Curiosidades da Coreia do Sul: 9 costumes e fatos interessantes

por Pâmela Meireles

Curiosidades da Coreia do Sul: 9 costumes e fatos interessantes

Nesse artigo, vou contar nove curiosidades da Coreia do Sul. Por ser um país situado na Ásia, ele possui muitas diferenças do Ocidente e essa é a parte mais legal de conhecê-lo.

A cultura coreana reserva muitas surpresas para os estrangeiros. E, aqui, vou falar até das curiosidades sobre a população coreana; quem sabe não acontece uma aventura romântica de férias. Não é mesmo?

Outra coisa que é bom saber sobre as leis da Coreia do Sul, essas também possuem algumas peculiaridades. Vai que você está fazendo algo que, para um brasileiro é natural, mas na verdade está cometendo uma infração?

Isso é algo que poucos viajantes se atentam, mas  é importantíssimo para uma boa estadia em terras estrangeiras. Algumas delas eu descobri apenas na minha experiência no país, por isso compartilho-as com você para que viaje preparado para a Coreia do Sul.

Bom, já deu pra perceber que aqui vamos falar um pouco de tudo: costumes, cultura, religião… Então, se você quiser chegar na Coreia já sabendo o que esperar do comportamento local, esse artigo é para você!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Seul

Seguro viagem Ásia »

 

O saber sobre a Coreia do Sul

Curiosidades da Coreia
Embarque sabendo todas as curiosidades da Coreia.
  1. A idade coreana é diferente
  2. Coreanos tratam as pessoas conforme a idade
  3. Coreanos valorizam muito a estética
  4. Sair mais de uma vez com a mesma pessoa é considerado namoro
  5. Metade dos coreanos não têm religião
  6. Usar regata é considerado impróprio
  7. Esteja preparado para tirar os calçados ao visitar alguém
  8. É mal-educado dar ou receber coisas com apenas uma mão
  9. Ser tatuador é ilegal

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Coreia do Sul »

 

1) A idade coreana é diferente

Coreia do Sul costumes
Coreanos não contam a idade a partir do nascimento.

Você sabia que os bebês já nascem com um ano de idade? Pois é! Por isso, um coreano que nasceu no mesmo ano que você é considerado mais velho.

Os coreanos não contam a idade a partir do nascimento e, sim, quando o bebê já está sendo formado no ventre. Porém, ao invés da criança ter nove meses ao nascer, ela já terá um ano de idade; acredito que seja para simplificar. Conheça os pontos turísticos de Seul.

Independente do mês de aniversário, no ano novo todos os coreanos se tornam um ano mais velhos; por exemplo, se uma pessoa tem 28 anos no dia 31 de dezembro, no dia seguinte (1 de janeiro), já terá 29.

Quando chegar a data de nascimento dessa pessoa, ela continuará tendo 29, pois a idade e o dia do aniversário não estão relacionados.

Fórmula para calcular idade coreana:

Ano atual – ano de nascimento + 1 = idade coreana.

  • Ex.: 2020 – 1991 = 29 + 1 = 30.

Se você ainda não fez aniversário esse ano, some sua idade + 2 = idade coreana.

  • Ex.: 28 + 2 = 30.

Conforto => Transfer do Aeroporto Internacional de Seul

 

2) Coreanos tratam as pessoas conforme a idade

Principais leis da Coreia do Sul
Cultura coreana valoriza bastante a hierarquia.

Quem é dorameiro ou conhece alguém que é, já deve ter ouvido algumas expressões como “oppa”, “hyung”, “noona” e “unnie”. Essas são algumas formas de tratamento na Coreia do Sul.

Para eles, idade não é só um número, é algo muito sério, pois a cultura valoriza bastante a hierarquia. Por isso a idade é, inevitavelmente, uma das primeiras perguntas que um coreano faz ao conhecer alguém.

Essa informação vai ditar a forma como ele age, fala e se comporta perante ao novo “conhecido”, principalmente por se tratar de alguém que ainda não é íntimo. Saiba quais as dicas da Coreia do Sul que irão te ajudar muito na viagem.

Quando alguém tem a mesma idade que você, vocês são considerados “chingus”, cuja tradução é “amigos”. Não que vocês vão se tornar amigos logo de cara, mas essa expressão denota que poderão se tratar com uma linguagem informal.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Coreia do Sul. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

“Oppa” é como uma menina deve chamar um rapaz com quem ela tem intimidade, se ele for mais velho, pode ser um irmão ou um namorado; “Unnie” é como ela deve chamar outra menina mais velha; “Hyung” é como um menino deve chamar outro menino mais velho.

Por fim, “Noona” é como ele deve chamar uma menina mais velha, isso também vale para irmã ou namorada com mais idade.

Tratamentos na Coreia do Sul
Mais novo vai se dirigir com linguagem formal, mesmo que a diferença seja de apenas um ano!

“Sunbae” é usado para definir colegas em níveis mais altos; por exemplo, se você estuda em uma escola ou faculdade no primeiro ano/semestre, os alunos do segundo ano/semestre são seus sunbaes.

A todas essas pessoas, o coreano mais novo vai se dirigir com linguagem formal, mesmo que a diferença seja de apenas um ano!

Isso é tão sério para os coreanos que já causou a expulsão de um membro de um grupo de Kpop.

Uma das integrantes do grupo Bulldok mencionou o Taehyung, do grupo BTS, sem usar sunbae; a garota teve que dizer adeus ao conjunto por essa atitude.

Como ter? => Internet na Coreia do Sul

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

3) Coreanos valorizam muito a estética

Cultura coreana
Na Coreia é comum os homens usarem maquiagens como base e lápis de olho.

Outra das curiosidades da Coreia é que eles são extremamente vaidosos, tanto que é comum os homens usarem maquiagens como base e lápis de olho. Principalmente os integrantes de grupos de Kpop.

Seul é conhecida por ser a capital da cirurgia plástica; estima-se que uma em cada cinco coreanas já tenha passado por alguma.

Por isso, é bem comum os pais presentearem os filhos com algum procedimento estético quando ele se forma no colegial.

As principais são a modificação das pálpebras e o afinamento do rosto. Isso se deve ao fato de que estar dentro do padrão de beleza coreano é fundamental para conseguir boas oportunidades de emprego.

Outro fator é que a pele bastante clara também é valorizada no país. Por isso, é comum ver pessoas na rua usando todo tipo de apetrecho para se protegerem dos raios solares por conta do clima na Coreia do Sul e ainda usarem bases mais claras que seu tom de pele.

Divirta-se => Pub Crawl em Busan

 

4) Sair mais de uma vez com a mesma pessoa é considerado namoro

Costumes coreanos namoro
Coreanos não comemoram meses de namoro e, sim, os primeiros 100 dias.

Sabe aquela expressão “estou ficando com fulano”? Isso não existe na Coreia do Sul, pois os coreanos costumam beijar outras pessoas na balada, assim como no Brasil.

Se por acaso, um coreano pegar seu número e quiser te encontrar novamente, quer dizer que ele quer algo mais sério. Se você for até esse encontro, parabéns, você está namorando!

Mas, calma lá, que você só será apresentado para família quando já estiverem cogitando o casamento; por isso, motéis acabam sendo bem populares no país. Confira quais os destinos mais românticos do mundo para fazer uma viagem para Dia dos Namorados.

É bem fácil reconhecer um casal na Coreia, pois eles costumam usar roupas iguais em diversas ocasiões. Diferentemente dos brasileiros, os coreanos não comemoram meses de namoro e, sim, os primeiros 100 dias.

Conheça => Tour com Memorial de Guerra da Coreia em Seul

 

5) Metade dos coreanos não têm religião

Religião na Coreia do Sul
Atualmente, a igreja católica tem aumentado o número de fiéis na Coreia do Sul.

Embora a cultura coreana tenha sido muito influenciada pelo budismo, a partir de 1960, período pós Guerra da Coreia, o cristianismo passou a ser difundido na região para aqueles que estavam em busca de consolo e esperança em meio ao caos; porém, o protestantismo sempre teve maior número de adeptos entre os cristãos, sendo 18%.

Atualmente, a igreja católica tem aumentado o número de fiéis. Juntando católicos e protestantes (29%), o cristianismo supera o budismo (23%) em número de adeptos; porém, metade da população ainda declara-se sem religião.

Descubra => Excursão guiada por Seul

 

6) Usar regata é considerado impróprio

Como se vestir na Coreia
Se você tiver cara de ocidental, provavelmente eles não vão ligar.

É bem comum ver coreanas usando blusas de manga curta ou comprida por baixo de vestidos com alças finas ou regata. Isso por que os coreanos consideram “vulgar” o uso desse tipo de roupa.

O mais curioso é que as coreanas costumam usar saias bem curtas, mas mostrar as coxas não é um problema para eles e, sim, o colo feminino! Para entender a moda do país e saber como economizar, descubra onde fazer compras em Seul.

Se você tiver cara de ocidental, provavelmente eles não vão ligar, pois será considerado estrangeiro; mas se tiver traços orientais, não estranhe caso alguma velhinha reclame que você está com muito decote ou mostrando demais os ombros. Por isso, é importante saber as curiosidades da Coreia.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Imperdível => Cruzeiro noturno no Rio Han em Seul

 

7) Esteja preparado para tirar os calçados ao visitar alguém

Regras da Coreia do Sul
Entrar com calçados dentro de casa é considerado falta de educação.

Se você sofre com chulé, já vai pensando em investir em algum talco ou creme desodorante antes de ir para a Coreia, pois é considerado falta de educação entrar com calçados dentro da casa de um coreano. Descubra quanto custa viajar para Seul.

Por isso, ao entrar em uma casa é comum ter uma sapateira ao lado da porta. Eles também têm vários chinelinhos no local para trocar assim que entrarem.

Aproveite => Entrada rápida da L’Atelier Digital Art Space

 

8) É mal-educado dar ou receber coisas com apenas uma mão

Coreia do sul regras
Coreanos só dão ou recebem coisas utilizando as duas mãos.

Isso é algo bem legal de reparar quando algum atendente de caixa for lhe devolver o troco, por exemplo: coreanos só dão ou recebem coisas utilizando as duas mãos para pegar. O contrário é considerado falta de educação.

Então, se você já quiser chegar ganhando alguns pontinhos, treine este hábito. Saiba também qual a moeda da Coreia do Sul.

Quais são? => Comidas típicas da Coreia do Sul

 

9) Ser tatuador é ilegal

Tatuador na Coreia do Sul
Ato de tatuar na Coreia do Sul só pode ser exercido por médicos.

A última das curiosidades da Coreia é que não é comum ver cidadãos comuns com tatuagens. Andando pelas ruas, você também não vai encontrar estúdios.

Isso por que a atividade só pode ser exercida por médicos. Como dificilmente você vai encontrar um doutor que tenha habilidade para tal, quem quer desenhar o corpo precisar recorrer aos estúdios ilegais, que ficam bem escondidos. Conheça as principais atrações dos arredores de Seul .

Curta => Excursão à Zona Desmilitarizada da Coreia do Sul

 

Conheça as curiosidades da Coreia

Quanta diferença! Isso é o que mais me fascina na Coreia do Sul. Quando fui para o país, o mais legal era observar os coreanos tendo esses comportamentos e perceber que o que aprendi sobre as curiosidades da Coreia é verdade.

Por isso, minha dica para quem vai viajar para qualquer lugar do mundo é: pesquise bastante sobre a cultura local. Isso vai tornar seu passeio muito mais rico e emocionante!

Para finalizar, recomendo o artigo, roteiro na Coreia do Sul, com sugestões de cidades e atrações para conhecer para até 30 dias de viagem.

E você, quais das curiosidades da Coreia você achou mais exótica? Já esteve no país e tem mais alguma para nos contar? Deixe sua resposta nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Pâmela Meireles

ESCRITO POR

Pâmela Meireles

Pâmela Meireles é jornalista e cantora de chuveiro. Especialista em Comunicação Empresarial pela Umesp, atualmente é repórter do programa Entre Família na TV Novo Tempo. Itinerante, já morou em todas as regiões do Brasil, menos o nordeste (aguardando convites). Gosta de música, de doces e de viajar, claro.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *