7 empresas para visitar no Vale do Silício, nos EUA

por Leo Vieira

7 empresas para visitar no Vale do Silício, nos EUA

Saber quais as principais empresas para visitar no Vale do Silício faz toda a diferença na hora de “turistar” no maior polo tecnológico dos Estados Unidos.

Lar de grandes empresas mundiais, o Vale é um dos principais pontos turísticos da Califórnia, principalmente quando o assunto é o turismo de negócios na América do Norte.

Quando visitei o Vale do Silício, não imaginei que conhecer empresas seria algo surpreendente e animador, mas acabei dando uma chance. O que ganhei dessa experiência foram aprendizados e inspiração que duram até hoje. Em suma, você absorve muito da aura criativa que há nessas empresas. É surpreendente!

Por isso, venho compartilhar com vocês quais são as melhores empresas para visitar no Vale do Silício e absorver essa inspiração também! Além disso, vou te indicar uns outros bons lugares para turistar na região!

Paneje sua viagem => Hotéis em oferta em San Francisco

Seguro viagem para os Estados Unidos »

 

O que é o Vale do Silício?

vale do silício onde fica
Vale do Silício abriga as sedes das principais empresas de tecnologia do mundo.

O Vale do Silício é como é chamada a região localizada na Baía de San Francisco, na Califórnia. Trata-se de uma área formada por várias cidades, conhecida por ser um dos principais polos tecnológicos do mundo, onde diversas das maiores empresas do planeta nasceram e estão sediadas.

Só para você ter uma pequena ideia, o Vale do Silício possui algumas das empresas mais lucrativas do planeta, como a Google, Facebook, Intel e Netflix. Além do mais, é uma das regiões onde há mais investimento em novas tecnologias, até mesmo na área aeroespacial.

As 39 cidades do Vale do Silício são dividadas em quatro condados: Alameda, Santa Clara, San Mateo e Santa Cruz, todas em volta da cidade de San Francisco.

Não há delimitação geográfica e as cidades que fazem parte ocupam esse posto devido ao seu envolvimento no desenvolvimento de tecnologias. Saiba mais sobre cada região do país no artigo mapa do Estados Unidos.

Devido ao seu potencial tecnológico inovador, muitas empresas nascem ou se hospedam no Vale do Silício. Isso fez esta região ficar conhecida e as autoridades locais investirem no turismo local, principalmente na área de negócios.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em San Francisco »

 

7 empresas para visitar no Vale do Silício

  • Google
  • Facebook
  • Intel
  • Apple
  • Tesla
  • Nasa
  • Garagem da HP

Saiba como => Comprar chip de celular nos EUA

 

Como visitar empresas no Vale do Silício

O melhor jeito de conhecer as empresas da região é através de tours guiados. Foi como eu consegui visitar todas as empresas dessa lista, aliás.

Dessa forma, você visitará os locais com guias, que explicam a histórias das empresas ou até mesmos com guias próprios de algumas das empresas em si.

Adquira => Tour pelas empresas do Vale do Silício

 

1) Google

posso visitar a sede do google
Impressionante sede do Google é aberta para visitação de turistas.

A Googleplex é uma das empresas para visitar no Vale do Silício mais inovadoras já criadas e isso reflete até mesmo em sua sede, em Moutain View, bem próxima a Palo Alto.

De início, parece um campus de uma grande universidade, até você se dar conta de que é uma empresa gigantesca, muito inspiradora e surpreendente. Saiba mais sobre a sede do Google no Vale do Silício.

Nela, você encontrará alguns espaços abertos a visitação, mas a estrutura do local por si só já impressiona. Há áreas com monumentos dos símbolos do sistema Android, jardins, riachos e lojas de produtos da empresa.

Se você der sorte, talvez consiga ver um dos famosos carros que andam “sozinhos” passando entre os prédios.

Na loja oficial, você pode encontrar produtos com preço de fábrica e itens exclusivos. A sede da Google é, com toda a certeza, a empresa mais visitada de todo o Vale do Silício. Por isso, só conhecendo-a para ver com os próprios olhos o quanto é legal!

Imperdível => Tour tecnológico pelo Vale do Silício

 

2) Facebook

sede facebook eua
Campus do Facebook em Montain View | Foto: Fabio Isidoro, via Wikimedia Commons.

Dono das duas redes sociais mais usadas na atualidade (Whatsapp e Instagram) o Facebook é um dos mais importantes sites e negócios do mundo.

Além da própria rede social, com o mesmo nome, a empresa detém o reconhecimento de ter revolucionado a maneira como é feita a socialização virtual.

O Facebook é tão famoso que possui até filme hollywoodiano contando a história do surgimento do site; da ideia, elaborada pelo atual bilionário Mark Zuckerberg, em um pequeno prédio da Universidade de Stanford, até se tornar o site mais com mais cadastros de perfis da história. Descubra como usar Whatsapp nos Estados Unidos.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide nos Estados Unidos. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Devido a sua importância e questões de segurança, as visitas a empresa se limitam a algumas poucas partes abertas ao público e lojas de produtos e suvenires das marcas. Contudo, é um pecado ir ao Vale do Silício e não visitar a sede do Facebook!

Aproveite => Excursão de 2 dias ao Vale do silício e Alcatraz

 

3) Intel

sede da intel eua
Recomendo muito que visite o Museu da Intel | Foto: David290, via Wikimedia Commons.

A Intel é uma das empresas para visitar no Vale do Silício pioneiras no desenvolvimento tecnológico de circuitos integrados e microprocessadores. Ela também é responsável pela invenção e produção de basicamente todos os tipos de chips usados em computadores.

Esta empresa em si não é aberta a visitação, mas por um bom motivo: existe o Museu da Intel. E é nele que se concentra todo o cuidado para receber os visitantes que desejam aprender e conhecer o funcionamento e história da empresa.

O museu fica localizado em Santa Clara e é um local muito interessante; eu estive nele e posso falar com propriedade o quão impressionante é saber que a Intel é uma das empresas que desenvolveu boa parte das tecnologias que usamos hoje.

Sabia que eles já previam os smartphones desde a época em que o celular foi inventado? Pois é, tem muitas outras curiosidades como essa no museu!

Confira => Dicas para alugar um carro para viajar

 

4) Apple

apple vale do silício
Complexo Apple Park em Cupertino | Foto: Daniel L. Lu, via Wikimedia Commons.

Em Cupertino, ficam localizados os prédios que constituem a famosa Apple, o complexo Infinite Loop. A empresa é conhecida por revolucionar o mercado de computadores e smartphones no mundo; atualmente, é reconhecida como uma das empresas mais inovadoras em informática.

Infelizmente não é aberta a visitação, mas isso não impede que muitos guias levem os turistas até o local, que é repleto do logo da maçãzinha por todos os lados!

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

A Apple possui uma loja oficial em Cupertino, próximo a sede (com produtos exclusivos da marca) e uma famosa loja bastante grande na Union Square em San Francisco. Saiba qual é o limite de compras nos Estados Unidos.

Exclusivo => Tour particular ao Vale do Silício

 

5) Tesla

tesla eua
Empresa é referência em carros elétricos | Foto: Tesla.

E já que estamos falando de inovação, não podíamos deixar de citar a Tesla. A empresa é referência quando o assunto é avanço tecnológico no mercado automotivo. Com apenas 17 anos desde a fundação, a ela hoje é considerada uma das companhias mais lucrativas e inovadoras da história.

A empresa possui os impressionantes milhões de metros quadrados que se dividem entre o escritório e a fábrica. Confira dicas para sua primeira viagem para os Estados Unidos.

A grande especialidade é a produção dos carros elétricos, mas o visionário dono Elon Musk sempre aposta em diferentes formas de inovar em tecnologias diversas.

Infelizmente, os setores da empresa não são abertos para visitantes, mas mesmo assim é um destino certo no roteiro de várias agências de turismo local.

Prático => Ônibus turístico em San Francisco

 

6) Nasa

onde fica a nasa
Complexo conta com centro de pesquisa e museus | Foto: Jitze Couperus, via Wikimedia Commons.

Outro lugar superinteressante entre as empresas para visitar no Vale do Silício é o Centro de Pesquisa da Nasa (Nasa Ames), localizado em Mountain View, próximo à sede da Google.

O observatório dessa que é uma das maiores organizações de estudos espaciais é um ponto turístico bastante famoso do Vale do Silício.

Fundado em 1930, antes do período da Segunda Guerra Mundial, o centro de pesquisa Nasa Ames possui esse nome em homenagem a um dos seus fundadores, o físico Joseph Sweetman Ames. Essa e outras informações importantes são encontradas no museu situado no local.

Além das exposições interativas (sobre a história da organização, equipamentos e missões espaciais), o local conta com amostras de rochas lunares, meteoritos e resíduos geológicos de outros planetas. Saiba também como é o clima na Califórnia.

Além do Museu da Nasa, o local conta com o Moffet Field Historical Museum, um museu de uma organização sem fins lucrativos que preserva diversos artefatos e equipamentos históricos da região onde fica localizado o Nasa Ames.

Vale ressaltar que, antes de ser um Centro de Pesquisa, o local era uma famosa sede da Marinha Americana.

Tudo sobre => Comprar dólar online

 

7) Garagem da HP

sede hp eua
Curiosa HP Garage no Vale do Silício | Foto: harshalgawande, via Wikimedia Commons.

E para fechar com chave de ouro, não vou indicar uma empresa, mas o lugar que é considerado o berço do Vale do Silício: a famosa garagem da HP. Localizada em Palo Alto, o local é considerado um ponto histórico de imensa importância para o Vale.

Foi nessa garagem que a empresa de softwares e hardwares HP nasceu, se desenvolveu primariamente e, em seguida, trouxe a fama de cenário de inovação e tecnologia para toda a região! Descubra qual a melhor cidade para fazer intercâmbio na Califórnia.

Em praticamente toda e qualquer excursão para visitar as empresas do Vale, um dos principais pontos é a garagem da HP. Além do valor histórico, o local fica bem no centro de Palo Alto, onde tem muitos estabelecimentos para comer, comprar e visitar!

Incrível => Tour noturno panorâmico em San Francisco

 

Outros locais para visitar no Vale do Silício

São Francisco

golden gate
Golden gate é o cartão-postal de San Francisco.

São Francisco é uma das principais cidades da região do Vale do Silício, apesar de não fazer parte do grupo que o compõe. É uma espécie de cidade central, mais urbana, turística e comercial que as outras; sendo assim, é considerada um centro urbano do Vale do Silício, de todo modo.

Ocupando o posto de uma das cidades mais conhecidas dos Estados Unidos, São Francisco é repleta de pontos turísticos. Entre os principais, posso destacar o seu cartão-postal: a impressionante ponte Golden Gate.

Além disso, há a famosa ilha-prisão de Alcatraz, o Pier 39, a Lombard Street, a Union Square, etc. São tantos lugares legais para conhecer que eu poderia passar o dia listando aqui! Veja os melhores hotéis de São Francisco.

Desfrute => Passeio de barco pela Baía de Golden Gate 

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Universidade de Stanford

stanford eua
Universidade de Stanford é uma das principais do país.

Um dos locais mais impressionantes que visitei quando estive no Vale foi o campus da Universidade de Stanford. Além de gigantesco, o lugar possui tanta beleza arquitetônica que parece que nos transporta para outro tempo; cheio de fontes, esculturas, jardins e muito mais!

Somente passear pelo campus já é uma experiência válida, mas se engana quem acha que isso é a única coisa para fazer no local. Eventualmente há atividades e aulas abertas ao público, lojas de produtos exclusivos e, para os religiosos, a igreja (muito bonita e decorada, por sinal).

Luxo => Voo de helicóptero em San Francisco

 

Monumento Muir Woods

Pontos turísticos da Califórnia
Parque natural recebe diversos turistas.

O Monumento Muir Woods é uma boa pedida na hora de explorar a região da Baía de San Francisco. Trata-se de um parque de sequoias centenárias protegido como patrimônio ecológico local; é um ótimo lugar para fotos e trilhas.

Se você gosta de apreciar a natureza, é um ponto turístico a ser considerado para o roteiro. Há muitas excursões saindo das principais cidades do Vale do Silício, principalmente de San Jose, Palo Alto e San Francisco.

Excursão => Ingresso para o Tour Muir Woods

 

Santa Cruz Beach Boardwalk

santa cruz califórnia
Santa Cruz é uma das praias mais animadas da Califórnia.

Se você está no Vale do Silício, vale muito a pena fazer uma viagem até o litoral da cidade de Santa Cruz. Há muitas excursões e ônibus que fazem o trajeto/excursão entre as cidades, então não é uma tarefa difícil.

O Santa Cruz Beach Boardwalk é um parque de diversões localizado na orla de Santa Cruz. O local, além de divertido e ótimo para fotos, é famoso por ter sido locação de diversos filmes hollywoodianos. O Local é ótimo para viajar com a família.

Além de ter a experiência de ir á praia, passear no parque e comer comidinhas de quermesse, você vai amar estar no Beach Boardwalk pela vibe americana do lugar. É como estar presente em um filme estadunidense.

Aprenda => Aula de surf em Santa Cruz

 

San Jose

san jose califórnia
San José possuí lindíssimas paisagens.

A cidade mais populosa e turística do Vale do Silício é, sem sombras de dúvida, San Jose.

Conhecida por quem gosta de fazer compras, a cidade é também local de vários pontos turísticos dos Estados Unidos, como o Museu da Tecnologia, Jardim das Rosas, a casa assombrada Mistery House e o único museu egípcio do Vale.

Além disso, por se tratar de um ponto central e populoso da região, é da San Jose que saem a maioria das excursões para os mais diversos pontos da Baía de San Francisco. Entre as principais rotas de turismo, destaco a excursão às vinícolas, montanhas e ao Parque Muir Woods.

Natureza => Tour pelo Parque Nacional de Yosemite em San Jose

 

Conheça as empresa dos Vale do Silício

O Vale do Silício é uma das principais áreas de turismo na Califórnia, sendo que ninguém pode negar que muito disso se deve a presença de grandes empresas no local.

Vale ressaltar que turismo de negócios se mescla com o turismo de lazer e compõem um destino de viagem rico em lugares para conhecer, coisas para fazer e experiências inesquecíveis.

Eu recomendo tirar um ou dois dias para conhecer as empresas por lá, pois é uma oportunidade de ouro para se inspirar e aprender bastante. Se a viagem for mais longa, com certeza sempre haverá coisas para fazer em toda região do Vale do Silício.

Para finalizar, recomendo o artigo cidades da Califórnia, com dicas de quais lugares conhecer no seu roteiro pelos estado.

E você, quais empresas para visitar no Vale do Silício gostaria de conhecer? Já esteve na região e tem mais alguma dica? 

 

ESCRITO POR

Leo Vieira

ESCRITO POR

Leo Vieira

Leo Vieira, 25 anos, jornalista e produtor de conteúdo. Atua na área de Webjornalismo há 3 anos, com experiência também em TV, jornal impresso e revista. Adora ler, viajar, jogar videogames e ouvir música.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *