Museu do Computador no Vale do Silício: ingressos, visita e dicas

por Leo Vieira

Museu do Computador no Vale do Silício: ingressos, visita e dicas

O Computer History Museum, ou Museu do Computador no Vale do Silício, é um daqueles pontos turísticos essenciais para conhecer na região da Baía de São Francisco, na Califórnia.

Tive o prazer de conhecê-lo em 2017 e, desde lá, o considero como um dos melhores museus históricos que já visitei. Sem sombras de dúvida!

Conhecido como o principal polo tecnológico de inovação das Américas, o Vale do Silício é uma das regiões mais ricas para o turismo de negócios.

Além das empresas renomadas situadas no local, toda a região é repleta de alguns dos melhores museus da América do Norte, como é o caso do Museu do Computador nos Estados Unidos.

Neste artigo, além de te convencer a fazer uma visita ao local, vou te dar várias dicas e informações imperdíveis sobre o Museu.

Nele, estão exibidos artefatos e equipamentos únicos e exclusivos sobre a história da computação. Coisas que você não vai encontrar em mais nenhum lugar do planeta! Confira.

Planeje sua viagem => Onde ficar em São Francisco

Seguro viagem Estados Unidos »

 

Mapa do Museu do Computador

computer history museum
Museu do Computador | Foto: Divulgação.

O Museu do Computador no Vale do Silício é um dos pontos turísticos da Califórnia. O local é grande e muito rico em acervo.

É possível passar horas e horas tranquilamente caminhando pelos corredores repletos de história e artefatos que datam desde o início da informática.

São peças de quando os computadores eram do tamanho de salas de estar. De acordo com o site oficial do Museu, o tempo recomendado para apreciar todo o acervo é algo entre 3 e 4 horas.

Esse tempo estimado depende muito das exibições temporárias. Quando estive no Museu, havia uma exibição sobre videogames e eu, como bom nerd, passei a tarde jogando raridades!

Então a minha visita durou um pouco mais de 4 horas. Para ajudar a “visualizar” o museu, confira o mapa com as dependências do local.

Chegando no Museu, você encontrará a entrada e a bilheteria, em seguida encontrará a recepção. Não se preocupe, ao comprar o ingresso, você receberá um mapa e um panfleto sobre as exibições atuais.

Museu do Computador no Vale do Silício mapa
Mapa do museu | Foto: Divulgação.

Toda a área amarela é reservada para o acervo permanente do Museu. A área verde hospeda exibições temporárias e a área laranja é um espaço de aprendizado, onde você pode interagir com alguns equipamentos.

Ao lado da entrada da exibição permanente, você encontrará a loja oficial do Museu, com itens exclusivos e lembrancinhas.

Em frente a loja, no bistrô, você pode comer um lanche e tomar um bom café antes, depois ou durante o passeio pelo museu.

É comum ver muitas pessoas com computadores sentadas nas mesas, trabalhando ou escrevendo. O lugar traz muita inspiração.

Além disso, o edifício conta com um primeiro andar, que não está no mapa. Ele é usado somente para eventos especiais. Caso haja algum, você pode usar a escada que fica localizada na recepção ou os elevadores.

CLIQUE AQUI para agendar passeios em São Francisco »

 

História do Museu do Computador

Museu do Computador no Vale do Silício
Museu nasceu em 1979, mas essa unidade foi fundada em 1996 | Foto: Divulgação.

Atualmente, o Museu do Computador no Vale do Silício é o local com o maior e mais completo acervo sobre a história da informática no mundo.

Fundado em 1996 na sua conjuntura atual, seu principal objetivo é guardar para as gerações futuras toda a trajetória histórica e técnica dos aparelhos computadores, desde as primeiras pesquisas até os avanços mais significativos.

Um detalhe curioso é que o museu nasceu em Marlborough, Massachusetts, no ano de 1979. Seu primeiro nome era “Digital Computer Museum” (“Museu do Computador Digital”, em português).

Em 1984, foi montada a sede do Museu em Boston. E o nome “Digital” ficou em Marlborough, pelo visto. A primeira sede própria passou a se chamar apenas “Museu do Computador”.

Museu do Computador no Vale do Silício exposição
Acervo é considerado patrimônio.

Em 1991 foi aberta a exposição permanente “People and Computers: Milestones of a Revolution”, que continua ativa e melhorada.

Em 1996, o museu se mudou para Mountain View, no Vale do Silício, onde foi intitulado centro histórico e permanece até hoje.

Em 2010, o edifício foi inteiramente reformado, com ênfase no design futurista que continua moderno até os dias atuais.

Atualmente, possui o título de principal museu histórico do Vale do Silício, com peças consideradas verdadeiros patrimônios.

Prático => Comprar chip de celular para os Estados Unidos

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide nos Estados Unidos. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Como chegar no Museu do Computador

O Museu do Computador no Vale do Silício fica localizado em Mountain View, próximo à sede da Google, do lado praticamente.

 Sendo assim, é um bom ponto de referência. É uma das paradas da maioria das linhas de ônibus que vão ou passam por Mountain View.

Com o endereço do local (abaixo), você ainda pode chegar no Museu através de aplicativos de motoristas particulares ou GPS. Veja ainda como se locomover em São Francisco.

Vale ressaltar que Mountain View não é uma cidade muito atrativa para a estadia no Vale, apesar de ter vários locais interessantes para visitar.

Recomendo se hospedar em Palo Alto, uma das cidades da Califórnia, que é bem mais acessível a restaurantes, lojas e pontos turísticos. Sem contar que fica, literalmente, do lado de Mountain View.

Endereço do Museu do Computador:

  • Computer History Museum, 1401 N Shoreline Blvd, Mountain View, CA 94043.

Aventura => Acampar no Parque Yosemite na Califórnia

 

O que fazer no Museu do Computador

Museu do Computador no Vale do Silício mostra
Exibição sobre Ada Lovelace.

Agora você deve estar se perguntando: “Ok, mas o que eu posso fazer de legal no Museu do Computador”. A resposta são muitas.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Você definitivamente vai aprender muitas coisas sobre a história mundial da informática e da tecnologia no geral. Vai conhecer e se inspirar em um dos museus mais importantes do período moderno.

Além disso, separei aqui alguns rápidos tópicos de coisas legais que você encontrará no Museu do Computador no Vale do Silício. Confira:

 

Revolution: Exibição permanente

Vale do Silício
Exposição permanente “Revolution: The First 2000 Years of Computing” | Foto: Divulgação.

Em primeiro lugar, vou falar sobre a parte do museu onde provavelmente você passará a maior parte do tempo. A exposição permanente “Revolution: The First 2000 Years of Computing” funciona desde 2011.

Como o nome sugere, é uma aventura cronológica pelos primeiros 2 mil anos da computação. Conta com 20 áreas distintas. É isso mesmo que você leu.

São 20 salas de exposição que mostram acervos que datam de quando o computador era um mero “sonho” dos povos antigos. Segundo as ideias: “um dispositivo capaz de responder as demandas humanas”.

E, como todo bom amante da computação sabe, os primeiros computadores foram as calculadoras. Por isso, é por elas que começa o tour pela exposição Revolution, com instrumentos de cálculos criados há mais de 5 mil anos.

A exibição segue até a última sala, após as descobertas mais recentes da robótica. Na área “What’s Next”, depoimentos escritos e filmados de estudiosos e pesquisadores mostram o que se espera da tecnologia informática nas próximas décadas.

Museu do Computador no Vale do Silício lembranças
Loja de lembranças | Foto: Divulgação.

Buscar inspiração e projetar

É comum encontrar estudantes de computação, escritores e pesquisadores no Museu trabalhando em seus próprios projetos. Acontece que, para muitos, museus como esse são enormes fontes de inspiração.

Se você é dessas pessoas que naturalmente consegue absorver essa energia de criatividade e inspiração, é legal levar o computador, sentar em uma das mesas do bistrô e simplesmente deixar as ideias fluírem.

O bistrô “The Cloud Café” também é muito usado para reuniões entre amigos e colegas de trabalho.

 

Comprar lembrancinhas exclusivas

Na loja exclusiva do Museu você encontrará lembrancinhas, equipamentos e até mesmo roupas, como moletons e camisetas do Vale do Silício. A loja, entretanto, tem seu foco em presentes e gadgets relacionados a tecnologia.

Programe-se => Passe com as melhores atrações de Los Angeles

 

Ingresso e o horário de funcionamento

O Museu do Computador no Vale do Silício funciona de quarta-feira a domingo, das 10 às 17 horas.  Fecha nas segundas e terças-feiras. Recomendo a visita no período da tarde, após o horário do almoço. Sobre os valores dos ingressos, veja abaixo:

  • Adultos: 17,50 dólares
  • Estudantes e idosos acima de 65 anos: 13,50 dólares
  • Gratuito para crianças menores de 7 anos de idade.

Recomendo => Cruzeiro pelo porto de San Diego

 

O que não é permitido no Museu

Museu do Computador no Vale do Silício regras
Fique atento as regras | Foto: Thomas Conté, via Wikimedia Commons.

A lista de proibições no local é bem pequena na verdade. O único objetivo é evitar dano nas peças em exibição e possíveis acidentes. Confira o que não se pode fazer no Museu do Computador no Vale do Silício:

  • Consumir ou levar consigo alimentos e bebidas;
  • Tirar fotos com flash, tripés ou outros equipamentos;
  • Menores de 12 anos desacompanhados.

Interessante => Cruzeiro sobre as Fugas de Alcatraz em São Francisco

 

Tours ao Museu da História do Computador

Museu do Computador no Vale do Silício tours
Passeios no Vale vão ao museu | Foto: Alexey Komarov, via Wikimedia Commons.

A imensa maioria dos tours e excursões pelo Vale do Silício inclui o Museu do Computador em sua rota.

Contudo, preste atenção quando for visitá-lo assim, pois o tempo para apreciar o local pode ficar limitado e curto. Veja outros passeios em São Francisco.

 

São Francisco: Tour Tecnológico pelo Vale do Silício

Saindo da cidade de São Francisco, recomendo o São Francisco: Tour Tecnológico pelo Vale do Silício.

É uma excursão guiada de 7 horas de duração que faz visita ao Museu, a sede da Google e a sede do Facebook.

 

De São Francisco: Excursão Alcatraz e Vale do Silício

Já nessa outra excursão, que dura dois dias, você poderá conhecer boa parte da Baía de São Francisco, incluindo pontos essenciais do Vale do Silício, como o Museu do Computador e as sedes do Google, Apple e Facebook.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Além disso, a excursão para Alcatraz e Vale do Silício ainda abrange uma visita a Ilha de Alcatraz, em San Francisco.  É bastante tempo para aproveitar cada lugar do roteiro.

 

São Francisco: excursão de um dia ao Vale do Silício

Por fim, mas também uma ótima oportunidade, há uma excursão de um dia pelo Vale do Silício, percorrendo os locais mais interessantes da região. O museu, logicamente, está no roteiro da excursão.

O passeio dura cerca de 10 horas e passa por locais como as sedes da Google, Apple e Facebook, além do Museu do Computador, obviamente.

Além disso, você ainda passará por sedes de empresas famosas como Twitter e Uber. Além do campus da Universidade de Stanford em Palo Alto que, na minha opinião, é um dos locais mais bonitos do Vale do Silício.

Indico sempre procurar uma excursão que permita que você fica em torno de 3 horas no Museu.

Prático => Ingresso sem fila para Museu USS Midway em San Diego

 

Hotéis perto do Museu do Computador

Museu do Computador hoteis
Residence Inn | Foto: Booking.

Se você tem interesse em se hospedar em Mountain View, próximo ao Museu do Computador no Vale do Silício e a sede do Google (são vizinhos), trago aqui algumas sugestões de hotéis. Veja:

County InnO Count Inn é o hotel de porte médio mais próximo do Museu do Computador. Mais especificamente, ele fica na mesma avenida que passa do lado do local. Conta com piscina, academia, decoração primaveril.

E ainda uma ótima localização perto de grandes empresas do Vale do Silício. O que mais chama atenção é a sua “vibe” de pousada, com direito a quartos aconchegantes e espaços comuns convidativos aos hóspedes.

Hotel Zico: O Hotel Zico é um dos mais bem avaliados por clientes em Mountain View, Califórnia. Não fica exatamente tão perto do Museu do Computador, mas nada que um carro de aplicativo ou o ônibus rapidinho não resolva.

Se você gosta de caminhar, leva em torno de meia-hora a pé para chegar ao Museu. O hotel é ecológico, tem café-da-manhã incluso, espaços individuais e coletivos bastante aconchegantes e é comentado enquanto uma hospedagem silenciosa e tranquila.

Residence Inn Palo Alto Mountain View: Essa é também uma das melhores hospedagens na área do Museu do Computador. Há apenas 10 minutos de distância (de carro) do Museu e da sede do Google. O Hotel Residence Inn conta com piscina, quadra de basquete, café-da-manhã, lareira, quartos modernos e espaços comuns aconchegantes.

Barato => Bike Tour em São Francisco

 

Dicas para aproveitar o Museu

dicas EUA
Museu do Computador | Foto: Carlclaunch, via Wikimedia Commons.

Agora, para não perder o hábito, vou te dar aquelas dicas de ouro para curtir da melhor maneira o Museu do Computador no Vale do Silício!

  • Reserve um bom tempo para apreciar o Museu, algo em torno de uma manhã ou uma tarde. Há muita informação lá e muita coisa para aprender, e isso pode ser desperdiçado de o tempo que você reservar for curto;
  • Lembre-se que o Museu abre às 10 horas. Não chegue mais cedo ou você terá que esperar;
  • Se quiser aproveitar mais do lugar, leve seu computador, sente-se em uma das mesas do bistrô e trabalhe ou realize algum projeto no local. Alguns turistas e estudantes costumam fazer isso;
  • Se você ainda não manja muito bem no inglês, é importante ter um dicionário em mãos ou no smartphone para ler a descrição dos itens do Museu. Todas as informações no local estão escritas em inglês, salvo raras exceções;
  • Se estiver acompanhado, os corredores do Museu são excelentes para tirar fotos de corpo inteiro. Pois existem estruturas enormes e computadores gigantescos. Caso esteja sozinho(a), vale a pena pedir para alguém tirar a(s) foto(s). Mas lembre que não pode usar flash!

Dica => Limite de compras nos Estados Unidos

 

Vale ir no Museu da História do Computador

Por se tratar de um dos acervos mais completos do planeta sobre a informática e aparelhos eletrônicos no geral, digo que vale muito a pena fazer essa visita ao Museu do Computador no Vale do Silício.

É sério! Você não vai encontrar em nenhum outro lugar do mundo um museu sobre computadores tão completo quanto este.

Visitar o Museu do Computador é, acima de tudo, conhecer de perto a história que possibilitou a grande maioria dos avanços tecnológicos que mudaram o mundo. Eu o considero um local essencial para conhecer no Vale do Silício.

E aí? Ficou interessado(a) ou já fez uma visita ao Museu? Conte-nos como foi a experiência e compartilhe com outros leitores dicas e sugestões que podem tornar a visita ainda mais incrível!

 

ESCRITO POR

Leo Vieira

ESCRITO POR

Leo Vieira

Leo Vieira, 25 anos, jornalista e produtor de conteúdo. Atua na área de Webjornalismo há 3 anos, com experiência também em TV, jornal impresso e revista. Adora ler, viajar, jogar videogames e ouvir música.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *