons.

Acredito que a graduação seja o grau de estudo mais procurado pelos os estrangeiros aqui no Uruguai. Isso porque a faculdade pública do país, a Udelar (Universidad de la República), permite que os residentes não-uruguaios possam ocupar uma vaga, desde que cumpram com os requisitos exigidos, dentre os mais importantes, posso citar:

  1. Ser necessário comprovar residência em um período não inferior a três anos;
  2. Possuir o diploma do ensino médio devidamente apostilado e posteriormente legalizado pelo órgão responsável no Uruguai.

Não perca => Tours mais incríveis de Montevidéu

Fazer medicina no Uruguai
Udelar Ciências | Foto: Rodrigo, via Wikimedia Commons.

Poderão haver casos em que o solicitante da vaga não cumpra com algum dos requisitos e caberá ao Conselho Central da Iniversidade analisar cada situação. Como por exemplo, não possuir o tempo exigido de residência, sendo possível admitir o estudante em caráter excepcional.

No tópico Requisitos de Ingresso para Estudantes Estrangeiros, você poderá consultar todos os requisitos no qual o solicitante a uma vaga na Udelar deve se encaixar em uma das situações:

O Uruguai te dá a possibilidade de cursar uma faculdade pública sem a necessidade de fazer uma prova concorrendo com milhares de pessoas, como é realizado no Brasil, através do Enem.

Conheça => Passeios mais famosos de Punta del Este

Brasileiro pode estudar na Udelar
Faculdade de Engenharia | Foto: Rafael.sisto, via Wikimedia Commons.

Para ingressar na Udelar, você deve se inscrever a uma vaga no curso de graduação que deseja. Certamente, o número de vagas por curso é limitado e é feita uma seleção interna. Após isso, é divulgado a listagem com o resultado daqueles que foram aceitos.

Há cursos que abrem as inscrições logo no início do ano e outros somente no meio do ano letivo. Um benefício muito interessante é que a faculdade oferece cursos de espanhol gratuito para estrangeiros que estejam estudando algum curso de graduação.

A Udelar possui sua sede principal em Montevidéu e vários campi em outros departamentos do país.

Confira => Principais passeios de Colonia del Sacramento

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 
Faculdade de Medicina | Foto: Marcos Mendizábal, via Wikimedia Commons.

Já, no caso de cursar uma pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado), você deve apostilar e legalizar o seu diploma de ensino superior e entrar em contato com o setor responsável pelo curso que pretende fazer.

Em geral, é semelhante como ocorre no Brasil, eles fazem uma análise curricular e uma entrevista pessoal. Embora a UDELAR seja uma universidade pública, os cursos de pós-graduação são pagos.

Sugestão => Cidades para conhecer além de Montevideu, Colônia e Punta

 

Ensino privado

Universidade de Montevidéu | Foto: Unimontevideo, via Wikimedia Commons.

A faculdade pública está acessível a todos, mas ainda assim tem pessoas que optam por estudar em universidades particulares. As mais conhecidas são: ORT, UDE (sendo a primeira universidade privada do Uruguai), Universidad Católica e Universidad de Montevideo.

Todas elas possuem o campus sede principal em Montevideo, mas também nas cidades do interior uruguaio. Na Universidad Católica e na ORT, por exemplo, há oferta de cursos técnicos, com menor tempo de duração, na média de 6 a 18 meses.

Só o melhor => Cultura e curiosidades do Uruguai

 

Escola particular x Escola pública

Escola em Canelones | Foto: Andrés Franchi Ugart, via Wikimedia Commons.

Muitas famílias têm decidido vir morar no Uruguai e, com isso, surge a preocupação na escolha adequada da escola para seus filhos, tanto na questão didática como na adaptação ao novo idioma. Leia mais sobre as vantagens de morar no Uruguai.

Você poderá escolher entre as escolas particulares ou as públicas. O ensino público aqui é um pouco diferente do Brasil, digamos que tenha uma boa qualidade no ensino de uma forma geral.

Para matricular uma criança ou um jovem numa escola pública não tem muita burocracia. É necessário estar atento a data de matrícula e a quantidade de vagas por escola, pois há uma certa concorrência.

Com relação às escolas particulares, mesmo que se tenha um custo considerável com as mensalidades, você estará investindo em uma educação bilíngue ou até trilíngue, com aulas em inglês, italiano, alemão, dentre outros idiomas.

Clima e temperatura => Quando ir para o Uruguai?

 

Vale a pena estudar no Uruguai?

Sem dúvidas, investir em educação no Uruguai seja fazendo um curso de idiomas ou uma faculdade, é algo que sempre valerá a pena, mesmo que você não tenha intenção de morar para o resto da vida.

Uma experiência acadêmica poderá proporcionar a você ótimas oportunidades no novo país e também quando retornar ao Brasil.

O Brasil e o Uruguai possuem acordos que facilitam o reconhecimento de títulos obtidos, logo tudo que você estudou e que possua comprovação por meio de certificados/diplomas, irá servir para enriquecer seu currículo profissional.

Você já pensou em estudar no Uruguai? Deixe nos comentários suas principais dúvidas! 

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Mylenna Soares

ESCRITO POR

Mylenna Soares

Mylenna Soares, 27 anos, mãe e engenheira de alimentos atualmente trabalha com redação de artigos e tradução de textos. Mora no Uruguai há 2 anos e é encantada com o país. Ama viajar, aprender novos idiomas e estar com a família.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Suzana Matoski

    Gostaria tb de obter informações sobre curso de enfermagem no Uruguai.Inscrição e datas.Grata

  2. Suzana Matoski

    Sou formada em Psicologia há dez anos e gostaria de fazer mestrado nesta área no Uruguai.Como posso me informar sobre o curso e data de inscrição?

  3. Rafael Miró

    Amo o Uruguai e já visitei o país 2 vezes, sendo a segunda vez para tirar meus documentos. Quero estudar Artes Visuais aí ano que vem, porém só achei cursos em universidades de 6 anos, sendo 2 em licenciatura. Você sabe se o ensino técnico tem um peso considerável no país? Tenho medo de fazer técnico e não ser reconhecido por isso. Grato desde já :)

  4. MARIA LUCIA VIEIRA DA SILVA AMORIM

    Oi, meu filho concluirá o Ensino Medio este ano e gostaria de saber como posso fazer ao final do para tentar uma vaga de medicina em uma universidade ai ?

  5. THAMARA TORRECILHA

    Estou pensando em mudar para o Uruguai, mas queria saber como é o calendário escolar? É igual ao Brasil? Você sabe me dizer onde encontro maiores informações sobre escolas para crianças de 8 e 11 anos?

  6. Graciano Mendes

    Ola gostaria de saber se é possível para um angolano concorrer a uma vaga nas instituições de ensino superior no Uruguay

  7. Suzana Matoski

    Sou formada em Psicologia há dez anos e gostaria de fazer mestrado nesta área no Uruguai.Como posso me informar sobre o curso e data de inscrição?

  8. Polly Batista

    Oi, Graciano. Tudo bem? As universidades do Uruguai têm programas para estrangeiros, sim. É só entrar em contato com a instituição para saber os procedimentos. Boa sorte!

  9. Hellen

    Então, por exemplo, vou me formar em Licenciatura em ciências aqui no Br, sera que com meu diploma eu poderei exercer a função de professora no Uruguai?

  10. Polly Batista

    Olá, Helen! Tudo bem?! Primeiramente, para que seu diploma seja válido no Uruguai é necessário realizar a revalidação. Te recomendo entrar em contato com a Udelar, a universidade pública responsável por este trâmite, para verificar como funciona todos os passos: http://www.universidad.edu.uy/renderPage/index/pageId/76#heading_189 Boa sorte!