Início / Oceania / Austrália / 13 curiosidades sobre a Austrália: cultura e fatos interessantes

13 curiosidades sobre a Austrália: cultura e fatos interessantes

Curiosidades sobre a Austrália podem facilmente nos surpreender. Esse país do lado oposto do planeta tem costumes e cultura completamente diferente da nossa, apesar das similaridades também facilmente encontradas.

Vou explorar neste artigo, curiosidades engraçadas, curiosidades animais, da gastronomia e, claro, de costumes que se divergem tanto. A capital da Austrália é Camberra (já começaram as curiosidades, não é Sydney) que é similar a Brasília. Foi uma cidade construída em um local escolhido, com o objetivo de ser a capital do país.

A cidade mais populosa e conhecida da Austrália é Sydney, lar dos mundialmente conhecidos Sydney Opera House e Sydney Harbour Bridge. Sydney é seguida de perto por Melbourne que tem a segunda maior população e uma presença cultural muito forte no país. Mas, vamos ao que interessa e falar mais algumas curiosidades interessantes sobre a Austrália.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Sydney: melhores bairros e hotéis

Melhor seguro de viagem para a Oceania »

 

Curiosidades sobre a Austrália

Curiosidades sobre a Austrália

A Austrália é um país de diversidade cultural e ambiental muito grande. Ou seja, você perceberá aqui a presença de culturas do mundo inteiro formando a cultura australiana tradicional.

Outra comprovação da diversidade do país é o clima que passeia entre os dois extremos: alpes e deserto.

Claro, que essa variedade traz consigo um monte de curiosidades bem legais e saber delas vai te ajudar muito na adaptação por aqui.

Algumas das coisas bem interessantes na Austrália e, você já deve saber disso a essa altura, são os animais. Por falar nisso, aproveite o ingresso de um dia para o Taronga Zoo.

Se você tem medo de cobras, aranhas e outros animais peçonhentos, a Austrália é definitivamente um lugar que te trará alguns desconfortos e muita diversão, simultaneamente.

Por aqui, a população é super consciente e não mata esses animais. Eles entendem que eles só trarão algum perigo se você causar alguma ameaça a eles primeiro.

Essa é uma dica muito importante: experimente pisar em uma aranha na frente de um australiano e vai ter uma reação bem repulsiva, para colocar em palavras legais.

O povo australiano em geral é muito educado e festeiro, porém não se compara ao brasileiro. As festas são de forma mais reservadas (vou falar um pouco mais em seguida), os horários bem rígidos e o consumo de bebidas alcoólicas restrito (também vou falar mais a seguir).

A princípio você acabará estranhando um pouco, mas no fim vai se acostumar, desde que esteja de cabeça aberta para fazer algumas mudanças. Aproveite e antes de embarcar, leia também tudo sobre a Austrália.

Vamos então a algumas curiosidades que mais me chamaram atenção morando em Aussie Land!

Prático => Ticket de ônibus turístico de Sydney + Cruzeiro

 

1) Churrasco (BBQ)

Como é a alimentação na Austrália
Churrasqueira em Queensland, na Austrália | Foto: Kgbo, via Wikimedia Commons.

O australiano é um povo mundialmente conhecido pelo churrasco. Todos amam essa forma de lazer e isso é facilmente percebido ao pousar por aqui.

Quase todos os parques e praias tem churrasqueiras públicas que podem ser usadas por qualquer um, sem nenhuma reserva. Basta usar e deixar limpo ao sair.

Até aí tudo excelente, nós também amamos churrasco, porém o churrasco australiano não parece em nada com o nosso.

É basicamente um mix de hambúrgueres e salsichas. Isso mesmo, como nos filmes. A princípio achei super estranho porque não sabia disso e quando me chamaram para um na primeira vez fiquei muito surpreso.

Óbvio que surpresa quando se tem a cabeça aberta a mudanças se torna rapidamente motivo de diversão e risadas. No fim das contas, marquei um churrasco estilo brasileiro para todos e, claro, que eles amaram. Ganhei vários amigos e nos divertimos muito.

Antes de embarcar => 9 dicas de viagem para a Austrália

 

2) Cangurus não andam pela cidade

Cangurus em Sydney

Os cangurus e coalas são o símbolo nacional da Austrália. Você os verá em qualquer filme, propaganda ou clipe que envolva este país. Andando pelas ruas você encontrará vários souvenires, chapéus e camisas com estampas desses dois animais.

No entanto, um estereótipo sobre a Austrália que não é nem um pouco verdade é que você vai andar pelas ruas e passar por esses animais.

Na verdade, é bem ao contrário. Nas cidades grandes você só vai vê-los nos zoológicos, como o parque Natural de Featherdale, veja ingresso para ver cangurus na Austrália.

Se quiser ver eles na vida selvagem, terá que pegar estrada e procurar parques no interior. Em alguns locais, os cangurus são bem amigáveis e vão pegar comida da sua mão, em outros você nem vai conseguir vê-los porque vão se esconder rápido.

Além disso, aqueles cangurus grandes e musculosos (tipo do filme Canguru Jack) são uma espécie que vive no deserto. Os machos têm aquela aparência imponente e são agressivos, então caso passe por um esqueça a selfie e tenha cuidado.

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

Conheça => Tipos de visto para a Austrália

 

3) Escovar os dentes depois do almoço

O que não fazer na Austrália

Para nós, é quase uma religião escovar os dentes após todas as refeições, afinal somos acostumados assim desde pequenos.

Porém, na Austrália, isso não é comum e as pessoas te olharão bem estranho se estiver em local público. Apenas uma dica para não achar que tem alguma coisa errada com você quando estiverem te encarando ao fazer isso.

Dicas => Cidades para fazer intercâmbio na Austrália

 

4) Lei para controle de consumo de álcool

Como é a lei para controla o consumo de álcool na Austrália

O consumo de bebidas alcoólicas na Austrália é muito restrito. Por causa de algumas fatalidades que ocorreram devido ao consumo excessivo de bebidas, um debate enorme foi levantado e uma série de leis estabelecidas.

Na verdade, cada estado tem suas próprias versões para venda de bebidas alcoólicas, porém todos são bem similares.

Bebidas só são vendidas em Bottle Shops. É proibido o consumo em locais públicos e nas baladas os horários são extremamente restritivos.

Além disso, caso apresente sinal de embriaguez nem pense que vai conseguir entrar em uma balada. Se já estiver dentro, prepare-se para ser colocado para fora.

+ curiosidades => Descubra qual é o custo de vida na Austrália

 

5) População é muito pequena

Tamanho da população é muito pequena

A população australiana é muito pequena quando pensamos no tamanho do território. São cerca de 20 milhões de pessoas, 90% concentradas nas regiões costeiras, e uma área imensa de deserto quase inabitada.

Na verdade, algumas pesquisas estimam que existem três vezes mais ovelhas que pessoas vivendo por aqui. É isso mesmo, mas não me pergunte como chegaram a essa contagem tão precisa das ovelhas.

Para te auxiliar na sua viagem, descubra qual é a melhor época para visitar a Austrália.

Imperdível => Confira como fazer uma road trip na Austrália

 

6) Coalas são preguiçosos

Onde ver coalas na Austrália?

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

Esse é um dos motivos de ser tão difícil encontrar com esses animais na vida selvagem. A verdade é que eles passam 20 horas por dia dormindo e as outras 4 comendo.

Em geral, eles estarão sempre no alto de grandes árvores de eucalipto quase imóveis na maior parte do tempo, o que dificulta muito encontrá-los. Uma boa dica se for a procura desses animais são as estradas da região sul da Austrália, próximo a Melbourne.

Tem até um zoológico Wild Life Sydney que oferece um saboroso café da manhã ao lado de coalas.

Não perca => O que fazer na Costa Leste da Austrália?

 

7) Demônio da Tasmânia

Curiosidades da Austrália animais
Foto: Wayne McLean, via Wikimedia Commons.

Muito conhecido por nós pelos desenhos do Tasmania, o Demônio da Tasmânia não se parece em nada com o do desenho.

Na verdade, é um mamífero bem pequeno (do tamanho de um gambá) e que não parece nada ameaçador. Porém, melhor não mexer com ele, pois pode ser agressivo.

Cultura => Você conhecer o point hippie da Austrália?

 

8) Inglês australiano

Diferenças entre Brasil e Austrália

Essa não deve ser uma surpresa, mas é muito, muito diferente, engraçado e incompreensível (no começo). O inglês australiano é uma versão mais encurtada, embolada e abreviada do inglês britânico.

É muito legal de ouvir, mas se prepare para não entender muita coisa, principalmente no começo.

Porém, como o índice de imigração na Austrália é muito grande, nas grandes cidades as pessoas falam um inglês mais neutro.

O problema começa quando você vai se afastando dos grandes centros e começa a falar com os australianos de raiz.  Vai ter expressões do tipo arvo (afternoon), barbie (barbeque), mozzie (mosquito) e G’day (good morning or hello).

Tem um vídeo muito legal no youtube que mostra bem essas expressões de maneira divertida.

Barato => Como economizar no seu intercâmbio na Austrália?

 

9) As pessoas se desculpam

As pessoas são educadas na Austrália?

Os australianos são pessoas extremamente educadas. Qualquer coisa que demonstre um sinal de desrespeito a você será imediatamente seguida por um “sorry”.

Esse é um costume que achei muito legal, principalmente vindo de uma cidade grande do Brasil, a diferença é gritante.

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

Se alguém esbarrar o braço em você ao passar na rua, a pessoa vai se desculpar imediatamente. Se ela tropeçar em você, ela vai se desculpar. Se fizer uma barbeiragem no trânsito, ela vai se desculpar também. Bons costumes que ainda temos que copiar e evoluir.

Natureza => Praias desertas na Austrália. Conheça.

 

10) Bebidas em locais públicos

Bebidas em locais públicos na Austrália

Essa eu já mencionei logo acima. É proibido o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos e, se você desrespeitar, vai ser multado provavelmente.

Isso inclui praias, parques, praças, ruas etc. Em alguns locais específicos o consumo é tolerado, desde que não cause nenhum tipo de incômodo aos outros frequentadores do local.

Relato => Como viajar de ônibus pela Austrália

 

11) Multa para pedestres

Pedestre é multado na Austrália

Aqui na Austrália as leis de trânsito são muito respeitadas e fiscalizadas. Porém, não valem só para os carros. Pedestres são multados por atravessarem a rua com o sinal vermelho ou fora da faixa de pedestre. Principalmente nos horários de pico, os policiais ficam bem atentos aos espertinhos.

O mesmo vale para jogar lixo no chão (incluindo resto de cigarro). Se alguém ver, você com certeza será multado por isso.

Sugestão => O que conhecer no Nordeste da Austrália

 

12) Mão inglesa

Dirigir na Austrália

Uma surpresa para muitos, aqui na Austrália a direção tem o lado invertido do que temos no Brasil, similar à Inglaterra.

No começo, é muito estranho e recomendo prestar bastante atenção, principalmente na hora de atravessar a rua (você vai sempre olhar para o lado errado). Para dirigir, achei bem tranquilo, porque a sinalização é muito boa.

Descubra => Como viajar de graça na Austrália e Nova Zelândia

 

13) 7 Maravilhas do mundo natural

Curiosidades interessantes sobre a Austrália

Está na Austrália uma das sete maravilhas do mundo natural. A grande barreira de corais, localizada na costa norte da Austrália e que se estende como a maior barreira de corais do mundo. É um dos principais atrativos para os turistas que curtem natureza.

Neste blog, há diversos artigos sobre as belezas naturais da Austrália. Para saber mais leia: Roteiro pela Costa Leste da Austrália ou O que fazer na Gold Coast.

Especificamente sobre a barreira de corais, confira também o relato de como mergulhar  próximo à grande barreira de corais da Austrália. Onde você pode até fazer uma excursão de snorkel na Grande Barreira de Coral.

Demais => Aquário de Sydney por 27 euros

 

Vale a pena conhecer a Austrália?

A Austrália é um país relativamente novo e, por isso, a cultura tem se desenvolvido e alterado muito nos últimos anos.

A forte influência de imigração no país também traz muita diversidade a essa cultura fantástica. O país é extremamente receptivo com imigrantes e turistas, então pode esperar ser muito bem recebido por aqui.

Além disso, a infraestrutura para turismo é muito bem desenvolvida, o que faz a adaptação se tornar muito mais fácil.

Você tem planos de visitar a Austrália? Deixe nos comentários suas dúvidas sobre o destino!

 

Leia tudo sobre a Austrália em posts anteriores:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Alex Azevedo

Alex Azevedo, Engenheiro de Controle e Automação por formação e fotógrafo por paixão. Adoro viajar, ler e viver aventuras ao redor do mundo. O tempo que morei na Austrália e Nova Zelândia me propiciaram algumas das experiências mais inesquecíveis da minha vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *