Clima na Califórnia e melhor época para visitar a região

por Will Junqueira

Clima na Califórnia e melhor época para visitar a região

Se você está pretendendo visitar a costa oeste dos Estados Unidos, com certeza quer em saber qual é o clima na Califórnia, assim como a melhor época para visitar o estado, se neva, qual a temperatura, quais roupas levar.

Pois bem, suas dúvidas são mais do que pertinentes, já que qualquer viajante que se preze coleta o máximo possível de informações sobre seu próximo destino.

Durante este texto tentarei responder a todos os questionamentos e ainda dar dicas para curtir da melhor maneira seu tempo pela Califórnia. Mas, ressalto que diversas situações que podem influenciar nessas questões na hora de montar o seu roteiro.

Por exemplo: ficará em apenas uma cidade ou vai visitar várias; pretende fazer apenas os passeios mais conhecidos, ou alguns mais específicos; e até mesmo como você se sente em algumas temperaturas. Para mim, 20°C é frio, mas há gente que sai na rua de bermuda e regata com esse clima.

Caso você não ligue para a temperatura, pode ir em qualquer época. Mas, é sempre bom checar a previsão do tempo na hora de montar o roteiro, para não planejar um passeio que não combina com o clima ou que estará fechado à época.

Agora que você já entendeu um pouco de como funciona o clima na Califórnia, seja nas férias de julho ou outra época do ano, vamos passar todas as suas características e curiosidades! Preparado? Então continue comigo neste texto e vamos juntos desvendar mais esse tema!

Planeje sua viagem => Seguro de viagem EUA

Roteiro para viajar de motorhome na Califórnia »

 

Clima na Califórnia: como é dividido o estado

Antes de começar a falar sobre o tema principal deste texto, é importante entender como é dividido o estado da Califórnia, onde ele se encontra no mapa dos Estados Unidos. Dessa forma, será bem mais fácil entender todo o conteúdo que virá abaixo.

A Califórnia é a primeira região americana a fazer fronteira com o México, bem ao sul e a oeste do mapa.

É o 3º maior estado do país, perdendo somente para Alaska e Texas, mas o território californiano se estende de forma vertical, proporcionando diversas faixas de temperatura.

Traçando uma linha reta de San Diego você seguirá na direção de países muito quentes, como Marrocos, Argélia, Iraque, Afeganistão e China.

Da mesma forma, se a linha estiver no topo do estado, passará pelo norte de Portugal, Espanha, Itália, Coréia do Sul e Japão, regiões conhecidas por seu clima mais ameno.

Com isso, pode-se perceber que existem várias faixas climáticas dentro do estado, o que afeta bastante o clima do local; outro fator importante sobre a temperatura de lá está em seus vizinhos, pois enquanto a oeste a Califórnia se encontra com o Oceano Pacífico, a leste ela faz divisa com os estados de Nevada e Arizona.

Para terminar, existe o fato de o terreno do estado ser bastante acidentado e com muitas montanhas; sendo assim, a temperatura também muda bastante por conta da altitude.

Dentre as cidades da Califórnia, aquelas com maior altitude em relação ao oceano tendem a ser mais frias e as mais baixas costumam apresentar um clima mais quente.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Califórnia »

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide nos Estados Unidos. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Melhor época para viajar para a Califórnia

Pontos turísticos da Califórnia
Praias da Califórnia são famosas por conta dos filmes e séries.

A melhor época para viajar para a Califórnia “depende”. Isso por que, como dito acima, cada região do estado tem um clima específico. Da mesma forma, o objetivo de sua viagem pode afetar diretamente na decisão da melhor época para viajar.

Se você pretende ir para curtir as melhores praias da Califórnia ou mesmo os principais parques de diversão, o ideal é aproveitar o verão do Hemisfério Norte, entre junho e setembro.

Durante esse período, você poderá contar com um clima bem mais agradável e temperaturas mais altas. Só não se esqueça de tomar bastante água, pois como é bem mais seco por lá, a desidratação ocorre de forma muito mais rápida.

parques dos estados unidos
Yosemite Park.

Já se seu objetivo for um clima mais frio acredite, existem lugares para ver neve na Califórnia! Obviamente que o ideal será aproveitar o inverno do Hemisfério Norte — de dezembro a março.

Para curtir o frio, vá para Lake TahoeYosemite Park e principalmente Mammoth Lakes, onde você poderá se divertir com ski, snowboard e tantas outras atividades propícias para o clima.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Para finalizar, ainda é possível que seu objetivo seja o de conhecer as famosas vinícolas californianas, uma especialidade local. Se esse é o seu gosto, a primavera — de março a junho — te permite visualizar todas as parreiras cheias de folhas verdes lindíssimas, praticamente um cartão postal a sua disposição.

Ao mesmo tempo, é durante o outono — de setembro a dezembro — que ocorre a colheita das uvas, época em que serão vistos muitos trabalhadores e turistas no local. Resumindo, o estado oferece atrações muito interessantes durante todo o ano, cabendo a você definir qual a que mais te interessa e se preparando para a temperatura que ir pegar.

 

Clima na Califórnia: temperaturas

Curiosidades da Califórnia
Durante o inverno a Califórnia também possuí áreas com neve.

Chegando ao principal tópico deste texto, optarei por dividir a explicação em três partes, utilizando os três destinos favoritos dos turistas — Los Angeles, São Francisco e San Diego — para demonstrar qual a faixa de temperatura que você poderá esperar durante sua viagem à Califórnia.

 

Los Angeles

Lugares para visitar na Califórnia
Beverly Hills possuí lindas mansões, muitas delas de celebridades.

A capital mundial do cinema é, sem dúvidas, o principal destino turístico de toda a Califórnia e, por isso, merece atenção especial por aqui.

Há quem deseja conhecer a famosa Holywood Boulevard com sua calçada da fama, o Dolby Theater, o Madame Tussauds Museum, as ruas de Beverly Hills.

Ou fazer o tour Hollywood e casas de celebridades. Para isso, o clima de Los Angeles é perfeito, já que as temperaturas são mais quentes durante o dia, com tendência para mais frio durante à noite.

Temperatura média de Los Angeles

  • Verão: Mínimas de 12 °C e Máximas de 35 °C – Temperatura Média de 23°C
  • Inverno: Mínimas de 10 °C e Máximas de 21 °C – Temperatura Média de 13°C

 

São Francisco

O que fazer na Califórnia
Golden Gate Bridge é o símbolo de San Francisco.

Se você for viajar para São Francisco, é melhor levar um agasalho ou algo que te aqueça, pois o clima por lá é bem diferente do que todos têm na cabeça quando pensam na Califórnia.

Quando for passear pela Golden Gate Bridge, por exemplo, é bem capaz de estar um dia mais frio, com bastante névoa e até alguma chuva. Mas, nem sempre é assim e você pode fazer um passeio de bicicleta pela baía de São Francisco.

Temperatura média de San Francisco

  • Verão: Mínimas de 13 °C e Máximas de 20 °C – Temperatura Média de 15°C
  • Inverno: Mínimas de 08 °C e Máximas de 16 °C – Temperatura Média de 10°C

 

San Diego

Cidades incríveis dos Estados Unidos
San Diego é um destino incrível para estar em contato com o mar.

No seu roteiro por San Diego, irá perceber que as temperaturas são um pouco mais elevadas, mas não tanto se comparadas às de Los Angeles. Ainda assim, é possível, mesmo durante o inverno, utilizar bermudas e camisetas durante o dia.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Mas, já aviso que irá abusar das blusas e moletons pela noite; quando morei lá, os meses de fevereiro e março — considerados o fim do verão — foram no famoso esquema “no sol está quente, na sombra está frio”.

   

Temperatura média de San Diego

  • Verão: Mínimas de 19 °C e Máximas de 25 °C – Temperatura Média de 22°C
  • Inverno: Mínimas de 10 °C e Máximas de 19 °C – Temperatura Média de 15°C

 

Fuso da Califórnia

Fuso horário da Califórnia
Horário de verão americano determina se são 4 ou 5 horas de fuso horário.

Caso esta seja sua primeira vez nos Estados Unidos, saiba que a análise do fuso horário é extremamente válida para seu período na Califórnia, especialmente se você tiver que entrar em contato sempre com o Brasil, seja para trabalho ou para falar com amigos ou familiares.

Para isso, entenda corretamente o funcionamento do fuso por lá. Por localizar-se na costa oeste, o fuso horário da Califórnia tem, a via de regra, 4 horas a menos que o horário de Brasília; sendo assim, se são 15 horas no Brasil, eles estão às 11 horas em Los Angeles, por exemplo.

É preciso entender, entretanto, que quando terminam os oito meses do horário de verão americano, geralmente no início de novembro, nossos relógios são adiantados em uma hora, o que faz com que essa diferença aumente para 5 horas.

Vale a pena => Comprar chip de celular nos Estados Unidos

 

Aproveite o clima na Califórnia

Falar sobre o clima da Califórnia é complexo por conta de todas suas características, mas, ainda assim, acredito que com todas essas informações você já esteja mais do que preparado para planejar sua viagem!

Lembre-se de levar em consideração todos os pontos desde texto tanto no planejamento de seu roteiro quanto na hora de preparar sua mala.

Com tantas opções, fica até difícil saber quando ir para esse tão incrível estado americano. Eu mesmo, enquanto escrevia o texto, pensei por diversos momentos se o mais legal é curtir o verão nas praias ou o inverno nas montanhas cheias de neve.

Acho que a conclusão é que o ideal mesmo é passar um ano por lá, assim é possível aproveitar de tudo um pouco!

E você, está com planos de viajar para a Califórnia? Qual clima prefere? Tire suas dúvidas nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Will Junqueira

ESCRITO POR

Will Junqueira

Will Junqueira, 25 anos, é publicitário e redator. Formado em Publicidade e Propaganda e com pós-graduação em Marketing Digital, já morou tanto em San Diego, nos Estados Unidos, quanto na Cidade do México, além de conhecer outros 12 países. Hoje, escreve principalmente sobre suas viagens, negócios e carreira, empreendedorismo e marketing.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *