Museu da Intel no Vale do Silício: entenda como é a visita

por Leo Vieira

Museu da Intel no Vale do Silício: entenda como é a visita

O Museu da Intel é um dos principais atrativos do Vale do Silício, na Califórnia. Estive no local no ano de 2017 e afirmo que, se você gosta de visitar museus durante a viagem, esse é um dos que precisa incluir na lista! Neste artigo, eu vou te contar todos os motivos para conhecê-lo.

Fundado com o intuito de preservar a história e acervo da empresa, esse museu nos Estados Unidos vai muito além dessa proposta.

A Intel é considerada a mais revolucionária desenvolvedora de processadores e microprocessadores da América do Norte e de todo o planeta. Isso quer dizer que muito do seu trabalho possibilitou a tecnologia dos computadores e celulares como nós acessamos hoje em dia.

O local é um prato cheio para os amantes da computação, informática, tecnologia e por aqueles(as) que se interessam pela história de uma das maiores empresas do Vale do Silício.

Confira abaixo tudo o que há de mais legal e curioso sobre o Museu da Intel na Califórnia!

Planeje a viagem => Hospedagem em São Francisco

Seguro viagem Estados Unidos »

 

Visita ao Museu da Intel: como funciona?

sede da intel
Museu da Intel no Vale do Silício | Foto: David290, via Wikimedia Commons.

O site oficial da Intel define a visita ao museu como uma forma de conhecer os bastidores do mundo da alta tecnologia do Vale do Silício.

Acho essa definição bastante condizente, pois considero este e o Museu do Computador os dois locais que mais resumem bem o que é Vale do Silício para os turistas.

A visita ao Museu da Intel, especificamente, funciona igual a maioria dos museus dos Estados Unidos.

Trata-se de um edifício próprio da empresa que abriga o valioso acervo de equipamentos e registros históricos, que explicam a Intel e a envolvem na história geral do desenvolvimento tecnológico.

CLIQUE AQUI para agendar passeios na Califórnia »

 

O que fazer no Museu da Intel

museu da intel preço
Conheça o acervo da Intel e a história da tecnologia | Foto: Oleg Alexandrov, via Wikimedia Commons.

No Museu da Intel, você encontrará uma rica exibição física e digital (vídeos e fotos) que contam de maneira fácil a história da Intel desde como funcionavam os primeiros processadores até como os atuais microprocessadores são usados em viagens espaciais.

Isso mesmo! O fato de ser possível a comunicação entre a Terra e o espaço é uma realização que tem grande contribuição da empresa.

Apesar de ser um museu sobre processadores e circuitos integrados, todo o conteúdo é explicado de forma muito clara e fácil, tanto que a idade mínima recomendada para a visitação é 8 anos de idade.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em San Francisco. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

A exposição é autoexplicativa, mas o local também conta com guias especializados para atender grupos que reservam antecipadamente, de forma gratuita.

Além disso, há uma área no museu dedicada para explicar como a empresa funciona nos dias de hoje. Você poderá conhecer como opera uma fábrica de chips de silício “ultra-limpa” e “automatizada”, como a própria Intel se autodefine.

É uma boa amostra do potencial moderno de produção encontrado no Vale do Silício.

Imperdível => Tour tecnológico pelo Vale do Silício

 

História da Intel no Vale do Silício

intel core i5
Local conta a história de cada chip| Foto: Fabio Alessandro Locati, via Wikimedia Commons.

A Intel é uma das empresas pioneiras do Vale do Silício, considerada uma das responsáveis por toda a fama da região, juntamente com a HP Garage.

Inclusive, os processadores produzidos por essas empresas são feitos de um elemento químico chamado silício, a principal causa do título do Vale.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

A sede da Intel fica localizada em Santa Clara (48 km de São Francisco) e, devido a sua grande popularidade, a empresa pensou em um modo de saciar a curiosidade dos visitantes e turistas sem que esses acessem os locais de trabalho dos funcionários.

Foi então que surgiu a ideia de fundar um museu público, que explica toda a história e funcionamento da Intel. Saiba também como visitar acomo visitar sede do Google no vale do Silício.

O Museu foi criado no começo dos anos 80, mas de forma privada onde apenas convidados podiam acessar seu conteúdo. O local tinha mais cara de armazém do que de museu.

Só foi aberto ao público no ano de 1992, já com cara de museu para visitação. E estima-se que mais de 86 mil pessoas visitem o museu todos os anos.

O local possui aproximadamente 10.000 m², divididos entre a área do museu e a área da Intel Store, loja oficial da empresa.

No início da década de 2010, o edifício passou por uma enorme reforma e recebeu diversos elementos de modernismo em sua decoração e exibição, o que aumentou consideravelmente o número de visitas ao local.

De São Francisco => Excursão de 2 dias a Alcatraz e Vale do Silício

 

Como chegar ao Museu da Intel

museu da intel endereço
Museu da Intel fica em Santa Clara | Foto: David290, via Wikimedia Commons.

O endereço do Museu da Intel é Robert Noyce Building 2200 Mission College Boulevard, Santa Clara, CA 95054.

Você pode facilmente chegar ao local através de carros de aplicativo, ônibus ou excursões que incluem o museu na programação. Se preferir pode alugar um carro; para isso basta entrar no site da Rentcars, onde você compara os preços das locadoras da Califórnia e faz o pagamento online.

Horário de funcionamento do museu e da loja:

  • Segunda a sexta-feira: das 9 horas às 18 horas.
  • Sábados: das 10 horas às 17 horas.

O Museu não funciona aos domingos durante os feriados. A respeito do valor do ingresso, a entrada é gratuita.

Um detalhe importante é que, quando em grupo, é possível solicitar um guia especializado para apresentar o Museu. Portanto, se você está indo viajar com amigos, agende antecipadamente a sua visita através do e-mail: museum@intel.com, informando a data, hora e número de pessoas.

Mas se você não faz questão de um guia, o museu é bastante autoexplicativo por si só, desde que você saiba ler e compreender o idioma inglês.

 

Hotéis perto do Museu da Intel

onde ficar no vale do silício
Santa Clara oferece uma vasta gama de bons hotéis | Foto: Booking.

Santa Clara é uma cidade muito bem localizada no centro do Vale do Silício. Por sua vez, o Museu da Intel também tira muito proveito dessa vantagem.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Aqui eu vou te indicar três bons lugares para se hospedar próximo ao local. Confira:

   
  • Element Santa Clara: a apenas 400 metros distância da Intel, esta propriedade é uma das opções de hospedagem mais bem avaliadas em Santa Clara, Califórnia. Dispõe de restaurante, piscina, hidromassagem, churrasqueira, academia e bar. Neste hotel, você encontrará dois fatores muito relevantes para se hospedar: modernidade e conforto. É uma boa opção para casais e famílias pequenas.
  • Biltmore Hotel & Suites: esta outra opção de hotel também fica a 400 metros do Museu da Intel e a apenas 6 km do shopping center Great Mall. Conta com piscina ao ar livre, hidromassagem, restaurante e bar com uma grande diversidade de drinks e coquetéis. É um hotel indicado para quem gosta de conforto e elegância.
  • Santa Clara Marriott: por fim, mas não menos importante, esta é uma das maiores redes de hotéis dos Estados Unidos. O local dispões de piscina ao ar livre, banheira de hidromassagem, quartos modernos e confortáveis, academia, 2 restaurantes, Starbucks, bar e instalações para piqueniques. É uma opção bastante válida para casais, pequenas famílias e grupo de amigos. Fica bem próximo do Museu da Intel e do Parque Temático Great America.

 

Curiosidades do Museu da Intel

chip da intel
Método da Intel não foi superado até hoje | Foto: Oleg Alexandrov, via Wikimedia Commons.

Em primeiro lugar, saiba que a empresa não começou sob o nome “Intel” e sim “NM Electronics”. A companhia só adotou o nome atual, que é uma abreviação de “Integrated Electronics”, após comprar os direitos do título de uma empresa chamada Intelco.

Outra curiosidade que atiça todos os fãs do turismo de negócios diz respeito ao surgimento da companhia no amplo mercado. A Intel pagou 60.000 dólares pelos direitos de um dos seus primeiros chips processadores, desenvolvido pela empresa japonesa de calculadoras Busicom.

Ela aperfeiçoou esse chip, criando o seu próprio (chamado 4004) e o lançou no ano de 1971; ele mesmo serviu de base para o desenvolvimento da computação baseada em microprocessadores, como acontece atualmente.

O mais incrível é que, até hoje, nenhuma tecnologia superou essa base de processamento da computação. Ou seja, mesmo nos dias de hoje, todos os computadores são produzidos partindo da premissa de um chip desenvolvido pela Intel em 1971.

Logicamente, há chips imensamente melhores, mas que seguem a mesma lógica dos seus antecessores.

Como ter? => Chip de celular nos Estados Unidos

 

Vale a pena visitar o Museu da Intel?

Particularmente, eu considero o Museu da Intel e o Museu do Computador como os dois que mais resumem bem o que são as empresas para turismo no Vale do Silício. Sendo assim, indico este local como um ponto essencial no seu passeio nessa região.

E realizar esse tour não é uma visita difícil, pois as informações no museu são bem fáceis de entender e tenho certeza que vai satisfazer muito os apreciados de tecnologia.

Sem contar que trata-se de um museu gratuito, então não há desculpas para não visitar esse local, que marca a história de uma das maiores empresas inovadoras do planeta.

Nem que seja para uma visita rápida de algumas horinhas, o passeio no Museu da Intel vale muito a pena. Ficou interessado(a)? Conte nos comentários quais as empresas, além da Intel, que mais chamam atenção no Vale do Silício!

E você, pretende conhecer o museu da Intel no Vale do Silício? Já esteve no local e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários! 

 

ESCRITO POR

Leo Vieira

ESCRITO POR

Leo Vieira

Leo Vieira, 25 anos, jornalista e produtor de conteúdo. Atua na área de Webjornalismo há 3 anos, com experiência também em TV, jornal impresso e revista. Adora ler, viajar, jogar videogames e ouvir música.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *