5 cidades mais baratas da Holanda para morar

5 cidades mais baratas da Holanda para morar

Pesquisar as cidades mais baratas da Holanda é uma tarefa importante para você que está pensando em morar no país e contar com um custo de vida acessível. Afinal, isso vai te ajudar a evitar contratempos e, quem sabe, até economizar um bom dinheiro quando já estiver vivendo no país.

Qualquer mudança, seja para quem vai estudar, trabalhar, curtir a aposentadoria ou a vida em família, requer análise e planejamento. Ainda mais quando estamos falando em deixar o Brasil e se aventurar pelas terras holandesas.

No entanto, da imigração e preocupação com vistos até a experiência de viver na Holanda há um longo caminho pela frente.

E para te ajudar nessa direção, confira a seguir as cidades mais bonitas e baratas para morar no país, inclusive levando em conta o valor do aluguel, e se prepare para escolher no mapa o seu próximo endereço. A vida na Holanda pode ser o que você precisa. Junte-se aos brasileiros que já vivem no país!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Amsterdam

Seguro viagem Holanda »

 

Cidades mais baratas da Holanda para morar

  1. Groningen
  2. Eindhoven
  3. Tilburg
  4. Maastricht
  5. Roterdã

CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »

 

Cidades baratas para viver na Holanda

cidades da Holanda mapa

Como você deve estar imaginando, cidades grandes e/ou próximas da capital da Holanda costumam ser mais caras. É o caso de Amsterdam, Haarlem e Haia, por exemplo. Saindo um pouco dessa rota, temos cidades baratas e charmosas espalhadas pelo país, como por exemplo a bela Rotterdam.

A Holanda é um país pequeno da Europa, cheio de cidades bonitas para morar e passear. Cada lugar é basicamente um cartão postal, seja por suas paisagens típicas (moinhos de vento, canais, flores, arquitetura) ou por sua tradição (arte, história, gastronomia).

Como o custo de vida é ligeiramente alto e padrão, fica difícil encontrar oportunidades mais flexíveis ao orçamento. Mas difícil não significa impossível, não é mesmo? Existem lugares que oferecem uma ótima qualidade de vida por um preço mais acessível.

É o caso das cidades que você vai conhecer agora.

Dica => Como usar WhatsApp no exterior

 

1. Groningen

cidades mais baratas da Holanda
Groningen é uma cidade tranquila para morar | Foto: Donald Trung Quoc Don, via Wikimedia Commons.

Entre as cidades mais baratas da Holanda, sem contar mais bonitas e cheias de belezas naturais, está Groningen. A cidade é a oitava maior do país e está localizada a 2h de trem de Amsterdam, na província que leva o mesmo nome – Groningen.

Groningen possui um clima ameno, típico holandês, contando com ventos mais intensos e umidade ao longo da sua costa.

Por estar um pouco mais distante da rota tradicional de destino dos turistas, a cidade é mais sossegada e também mais barata para morar. Mas engana-se quem pensa que a cidade é sem movimento.

Há muitos passeios na Holanda para explorar Groningen, desde o seu centro histórico com museus, edifícios históricos e comércio até as belezas naturais da costa e do Mar de Wadden, patrimônio da Humanidade reconhecido pela Unesco desde 2009.

Isso sem contar os diversos esportes aquáticos que se pode praticar pela cidade e seus arredores. Confira um tour privado por Groningen.

Além disso, próximo a Groningen, é possível explorar pequenos e tradicionais vilarejos, além de se encantar com as paisagens e o centro de pesquisa e reabilitação de focas no norte da Holanda.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Holanda. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Se você gosta de natureza e animais… Já pensou que incrível?

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Cambio »

 

2. Eindhoven

morar na Holanda
Eindhoven | Foto: Experience040, via Wikimedia Commons.

Eu sou suspeita para falar, mas Eindhoven é uma das cidades mais baratas e legais da Holanda para morar. Eu moro próxima da cidade e sempre passo alguns finais de semana por lá (ou Maastricht, você vai conhecer mais abaixo).

Segundo o Expatistan, um site que compara o custo de vida de diferentes localidades, estima-se que o custo de vida em Eindhoven seja 19% mais barato quando comparado ao de Amsterdam.

Na questão de imóvel, por exemplo, as habitações custam em média 23% menos em Eindhoven do que em Amsterdam.

Eindhoven está localizada na província Brabante do Norte (província onde Van Gogh nasceu) e está a 1h15min de trem da capital.

A temperatura é um pouco mais quente quando comparamos a de Amsterdam ou de Groningen, por exemplo. O que facilita muito a vida para nós brasileiros!

A cidade não tem muitas atrações turísticas famosas, mas há muito o que explorar por lá. Museus (o da Philips é o mais procurado), zoológico (Dierenjik), estádio de futebol (PSV), faculdades (Universidade de Tecnologia), ruas comerciais, cinemas, cafés e bares são ótimos lugares para aproveitar o tempo livre.

Como funciona? => Aluguel de carro na Holanda

 

   
   

3. Tilburg

cidade com melhor custo de vida da Holanda
Tilburg é uma das cidades mais baratas | Foto: Roborgh, via Wikimedia Commons.

Ainda na província de Brabante do Norte está Tilburg, a sexta maior cidade da Holanda. Tilburg está a 1h25min de trem de Amsterdam e possui um clima muito parecido com o de Eindhoven, já que as cidades são praticamente vizinhas.

Além de ser uma das cidades mais baratas da Holanda também, Tilburg conta com várias opções de lazer e estudos. Isso porque o Efteling, um dos parques de diversão mais populares da Holanda, fica bem próximo à cidade, e existem cursos das mais diversas áreas de conhecimento na Universidade de Tilburg.

Esses motivos são suficientes para atrair uma população mais jovem que gosta de se divertir, estudar e fazer compras. Mas também pessoas que desejam viver com seus parceiros ou familiares na Holanda, fugindo um pouco da movimentação da capital.

Em geral, Tilburg é uma cidade pequena e muito interessante, com museus, parques e ruas comerciais. E por estar situada mais ao Sul, os dias são mais quentes e grande parte dos locais falam inglês sem problemas! Uma boa opção, certo?

Confira => Hotéis em oferta em Tilburg

 

4. Maastricht

melhores cidades da Holanda para morar
Uma das melhores faculdades fica em Limburgo | Foto: Berthold Werner, via Wikimedia Commons.

Seguindo para a província de Limburgo temos Maastricht, uma cidade histórica e romântica que está a 2h30min de trem saindo de Amsterdam.

Por lá, os dias são mais quentes e a população é mais jovem e ativa, já que uma das faculdades mais prestigiadas e internacionais da Holanda está sediada na cidade.

Existem muitos museus, igrejas e monumentos históricos para explorar na cidade. Se você gosta de natureza, pode desfrutar de um tempo no parque, explorar uma caverna e/ou ver de longe algumas montanhas (típicas da paisagem de Limburgo).

Se você gosta de compras, tem muitas lojas legais em Maastricht, tanto que muitos alemães e belgas fazem compras por lá para sair um pouco do comum.

Infelizmente, os custos de aluguel em Maastricht (assim como Eindhoven, Tilburg e outras cidades consideradas mais universitárias) vêm subindo nos últimos anos.

Por isso, é importante pesquisar com calma todas as possibilidades para encontrar uma opção de bom custo-benefício.

Bairros mais afastados do centro, por exemplo, tendem a ser mais baratos. Apesar de serem mais isolados, esses bairros geralmente oferecem uma boa acessibilidade ao centro turístico/histórico por meio de transporte público ou bicicleta.

Imperdível => Hotéis em promoção em Maastricht

 

5. Roterdã

cidades mais baratas da Holanda para morar
Roterdã possui um custo de vida relativamente acessível.

Roterdã é a segunda maior cidade da Holanda. Por esse motivo, ela não está nas primeiras posições das cidades mais baratas para morar. Apesar disso, ela tem um custo de vida mais acessível e atrai muitos imigrantes.

Estima-se que o custo de vida em Roterdã seja 14% mais barato quando comparado ao de Amsterdam, de acordo com o Expatistan.

A habitação, por exemplo, é em média 26% mais barata em Roterdã do que na capital do país. E elas estão a uma distância de apenas 35 minutos de trem, onde Amsterdam faz parte da província Holanda do Norte, enquanto Roterdã faz parte da província Holanda do Sul.

Roterdã possui um clima muito parecido com o da capital, mas é comum o sol aparecer mais por lá – o que garante uma paisagem portuária muito bonita.

Isso sem contar que a cidade tem uma atmosfera inovadora, com uma arquitetura diferenciada que chama a atenção.

Sendo uma cidade moderna com atrações interessantes – confira mais no artigo passeios em Rotterdam -, ela atrai um público mais jovem que gosta de compras, uma vida noturna agitada e muita arte. E aí, acha que combina com você?

Delícia => Excursão gastronômica em Rotterdam

 

   
   

Viver na Holanda

brasileiro mudar para Europa
Custo para moradia varia muito de acordo com a região da Holanda.

Morando na Holanda nesses últimos meses, percebi algumas similaridades e diferenças de Norte ao Sul do país. Desde os preços nos mercados e restaurantes até postos de combustíveis e estacionamentos, há muito o que comparar e economizar.

Em geral, a média de despesas mensais, tais como alimentação, eletricidade, água e internet na Holanda, com exceção do aluguel, é basicamente similar entre uma província e outra – salvo algumas exceções entre cidades grandes e pequenas.

A grande diferença está no valor da moradia, das opções de entretenimento e do comércio local. Mas isso não é novidade. O custo de vida muda bastante dentro de uma mesma cidade e/ou região em qualquer país.

Tudo vai depender do lugar que estamos morando e das facilidades que ele oferece – acesso ao transporte público, mercados, lojas, farmácias, escolas, hospitais, empresas, pontos turísticos, opções de lazer, entre outros.

Portanto, observe esses fatores quando estiver pesquisando a fundo cada cidade. Aí você entenderá melhor sobre o custo de vida da Holanda exigido. Outra coisa importante também é a imigração!

Dica => Walking Tour em Gouda

 

Imigração na Holanda

tipos de vistos Europa
Tipo de visto exigido depende do propósito da viagem.

Você pode até se planejar para morar em uma das cidades mais baratas da Holanda, mas vai precisar ficar de olho na imigração. Existem alguns tipos de vistos para residir nos Países Baixos e com eles vários requisitos.

Tudo vai depender do propósito da sua mudança. Estudar, trabalhar, investir e/ou empreender, morar com o namorado(a), casar… Enfim, são muitas as possibilidades e motivos para imigrar para o país.

Esteja ciente dos seus deveres e direitos como imigrante ao solicitar um visto de longa duração. Você saberá mais desse assunto no guia especial sobre vistos na Holanda.

Confira => Tour privado em Eindhoven

 

Cidades da Holanda para viver

lugares da Europa para viver

Morar na Holanda é o sonho de muita gente e pode se tornar realidade com certo planejamento e esforço. O custo de vida mais baixo está nas províncias localizadas ao Sul do país, especialmente Brabante do Norte e Limburgo.

O próximo passo agora é encontrar a cidade que mais se encaixa nos seus interesses. Coloque na balança as suas expectativas e preferências, tanto pessoais quanto profissionais.

Depois avalie os lugares que mais se aproximam do seu perfil. Entre as cidades cidades mais baratas da Holanda indicadas, você certamente encontrará alguma que supra suas expectativas para morar.

Assim, você poupa tempo, dinheiro e esforço no processo de se mudar para a Holanda. Então, você já tem uma tarefa de casa para os próximos dias. Qualquer dúvida, acompanhe os nossos conteúdos sobre o país para te ajudar na decisão.

E aí, gostou das nossas dicas? Está pensando em viver na Holanda? Deixe um comentário com a sua opinião e/ou dúvida!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Ana Paula Zanibão

ESCRITO POR

Ana Paula Zanibão

Ana, 25 anos, é gestora ambiental no diploma e redatora no dia a dia. Apaixonada por diferentes culturas, já morou na Espanha, na Bélgica, e hoje mora na Holanda. Ama viajar, escrever e viver novas aventuras, além de sonhar acordada e rir sozinha.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *