Custo de vida na Dinamarca: aluguel, comida, transporte etc

Custo de vida na Dinamarca: aluguel, comida, transporte etc

Já comentei aqui que os países nórdicos são conhecidos por serem lugares turísticos muito caros. Mas qual o real custo de vida na Dinamarca? É exatamente disso que falo neste post de hoje.

Uma das maiores curiosidades e preocupações de quem está se mudando para o país é quanto irá gastar com as coisas básicas do mês como aluguel, alimentação, transporte, escola e saúde.

Não há como prever tudo, mas com um certo planejamento financeiro a mudança será mais tranquila e com menos imprevistos possíveis, seja na Europa ou outro continente.

Essas dúvidas surgem em qualquer grande mudança mas, quando falo de Dinamarca, o buraco é um pouco mais embaixo. O país que tem a moeda Coroa Dinamarquesa, tem um dos custos de vida mais altos do mundo e a capital dinamarquesa, Copenhague, está no top 10 das cidades mais caras de todo o planeta.

No entanto, tudo isso pode ser muito relativo e eu vou te dizer o porquê. Na verdade, tudo depende muito da origem do dinheiro que você receberá para viver no país. Se for receber salário pela própria Dinamarca, tudo fica mais fácil, mesmo que seja o mínimo).

E se esse for o seu caso, minha primeira dica é: não converta os valores para reais! Entenda que você está começando uma vida completamente nova e aprender a viver com a moeda local faz parte dessa nova etapa.

De qualquer forma, nesse post falo algumas comparações com o real para você ter uma ideia do quanto custaria no Brasil. Então, ao longo deste artigo você terá uma ideia do quanto será seu gasto mensal no país para ter uma boa qualidade de vida com supermercado, aluguel etc.

Planeje sua viagem => Chip de celular na Europa

Seguro viagem obrigatório para a Europa »

 

Custo de vida na Dinamarca

Custo de vida na Dinamarca

Com certeza, para saber quanto custa viver na Dinamarca não se tem uma resposta simples e certeira. O custo de vida na Dinamarca é muito alto (até mesmo comparada com outros países da Europa) mas pode variar muito dependendo dos seus hábitos particulares.

Para uma pessoa solteira sem filhos os gastos caem consideravelmente. Já para uma família de dois adultos mais uma criança, é preciso considerar os gastos com escola internacional que geralmente é privada e com custo também elevado.

E, antes de partir para os custos, entenda:

Já neste artigo falarei sobre os seguintes tópicos:

  • Aluguel na Dinamarca
  • Transporte na Dinamarca
  • Alimentação na Dinamarca
  • Educação na Dinamarca
  • Saúde na Dinamarca
  • Outras despesas

CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »

 

Quais gastos terei na Dinamarca

Aluguel na Dinamarca

Custo de vida na Dinamarca aluguel
Aluguel é o gasto mais alto das suas despesas mensais.

Vou tomar Copenhague como base e exemplo dos itens do custo de vida na Dinamarca, mas neste artigo há outras opções de cidades da Dinamarca para morar. O aluguel no país é o gasto mais alto que você terá dentro das suas despesas mensais.

Como a procura por moradia é muito maior que a oferta, o aluguel atinge preços que beiram o absurdo. Isso acontece, principalmente, se você deseja ter um apartamento privativo. Você consegue encontrar apartamentos compartilhados no Centro de Copenhague ou no entorno por cerca de 5.000 DKK (3200 reais).

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Dinamarca. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Caso você queira mais privacidade, apartamentos de um quarto podem variar de 10.000 DKK a 15.000 DKK (9.600 reais). Obviamente, convertendo para reais, o preço do aluguel na Dinamarca atinge o custo de lugares de luxo no Brasil.

Para muitos, esses valores são exorbitantes e parecem inacessíveis mas calcule com base no salário líquido que receberá também na moeda local.

Para lugares mais afastados do Centro, os preços do aluguel caem bem e será possível encontrar apartamentos completamente privativos, com mais de um quarto e mais modernos pelo mesmo valor de um no Centro.

 

Transporte na Dinamarca

Custo do transporte na Dinamarca
Trem | Foto: NAC, via Wikimedia Commons.

Ter um carro não é uma das melhores opções e aumenta bem o custo de vida na Dinamarca.

Basta alguns dias no país para entender que a bicicleta é considerada um meio de transporte levado muito a sério. Grande parte das cidades são relativamente planas, assim os dinamarqueses usam a bicicleta como principal meio de locomoção.

O preço de uma boa bicicleta na Dinamarca pode variar, mas você irá gastar cerca de 5.000 DKK (3.200 reais). Além disso, outras pessoas preferem usar os transportes públicos já que todas as cidades dinamarquesas oferecem um sistema único e integrado que acaba sendo mais prático e econômico e contam com ônibus, trem, metrô e/ou barco.

Em Copenhague, por exemplo, o preço individual do ticket mensal para uso ilimitado para todos esses meios de locomoção é de aproximadamente 400 DKK (256 reais).

Ao chegar na cidade dê uma chance aos transportes públicos! Ao contrário do Brasil, todos eles são bastante confortáveis, climatizados e possuem wifi gratuito.

   
Bike em Copenhague
Dinamarqueses usam a bicicleta como principal meio de locomoção.

Entenda mais sobre como utilizar o transporte em Copenhague. Para quem não abre mão de ter um carro, tudo bem! Essa também é uma opção válida apesar de que um carro compacto básico custa cerca de 100.000 DKK no país e esse valor equivale a 64.000 reais.

Ainda, o custo da gasolina também é bastante alto fazendo com que, mais uma vez, esse não seja o meio de transporte mais vantajoso no país.

Inclusive, os preços elevados da gasolina são parte de um programa de incentivos do governo local para que os habitantes do país priorizem os transportes coletivos. Uma dica importante é que você deve calcular o tempo que levará para chegar ao trabalho e em casa com cada uma dessas alternativas. Isso também deve pesar na sua escolha.

No entanto, todos as opções públicas oferecem um aplicativo com horário e local exato de onde passam, com isso você poderá programar melhor seus dias!

 

Alimentação na Dinamarca

Custo de vida na Dinamarca alimentação
Custo aumenta se consumir em restaurantes.

Quando se fala da compra mensal no supermercado e do consumo de produtos e alimentos básicos, a alimentação não é das mais caras pensando no custo de vida na Dinamarca. O custo mensal para uma pessoa é de aproximadamente 2.000 DKK ou 1.280 reais. Ao meu ver, não muito distante do gasto com supermercado do Brasil.

Obviamente, se você consome muito nos restaurantes em Copenhague e compra comidas prontas, o preço será outro. A frequência que você sai e se alimenta fora é bem particular! Considerando um restaurante com preço médio você irá gastar em torno de 120 DKK por refeição, cerca de 75 reais.

Caso frequente restaurantes luxuosos, esse custo pode ficar bem acima de 300 DKK (192 reais). As comidas de rua como hotdogs, calzones, kebab, etc, tem um preço mais acessível e podem variar de 25 a 50 DKK (16 – 32 reais).

Para saber o que deve encontrar no país, veja quais são as comidas tradicionais da DinamarcaImportante lembrar que os custos são baseados no preço de uma refeição para um adulto!

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »

 

Educação na Dinamarca

Escolas na Dinamarca
Escolas são gratuitas somente a partir dos 6 anos.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam a educação na Dinamarca não é toda pública. As escolas são gratuitas somente a partir dos 6 anos. Então, é importante saber que precisa reservar uma boa grana no seu planejamento mensal se tiver uma criança que ainda frequente a creche ou o jardim de infância.

Geralmente, as creches custam em torno de 3.000 DKK ou 1.920 reais mensais e oferecem um serviço bem completo que inclui todo o cuidado necessário com uma criança até os 3 anos.

Após essa idade, a criança passa a frequentar o jardim de infância que custa cerca de 1.000 DKK (640 reais) mensais. Como disse acima, a partir dos 6 anos as escolas são públicas mas existem algumas atividades extra-classe que são pagas como, por exemplo, visita a clubes.

Portanto, verifique com a escola que pretende colocar seu filho quais as atividades ele precisa acompanhar para não ter nenhuma surpresa ao final do mês.

Outro ponto relevante é que a escolha por escolas internacionais são sempre mais caras e custam cerca de 4.000 DKK por mês por criança. Coloque isso na sua planilha do custo de vida na Dinamarca.

 

Saúde na Dinamarca

Sistema de saúde nos países da Europa
Dinamarca possui um sistema de saúde público muito bom, mas para os locais.

A Dinamarca possui um sistema de saúde público muito bom fazendo com que a maioria dos locais usufruam desse sistema. No entanto, se você não é dinamarquês e nem europeu só terá acesso ao serviços de emergência no país.

Como é proibido entrar no país sem um seguro saúde é importante contratar ao menos um seguro de saúde internacional. A cotação do seguro viagem pode variar, mas a média de gasto é de cerca de 10 reais por dia, no mínimo.

   

Veja mais como funciona o seguro viagem internacional. Assim que se tornar um residente permanente no país poderá ter acesso ao sistema gratuito.

Veja também como é o clima na Dinamarca e como se vestir para ficar protegido no inverno dinamarquês.

 

Outras despesas gerais

Despesas gerais para viver em Copenhague
Empresas tem combos que podem incluir internet e pacotes de TV.

Dentro das despesas básicas, também incluo o valor de serviços básicos como internet e eletricidade, água, gás e lixo. Algumas dessas despesas podem estar inclusas no seu contrato de aluguel, por isso, verifique antes com o proprietário.

Além disso, essa mesma pessoa pode te orientar sobre as melhores empresas a contratar. Normalmente as empresas oferecem combos que podem incluir ou não internet fixa e móvel e pacotes de TV.

Esses serviços são caros mas bastante práticos e podem custar cerca de 500 DKK. Você sempre terá outras opções como contratar um plano pré-pago para o seu celular, mas assinar planos separados nem sempre é mais econômico.

 

Tudo sobre o custo de vida na Dinamarca

Ao longo desse texto espero ter respondido as suas maiores dúvidas sobre o custo de vida na Dinamarca. Para todos os cálculos eu tomei como base a cidade de Copenhague, já que a maioria das pessoas se mudam para a capital ou para alguma outra grande cidade no país onde o preço não varia muito.

O que pode ser mais diferente com relação a uma cidade e outra no país é o preço do aluguel. Geralmente, o restante das despesas não vão mudar muito no seu gasto mensal. Outras dicas para economizar ao longo do mês, analise bem o tipo de apartamento que procura e se realmente faz questão de ser no Centro.

Os meios de transporte público são tão eficientes que você vai se surpreender! Tire um tempo para fazer essas pesquisas de mercado. Além disso, muitas pessoas se esquecem que muitas empresas que contratam estrangeiros só começam a pagar o salário depois de um mês trabalhado.

Portanto, se planeje e reserve uma grana do seu próprio bolso para passar o primeiro mês e fazer a mudança, que deve ser pelo menos uma parte reembolsada na sua prestação de imposto de renda. Uma ferramenta que me ajuda muito a cada nova mudança é o site Numbeo.

Nele você pode fazer estimativas de gastos de acordo com seu estilo de vida e ainda fazer comparações entre cidades, calculando melhor o custo de vida na Dinamarca. E, antes ou depois de se estabelecer, conheça o país em um roteiro de 30 dias na Dinamarca.

Tudo pronto para mudar para a Dinamarca? Conte aqui nos comentários para qual cidade irá e quais suas dúvidas!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Isabela Lessi

ESCRITO POR

Isabela Lessi

Isabela Lessi, 32 anos, é bióloga, cientista acadêmica e da vida. Fez mestrado e doutorado em ciências da saúde pela Unesp e pós-doutorado no exterior. Já trabalhou na Dinamarca, Alemanha e, atualmente, mora em Knoxville nos Estados Unidos. Acredita que estar fora da zona de conforto mantém a vida em movimento e a mente em constante evolução.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *