8 cidades do Vale do Silício: o que conhecer na região

por Leo Vieira

8 cidades do Vale do Silício: o que conhecer na região

As cidades do Vale do Silício compõem o maior polo tecnológico das Américas. Lar de grandes empresas como Google, Facebook e Apple, o grande conjunto de cidades é uma ótima inspiração para os negócios e turismo.

Aqui você descobre tudo de mais legal para conhecer, visitar e fazer no Vale do Silício! Em 2017, tive o prazer de realizar um curso de verão em Freemont e conheci grande parte das cidades do Vale.

Sou suspeito para falar, já que adoro as cidades da Califórnia na América do Norte. Contudo, trago aqui algumas recomendações e dicas que aposto que vão te deixar com vontade de conhecer essa região!

Há um grande leque de coisas para aproveitar ao redor Baía de São Francisco, como visitar empresas famosas, passear, “turistar”, fazer negócios ou até mesmo participar de grandes congressos e palestras.

Se você é amante da tecnologia, ciência e arte, é um destino muito rico para você! Mas se engana quem acha que por lá não tem lugares bonitos e históricos para ver, pontos turísticos famosos e lindas paisagens.

Portanto, venho te mostrar como o Vale do Silício pode ser aproveitado por vários tipos de públicos. Confira as mais legais cidades do Vale do Silício e faça sei roteiro de viagem por esta área dos Estados Unidos.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Califórnia

Seguro viagem Estados Unidos »

 

Tudo sobre as cidades do Vale do Silício

O que é e onde fica o vale

turismo nos eua
Vale do Silício é a região ao redor da Baía de São Francisco.

“Vale do Silício” é como é conhecida a região ao redor da Baía de São Francisco, onde ficam várias cidades da Califórnia.

É onde estão situadas boa parte das maiores empresas de tecnologia do mundo, com ênfase na produção de circuitos eletrônicos e informática.

Atualmente, é considerado um grande centro de negócios, principalmente quando o assunto são as start-up e a alta tecnologia. Devido a grande diversidade de empresas que só aumentam, o Vale acabou se tornando também um importante ponto turístico.

As principais cidades do Vale do Silício costumam ter muitas atividades de lazer, eventos, festivais, shows, etc. Sem contar as paisagens lindas e os locais famosos e históricos!

O apelido da região vem da pesquisa, desenvolvimento e produção dos circuitos integrados de silício, um elemento químico usado na fabricação de peças de informática.

Hoje em dia, as empresas locais vão além da fabricação desses circuitos e a região abriga empresas desenvolvedoras de “tecnologia de ponta”, como a Tesla e a Intel, por exemplo.

Veja os aeroportos da Califórnia e já comece planejar sua viagem.

CLIQUE AQUI para agendar passeios em São Francisco »

 

Cidades do Vale do Silício

Na verdade, não existe uma delimitação geográfica ou técnica do Vale do Silício. Ele é composto por 39 cidades de quatro condados distintos: Alameda, Santa Clara, San Mateo e Santa Cruz.

Dentre essas, que são praticamente um dos pontos turísticos da Califórnia, se destacam:

  1. São Francisco
  2. Palo Alto
  3. San Jose
  4. Mountain View
  5. Santa Clara
  6. San Mateo
  7. Cupertino
  8. Gilroy
  9. Milpitas
  10. Fremont
  11. Sunnyvale
  12. Daly City
  13. Redwood City
  14. Union City

São Francisco, teoricamente, não faz parte da lista de cidades do Vale do Silício, mas acaba sendo o centro urbano que engloba todas essas cidades, o que a faz ser considerada tanto quanto. Acontece que ela é mais turística do que empresarial, se comparada as outras cidades da lista.

Abaixo, você conhecerá um pouco sobre os principais destinos do Vale. Isso pode te ajudar muito a compor o melhor roteiro para uma boa viagem a essa região!

Prático => Comprar chip de celular para os Estados Unidos

 

Roteiro no Vale do Silício

onde fica o vale do silicio
Roteiro Vale do Silício.

Como você viu, muitas cidades constituem o Vale do Silício. Algumas delas são grandes cidades turísticas, como São Francisco, Palo Alto e San Jose.

Outras, são mais aconchegantes e dão aquele gostinho de como seria morar em um bom lugar dos Estados Unidos, como vemos nos filmes!

Sendo assim, trago aqui as principais localidades para conhecer no Vale do Silício. O critério que usarei é mais turístico, com ênfase em te mostrar o que tem de melhor para fazer em cada cidade durante alguns dias de viagem.

Aventura => Acampar no Parque Yosemite na Califórnia

 

São Francisco

cidades do Vale do Silicio São Francisco
Golden Gate, São Francisco.

Começo falando sobre a cidade que ocupa o lugar de “cartão postal” do Vale do Silício, a famosa São Francisco. Considerada o centro urbano da região, com várias lojas, restaurantes em São Francisco e casas de eventos, é o principal destino do norte da Califórnia.

Entre os principais pontos turísticos posso destacar a ponte Golden Gate (um dos principais cartões-postais dos Estados Unidos), a famosa prisão de Alcatraz (onde esteve preso o mafioso Al Capone) e o Píer 39.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide nos Estados Unidos. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Todos eles são abertos ao público e, inclusive, há uma atividade muito comum para turistas: atravessar a Golden Gate em um o passeio de bicicleta pela baía até Sausalito.

Além disso, há também a Lombard Street, excelente para fazer fotos, e a Union Square, com muitas lojas famosas.

roteiro na california
Pier 39.

No bairro Chinatown é possível encontrar diversos restaurantes e bares asiáticos tradicionais também. E sem contar que é uma cidade que recebe muitos shows, então sempre terá bons nomes da música se apresentando.

Na cidade você ainda pode fazer uma excursão ao monumento nacional  de Muir Woods ou ainda um cruzeiro sobre a Ponte Golden Gate e pela Ilha de Alcatraz.

O que fazer na cidade: São Francisco é uma cidade linda para fazer fotos. Possui excelentes restaurantes e programas divertidos diurnos e noturnos. É também uma ótima pedida para fazer compras.

Indico ainda uma visita ao Monumento Nacional Muir Woods, um parque de sequoias protegido onde você pode apreciar a floresta local.

Descubra =>  Onde ficar em São Francisco

 

Palo Alto

cidades do Vale do Silicio palo alto
Universidade de Stanford, Palo Alto.

Palo Alto é outro destino muito conhecido do Vale do Silício, você já deve ter ouvido falar sobre ele. Sede da famosa Universidade de Stanford, Palo Alto é considerada por muitos a cidade mais bonita da Baía de São Francisco.

Eu recomendo quase obrigatoriamente a visita ao campus de Stanford. Passear entre os blocos da Universidade é como se transportar para uma cidade histórica, com lindos edifícios, jardins, chafarizes, igreja e lojas de souvenires.

E é lá que fica o prédio onde foi criado o Facebook! Além disso, é um destino muito gostoso para quem quer curtir uma típica cidade californiana. De fato, é um local com bairros muito bonitos, excelentes para fotos.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Lindas casas (para amantes de arquitetura), bons restaurantes, boates noturnas, bares, etc. É um bom destino para ficar hospedado e sentir o gostinho da Califórnia em sua essência. Inclusive, a excursão de 2 dias para Alcatraz e Vale do Silício saindo de São Francisco passa em Palo Alto.

O que fazer na cidade: Palo Alto, assim como São Francisco, é uma cidade para se bater perna, passear, descobrir bons cafés, restaurantes, lojas, boates, etc. Recomendo visitar o Coupa Cafe (um bar-café conhecido por ser frequentado por celebridades) e a University Avenue, no Centro, onde há ótimos restaurantes!

Opções => Hotéis em oferta em Palo Alto

 

San Jose

cidades do Vale do Silicio san jose
Winchester Mystery House, San Jose.

San Jose é uma das mais interessantes e a maior entre as cidades do Vale do Silício. O local é muito rico em pontos turísticos bem específicos da região da Baía de São Francisco. Entre os principais, posso destacar o Museu da Tecnologia (Tech Museum) e a Santana Row.

Este último, um dos melhores pontos de compras de todo o Vale do Silício. Além disso, é em San Jose que fica localizado o Jardim das Rosas, um parque municipal com mais de 4 mil roseiras.

Se você se programar para ir na época da flora, vai se deparar com um dos espaços mais bonitos do Vale do Silício! Há também vários museus de diversos tipos e o Lick Observatory, o principal observatório planetário do Vale do Silício.

E ah! Não posso esquecer da Winchester Mystery House, uma casa considerada assombrada que recebe visita de milhares de turistas todos os anos! Você ainda pode fazer um street food com um tour noturno para comer tacos em San Jose.

O que fazer na cidade: Recomendo visitar o máximo de museus, principalmente os de tecnologia, arte moderna e o museu egípcio. É em San Jose que se encontram também a maioria dos passeios para as áreas mais afastadas da Baía, como tour de vinhedos e trilhas florestais.

Dica => Limite de compras nos Estados Unidos

 

Mountain View

cidades do Vale do Silicio Mountan View
Google Campus, Mountain View | Foto: Noah_Loverbear, via Wikimedia Commons.

Localizada entre Palo Alto e San Jose, é nessa cidade onde fica localizada a sede corporativa da Google, uma das maiores empresas da atualidade.

É quase impossível passar por Mountain View e não querer dar uma passadinha para conhecer a empresa, que faz tours agendadas com visitantes.

Além da Google, há várias outras empresas grandes em Mountain View, portanto é um destino mais favorável para quem quer conhecê-las.

Muitas pessoas costumam fazer isso para buscar inspiração para os seus próprios negócios e pegar referências para aplicar em suas próprias empresas.

O que fazer na cidade: Antes de tudo, reserve seus tours guiados pelas empresas que pretende conhecer. Há muita concorrência e você precisar marcar com antecedência.

Visite também o Centro de Pesquisa da Nasa e o Museu da História do Computador, pois são lugares muito interessantes!

Imperdível => Tour tecnológico pelo Vale do Silício

 

Cupertino

cidades do Vale do Silicio cupertino
Apple Park, Cupertino | Foto: Arne Müseler, via Wikimedia Commons.

Não dá para negar o principal motivo que faz Cupertino ser visitada por milhares de turistas todos os anos. Acontece que é nessa cidade que fica localizada a sede da Apple, uma das maiores desenvolvedoras de tecnologia do planeta.

É um destino muito tranquilo no Vale do Silício, onde é possível passear por parques e descansar bastante. Se gosta da ideia, conheça mais dos parques da Califórnia.

Além do mais, possui alguns ranchos e vinícolas famosas, onde visitantes podem fazer tours e ver a produção de alimentos de perto, como vinhos e queijos.

O que fazer na cidade: Como é mais voltada para descanso e atividades calmas, reserve uma visita a sede da Apple, pois é um local bem impressionante, e em seguida opte pelos passeios pelas vinícolas.

Conheça => Praias da Califórnia

 

Santa Clara

cidades do Vale do Silicio santa clara
Levi’s Stadium | Foto: CC0, via Wikimedia Commons.

Como o mesmo nome do condado onde se localiza, Santa Clara é uma das cidades mais importantes do Vale do Silício. O local abriga o Levi’s Stadium, um dos mais famosos estádios de futebol americano da Califórnia.

Inclusive, sediou a final do Super Bowl 2016, onde Coldplay, Bruno Mars e Beyoncé ficaram responsáveis pelo show do intervalo.

Também é em Santa Clara que fica localizada a sede da Intel, uma das pioneiras em tecnologia da região.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Inclusive há um museu da empresa, assim você pode conhecer toda a história da mesma e ver como ela se mistura com a história do Vale do Silício no geral.

O que fazer na cidade: Recomendo fazer uma visita ao Levi’s Stadium (assistir a um jogo, se possível). Além disso, visite o museu da Intel e vá ao Parque de Diversões de Santa Clara, onde há uma área dedicada a homenagear A Turma do Snoopy e do Charlie Brown.

Atrações => Go California Explorer Pass

 

Fremont

cidades do Vale do Silicio fremont
Fremont | Foto: Oleg Alexandrov, via Wikimedia Commons.

Fremont é bastante empresarial, mas possui bairros residenciais bem calmos, alguns bons restaurantes e centros de compras. Possui a maior concentração de imigrantes e descendentes afegãos dos Estados Unidos.

Apesar de ser uma das maiores cidades da Baía de São Francisco, Fremont não é um grande ponto turístico, mas compensa sendo uma excelente região para fazer negócios!

O que fazer na cidade: Procure tours guiados por empresas locais que sejam do seu interesse, pois há muitas. Há também muitos passeios para visitar as áreas naturais protegidas ao redor da cidade, o que é uma boa atividade local.

Aproveite => Excursão em Los Angeles

 

Santa Cruz

cidades do Vale do Silicio Santa Cruz
Santa Cruz.

Santa Cruz não é uma cidade do Vale do Silício, então a insiro na lista mais como uma “menção honrosa”. Isso porque se trata de uma cidade bastante famosa que fica pertinho da Baía do São Francisco.

É onde fica o famoso Parque de Diversões Santa Cruz Beach Boardwalk, que você provavelmente já deve ter visto em filmes ou séries. É um dos parques mais conhecidos da Califórnia, fica na orla e é um ótimo lugar para fotos.

Ultimamente foi mostrado no filme de terror “Nós” (“Us”, em inglês), protagonizado pela atriz Lupita Nyong’o. Além disso, você pode fazer uma aula de surf em Santa Cruz, por isso, entenda como é o clima da Califórnia para agendar o passeio.

O que fazer na cidade: Opte por conhecer Santa Cruz no verão, pois dessa forma você pode aproveitar o parque de diversões e também a praia. Mas vou avisando logo que o Oceano Pacífico é bastante frio!

Dicas => Viagem de Motorhome na Califórnia

 

Dá para visitar todas as empresas do Vale do Silício?

dicas da california
Empresas possuem tours agendados | Foto: Fabio Isidoro, via Wikimedia Commons.

Infelizmente não, pois a maioria das empresas do Vale do Silício não é aberta à visitação pública. Somente as empresas maiores costumam abrir dias para visitação através de agendamento.

Até porque muitas delas também possuem lojas de souvenirs e produtos próprios. Há empresas de tours específicas para esses agendamentos.

Entretanto, no caso das maiores empresas como Google, Facebook, Youtube, entre outras, é muito importante agendar a visita com antecedência.

Imagine só o tanto de gente que há na lista. Para não perder a chance, você precisa ser ágil e se antecipar bastante!

De carro => Roteiro na Califórnia

 

Cidades imperdíveis do Vale do Silício

Um dos principais fatores que atraem turistas ao Vale do Silício é o sentimento de inspiração que o local proporciona. Todos os dias surgem ideias criativas, novas empresas e pessoas de todo o mundo em busca da próxima ideia inovadora!

São Francisco, Palo Alto e San Jose têm o potencial necessário para agradar vários públicos de turistas, então você pode ficar em uma delas e tirar alguns dias para visitar as outras! Tenho certeza de que você não se arrependerá.

Já conhece alguma dessas cidades e tem dicas de coisas para fazer nelas? Deixe seu comentário e ajude outros leitores a aproveitarem ainda mais o Vale do Silício! Nos vemos nos próximos artigos!

 

ESCRITO POR

Leo Vieira

ESCRITO POR

Leo Vieira

Leo Vieira, 25 anos, jornalista e produtor de conteúdo. Atua na área de Webjornalismo há 3 anos, com experiência também em TV, jornal impresso e revista. Adora ler, viajar, jogar videogames e ouvir música.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *