Quando ir para Austrália: melhor época, clima e hora do país

por Alex Azevedo

Quando ir para Austrália: melhor época, clima e hora do país

Quando ir para Austrália é uma dúvida comum. Por ficar em um continente distante, é preciso acertar a melhor época para aproveitar ao máximo a terra dos cangurus. Mas claro que a resposta dependerá do que você busca nesse que é o 6° maior país do mundo (em território). Com todo esse tamanho, você pode esperar diferentes climas e fusos horários em diferentes regiões do país.

Eu, particularmente, gostei muito do verão na Austrália, pois morava em Sydney, que não é uma região tão quente. No entanto, se você vai visitar o deserto por exemplo, talvez uma temperatura mais amena trará um conforto extra ao seu passeio.

Outro ponto importante é que a Austrália está literalmente do outro lado do mundo, por isso o fuso horário também é um ponto extremamente relevante para levar em consideração. Três fusos estão presentes no país, vou falar de cada um mais abaixo.

Vale lembrar que o horário oficial da capital Camberra (e mesmo fuso de toda a Costa Leste da Austrália incluindo Sydney, Melbourne, Gold Coast e Brisbane) é 13 horas à frente do horário de Brasília. Confira mais detalhes agora.

Planeje-se => Onde ficar em Sydney: melhores bairros e hotéis

Melhor seguro de viagem para a Oceania »

 

Melhor época para viajar para Austrália

Quando ir para Austrália
Verão australiano é ideal para curtir as belas praias.

Como mencionei acima, a melhor época para visitar a Austrália vai depender do seu perfil de viajante. Se você busca curtir as praias por exemplo, de qualquer parte da costa, a melhor opção com certeza é no verão. É quando as praias são mais procuradas, já que o calor aumenta de maneira considerável. Veja o clima de cada região:

 

Costa Leste da Austrália

Quando ir para a Austrália
Gold Coast da Austrália.

Pensando na Costa Leste da Austrália, a variação de temperatura é muito grande. Em Sydney, a temperatura chega a 40ºC facilmente durante os dias de verão.

No entanto, você que está planejando sua viagem já deve saber que o paraíso das praias australianas está mais acima em Gold Coast. Nesse caso, a temperatura é mais alta que em Sydney. O que cria um clima excelente para as praias, mesmo fora do verão, ou para um cruzeiro relaxante ao longo da Gold Coast.

No entanto, se você pretende visitar a costa sul em Melbourne se prepare pra um clima mais frio, mesmo no verão.

 

Costa Oeste da Austrália

Temperatura da Costa Oeste da Austrália
Temperatura da Costa Oeste sofre grande variação.

Já na Costa Oeste, a temperatura apresenta uma variação grande entre dia e noite, devido ao clima desértico. As praias de Perth são magníficas, cenários paradisíacos e um clima bem quente, perfeito pra curtir o verão. Conheça um passeio que

No entanto, se seu objetivo é conhecer o Outback australiano eu não recomendo o verão. As temperaturas aqui são muito altas nessa estação do ano.

Vivendo lá, eu percebi que a melhor época para se visitar essa parte da Austrália é durante o outono e primavera, que apresentam temperaturas mais amenas em Alice Springs (cidade na região central do Outback, ponto de saída para o turismo em Uluru). Por falar nisso, veja um passeio deslumbrante com jantar ao pôr-do-sol em Uluru.

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Austrália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Outras regiões da Austrália

Melhor época para viajar para Austrália
Tasmânia na Austrália.

Como eu disse antes, o clima na Austrália é muito diversificado. Então, se você gosta de frio e neve experimente alugar uma cabana no alto de uma montanha durante o inverno.

Você tem essas opções na região da capital, ao Sul de New South Wales, e ao Norte do estado de Victoria, porém minha opção preferida, obviamente, é na Tasmânia. Eu não poderia escrever esse artigo sem mencionar um dos lugares mais bonitos que já estive. Para você ter uma ideia, veja esse cruzeiro de 3 horas por Bruny Island na Tasmânia.

Finalmente, a parte mais legal, na minha opinião, você pode observar a aurora boreal do hemisfério Sul. Acredite, vale muito a pena. E para saber mais sobre esse país, leia sobre todas as atividades turísticas que a Austrália oferece.

 

Clima e temperatura na Austrália

Clima e temperatura na Austrália
Clima na Austrália é parecido com o brasileiro.

O clima na Austrália é muito parecido com o clima brasileiro. A Austrália está um pouco mais ao sul que o Brasil da linha do equador, o que deixa o clima ligeiramente mais frio. Isso também deixa estações do ano mais bem definidas do que temos no Brasil.

Na região costeira do país, a temperatura varia muito de norte a sul. Em Sydney, por exemplo, a temperatura média no verão fica entre 18ºC e 26ºC, porém é bem comum, temperaturas de 40ºC durante o dia.

O clima perfeito para um banho de sol (lembre-se de comprar protetor solar) ou mesmo para fazer um tour da Ópera de Sydney.

Claro que não posso esquecer das melhores praias australianas. Em Gold Coast, a temperatura é mais alta que em Sydney. Fica entre 20ºC e 29ºC no verão. Além disso, no restante do ano a temperatura se mantém razoavelmente alta, deixando também um ambiente bem agradável para curtir um banho de sol.

   
Clima e temperatura em Melbourne
12 Apóstolos, Melbourne.

Das regiões costeiras, a que apresenta menor temperatura é em Melbourne (e na Tasmânia, que tem temperatura bem baixa durante todo o ano). A temperatura fica entre 14ºC e 26ºC no verão. Nas outras estações do ano, praias por aqui são definitivamente uma opção ruim, exceto para ver alguns pinguins (sim, eles aparecem para reprodução!).

Com o tempo bom, aproveite e suba até o 88º andar do Eureka Skydeck 88 em Melbourne para ter uma linda vista da cidade.

Perth clima e temperatura na Austrália
Perth, Austrália.

Do outro lado do país, em Perth, a temperatura apresenta uma variação maior ficando entre 17ºC e 32ºC, isso por ser uma região bem próxima ao deserto. Assim como em Gold Coast, por aqui você vai conseguir aproveitar as praias ao longo ano todo, porém a melhor época com certeza é o verão.

E nada melhor que fazer um cruzeiro entre Perth e do porto de Fremantle.

Temperatura do Outback na Austrália
Outback na Austrália.

Não podemos deixar de fora a marca registrada de Aussie Land: o Outback australiano. Aqui, as temperaturas médias são muito altas e não recomendo a visita no verão, caso você tenha outras opções. As temperaturas médias no deserto nessa época do ano ficam entre 20ºC e 35ºC, então se mantenha bem hidratado e sempre com bastante protetor solar.

Tem neve na Austrália
Mount Blue Cow | Foto: WT-Puzzlement, via Wikimedia Commons.

Por último, mas não menos importante, está o belíssimo estado da Tasmânia. Outro símbolo australiano com um clima e ambiente únicos.

Durante o inverno aqui, a temperatura fica entre 4ºC e 11ºC e as estações de ski ficam abertas aos amantes do esporte.

Alugar uma cabine nas montanhas, pode ser uma experiência inesquecível. Por isso, pense no clima para decidir quando ir para a Austrália.

 

Estações do ano na Austrália

Quando é verão na Austrália
Verão na Austrália.

Bom, agora que já falei bastante das estações do ano é melhor te mostrar quando elas se iniciam e terminam. Os períodos são bem parecidos com os do Brasil, exceto que aqui elas são um pouco mais bem definidas.

Em algumas regiões, as diferenças são extremamente notáveis. Quer saber quando ir para a Austrália de acordo com a estação do ano? Veja mais sobre elas.

O verão, a estação preferida para programas outdoor, vai de dezembro a fevereiro. Como já mencionei antes, essa é a estação preferida dos turistas para toda a região costeira da Austrália. Logo após, temos o outono. De março a maio, é a época do ano que as folhas caem nos arredores de Camberra e acontece o GP de F1 em Melbourne.

Qual é o mês mais quente na Austrália
Inverno na Austrália.

O inverno começa em junho e vai até agosto. É o momento que os alpes começam a ser tomados por neve e as estações de ski se abrem. Logo após, de setembro a novembro, temos a primavera.

Nessa estação, as flores selvagens voltam a crescer. Está pensando se é um bom período de quando ir para a Austrália?

É também o tempo perfeito para assistir as baleias que sobem pela Costa Leste até a grande barreira de corais da Austrália, ao Norte do estado de Queensland. Veja uma excursão de snorkel na Grande Barreira de Coral.

 

Qual é o fuso horário da Austrália?

Temperatura em Brisbane
Brisbane na Austrália segue o fuso da capital.

Finalmente, o fuso horário. Esse que vai te deixar um pouco maluco nos seus primeiros dias de Austrália. O país está do outro lado do mundo, logo o fuso horário é muito grande. Para ser mais preciso, o horário oficial de Camberra está 13 horas à frente do horário oficial de Brasília.

   

Como o território australiano tem uma grande extensão de Leste a Oeste. Existem 3 fusos diferentes no país. Escolha quando ir para a Austrália e se organize para se adaptar ao fuso:

O fuso oficial da Austrália engloba toda a Costa Leste do país, Brisbane, Melbourne e Sydney, além do território da capital da Austrália, Camberra. Ele está 13 horas à frente do horário oficial de Brasília.

O segundo fuso horário engloba os estados de Northern Territory e South Austrália. Esse está a 12,5 horas adiantado em relação ao horário oficial brasileiro.

Finalmente, no terceiro fuso da Austrália temos o estado de Western Austrália. O fuso está 11 horas adiantado em relação ao nosso fuso oficial.

Qual é o fuso horário da Austrália
Western Austrália.

A mudança tão grande no fuso horário vai requerer adaptação, independente de quando ir para a Austrália está nos seus planos. Uma dica de viagem para a Austráliaque funcionou muito bem comigo é não dormir durante o dia, mesmo que a tentação vai ser muito grande.

Meu voo chegou a Sydney às 8h da manhã. Eu cheguei em casa, deixei as malas e saí para conhecer a cidade, quase sonâmbulo. Porém, à noite dormi muito bem e no outro dia estava totalmente disposto. Para te ajudar, leia também leia o artigo sobre como se preparar para viagens de longa duração.

 

Quando ir para Austrália?

Qual e o clima na Austrália
Clima varia bastante na Austrália.

Apesar de a Austrália ser um país de clima muito parecido com o brasileiro, é muito importante conhecer bem as variações de clima nas diferentes regiões antes de planejar sua viagem.

Nada melhor que programar sua trip baseada nas suas preferências para aproveitar ao máximo o que a Austrália tem a oferecer. Sim, quando ir para a Austrália também depende do clima.

Se você é uma pessoa que ama praias, o verão com certeza é o melhor período para visitar a Austrália. Porém, se você procura explorar as montanhas na Tasmânia ou os Alpes nos arredores de Camberra com ski ou snowboard, vá nos arredores de julho, no auge do inverno.

Claro que essas duas opções são extremas. Se você simplesmente quiser conhecer um pouco de tudo na Terra dos Cangurus, planeje sua viagem para estações intermediárias, como outono e primavera. Você terá uma experiência fantástica e com certeza não vai se desapontar em nada com as belezas da Austrália.

E você já decidiu quando ir para a Austrália? Tem dúvidas sobre qual a melhor época para ir? Deixe nos comentários os seus planos!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Alex Azevedo

ESCRITO POR

Alex Azevedo

Alex Azevedo, Engenheiro de Controle e Automação por formação e fotógrafo por paixão. Adoro viajar, ler e viver aventuras ao redor do mundo. O tempo que morei na Austrália e Nova Zelândia me propiciaram algumas das experiências mais inesquecíveis da minha vida.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Quando Ir

Saiba quando é melhor viajar para aproveitar ao máximo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Curiosidades

Fatos e histórias interessantes para conhecer o destino

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Quando Ir

Saiba quando é melhor viajar para aproveitar ao máximo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Curiosidades

Fatos e histórias interessantes para conhecer o destino

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. pedro junior

    gostei muito do site. voce atualiza toda semana? site muito top :)