Viagem para Austrália: 13 dicas e tudo sobre o que fazer

por Guilherme Tetamanti

Viagem para Austrália: 13 dicas e tudo sobre o que fazer

A viagem para Austrália, que possui praias paradisíacas, desertos e fauna única, é um país incrível, muito diverso e com uma infinidade de destinos turísticos é o sonho da grande maioria dos viajantes brasileiros. Acho que eu não preciso nem dizer, né?

Por isso, quem está planejando viajar para o país deve pesquisar bastante na hora de montar seu roteiro para visitar os destinos que têm mais a ver com seu perfil, seja passando por Sydney, pela capital da Austrália, Camberra, ou outros destinos incríveis.

Também é preciso levar em conta os costumes locais e, claro, as exigências para entrar no país. Para ajudar, preparei aqui no blog minha lista com as dicas de ouro para você planejar sua viagem para a Austrália.

Leia também => Onde se hospedar em Sydney

Porque contratar seguro viagem internacional? »

 

Dicas sobre a Austrália

Este artigo tem tudo sobre a viagem para Austrália para você que está planejando sua viagem para a terra dos cangurus. Aussie Land é um destino que engloba de tudo para agradar os gostos mais variados possíveis: para quem vai a primeira vez, quem volta, quem vai fazer intercâmbio na Austrália, entre outras dicas imperdíveis.

Quando me mudei para Austrália, várias eram as coisas que passavam pela cabeça: “como são os Australianos? Vou ver cangurus? Vou ver koalas atravessando as ruas? Sydney é a capital da Austrália (não, a capital da Austrália é Camberra)?”.

Porém, para quem vai a passeio, estudo ou trabalho existem muitas outras questões que precisam ser respondidas. É nisso que quero lhe ajudar!

A ideia é mostrar como se preparar para legalizar sua ida à Austrália, viajar e começar sua estadia no país. Se você está se programando, mas com muitas dúvidas, prometo que já estará bem mais confortável no fim dessa leitura. Confira!

 

1) Escolha o visto certo

Tudo sobre a Austrália
Escolha do visto é um passo importante da viagem.

A Austrália é um dos países mais procurados por viajantes do mundo inteiro. O clima ameno, nem muito quente nem muito frio, resulta na combinação perfeita para praias, parques e cidades de tirar o fôlego. Aproveite e veja quais são as principais atrações de Sydney

Com a imigração crescendo cada vez mais e um governo que é muito receptivo a estrangeiros, a Aussie Land está cada vez mais inundada de diferentes gostos, rostos, culturas e religiões que irão agradar os mais exigentes viajantes.

Esse crescimento trouxe com sigo um investimento muito grande na estrutura necessária para receber esses imigrantes.

O sistema de aplicação de vistos na Austrália é totalmente digital (exceto alguns exames médicos, obviamente). A resposta desses vistos é relativamente rápida, mas é recomendável que sejam aplicados com alguma antecedência, algo entre 60 e 90 dias.

É obrigatório visto para entrar na Austrália, seja para turismo, trabalho ou estudos. O visto de turista pode ser solicitado por aqueles que desejam fazer a viagem para atividades recreativas como férias, passeios turísticos, visitar familiares, amigos ou para outros fins a curto prazo, não incluindo negócios.

Ele também poderá ser utilizado para quem deseja estudar no país por um período de até 12 semanas. Para a viagem para Austrália, brasileiros podem solicitar o visto via internet, através do programa “eTourist”. A resposta sai em média no prazo de dez dias úteis. Caso seja aprovada, você receberá uma notificação por e-mail e basta imprimi-la para levar na viagem.

As informações do viajante estarão gravadas no sistema central de imigração australiano e vinculadas ao número de seu passaporte (diferentemente do norte-americano, por exemplo, o visto da Austrália não tem um “selo” colado nas páginas do documento). Mais informações sobre vistos estão disponíveis no site da Embaixada da Austrália no Brasil.

Para os brasileiros, existem basicamente 3 opções principais de visto:

  • Visitor Visa

Visto de turista que lhe permite visitar o país por 3 meses pelo período de um ano. Não é permitido trabalhar.

  • Student Visa

Visto de estudante que lhe permite estudar no país e trabalhar até 40 horas por quinzena. A duração dele depende da duração do seu curso e você precisa ter carta de aceite da escola ou universidade onde vai estudar, para aplicar o visto. Ele pode ser renovado enquanto estiver no país!

  • Skilled Independent

Esse visto oferece a residência permanente no país para trabalhadores de certas profissões. A lista de profissões elegíveis é atualizada todo ano, então vale a pena consultar online.

Independente de qual desses vistos você vai aplicar, pode consultar os requerimentos completos e ter mais informações no site www.homeaffairs.gov.au

 

2) Confira a data de validade do passaporte

O que conferir antes de embarcar para Austrália
Passaporte tem que ser válido até sua volta.

Desde 2015, os passaportes brasileiros têm validade de 10 anos. Essa informação é importantíssima, pois ele não pode vencer durante o período da sua viagem. Aproveite para ver como tirar passaporte.

Antes de 2015, o passaporte era válido por apenas 5 anos, então vale a pena conferir para você não ter nenhuma surpresa desagradável no aeroporto.

Um outro detalhe que é bom ficar atento, o passaporte deve ter validade de pelo menos seis meses para entrar no país.

 

3) Compre as passagens na hora certa

Comprar passagens para Austrália
Compre de 90 a 60 dias antes a passagem para Austrália.

Essa é uma das decisões mais importantes na hora de viajar. A compra de passagens aéreas será provavelmente uma das despesas mais caras da sua viagem e podem te render uma boa dor de cabeça, se não forem bem programadas.

Lembre-se que a Austrália está literalmente do outro lado do mundo, então já pode esperar uma viagem muito longa. As rotas mais comuns são passando pelo Chile, pela África do Sul e pelos Emirados Árabes. Antes de embarcar, leia o artigo sobre como se preparar para viagens de longa duração.

Cada uma dessas opções têm suas vantagens e desvantagens, mas a principal diferença estará nos tempos de conexão e preços obviamente.

Uma dica muito legal é fazer um stop over de 3 ou 4 dias em uma dessas conexões. É uma parada rápida e muitas vezes o preço da passagem altera muito pouco.

Os voos em geral partem do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e do Galeão, no Rio. Então, se você está em outras cidades, precisará de voos domésticos antes (preste atenção nos limites de bagagem dos voos domésticos, caso compre essa conexão separadamente).

Finalmente, quando comprar as passagens? Não existe uma regra fixa, o ideal é se cadastrar em vários sites de comparação de preços cerca de 5 meses antes e ir acompanhando os preços.

Na minha experiência, os melhores preços para destinos internacionais ficam de 90 a 60 dias antes da viagem. Com as passagens nas mãos, dá uma olhada no post  sobre o que conhecer na Austrália.

 

4) Vacinas obrigatórias

Precisa de vacina para viajar para Austrália
Austrália exige vacina contra febre amarela.

Para entrar na Austrália é necessário que o viajante tenha sido vacinado contra febre amarela pelo menos 10 dias antes do embarque. Para comprovar o turista deve ter em mãos o cartão de vacina internacional.

Você pode conseguir esse cartão nos postos da Anvisa da sua cidade (na maioria tem nos aeroportos). Lembrando que você deve tomar a vacina antes de ir ao posto da Anvisa, pois lá eles só farão o seu cartão internacional e não a aplicação da vacina.

Veja todos os detalhes de como emitir o seu cartão internacional contra a febre amarela.

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Austrália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

5) Moeda, o dólar australiano

Moeda da Austrália
Prefiro dinheiro em espécie.

A moeda usada na Austrália é o dólar Australiano. Se programe com antecedência para comprar moeda estrangeira online, pois não são todas as casas de câmbio que possuem (principalmente em espécie).

Você pode comprar dólar Australiano em espécie ou em um cartão de viagem. Eu particularmente prefiro a opção de espécie, porque o cartão possui algumas taxas extras. E para compras, lembre-se do IOF que inside sobre todas as operações.

Porém, se a quantia for alta ou você não se sentir confortável e seguro andando com dinheiro por aí, principalmente em uma viagem tão longa, o cartão será a melhor opção.

Se você também quer saber o preço médio da viagem, vai adorar ler o artigo sobre o custo de vida na Austrália.

Existem notas de $100, $50, $20, $10, $5 e moedas de 5c, 10c, 50c, $1, $2. Casas de câmbio estão espalhadas por todo o país, mas saiba que destinos mais inóspitos como nos arredores de Perth, alguns lugares na Costa Leste da Austrália e muitos outros, não oferecem tantas facilidades.

Portanto, o ideal é fazer o câmbio nas grandes cidades. Em último caso, a troca também pode ser feita nos bancos. São aceitos a maioria dos cartões de créditos internacionais (Visa, Master, American Express) e cartões de viagem pré-pagos.

A dica aqui é tentar encontrar as melhores taxas para comprar Dólares Australianos, facilmente verificadas pelo site da Confidence Câmbio. A partir de sua localização, o aplicativo disponibiliza as casas de câmbio com tarifas mais baratas perto de você.

Para comprar Euros ainda no Brasil, indico utilizar agências online, para receber o dinheiro em casa e evitar riscos desnecessários. Sempre compro com a Confidence Câmbio, uma das maiores agências online do Brasil.

 

6) Língua oficial

Qual idioma fala na Austrália
Inglês australiano de raiz é bem interessante.

Um inglês bem calibrado te ajudará muito a aproveitar mais a sua viagem. Não perca a oportunidade para conhecer o inglês australiano de raiz, quando passear por cidades do interior do país.

Você com certeza terá histórias pra contar e vai se divertir demais. E por falar nisso, descubra quais são as melhores cidades para intercâmbio na Austrália.

Entre as línguas dos aborígenes, hoje somente 18 ainda são faladas pelos grupos (eram mais de 200 no início da colonização). O inglês falado no país é bastante característico, com sotaque bem diferente e muitas vezes difícil de entender para quem não está acostumado.

A gramática e a ortografia são semelhantes às do inglês britânico, mas com algumas exceções importantes. Veja como é fazer intercâmbio e estudar inglês na Austrália. Confira mais dicas sobre como aprender inglês mais rápido.

 

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

7) Clima na Austrália

O clima na Austrália geralmente é agradável, sem temperaturas muito extremas. No país existem duas zonas climáticas, a zona tropical, ao norte, que abrange aproximadamente 40% da Austrália.

Nestas regiões o clima é mais quente, com duas estações bem definidas: verão chuvoso e inverno seco. O restante do país está na zona temperada, com as quatro estações bem definidas e temperaturas mais amenas.

Mas é bom lembrar que o país é muito extenso, então podem haver variações.

 

8) Principais destinos turísticos

Roteiro pela Austrália
Australia outback or beach background with boomerang, bush hat and boots.

A Austrália é um país muito vasto e engloba diferentes opções de lazer. Se você é uma pessoa que gosta mais de cidades os lugares pra ir com certeza são Sydney e Melbourne, as duas cidades mais populosas da Austrália e com muitas opções de diversão.

Com toda a parte burocrática da viagem resolvida, vamos ao principal: o que fazer ao chegar na Austrália? Bom, não faltam opções para essa pergunta e a resposta certa dependerá do seu perfil. A dica aqui é: se planeje e conheça suas opções antes da viagem.

Quando você chegar na Austrália vai se deparar com uma cultura bem diferente, o idioma e até o trânsito (mão inglesa). Então, quanto mais informações você reunir antes da viagem, melhor.

A Austrália é um país de cerca de 24 milhões de pessoas e é o sexto maior em território do mundo (logo depois do Brasil). Por aí você percebe que a densidade demográfica é bem pequena.

As cidades estão concentradas na região costeira. Sydney (cidade mais populosa), Melbourne, Brisbane e Adelaide na costa Leste, enquanto Perth é a maior cidade da costa Oeste.

Um roteiro entre os pontos principais que você quer conhecer é fundamental para otimizar o tempo da sua viagem. Como esse deslocamento é bem longo, o principal meio aqui é o avião.

Contudo, existem algumas opções de trem que proporcionam viagens fantásticas passando por pontos inesquecíveis, principalmente do outback australiano.

A lista de lugares para se visitar no país é interminável, então vou citar aqui somente os principais destinos. Mas é importante saber que há uma cidade da Austrália para cada gosto: lugares mais cheios, outros mais vazios, cidades grandes, pequenas, praias, desertos, etc e tal. É só você montar seu roteiro bem personalizado, de acordo com o seu gosto.

Blog com dicas de viagem sobre Sydney
Fim de tarde na baía de Sydney.

Na lista estão Sydney, a cidade mais famosa do país e suas praias maravilhosas, o Parque Nacional de Kakadu, com sua fauna exótica que inclui crocodilos, pássaros e mamíferos. Inclusive, no parque você poderá conhecer muito da cultura aborígene.

Não deixe de fazer esses passeios:

O Estado de Queensland, onde está localizada a Grande Barreira de Corais, é outro destino muito procurado e se você gosta de pesquisar e conhecer a vida marinha, aqui é o seu lugar.

A barreira se estende por mais de 3 mil quilômetros e abriga mais de 1.500 espécies de peixes e 400 tipos de corais. Além disso, outros destinos famosos são Melbourne, Ayers Rocks, Tasmânia, Perth, dezenas de destinos na Costa Leste da Austrália e muito mais.

Já se você curte natureza, praias e aventuras, minhas recomendações são:

 

Barreira de Corais

A grande barreira de corais da Austrália é sem dúvida um dos maiores marcos australianos. É o maior recife de corais do mundo e esta na costa norte da Austrália.

Você pode escolher entre as diversas opções de passeio. Existem opções mais calmas e mais aventureiras pra explorar o recife, então fica a gosto do freguês. Veja uma opção de mergulho e snorkel em Port Douglas.

 

Outback

O outback australiano é famoso no mundo inteiro. O deserto que marca a região central da Austrália, tem seu ponto mais cobiçado pelos turistas em Alice Springs com a formação rochosa Uluru, que é um marco para os aborígines australianos. Confira um safári em Palm Valley.

 

Great Ocean Road

Rodovia na costa sul da Austrália que liga Melbourne a Adelaide. Essa região conta com algumas das vistas mais lindas do país, que podem inclusive ser apreciadas em passeios de helicóptero pela região. Sugestão de leitura imperdível é roteiro na Great Ocean Road, que oferece uma das rotas mais incríveis do mundo.

 

Gold Coast

A Gold Coast reúne sem dúvida a as praias mais badaladas da Austrália. La você encontra um clima mais quente que das praias de Sydney e Melbourne, além de paisagens incríveis reconhecidas mundialmente pelos frequentadores, com uma vibe contagiante. Para saber mais, se inspire em um roteiro de 30 dias pela costa leste da Austrália.

 

9) Gastronomia

A culinária do país é bem diversa (devido ao grande número de imigrantes) e você não terá nenhuma dificuldade para se adaptar.

O prato principal é o Fish and Chips, ou peixe com batatas fritas, herança da colonização britânica. Porém, sugiro que você aproveite a estadia para experimentar carne exóticas, que dificilmente você comeria no Brasil, como a de crocodilo e canguru, que é minha favorita.

No país a refeição principal não costuma ser o almoço, quando os adultos normalmente comem somente um sanduíche, mas sim o jantar. É comum eles comerem carne com algum vegetal.

As comidas vão te surpreender, não deixe de ler também sobre os pratos típicos da Austrália.

 

10) Fauna

Blogs de viagem sobre a Austrália
Tubarão White-Tip visto durante mergulho na Barreira de Corais.

O país é dono de uma das faunas mais exóticas do mundo e está na lista de obrigações do viajante conhecer alguns destes animais.

Na lista estão canguru, coala, diabo-da-tasmânia, ornitorrinco, wombat, tubarões, crocodilo e o wallaby (parece um mini-canguru)!

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

   

11) Como circular dentro do país

Dicas de transporte público na Austrália
Transporte público é eficiente.

Entender o sistema de transporte na Austrália é um ponto fundamental para construir um roteiro eficiente que te permita desfrutar bem a viagem.

O sistema de transporte público nas cidades é excelente, porém são independentes, então vale conhecer cada uma das cidades separadamente.

Se você vai se deslocar muito pra fora das cidades e gosta de dirigir, minha recomendação é alugar um carro (de preferência já deixe reservado com antecedência para ter melhores preços).

Agora se está com espirito um pouco mais aventureiro, alugar um motorhome (lá eles chamam de campervan) é uma opção muito boa, particularmente minha favorita.

A Austrália é um país enorme, esparsamente povoado, por isso as distâncias são longas entre certas cidades. Sem dúvida, uma das formas mais convenientes de locomoção é por via aérea.

Dicas de viagem na Austrália
Ônibus da Greyhound | Foto: Bidgee, via Wikimedia Commons.

As principais companhias que oferecem voos entre as cidades turísticas do país são Qantas, Virgin Australia e Jetstar.

Para quem está com mais tempo ou para circular entre cidades, o transporte rodoviário é uma ótima opção (de quebra você vai curtindo paisagens incríveis).

Alugar um carro é uma boa pedida, pois as estradas do país são ótimas e você consegue parar em muitos lugares para curtir a paisagem. Mas fique atento, porque no país a mão é inglesa, o que não é fácil para quem não está acostumado.

Se você não quer alugar um carro, há diversas opções de linhas de ônibus que te levam para grande parte do destinos, as principais empresas são: Firefly e a Greyhound.

Dicas para viajar barato na Austrália e Nova Zelândia.

Há ainda a opção do transporte ferroviário, que é caro e muito demorado, com poucas opções de destinos e horários.

Uma maneira muito legal e comum de viajar na Austrália, é alugando um motorhome. Essa cultura é bastante difundida no país, com muitos campings especializados para esse público.

A boa notícia, é que ao se planejar o preço pode ficar bem abaixo do esperado, saiba mais no artigo sobre como viajar barato na Austrália e Nova Zelândia. Prefere dirigir? Então, leia sobre uma road trip de carro na Austrália.

Planejando alugar um carro na Austrália?
Compare preços e faça sua reserva no portal RentCars.

 

12) Conheça a tomada da Austrália

Tipo de tomada da Austrália
Tomada tem três pinos chatos | Foto: Leon Brooks, via Wikimedia Commons.

A tensão na Austrália é 220v, então cheque seus equipamentos antes de utilizá-los. Outro detalhe é que elas são em um padrão de três pinos chatos, bem diferente do usado no Brasil.

Você consegue comprar adaptadores em lojas de conveniência no aeroporto mesmo, por cerca de A$10.

 

13) Esteja aberto a novas culturas

Cultura da Austrália
Se abre à cultura australiana e do mundo.

Finalmente, na minha opinião, a dica que mais me fez aproveitar cada segundo nessa terra imensa e diversificada: esteja completamente aberto a novas culturas.

Apesar de estar voando para Austrália, essa terra é amada pelo mundo e por isso você encontrará pessoas dos quatro cantos do globo. Venha com a cabeça aberta e você poderá conhecer uma diversidade enorme de culturas e pessoas que com certeza mudarão sua vida!

 

Tudo sobre a Austrália

É fato que a Austrália está entre os países mais cobiçados por turistas brasileiros, principalmente por causa do clima e muitas similaridades com nossa cultura.

Os destinos são incríveis, praias e mais praias que fariam qualquer um querer se perder meses viajando pelo país. Enfim, são infinitas possibilidades e espero que as dicas que publico no blog sejam boas razões para te inspirar e ajudar a conhecer a Austrália!!!

Você gostou das dicas? A Austrália com certeza é um país lindíssimo que vale muito a pena a visita. As similaridades com o clima e paisagens brasileiros, em um país bem estruturado e de educação excepcional, fazem dessa terra um lugar único.

A pluralidade cultural só adiciona um ingrediente a mais que vai enriquecer e muito sua experiência por aqui.

Procurando dicas de viagem na Austrália? Ainda tem dúvidas sobre o planejamento? Gostaria de compartilhar suas dicas e experiências? Deixe seu comentário abaixo!!!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Quando Ir

Saiba quando é melhor viajar para aproveitar ao máximo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Curiosidades

Fatos e histórias interessantes para conhecer o destino

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Quando Ir

Saiba quando é melhor viajar para aproveitar ao máximo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Curiosidades

Fatos e histórias interessantes para conhecer o destino

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Petuh

    Obrigado pelas dicas, Guilherme. Adorei os toques sobre cambio e transporte. Planejando ir para lá em 2018. Abração

  2. Guilherme Tetamanti

    Fico feliz em saber que ajudou :)

  3. Deisy Rodrigues

    Guilherme adoro suas dicas, parabéns pelo post, a Austrália sempre esteve na lista espero tirar ela logo.

  4. Guilherme Tetamanti

    Oi Deisy, Tira logo da lista que vale a pena hehehe. Não vejo a hora de voltar para a Austrália. Obrigado :)