quinta-feira , 27 / julho / 2017
Início / Europa / Irlanda / Rota dos 10 principais castelos medievais da Irlanda

Rota dos 10 principais castelos medievais da Irlanda

A Irlanda é um país repleto de castelos medievais espalhados pelo seu pequeno território. Cada um mais espetacular que o outro. E como um apaixonado por esse tipo de arquitetura e pelas histórias que envolvem essas construções medievais, separei aqui fotos e dicas dos 10 principais castelos da Irlanda, para você visitar quando estiver na Ilha Esmeralda.

Mas não pense que foi uma tarefa fácil. Estima-se que o país possua mais de 400 castelos entre ruínas, ou restaurados, e os praticamente perfeitos. Por curiosidade, algumas famílias irlandesas costumam viver dentro de torres ou nos enormes castelos, já que a propriedade pertence a seus antepassados.

Planeje sua viagem => Descubra como ter internet ilimitada na Europa

Entenda de vez como funciona o seguro viagem obrigatório na Europa »

 

10 principais castelos da Irlanda

Preparados para a lista dos incríveis castelos da Irlanda? Então, é hora de se encantar com essa rica herança que a era medieval nos deixou.

 

Blarney Castle

Castelos mais incríveis da irlanda
Blarney Castle fica em Cork.

O Blarney Castle, que está rodeado por um lindo jardim, fica em Cork e sua construção iniciou-se antes do ano 1200. Após ser destruído, teve sua atual composição erguida em 1446. Esse tesouro da Irlanda é famoso por ter uma pedra que assegura o dom da eloquência a todos que a beijam.

Para beijar a pedra que se encontra no topo do castelo, é necessário que a pessoa deite-se no chão e incline seu corpo para trás. A visita interna ao Blarney Castle custa 15 euros.

 

Trim Castle

Principais castelos da Irlanda
Castelo já serviu para locação de filmes | Foto: Michal Osmenda, via Wikimedia Commons.

O Trim Castle, maior castelo normando do país, fica no condado de Meath e foi construído no século 12. Ficou bastante conhecido após ter sido cenário do filme ‘Coração Valente’. Essa enorme torre de vinte lados um dia foi protegida por uma vala, muro de cortina e fosso. Em 2006, foi construído um hotel ao seu lado, o que foi motivo de muita discussão no país. A visita ao castelo custa 5 euros.

 

Kilkenny Castle

Castelos medievais da irlanda
Kilkenny Castle foi construído no século 10.

O Kilkenny Castle é um dos mais espetaculares castelos da Europa, datado de 1190. Fica na cidade de Kilkenny, a mais medieval da Irlanda, à margem do rio Nore. Ao longo dos séculos, muitas adições e alterações foram feitas no edifício, tornando-se hoje uma estrutura de vários estilos arquitetônicos.

Na parte de trás do local, há um imenso gramado que lembra aqueles enormes campos de golfe. Parte do acervo da National Art Gallery encontra-se lá em exposição. A visita interna custa 8 euros, mas é possível se contentar apenas com uma visita externa.

 

Malahide Castle

Castelos próximos a Dublin
Castelo tem fama de mal assombrado.

O Malahide Castle fica a 16km do centro da capital irlandesa e está incluso na lista dos principais pontos turísticos de Dublin. Sua construção começou em 1185 e hoje esconde várias lendas fantasmagóricas.

Dizem que os espíritos de seus moradores são sentidos pelos corredores. O castelo está situado em um parque propício para um piquenique. Visitar o interior desse castelo assombrado custa 12,50 euros.

Leia também => Onde é melhor se hospedar em Dublin?

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Desconto nesse link ao comprar online na Bee Câmbio »

 

Leap Castle

Castelo perto de Dublin
Castelo guarda mistérios e lendas sangrentas | Foto: D. Brands, via Wikimedia Commons.

O Leap Castle fica em uma vila em Coolderry, no Condado de Offaly, e foi construído no final do século 15. É também conhecido por ser assombrado por muitos espíritos, incluindo uma besta violenta conhecida como ‘The Elemental’.

Em sua masmorra e calabouço foram encontrados muitos restos humanos. Ainda no século 15, um dos irmãos donos do castelo, que era padre, foi assassinado em sua própria capela por um outro irmão. Desde então, o lugar é conhecido como a Capela Sangrenta.

 

Ross Castle

Onde ver castelos na Europa
Castelo é uma típica fortaleza irlandesa | Foto: Digital Eye, via Wikimedia Commons.

O Ross Castle foi erguido às margens do lago Lough Leane, em Killarney, provavelmente no final do século 15. É considerado um exemplo típico de fortaleza irlandesa da Idade Média. Ele foi a sede da família O’Donoghue.

Segundo a lenda, o patriarca dos O’Donoghues ainda vive em um sono profundo sob as águas de Lough Leane. Visitar o Ross Castle sai por 5 euros.

 

King John’s Castle

O King John’s Castle localiza-se no coração de Limerick, às margens do rio Shannon. Sua construção data do século 13 e serviu como assentamento viking. Ele passou recentemente por uma restauração custeada em 5,7 milhões de euros.

Sua nova área de exposição conta a história do Rei João (irmão de Ricardo Coração de Leão), desde os primeiros colonizadores até os conquistadores normandos. Do topo do castelo é possível avistar 360º da cidade de Limerick. O valor da visita é de 10,50 euros.

 

Rock of Cashel

Quais castelos ver na Irlanda?
Afrescos mais antigos do mundo podem ser visto em Rock of Cashel.

O Rock of Cashel, um grupo espetacular de edifícios medievais, está localizado no Condado de Tipperary. Leva esse nome por ter sido erguido sobre um rochedo chamado Cashel.

Possui paredes robustas que circundam um espaço que contém uma torre redonda completa, uma catedral gótica do século 13 e a melhor capela românica do século 12 da Irlanda, que abriga alguns dos afrescos mais antigos do mundo. O visual da região no topo do castelo é fantástico. O preço para visitá-lo é de 8 euros.

 

Ashford Castle

Principais castelos medievais da Irlanda
O imóvel hoje é um hotel estrelado | Foto: Jlahorn, via Wikimedia Commons.

O espetacular Ashford Castle é hoje um hotel cinco estrelas no Condado de Mayo. Datado de 1228, o castelo dispõe seus 82 quartos para os visitantes que queiram sentir o prazer de se hospedar na Idade Média com o conforto da modernidade.

O local já pertenceu à família Guinness, uma das mais tradicionais da Irlanda. Todo seu entorno, com os jardins, lagos e bosques, lembram um cenário de conto de fadas. Hospedar-se no Ashford Castle não sai por menos de 600 euros, a noite.

 

Carrickfergus Castle

o que ver na irlanda
Castelo fica na Irlanda do Norte. Foto: Richard Luney, via Wikimedia Commons.

O Carrickfergus Castle fica na cidade de Carrickfergus, já na Irlanda do Norte. Sua construção foi iniciada em 1177 e fez parte de ações militares até a Segunda Guerra Mundial. Já foi sitiado por escoceses, ingleses, franceses e até mesmo por irlandeses. Trata-se de uma das estruturas medievais mais bem preservadas de toda a Irlanda.

Apenas admirá-lo externamente já vale a visita. Mas se você quiser entrar nessa construção normanda, saiba que vale a pena conhecer o salão de banquetes restaurado, as exposições de vida medieval e os canhões do século 17 e 19, que já fizeram parte das defesas do castelo. A entrada custa 5 libras.

 

Outras dicas sobre os castelos da Irlanda

Se for à Irlanda, visite sim alguns de seus castelos. Realmente é algo incrível de se ver se nos basearmos na época em que foram erguidos. Sem contar toda a história que cada um desses locais escondem, com seus reis, rainhas, guerras, batalhas e mortes.

E há tantos castelos de fácil acesso que encontramos pelo país, que muitos dos quais visitei ficaram de fora da lista!

Por isso, aproveitem esse espaço para comentar sobre seus castelos da Irlanda favoritos e deixar esse artigo ainda mais rico com informações sobre essas joias de pedra!

 

Confira os últimos artigos sobre a Irlanda:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Carlos

Carlos Fernandes, 39 anos, é jornalista e publicitário viciado em rock and roll, futebol europeu, NBA e arquitetura e história medieval. Já viveu em Dublin, na Irlanda, onde ficou cara a cara com Bono Vox na noite de Natal e fez figuração em um filme de Daniel Radcliffe. E morou também em Santiago, no Chile, onde se viu no meio de um terremoto de dois minutos de 8.3 na escala Richter. Tanto na Irlanda e no Chile, quanto em outros países que visitou, aprendeu que essas surpresas são riquezas para sempre.

Confira Também

O que fazer em Liverpool

O que fazer e quais são os principais pontos turísticos de Liverpool

Falou em Liverpool, falou em Beatles! Não tem como separar essa cidade localizada no noroeste …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *