Início / Oceania / Austrália / Mapa da Austrália: roteiro pelas regiões mais bonitas do país

Mapa da Austrália: roteiro pelas regiões mais bonitas do país

O mapa da Austrália é composto por uma enorme diversidade cultural, de ambientes e também de climas, que vão dos alpes ao deserto. O clima desértico ocupa a maior parte do país, porém os pontos turísticos não estão somente nessa região. Há várias outras atrações espalhadas principalmente pela região costeira do país.

A Austrália é um país de dimensões continentais, o sexto maior do mundo, por isso você deve planejar bem o seu roteiro para otimizar seu tempo por aqui.

Antes de planejar, é claro que você vai precisar conhecer diversas opções de regiões que compõe esse país fantástico e este artigo vai te ajudar com isso.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis e preços na Austrália

Melhor seguro de viagem para a Oceania »

 

Mapa da Austrália: regiões mais bonitas

  • Sydney
  • Alpes
  • Tasmânia
  • Gold Coast
  • Uluru
  • Great Ocean Road
  • Whitsundays Islands
  • The Great Barrier Reef

Imperdível=> 11 dicas imperdíveis para sua viagem a Austrália

 

Sydney

Mapa turístico Austrália
Sydney tem quase 5 milhões de habitantes, mas é agradável e arborizada.

Sydney é, sem dúvida, o símbolo das cidades australianas. A maior cidade da Austrália está a cerca de 300 km da capital Camberra e atrai turistas do mundo inteiro, principalmente durante o verão.

Os símbolos dela são a Sydney Opera House e a Harbour Bridge, porém várias outras atrações estão presentes ao redor da cidade.

Apesar dela ter quase 5 milhões de habitantes existem vários parques espalhados ao redor, o que a torna bem agradável e arborizada. Todos esses atrativos, podem ser conhecidos com o ticket de ônibus turístico de Sydney + Cruzeiro.

Outro ponto legal é que você encontrará pessoas de todos os cantos do mundo, com diferentes culturas, costumes e línguas. Essa foi um dos principais fatores que me fez adorar a cidade de Sydney.

Além disso, é claro que não posso deixar de citar as praias e caminhadas costeiras fantásticas, como de Bondi a Coogee Beach ou de Manly a Shelly Beach.

E você ainda pode tirar um tempo para explorar o Royal National Park. Esse foi o segundo parque nacional oficializado no mundo e é incrível! Possui trilhas, cachoeiras e piscinas naturais que valem muito a pena serem visitadas.

Guia completo => Onde ficar em Sydney?

 

Alpes

Regiões mais bonitas do Mapa da Austrália
Alpes no estado de New South Walles | Foto: @Photnart, via Wikimedia Commons.

Os alpes australianos são compostos pela maior cadeia montanhosa do país. A atração aqui está definitivamente no inverno quando os picos ficam cobertos de neve e as estações de esqui estão abertas.

Os alpes ficam na divisa entre os estados de New South Walles, Victoria e Australian Capital Territory. Nesses territórios, existem vários parques com excelentes trilhas e atrações, além das estações de esqui. Fora do inverno, as trilhas que percorrem as montanhas são muito legais e você com certeza vai ter um passeio maravilhoso por elas.

Para chegar até lá partindo da cidade de Melbourne existem traslados de um dia para as pistas de esqui. Você também pode alugar um carro e reservar um resort ou uma cabine nas montanhas, que são duas opções excelentes para curtir um inverno na Austrália.

Uma dica de ouro: no inverno, as vagas se encerram muito rapidamente, vários meses antes. Então, faça suas reservas com antecedência.

Prático => Agende seus tours pela Austrália

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

 

Tasmânia

Dicas de passeio pelo Mapa da Austrália
Tasmânia agrada os turistas que curtem praia e os que preferem neve.

A Tasmânia é um lugar especial da Terra dos Cangurus. Uma ilha e estado da Austrália, a Tasmânia tem seu charme espalhado ao redor do mundo.

Como está ao sul da país o clima aqui é bastante frio, principalmente no inverno. Nessa época do ano, os picos se enchem de neve e as estações de esqui abrem.

É a outra opção de esqui, além dos alpes que falei antes. O principal acesso a Tasmânia é por avião, porém pode-se chegar também por ferry partindo de Melbourne (que fica a cerca de 600 km da capital Camberra e 900 km de Sydney).

É claro que nós brasileiros conhecemos a região por conta dos desenhos do Demônio da Tasmânia. E, sim, ele existe! Mas, não se parece nada como do desenho. É um pequeno mamífero-marsupial que pode ser encontrado nos zoológicos por aqui.

Talvez também encontre ele nos parques, porém é um pouco mais difícil por ser um animal noturno. Em todo caso tome cuidado, pois ele pode ser agressivo se ficar assustado.

Onde ir na Austrália mapa
Com tempo bom, dá para ver o fenômeno chamado de Aurora do Sul na Tasmânia.

Caso você visite a Tasmânia em outras épocas do ano vai ter muito para explorar nas diversas trilhas espalhadas pela ilha.

A população é relativamente pequena, então a natureza por aqui é a protagonista com certeza. Você pode caminhar de praias a picos fenomenais que vão oferecer uma visão 360º da ilha.

Minha parte favorita dessa ilha, sem dúvida, é a possibilidade de ver a Aurora do Sul. É isso mesmo, com o céu limpo e as condições favoráveis você vai ver um dos fenômenos naturais mais espetaculares da terra.

Dicas​ => Saiba como economizar com internet na Austrália

 

Gold Coast

Mapa de passeios pela Austrália
Byron Bay é uma das praias ao sul da Gold Coast.

Gold Cast é uma das regiões australianas mais amadas pelos brasileiros. Se você curte praias e o ambiente ao redor delas, vai amar tudo por aqui.

As praias são absolutamente lindas, as pessoas agradáveis e os restaurantes absolutamente formidáveis.

Gold Coast fica no estado de Queensland à 850 km de Sydney e 1100 km de Camberra. Para conhecer mais a região, leia o artigo com os melhores passeios e baladas em Gold Coast.

Você encontrará várias praias muito boas para surf com artistas locais pelas ruas da cidade. Veja um cruzeiro relaxante ao longo da Costa do Ouro a partir de Surfers Paradise.

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

Como Gold Coast tem crescido muito, então vai ser difícil encontrar praias mais desertas por aqui. No entanto, se você explorar um pouco mais pela região costeira encontrará lugares fantásticos e um pouco mais reservados que no centro da cidade.

Descendo um pouco mais ao sul de Gold Coast está Byron Bay. Também é uma área que cresceu muito nos últimos anos, mas ainda carrega os traços das pessoas que começaram uma pequena vila nessa região costeira.

A vibe aqui é muito legal e as pessoas são fantásticas. À noite sempre tem luaus rolando e você vai, com certeza, fazer grandes amizades e curtir bastante.

Programe-se ​ => Melhores hotéis de Byron Bay

 

Uluru

Dicas de tours pela Austrália mapa
Formação rochosa de Uluru é considerada sagrada pelo povo aborígene.

Uluru está localizado na região central do território australiano. Também conhecido como Ayers Rock ou The Rock é uma formação rochosa considerada sagrada pelo povo aborígene. É com certeza o ponto mais turístico do Outback australiano.

A forma mais fácil de chegar a Uluru é de avião até Alice Springs, que fica a cerca de 400 km de Uluru. De lá, você encontrará traslados ou pode também alugar um carro. Conheça esse translado em ônibus com ar-condicionado e banho de Alice Springs até Uluru.

Outra opção para chegar a Uluru é dirigir de Adelaide (cerca de 1.500 km) ou de Darwin (cerca de 2.000 km), ambas as opções passam pela estrada que corta o deserto. Para aproveitar esse cenário surreal, você pode participar de um tour guiado com jantar em Uluru.

A viagem é fantástica e dá para fazer paradas em pequenas cidades no caminho. Porém, vá preparado porque existem vários trechos bem longos sem nenhuma assistência ou postos de gasolina. Planejamento aqui é essencial para curtir a viagem.

Descubra => Clima, temperatura e fuso horário da Austrália

 

Great Ocean Road

Mapa de passeios pela Austrália
12 apóstolos são o conjunto de formações rochosas dentro do mar na Great Ocean Road.

A Great Ocean Road é uma das estradas mais bonitas da Austrália. Ela liga Melbourne a Adelaide, passando pela região costeira do sul da Austrália.

Na estrada existem várias pequenas paradas com atrativos locais e áreas de camping que você poderá passar a noite se quiser prolongar um pouco a viagem. Veja um roteiro completo pela Great Ocean Road, uma das rotas mais incríveis do mundo.

A viagem pode ser feita também em um dia, saindo de Melbourne bem cedinho. Apesar de a estrada chegar até Adelaide, após certo ponto ela passa por dentro da área urbana, fora da costa. Ou você pode ir com uma excursão na Great Ocean Road.

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

Você pode dirigir até a região dos 12 apóstolos, que é a atração principal composta por um conjunto de 12 formações rochosas (atualmente algumas já caíram) imponentes formadas dentro do mar. E, depois, retornar por uma estrada fora da costa que passa por algumas cidades pequenas bem legais.

Confira​ => Tudo sobre uma road trip pela Austrália

 

Whitsundays Islands

Mapa de onde passear na Austrália
Ponto de partida para as ilhas fica a cerca de 1800 km de Sydney e Camberra

Whitsundays Islands é um conjunto de 74 ilhas em Queensland. Em todas elas você experimentará a beleza de praias desertas de águas cristalinas, com recifes de corais, muita vida selvagem e uma beleza estonteante.

Umas das atrações por aqui é o aluguel de um iate. Tem cruzeiro para com duração de 6 horas por Whitsundays Islands ou uma aventura de catamarã pelas ilhas de Whitsundays.

Você vai alugar o barco, receber um treinamento e alguns guias e terá ele por sua conta pelo tempo que desejar. A companhia entra em contato com você por rádio para saber como está a viagem e detalhes sobre sua rota.

O ponto de partida para as ilhas fica a cerca de 1.800 km tanto de Sydney, como da capital Camberra. E como são ilhas eu não recomendo o aluguel de carros e, sim, o passeio por barcos ou aluguel do iate.

Saiba mais​ => Intercâmbio na Austrália: dicas e depoimentos

 

The Great Barrier Reef

Mapa das cidades com belezas naturais da Austrália
Mergulho na Grande Barreira de Corais da Austrália é um passeio imperdível

Finalmente, um dos símbolos mundiais da Austrália. A Great Barrier Reef ou a Grande Barreira de Corais é uma das 7 maravilhas do mundo natural e o abrigo para uma vida marinha riquíssima. Por isso, conheça a Grande Barreira de Corais em um tour incrível.

Anualmente, recebe milhares de turistas de todos os cantos do mundo em diversos pontos da costa norte da Austrália.

Um dos pontos de partida principais para a barreira de Corais é Cairns que está cerca de 2.500 km de distância, tanto da capital Camberra quanto de Sydney. Por falar nisso, saiba o que fazer em Cairns, além dos Corais.

Uma das atrações é sobrevoar a Barreira e ver de cima toda a imensidão das belezas naturais da Austrália.

Em meio à várias preocupações ambientais que a barreira tem passado, principalmente devido à alta exploração turística, o lugar continua esplendoroso. Na minha opinião, um mergulho na barreira é como uma viagem a um mundo completamente diferente. Por isso, leia as dicas para mergulhar na The Great Barrier Reef.

 

Seu mapa turístico da Austrália

Claro que com toda essa diversidade, a Austrália tem muito mais a oferecer do que consigo reunir em um único artigo, como as cidades de Melbourne e a própria capital, Camberra. Mas, seja lá quais cidades estiverem no seu Mapa da Austrália, saiba que você fará uma viagem inesquecível.

Minha dica para visitar esse país continental é: se planeje bem, conheça as opções e os atrativos do local e use da melhor forma possível seu tempo por aqui.

Já conhece esses locais? Deixe nos comentários quais seriam seus lugares preferidos na Austrália.

 

Leia tudo sobre a Austrália em posts anteriores:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Alex Azevedo

Alex Azevedo, Engenheiro de Controle e Automação por formação e fotógrafo por paixão. Adoro viajar, ler e viver aventuras ao redor do mundo. O tempo que morei na Austrália e Nova Zelândia me propiciaram algumas das experiências mais inesquecíveis da minha vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *