Ernerst Hemingway: o elo entre Cuba e Estados Unidos

por Aline Schons

Ernerst Hemingway: o elo entre Cuba e Estados Unidos

Há pelo menos duas paixões em comum entre Cuba e Estados Unidos: o beisebol – esporte preferido de Ernesto Che Guevara –, e o escritor Ernest Hemingway. É sobre o segundo que tratarei aqui!

Se nas matérias onde conto sobre o que fazer em Cartagena das Índias fiz um artigo inteiro dedicado ao escritor colombiano Gabriel García Márquez, enquanto escrevia o que deveria ser meu primeiro texto sobre Cuba, senti a mesma necessidade com Hemingway. Simples, o que tenho a escrever sobre ele não se esgota em um ou dois parágrafos.

Ainda que para nós brasileiros e brasileiras o autor estadunidense seja um pouco mais distante – como vários clássicos consagrados mundo afora – em comparação com Gabo, a sua vinculação com a história de Cuba é inegável. E já que estamos falando sobre Cuba, apresento-lhes Ernest Hemingway!

Planeje sua viagem => Dicas de hotéis em Cuba

Quanto custa o seguro viagem para o Caribe e América Central?

 

Bibliografia resumida de Ernest Hemingway

Ernerst Hemingway: o elo entre Cuba e Estados Unidos
Fonte: John F. Kennedy library, via Wikimedia Commons.

Hemingway foi um jornalista e escritor norte-americano realmente apaixonado por Cuba, país onde morou e escreveu dois de seus principais livros: Por quem os sinos dobram (1940) e O velho e o mar (1951).

Sua primeira visita a Cuba foi quase ao acaso, em 1928, durante uma escala de uma viagem de navio que tinha como destino final a Espanha. Anos mais tarde, em 1940, adquiriu uma casa em San Francisco de Paula, localizada a poucos quilômetros de Havana, onde morou por cerca de 20 anos.

Hoje o imóvel abriga um museu dedicado ao autor. Dizem que a casa foi confiscada logo após a sua morte e que foi permitido que a sua última mulher, Mary Welsh, retirasse alguns poucos itens da propriedade.

Apesar de simpatizar com a revolução, o escritor deixou a ilha em 1960, já sofrendo de depressão, e suicidou-se no ano seguinte, aos 61 anos de idade (a Revolução Cubana ocorreu em 1º de janeiro de 1959).

 

Bares preferidos

Curiosidades de Cuba
El Floridita | Foto: Aline Schons.

Hemingway é uma figura bastante presente no cenário cubano, especialmente em Havana. Lá, em La Habana Vieja, encontramos seus dois bares preferidos: El Floridita e La Bodeguita del Medio. Ambos muito movimentados e animados, pontos de encontro de turistas do mundo todo. A frase abaixo, escrita em uma das paredes do La Bodeguita, hoje exposta em um quadro, contribuiu para a fama dos estabelecimentos.

My mojito in La Bodeguita, my daiquiri in El Floridita.
– Ernest Hemingway –

O elo entre Cuba e Estados Unidos: Hemingway
Banda Eco Caribe, no La Bodeguita | Foto: Aline Schons.

Eu segui o conselho do Hemingway e provei os dois drinks, óbvio. Não me arrependi. Entretanto, fiquei particularmente encantada com o bar La Bodeguita. O ambiente é mais descontraído e suas paredes completamente pichadas pelos visitantes acabam deixando o local ainda mais interessante. Além de tudo, a comida do lugar é excelente.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide em Cuba. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
Papa Hemingway: o elo entre Cuba e Estados Unidos
O famoso Daiquiri do El Floridita | Foto: Aline Schons.

No El Floridita, cujo slogan é La cuna del daiquiri, encontramos também uma estátua em tamanho real do escritor. Outra delas está localizada no Hotel Meliá, em Cayo Guillermo.

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Filme: Papa Hemingway, una historia verdadera

Esse é o nome de um filme, lançado no fim de 2015, que conta a história dos últimos anos de vida do escritor. Nele, conhecemos um pouco sobre sua amizade com o jornalista Denne Bart Petitclerc, o qual o deu o apelido Papa, e sua relação com a quarta mulher, Mary Welsh. Foi Petitclerc quem idealizou o roteiro do longa, no entanto, faleceu bem antes do lançamento.

A película se passa na Cuba dos anos 1950, no período que antecedeu a Revolução Cubana, que teve seu ápice em 1959. É também um marco por se tratar do primeiro longa-metragem norte-americano filmado no país após o embargo econômico. Atualmente, ele está disponível no Netflix.

 

Livro: O velho e o Mar

Ernest Hemingway: unindo Cuba e Estados Unidos
Hemingway e família | Fonte: John F. Kennedy library, via Wikimedia Commons.

A obra conta a história do pescador cubano Santiago, que ao envelhecer luta para pescar um marlin (espécie de peixe-espada) gigante. Com esse livro, o autor foi agraciado com o Prêmio Pulitzer de Ficção (1953) e o Nobel de Literatura (1954).

A lua nascera havia muito tempo, mas ele continuava a dormir e o peixe a puxar regularmente e o barco prosseguindo pelo túnel de nuvens.
– trecho de O velho e o Mar –

Em 1958, a narrativa foi adaptada para as telas dos cinemas norte-americanos, recebendo o mesmo nome do livro. “Por quem os sinos dobram, Adeus às armas”, e o conto “Os assassinos e Ter ou não ter”, também possuem versões em filme. Por sinal, Por quem os sinos dobram era sempre citado por Fidel Castro como seu livro preferido.

 

Para turista ver?

Ernest Hemingway: o elo entre Cuba e EUA
Estátua do Hemingway do Meliá Cayo Guillermo | Foto: Aline Schons.

Durante a minha viagem para Cuba, peguei alguns dias chuvosos. Em um deles, assistindo ao canal educativo da televisão local, deparei-me com um programa que consistia em uma disputa de perguntas e respostas entre estudantes.

Uma das perguntas foi: Qual é o nome do escritor da obra “O velho e o mar”?, ou algo do tipo. Aqueles adolescentes não souberam responder o que talvez fosse a única resposta que eu tinha na ponta da língua.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Isso me fez pensar sobre a real importância desse escritor para o povo cubano. Que ele faz parte da história do país, isso é evidente. Mas será mesmo um ídolo literário? A resposta para essa pergunta eu deixo em aberto, e aproveito para apresentar outros nomes destaques da cultura cubana no tópico seguinte.

O fato é que Hemingway faz parte da memória da ilha e ainda é muito presente, pelo menos em parte dos lugares turísticos pelos quais passei.

 

Filmes e escritores cubanos

Ernest Hemingway: o ela entre Estados Unidos e Cuba
Mausoléu a José Martí, em Santiago de Cuba | Fonte: Vladimir Iván, via Wikimedia Commons.

Com certeza um dos escritores cubanos mais reconhecidos até hoje é José Martí, herói nacional responsável pela Independência cubana da Espanha, e também político e criador do Partido Revolucionário Cubano. Entre suas principais publicações estão o artigo El presidio politico en Cuba, de 1871, e o livro de poesias Versos Secillos, de 1891, do qual reproduzo o trecho abaixo.

Yo soy un hombre sincero
De donde crece la palma,
Y antes de morirme quiero
Echar mis versos del alma.

Yo vengo de todas partes,
Y hacia todas partes voy:
Arte soy entre las artes,
En los montes, monte soy.

[…]

Cuba também possui uma forte cultura cinematográfica, muito em virtude da criação do Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográficos (ICAIC), em 1959. Destacam-se os filmes Memorias del subdesarrollo (Memórias do subdesenvolvimento), de 1968, e Fresa y chocolate (Morango e chocolate), de 1993, o qual foi indicador ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

 

Conclusões

Sem dúvidas Hemingway foi um grande escritor e ainda será lembrado e lido por muitos anos em Cuba, nos Estados Unidos e mundo afora. Também é certo que o autor faz parte do discurso que atrai turistas para a ilha. Apesar disso, acho pouco provável, ainda mais em se tratando de um país com a história de Cuba, que as referências a ele não sejam principalmente por admiração.

Aqueles adolescentes da TV, acredito, tiveram um branco, apenas isso.

Leia as últimas matérias sobre Cuba:

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Aline Schons

ESCRITO POR

Aline Schons

Gaúcha morando em Brasília. Sou de opinião que é mais interessante explorar primeiro o Brasil e a América Latina para só depois partir para os outros cantos desse mundão. Gosto de conhecer os estereótipos, as imagens que definem os locais, e também aprecio descobrir aquilo que foge dos roteiros turísticos. Sou mestra em Comunicação pela UnB, graduada em administração e em jornalismo. Feminista. Além de viagens, também me interesso por temas como direitos humanos, empreendedorismo, política e pets (tenho dois gatos e um cachorro, todos tirados da rua).

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. fernando mousinho

    Adorei, Aline. Tudo. Siga em frente que é bom pra gente. Fernando Mousinho