Limite de compras nos Estados Unidos: roupas e eletrônicos

Limite de compras nos Estados Unidos: roupas e eletrônicos

Já ouviu falar sobre o limite de compras nos Estados Unidos? Compra é a palavra preferida de quem visita o país, mesmo porque é quase impossível resistir aos preços baixos e as ofertas que as lojas americanas disponibilizam. Com essa empolgação em comprar, acabamos esquecendo do principal: a burocracia na hora da volta para o Brasil!

Sempre que viajar aos Estados Unidos, é bom atentar-se a algumas regras da alfândega na volta. Assim você não tem nenhuma surpresa indesejada ao fim do seu passeio.

Quando você compra no Brasil, não há limite, é claro. Porém, internacionalmente é um pouco diferente, pois para controlar a mercadoria que chega do exterior, a Receita Federal estabelece algumas regras a fim de proteger e fortalecer a economia interna.

Confira as informações agora para não ultrapassar esse limite de compras nos Estados Unidos.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis nos Estados Unidos

Seguro viagem para a América do Norte »

 

Compras nos Estados Unidos

Muitas vezes, os viajantes fazem planos que ultrapassam o valor em dólares estabelecido como limite de compras nos Estados Unidos e a pessoa não está preparada para pagar os impostos (que podem chegar a até 50% do valor do produto). E, nessas situações, acaba tendo uma surpresa desagradável na alfândega, simplesmente por não ter conhecimento da regra.

Mas com essa lista cheia de dicas você irá fazer sua viagem e suas compras nos Estados Unidos tranquilamente.

 

Qual é o limite de compras nos EUA?

O limite de compras nos Estados Unidos para que você não seja taxado pela alfândega é de 500 dólares, por pessoa, para itens que não sejam de uso pessoal. Não somente adultos, crianças também têm direito a esse mesmo valor.

Antigamente, esse limite era válido para itens eletrônicos, porém desde outubro do ano de 2010 alguns itens entraram e outros saíram da lista.

Sempre é bom conferir as perguntas e respostas no site da Receita Federal, pois são as regras que valem.

 

O que são bens de uso pessoal?

Artigos de uso pessoal, são aqueles que o viajante poderá usar no decorrer da viagem, como roupas e artigos de higiene, além de alguns tipos de eletrônicos, como celular, relógio de pulso e máquina fotográfica usados (1 item por pessoa).

Esses bens não serão tarifados caso você seja abordado por uma fiscal da Receita Federal na chegada ao Brasil, portanto, não precisam ser declarados.

Por causa disso, muita gente acha que notebooks e laptops se enquadram como bens de uso pessoal. Porém, podem sim ser confiscados pela Receita, a menos que seja comprovado que o aparelho tenha sido comprado no Brasil, ou estiver dentro do limite de compras.

Outros bens que se enquadram na mesma regra são aparelhos que requerem alguma instalação, como computadores desktop, filmadoras, projetores de vídeos e tablets.

Contudo, a decisão judicial do TRF1 que determinou a não tributação de computador portátil trazido do exterior, poderá abrir precedentes para que outros viajantes exerçam o mesmo direto.

 

O que posso comprar nos Estados Unidos?

Você pode comprar nos Estados Unidos sem entrar na cota dos 500 dólares:

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide nos Estados Unidos. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
  • Roupas (desde que diferentes)
  • Eletrônicos (1 de cada)
  • Bebidas (até 12 litros)
  • Relógios (até 3)
  • Itens para a casa: cama mesa e banho
  • Vitaminas
  • Cosméticos

Sei que é muito difícil controlar as compras, principalmente quando você viaja para renovar o guarda-roupas ou comprar eletrônicos. Gastamos mais do que o planejado na maioria das vezes e sempre aparece aquela promoção de última hora com aquele item que você queria tanto. E adivinha? Você gasta mais e fora do planejamento. Além de todas as leis do país, o limite de compras nos Estados Unidos é algo que deve estar em sua mente todo o tempo da viagem.

Como os produtos podem ser taxados em caso de excesso, imagine só ter que pagar 50% a mais de tudo que comprou? Não é viável e pode ser uma baita dor de cabeça para quem está comprando, pois nesses casos o que era para proporcionar um custo-benefício acaba desencadeando prejuízo e um problemão.

É importante atentar-se pois os fiscais prezam por nossa segurança evitando contrabando e que as pessoas vendam produtos sem pagar impostos.

Por isso, minha dica é: não fique nervoso ou bravo com um fiscal da alfândega, você pode acabar se complicando.

Barato => Comprar chip de internet nos Estados Unidos

 

Roupas

Quantas roupas repetidas posso trazer dos Estados Unidos
Loja de roupa nos EUA.

As roupas são consideradas itens pessoais. Ou seja, não entram na cota de limite de compras nos Estados Unidos, que é de 500 dólares. Mas fique atento: roupas novas que não apresentem característica de uso pessoal podem entrar na taxa. Então, o que fazer para que suas roupas não sejam taxadas? Tire sempre as etiquetas.

Sei que ter uma roupa nova e importada com etiqueta é uma ideia legal, sobretudo quando se trata de um presente para alguém, mas o fiscal da alfândega pode considerar que as roupas com etiquetas serão vendidas e não utilizadas para uso pessoal. E aí ele vai te taxar e você acabará gastando mais do que gostaria.

Tenha em mãos as notas fiscais, assim você pode comprovar quanto pagou na peça caso seja taxado. O que acontece muito nos EUA é que compramos a roupa com desconto e muito abaixo do preço da etiqueta, se você não tiver o cupom fiscal e as roupas estiverem etiquetadas, o fiscal vai considerar o preço que ele está vendo ali. Afinal, ele não sabe quanto você pagou e você não tem como provar!

Não compre peças iguais, pois o fiscal pode perguntar o porque de você querer, por exemplo, 10 camisetas do mesmo modelo e pode considerar importação para venda. E adivinha? Haverá taxa!

E uma dica interessante é: enxoval de bebê não é considerado item de uso pessoal, exceto se a criança já tiver nascido. Do contrário, pode ser taxada.

   

 

Eletrônicos e celulares

Posso trazer dois celulares dos EUA?
É comum trazer eletrônicos.

Nesse caso, uma câmera e um celular são considerados itens pessoais (de acordo com a nova regra desde outubro de 2010), mas se for somente filmadora pode entrar na taxa.

Ou seja, se for câmera fotográfica + filmadora não entra na taxa, desde que seja um item por pessoa. Mais do que isso entrará no valor do limite de compras nos Estados Unidos, que é de 500 dólares. Mais de 2 itens por pessoa, o produto ficará retido.

Comprou o item antes da viagem e tem medo de ser taxado? Leve o documento de garantia ou o cupom fiscal que comprove que a compra foi efetuada antes da viagem, assim você não paga taxa de um item que já era seu.

Se você quiser comprar um Iphone nos Estados Unidos, pode comprar, desde que deixe o seu antigo no Brasil. Assim, voltará com somente um aparelho e ele não entrará na cota de 500 dólares. Se você tem outro aparelho de uso do trabalho, por exemplo, leve uma comprovação disso.

Algumas pessoas relatam que levaram o seu aparelho antigo e compraram um novo. Voltando com os dois, sem problemas. Porém, o que a regra diz é: um aparelho por pessoa. Então, é por sua conta em risco.

 

Laptops

Esse tipo de equipamento não considerado item pessoal, mesmo que seja um item por pessoa. Computadores portáteis entrarão no limite de 500 dólares em compras nos Estados Unidos. O indicado é sempre levar nota ou cupom fiscal, caso o produto tenha sido comprado no Brasil, para não ser taxado injustamente. Ou mesmo um comprovante de que o equipamento pertence à sua empresa, caso a viagem tenha sido para trabalhar. O mesmo serve para celulares, se você tiver mais de um.

Se você comprar o item no exterior, pode correr o risco de ter seu produto retido caso seja parado na alfândega com notebook pessoal. Ele só será liberado após o pagamento dos impostos!

Volte ao início do texto e leia atentamente o item “O que são bens de uso pessoal?”.

 

Video games

Comprar PlayStation nos EUA
Vídeo games entram na taxa de US$ 500,00.

Compras de videogames são permitidas, desde que um por pessoa, e entram na taxa de 500 dólares de limite de compras nos EUA.

Nos últimos anos, eles têm sido muito restritos com a entrada de vídeo games. Se trouxer mais que o número permitido seu produto ficará retido, infelizmente.

 

Eletrodomésticos

Quantos eletrodomésticos posso comprar nos EUA?
Loja de eletrodomésticos | Foto: Wolfmann, via Wikimedia Commons.

Está sonhando com aquela batedeira que tem mil funções e quer comprar ela por um preço mais em conta fora do Brasil? Aproveite, mas saiba que este tipo de produto também poderá ser taxado, assim como: Air fryer, umidificadores de ar, pipoqueiras e tudo que for elétrico.

Todos esses itens entrarão na conta e, caso ultrapasse os 500 dólares do limite de compras nos Estados Unidos, serão cobradas as taxas.

 

Bebidas

Comprar bebidas nos EUA
Bebidas à venda em supermercado.

O total dentro do limite de compras que é permitido são de 12 garrafas compradas na viagem e 24 garrafas do Duty free, lembrando que as do Duty Free não serão taxadas.

Saiba que 99% das bebidas encontradas nos EUA também são vendidas no Duty Free. Uma dica boa é que você compre suas bebidas somente no Duty Free, assim se livra da possível taxa da alfândega.

Dúvida => Onde comprar dólar mais barato

   

 

Relógios

Quantos relógios posso comprar nos EUA?
Smart watch.

São considerados itens pessoais até três relógios por pessoa. Se for levar presentes, evite exceder o limite de compras de 500 dólares, para não ser taxado. Se for um item de alto valor e que foi comprado antes da viagem, leve o cupom fiscal ou garantia para poder comprovar que foi comprado antes e não ser taxado injustamente.

 

Itens para casa: cama, mesa e banho

Comprar itens de decoração nos Estados Unidos
Pilha de tolhas à venda.

São considerados itens pessoais, toalhas, lençóis, fronhas, e roupões. Mas, novamente cuidado com os excessos e tire as etiquetas para que não seja considerado item para venda.

 

Vitaminas e suplementos

Limite de compras nos Estados Unidos
Suplemento vitamínico.

Os Estados Unidos são bastante famosos por terem vitaminas por um preço mais baixo do que no Brasil. É um item que vale muito a pena comprar e que as pessoas adoram importar. Esses produtos também são considerados itens pessoais e, portanto, não entram no limite de compras de 500 dólares. Mas você deve ficar atento a suplementos que não são permitidos no Brasil.

Caso você traga algum que não seja permitido acabará perdendo o produto e ainda pagando uma multa. Então muita atenção nessa hora!

Dica de sempre: cuidado com os exageros.

 

Cosméticos

Quantos perfumes posso trazer dos EUA?

Acontece muito de querermos todos os produtos milagrosos e que solucionam os problemas que não gostamos na pele e que são encontrados por um preço muito bom nos Estados Unidos. Creme disso, gel daquilo e a lista vai aumentando e quando nos damos conta: estamos com uma caixa de cosméticos! Eles entram na lista da alfândega? Não.

Junto com a nova regra de outubro de 2010, os cosméticos passaram a ser considerados itens pessoais. Mas, novamente, cuidado com os exageros. Com tantas coisas eles podem não considerar tudo como de uso pessoal e entrar no limite de compras de 500 dólares ou ainda taxar, por pensar que é para venda.

 

Respeite o limite de compras nos EUA

É muito importante não ultrapassar os limites da alfândega para não ter seus produtos retidos ou pagar muito mais do que você havia planejado. Sei que o limite de compras nos Estados Unidos parece pouco, mas é uma lei que devemos seguir.

Muitas vezes esses produtos não são vistoriados e as pessoas não têm seus itens retidos, mas você precisa saber que existe essa possibilidade. E não é bom correr esse risco. Afinal, tudo que você pretende comprar é, sem dúvida, importante para si.

E você, qual a experiência com compras nos Estados Unidos? O que você pretende comprar na sua próxima viagem? Deixa nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Larissa Paiva

ESCRITO POR

Larissa Paiva

Larissa Paiva, 25 anos, apaixonada por meditação e pilates. Morei dois anos nos Estados Unidos e foi lá desenvolvi minha paixão por viajar. Atualmente estudante do curso de Direito.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Thiago Silva

    Estão de parabéns pelas informações, muito claro e objetivo. Muito obrigado!!!

  2. Viviane

    Parabéns pelo conteúdo. Muito claro e objetivo. Já me ajudou bastante.

  3. Frank Miler

    Ótimo conteúdo. Dicas muito importantes para quem viaja para os Estados Unidos!