Clima na Coreia do Sul: quando ir, melhor época e hora local

Clima na Coreia do Sul: quando ir, melhor época e hora local

O clima na Coreia do Sul é algo muito importante que o viajante deve saber na hora de planejar a viagem para esse país localizado no sudeste da Ásia.

Certamente a estação do ano vai ditar as roupas que você colocará na mala, os tipos de passeios guiados que serão possíveis desfrutar com maior comodidade, em que qual acomodação se hospedar e o que você encontrará com mais facilidade para comprar nas lojas. Resumindo, o senhor clima manda bastante quando o assunto é viagem.

Por isso, esse artigo irá solucionar questões cruciais para você, caro viajante. Por exemplo, você sabe quando começa o inverno na Coreia do Sul? Sabe quais são os meses e as datas das estações do ano no país? Tem em mente que tipo de roupas levar para as estações mais frias?

Baseada na minha experiência com o clima na Coréia do Sul, eu vou contar tudo isso aqui; dessa forma sua viagem terá tudo para ser incrível!

Planeje sua viagem=> Hotéis em oferta na Coreia do Sul

Seguro viagem Ásia »

 

Melhor época para viajar para Coreia do Sul

clima na coreia do norte
Vista da capital Seul, a principal cidade coreana.

Desculpe lhe frustrar logo de cara, mas a resposta é: depende. Claro que, para muitos, essa pode ser uma boa notícia, pois a Coreia do Sul oferece entretenimento ao longo de todo ano.

Os meses de alta temporada no Brasil são dezembro, janeiro, fevereiro e julho, pois são os meses em que a maioria das pessoas tira férias.

Já na Coreia do Sul, esses mesmos meses são considerados baixa temporada, já que correspondem ao inverno. Por isso, muitas políticas de incentivo turismo são realizadas nessa época.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Coreia do Sul »

 

Inverno na Coreia do Sul

neve em seul
Temperaturas no inverno são baixas, mas as paisagens belíssimas.

Para quem busca ver neve em Seul, os meses de janeiro e fevereiro são a melhor época para conhecer a capital coreana, onde as montanhas que envolvem a cidade – cobertas de neve – dão um toque todo especial para um cenário, que se torna semelhante a de um filme.

As temperaturas chegam a cair até -20°C, portanto, vá preparado com bons casacos. Minha principal dica de vestimenta é: invista em roupas térmicas; esse tipo de vestimenta não ocupa muito espaço, por serem finas como blusas segunda pele, calças e meias. Conheça os principais pontos turísticos de Seul.

Apesar de não parecerem, esquentam demais! Então você poderá andar mais confortável e bem aquecido, sem estar repleto de roupas pesadas que dificultam vários movimentos simples do corpo.

No inverno, o sol chega a nascer só depois das 7h da manhã e se põe as 17h, portanto os dias são curtos. Planeje-se para acordar cedo se quiser aproveitar a luz. Ou, faça como eu e dê prioridade para a diversão noturna, principalmente nas baladas em Seul.

Conforto => Transfer do Aeroporto Internacional de Seul

 

Primavera na Coreia do Sul

 estações do ano na coreia meses
Resort na região da na Ilha Jeju | Foto: Booking.

Já quem deseja o encanto das flores de cerejeiras vai se encantar com a primavera na Coreia do Sul. Saiba que abril é o mês da chegada dessa estação tão especial – que eu considero a melhor e mais linda época do ano sul-coreano.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Coreia do Sul. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

A primavera é muito esperada pelos coreanos por conta da temperatura amena, já que o inverno e o verão são marcados por temperaturas extremas. É nessa época em que os passeios em Seul são mais requisitados pelos turistas.

A flor que simboliza a primavera na Coreia do Sul a de cerejeira. Durante esta época, a beleza desta árvore enche a cidade de diversas formas, além da beleza das árvores floridas, em dias de vento as pétalas caem nas ruas e calçadas, criando um belíssimo tapete natural que rende belíssimas fotos.

Em diversas cidades ocorrem festivais de primavera como na Ilha de Jeju, Jinhae e Busan. Em Jinhae, muitas pessoas visitam o parque público de Yeojwa, onde trens passam em meio ao parque.

 Clima na Coreia do Sul: quando ir, melhor época e fuso horário
Seul reserva belas paisagens aos turistas que a visitam | Foto: 오모군, via Wikimedia Commons.

Também existe um riacho em meio a um caminho de flores de cerejeira e canola. As montanhas Hallasan, Sobaeksan, Jirisan e Taebacksan, apresentam magníficas paisagens onde se pode ver a combinação das flores rosas com as montanhas.

Na capital, a Ilha de Yeouido possui cinco parques públicos e é considerada uma das mais bonitas áreas verdes da cidade com diversas cerejeiras em flor; programa que não pode faltar no seu roteiro em Seul.

A orla do rio Han também fica bastante movimentada com diversas atividades. Outro ótimo passeio é subir a montanha Namsan.

Os parques temáticos também são uma ótima pedida. Everland, Lotte World e SeoulLand tem programações. Os coreanos gostam tanto da primavera que até bebidas especiais são lançadas em homenagem à estação do ano.

Como ter? => Internet na Coreia do Sul

 

   

Verão na Coreia do Sul

temperatura seul dezembro
Praia de Seogwipo, na Ilha Jeju | Foto: Song Songroov, via Creative Commons.

A capital da Coreia do Sul é caracterizada pelas temperaturas extremamente quentes de um verão úmido e abafado que dura em torno de quatro meses. Por falar nela, esclareça suas dúvidas sobre onde ficar em Seul.

Então prepare uma mala repleta de roupas fresquinhas e leves. E não esqueça do protetor solar! O verão na Coreia do Sul é a época ideal para visitar Jeju ou ainda para um passeio em Busan, por exemplo, que são regiões litorâneas.

De junho a setembro acontece a temporada de monções, chamada de jangma, caracterizada por chuvas e tempestades, tornando-a praticamente impossível sair de casa sem a companhia de um guarda-chuva.

Cerca de dois terços de toda a chuva que cai durante o ano sobre a região acontece nessa estação do ano. Julho e agosto são os meses que apresentam mais quedas d’água.

Divertido => Pub Crawl em Busan

 

Outono na Coreia do Sul

Clima na Coreia durante o outono
Bairro de Gangnam, em Seul | Foto: Joop, via Wikimedia Commons

O outono na Coreia do Sul inicia-se no final de setembro, e também é considerada uma boa época para visitação devido as temperaturas mais amenas.

É também a estação do ano em que se iniciam vários rituais da cultura coreana. As temperaturas no outono variam de 11 a 19°C; geralmente este clima permite que as pessoas possam fazer muitas atividades ao ar livre e também favorece as compras em Seul.

Além do mais, trata-se da temporada da colheita dos produtos agrícolas, tanto que é um período com muitos trabalhos nas zonas rurais.

As montanhas Seoraksan, Jirisan, Odaesan, Chiaksan e Naejangsan são muito visitadas pelos turistas para apreciar a paisagem do outono e os frutos que são colhidos nessa época. Descubra quais as comidas típicas da Coréia.

Os índices de turismo indicam que as melhores épocas do ano para visitar a capital Seul e realizar atividades ao ar livre são do fim de maio ao início de julho e do fim de agosto ao início de outubro.

Conheça => Tour com Memorial de Guerra da Coreia em Seul

 

Qual é o clima da Coreia do Sul?

Qual o clima na Coreia?
País possui clima predominante de frio a ameno.

A Coreia do Sul está situada ao norte da linha do Equador, seu território está localizado à leste do meridiano de Greenwich e pertence à Zona Temperada do Norte, pois está situada entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico.

As festas de fim de ano acontecem em meio àquele clima bem clássico de inverno; a estação inicia em dezembro, sendo janeiro o mês mais frio, onde as temperaturas podem chegar facilmente a -20°C e as máximas são de 1C°. Confira mais dicas da Coréia do Sul.

No fim de março, o país é brindado com temperaturas amenas, que vão de 13C° a 23C° e a beleza das flores. No mês de junho, o verão vem com tudo com temperaturas que chegam a 30ºC.

Em setembro, a chegada do outono traz de volta as temperaturas amenas juntamente com as paisagens repletas de folhas secas ao chão.

Descubra => Excursão guiada por Seul

 

   

Qual é o fuso da Coreia do Sul?

Como é o clima na Coreia
Fuso horário do país tem 12h de diferença para o do Brasil.

O fuso horário da Coréia do Sul tem uma diferença de exatamente 12 horas em relação ao horário oficial brasileiro. Então é muito fácil saber qual o horário em ambos os países.

Enquanto estiver em solo sul-coreano, acostume-se a receber mensagens dos amigos brasileiros à noite ou de madrugada; também não se preocupe caso ninguém esteja vendo seus stories de viagem, pois, enquanto você está se divertindo, seus conhecidos podem estar dormindo.

A Coreia do Sul está localizada no UTC+9, ou seja, +9 horas em relação ao Meridiano de Greenwich. UTC significa Tempo Universal Coordenado e é dividido em 24 horas, sendo 12 positivas e 12 negativas. Saiba também quanto custa viajar para Seul.

O ponto inicial é o Meridiano de Greenwich; a direita estão os países com horário adiantado e a esquerda os que estão atrasados. A Coreia do Sul, no caso, está adiantada.

Imperdível => Cruzeiro noturno no Rio Han em Seul

 

Tudo sobre o clima na Coreia

Por ser um país pequeno em extensão – se comparado ao Brasil – com seus 99.016 km², o clima na Coreia do Sul não varia tanto de cidade para cidade, mas cada região tem as suas peculiaridades.

Por isso é importante estar atento e pesquisar especificamente as temperaturas dos lugares para onde você deseja viajar.

Para te facilitar no planejamento, recomendo o artigo arredores de Seul, onde você conhecerá cada uma das cidades turísticas da Coréia do Sul que ficam perto da capital.

O clima é um fator que pode influenciar muito na decisão de conhecer um lugar em determinada época ou não. Que bom que a tecnologia nos permite saber a previsão temperaturas de qualquer lugar do mundo até mesmo de hora em hora, não é mesmo?

Dificilmente você vai errar no look e passar muito frio ou muito calor. Felizmente, a Coreia do Sul oferece opções de passeios para todas as estações do ano, basta você escolher com qual você mais se identifica.

Também não esqueça de preparar seu corpo para o fuso-horário de 12 horas dias antes de viajar se você quiser aproveitar a cada minuto em solo coreano.

A dica estranha e preciosa é: troque o dia pela noite, pelo menos, uns dois dias antes de embarcar. Assim você não perderá nenhum dia dormindo demais na Coreia do Sul. Preste atenção nesses detalhes e boa viagem!

E você, o que achou das dicas sobre o clima na Coreia do Sul? Se você ainda têm dúvidas, deixe a sua pergunta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Pâmela Meireles

ESCRITO POR

Pâmela Meireles

Pâmela Meireles é jornalista e cantora de chuveiro. Especialista em Comunicação Empresarial pela Umesp, atualmente é repórter do programa Entre Família na TV Novo Tempo. Itinerante, já morou em todas as regiões do Brasil, menos o nordeste (aguardando convites). Gosta de música, de doces e de viajar, claro.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *