Como se locomover em Zurique: dicas de transporte público

por Alana Romão

Como se locomover em Zurique: dicas de transporte público

A dúvida sobre como se locomover em Zurique parece algo pequeno, visto que todas as formas de transporte público da Suíça são eficazes. Infelizmente, o transporte não é barato, principalmente porque o Franco Suíço, a moeda do país, costuma ter uma cotação alta para os brasileiros. Mas, com algumas estratégias e planejamento, é possível conhecer toda a cidade sem gastar muito.

Todo o sistema é muito fácil de ser compreendido, apesar de o idioma oficial do local ser alemão (atente-se para o fato de que a Suíça possui quatro línguas oficiais alemão, francês, italiano e romanche).

Em relação aos custos, há um ponto importante para se considerar. Se você se hospedar em local na região central gastará menos com transporte, já que estará no mesmo local das principais atrações, contudo, certamente terá uma hospedagem mais cara.

Para se familiarizar com a cidade, é preciso saber que Zurique está dividida por locais, cada um com um número. O aeroporto está na zona 121, por exemplo. Essa questão influencia bastante no funcionamento do transporte. Uma dica é baixar o aplicativo da ZVV. Ele pode te ajudar bastante a compreender estações, meios de transporte e deslocamentos. Para viagens de trem, utilize o aplicativo da SBB. Com esses dois, as viagens podem ser mais fáceis.

Planeje sua viagem​ => Hotéis em oferta em Zurique

Seguro viagem para a Suíça »

 

Como se locomover em Zurique?

Como se locomover em Zurique
Veja os meios de transporte e como se locomover em Zurique.
  • Trem
  • Tram
  • Ônibus
  • Táxi e Uber
  • Bicicleta

Imperdível => Melhores passeios em Zurique

 

Trem

Informações sobre Zurique
Trem de Zurique | Foto: Kenritley, via Wikimedia Commons.

O sistema de trem suíço é famoso no mundo todo, principalmente pelas rotas que passam pelos Alpes Suíços. Em Zurique, apesar da vista ser diferente, trens são a melhor opção para realizar a maioria dos deslocamentos pela cidade.

Certifique de chegar na Suíça com um pouco de moeda local, ainda que deseja realizar a troca do seu dinheiro na Europa. Pense bem em qual é a melhor forma de levar seu dinheiro para a viagem, mas tenha notas e moedas para comprar bilhetes de trem. Você pode encontrar alguma máquina que aceite cartão, mas ela será uma exceção, a maioria aceita apenas notas e moedas.

O menu de compra possui os idiomas do país e, para salvação do turista, também inglês. Se não fala nenhuma dessas línguas tenha um bom tradutor no seu celular. Não se iluda escolhendo francês achando que será próximo ao português, isso pode te trazer complicações.

Como mencionado anteriormente, a cidade é dividida por zonas e você precisará selecionar aquelas em que irá transitar ao comprar o bilhete. Esse bilhete é válido também para outros meios de transporte, não sendo necessário duas compras. Dependendo do que irá utilizar, consulte.

Programe-se​ => Excursão completa por Zurique

Como andar de trem em Zurique
Estação Central de Trem | Foto: BMPanoramio, via Wikimedia Commons

Não se assuste com a frase “Zurique é a maior cidade da Suíça”, mesmo carregando esse título, o município é pequeno com cerca de 360 mil habitantes, uma cidade menor que a maioria das cidades de tamanho “médio” no Brasil. Então, tenha a segurança que se perder na cidade é bem difícil, pois ela tem tamanho relativamente pequeno.

Note que existem as opções de primeira e segunda classe. Para sua viagem, a segunda classe, que também possui muita qualidade, é a mais indicada, a diferença é tão relevante quanto os valores. Ao embarcar, preste atenção para não entrar em um vagão cuja classe seja diferente da que consta no seu bilhete, o constrangimento será grande, caso aconteça alguma fiscalização.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Suiça. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Confira => Internet portátil e rápida na Europa

 

Bondinho (Tram)

Tram Zurique
Tram em Zurique | Foto: Torcello Trio, via Wikimedia Commons.

Do lado de fora da principal estação central de trem na cidade, a estação central, você poderá comprar os bilhetes para se locomover nos bondinhos, os chamados trams, uma espécie de trem que anda sobre trilhos no meio da cidade. A experiência em si já vale a pena, mas ele também é uma ótima opção para se locomover na cidade, inclusive, a mais indicada.

As linhas dos trams são separadas por cores, dependendo do local, mas também leva em conta o sistema de zonas da cidade. Você pode escolher entre um tícket diário, para não precisar se preocupar durante todas as viagens, ele será válido por 24 horas.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

O preço dos bilhetes nas máquinas leva em consideração a zona em que você irá utilizar o transporte. Esse sistema também é o utilizado em outras cidades do país e, apesar de diferente, funciona bem. A principal zona, a central é o número 110.

Caso tenha comprado errado ou decidiu de última hora visitar um local que não esteja sob a cobertura do seu bilhete, você pode realizar uma espécie de upgrade e acrescentar o local, pagando apenas a diferença, não sendo preciso um novo bilhete.

Outra opção, válida para todos os meios de transporte público de Zurique e dos demais locais do país, é comprar o Swiss Travel Pass, um bilhete feito para turistas e que pode valer a pena, pois ele oferece o uso ilimitado do transporte, ou seja, muitos passeios.

Dúvida => Como usar Whatsapp na Europa?

Transporte público em Zurique
Tram em Zurique | Foto: Kabelleger / David Gubler, via Wikimedia Commons.

Especificamente para se locomover em Zurique, há uma outra opção para turistas, similar ao Swiss Travel Pass, mas válido apenas no município: o ZürichCard. Com ele, além dos trams, você pode utilizar todos as formas de transporte público, inclusive, fazer passeio de barcos. Apesar de funcionarem como um meio de deslocamento, o barco acaba sendo um pouco de turismo. Aproveite e veja um cruzeiro em Zurique.

Existem outras vantagens específicas de cada bilhete. Com o ZürichCard, a entrada em algumas atrações pode ter desconto ou ser até mesmo gratuita. Por isso, ele pode compensar, caso seu roteiro inclua algumas atividades na cidade, como uma visita ao Museu do Futebol, um dos preferidos dos viajantes brasileiros. Aliás, até mesmo alguns restaurantes dão desconto, uma grande ajuda, haja vista o custo da alimentação na Suíça.

Viaje sempre com seu bilhete, mesmo que aparentemente você não veja a fiscalização. Caso ela aconteça, você terá problemas e poderá pagar uma multa, se estiver sem o comprovante de que pagou por aquela viagem. Uma dica para não se perder é acompanhar o deslocamento e pontos de paradas nos painéis, como a língua é diferente, ver as palavras por escrito ajuda bastante.

Saiba mais​ => Quando ir para a Suíça

 

Ônibus

Como andar de ônibus em Zurique
Ônibus em Zurique | Foto: Tim Adams, via Wikimedia Commons.

Ainda que o tram seja o meio mais indicado para sua viagem na cidade de Zurique, o transporte público da cidade também inclui ônibus. Da mesma forma que nos outros meios, apenas é necessário portar o bilhete, não havendo cobrador. Raramente, o ônibus será sua principal forma de deslocamento, mas, você pode utilizar um trecho para se conectar com uma linha de tram ou trem.

Conheça => Evento e feriados na Suíça

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Táxi e Uber

Na Suíça, inclusive em Zurique, táxi é um meio de transporte bastante caro, por isso, pondere bem antes de escolher fazer uma corrida. Caso o taxista te ajude com alguma bagagem, há o costume de oferecer gorjeta.

Falando sobre carros, caso sua viagem inclua cidades e locais ao redor de Zurique, você pode optar por alugar um carro. São diversas empresas e inclusive há a possibilidade de contratar o serviço no Brasil e retirar o veículo na chegada ao aeroporto. Uma opção similar ao serviço prestado por táxis, porém com um preço mais em conta, são os Ubers, também presentes na cidade de Zurique. Compare os preços pela RentCars.

Descubra => Ônibus turístico em Zurique 

 

Bicicleta

Como andar de bicicleta em Zurique
Bicicletas em Zurique | Foto: PubliBike, via Wikimedia Commons.

Bicicleta? Isso mesmo, na estação de trem central do município, há o serviço de aluguel de bicicletas. Essa opção está disponível apenas entre os meses de maio a outubro, ou seja, época de calor. Todavia, em outros locais, como próximo ao Museu Nacional Suíço, você pode alugar uma bicicleta durante o ano todo. Para alugar, você precisa deixar 20 Francos, contudo, ele serve apenas como caução, o serviço é grátis.

Passear por toda a cidade de Zurique, além de ser uma experiência inspiradora, é também fácil. São diversas as opções, sendo todas elas muito organizadas e, principalmente, pontuais. A tarefa de conhecer os principais pontos turísticos pode ser realizada tranquilamente. Inclusive, existe até um Bike Tour em Zurique.

Encante-se => Regiões turísticas da Suíça

 

Se locomover em Zurique com qualidade

Se locomover com facilidade garante o sucesso de uma viagem a Zurique. Por isso, preste atenção em todas as possibilidades para traçar seu itinerário com antecedência e não ter outras preocupações, além de conhecer e aproveitar tudo que a Suíça transmite aos turistas.

Compare os preços, planeje seus itinerários, mas também conheça partes da cidade caminhando, isso fará uma grande diferença na sua viagem. Aproveite todas as opções, escolha meios de transporte diferentes para ter mais experiências no país. Zurique é uma cidade com ar de metrópole e cidadezinha ao mesmo tempo, e saber como se locomover fará uma grande diferença. Boa viagem!

Pretende conhecer Zurique? Ficou com alguma dúvida sobre como se locomover na cidade? Deixe seu comentário!

 

ESCRITO POR

Alana Romão

ESCRITO POR

Alana Romão

Alana Romão Santiago é jornalista, apaixonada por viagens, estudou comunicação e cultura na Suíça e desde então tem um pedaço do coração naquele país. Tem experiência em assessoria de imprensa e revista. Ama ler, escrever e fazer roteiros de viagens, ama mais ainda poder colocá-los em prática.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *