Transporte público em Dublin: dicas do Leap Card, Luas e metrô

por Carlos

Transporte público em Dublin: dicas do Leap Card, Luas e metrô

Depender do transporte público em Dublin, na Irlanda, é uma daquelas situações que não dá saudade alguma do Brasil. É tudo muito simples, independentemente do meio escolhido, seja para se locomover na cidade ou sair do aeroporto. Sem contar, que o trânsito não é dos mais pesados e existe respeito nas ruas.

O mapa dos meios de transporte público em Dublin resumem-se à frota de ônibus, ao metrô de superfície, chamado Luas, e ao trem que corre pela costa, o Dart. Procurando como se locomover em Dublin de outra maneira? Por aqui, também se usa muito a bicicleta. Além disso, você pode explorar a caminhada, já que a cidade é propícia para quem gosta de se deslocar a pé.

Leia também => Melhores hotéis em Dublin

Seguro viagem Europa »

 

Transporte público em Dublin

Como se locomover em Dublin
Ônibus, metrô, trem e bicicleta são populares em Dublin | Foto: Carlos Fernandes.

Antes de você conhecer os detalhes sobre os meios de transportes em Dublin, na Irlanda, apresento o Leap Card. Trata-se de um cartão que poderá ser utilizado para pagamento de passagens.

Ele pode ser carregado nas máquinas espalhadas pela cidade, o que facilita a vida de todos. Você verá mais à frente o motivo. Além disso, ele oferece desconto nas passagens, geralmente de 20%. Agora que você já conhece o Leap Card, vou ao que interessa.

Claro, para saber qual meio de transporte vale mais a pena para você nessa cidade da Europa, primeiro é preciso definir onde é melhor se hospedar em Dublin.

Dependendo da região, número de dias e seu roteiro em Dublin, você poderá até mesmo fazer tudo a pé. Recomendo contratar um tour a Pé Destaques e Cantos Escondidos de Dublin.

Dá uma olhada neste vídeo abaixo do site oficial de turismo da Dublin que mostra como é uma estação de trasporte público em Dublin. Vale a pena!

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Dublin »

 

Ônibus (Dublin Bus)

Como funciona o transporte público em Dublin
Ônibus têm aquecimento para dias mais frios | Foto: Carlos Fernandes.

A empresa Dublin Bus é a responsável por esse transporte muito utilizado na capital irlandesa. Os ônibus de dois andares dificilmente estão cheios. Se você for descer em um ponto mais distante, vale a pena ficar na parte de cima e usar o trajeto como turismo para apreciar a beleza da cidade.

O respeito ao usuário começa já no ponto. Há painéis digitais mostrando as linhas disponíveis naquela parada e o tempo que falta para cada veículo chegar. Tudo atualizado em tempo real.

Os ônibus estão adaptados para deficientes físicos, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. Há um sistema hidráulico dianteiro que faz o carro baixar, alinhando-o com a calçada. Há ainda aquecimento interno para os dias frios do inverno.

Outro aspecto interessante é que é costumeiro cumprimentar o motorista quando subimos em um ônibus e agradecê-lo quando descemos. Fica a dica!

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Irlanda. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Aproveite => Ônibus turístico em Dublin

 

Vale a pena pegar ônibus em Dublin
Painéis digitais mostram linhas disponíveis | Foto: Carlos Fernandes.

Esse transporte público em Dublin possui outras particularidades: não há cobradores. O próprio motorista recebe o pagamento da passagem, apenas em moedas. Não é devolvido troco, se necessário.

O condutor registra o pagamento e, no caso de troco, você receberá um ticket para retirar o valor devido na sede da empresa no centro de Dublin. Portanto, é bem interessante possuir o Leap Card.

Quanto menor for sua viagem, menor o valor a ser pago. Há desconto para portador do Leap Card. Você terá que dar ao motorista seu cartão e dizer para onde vai. Ele descontará apenas o número de paradas que você irá passar até descer.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Vale a pena => Excursão a Catedral de São Patrício sem Fila em Dublin

 

Luas

Como funciona o Luas em Dublin
Luas é uma espécie de metrô de superfície | Foto: Carlos Fernandes.

O Luas (que significa velocidade, em irlandês) é um transporte público de Dublin também conhecido como metrô de superfície. Pensando em termos de turismo, é uma excelente opção para se deslocar nas regiões mais próximas ao centro.

Caso você esteja se preparando para estudar na Irlanda e está preocupado em como se locomover em Dublin, saiba que o Luas te ajudará bastante a chegar em destinos mais distantes também.

Assim, como no ônibus, o Luas não possui cobrador. Para pagar a passagem você terá que comprar o ticket em uma máquina existente nas estações. Ou utilizar o Leap Card, passando-o no scanner que existe nessa mesma máquina.

Incrível => Passe para Explorar Dublin de Barco

 

Como funciona o metrô em Dublin
O Luas é uma boa opção para turistas circularem | Foto: Carlos Fernandes.

Daí você me pergunta: e se eu não comprar o ticket e usar esse transporte público em Dublin sem pagar?

Bom, existem fiscais trabalhando dia e noite nas estações do Luas e eles costumam entrar de surpresa no “vagão” para verificar se as passagens foram pagas. Seu ticket ou o Leap Card serão utilizados para verificação. Se você for pego sem ter pago, receberá uma multa de 45 euros.

As estações do Luas também possuem painéis digitais mostrando o tempo que falta para os trens chegarem. O trem também é aquecido para os dias frios do inverno. Se quiser subir ou descer em uma estação, o usuário terá que apertar um botão na porta para ela abrir.

Leia mais => Dicas de turismo para Dublin

 

Dart

Como funciona o Dart em Dublin
Transporte leva você a cidades próximas de Dublin | Foto: Carlos Fernandes.

O Dart (Dublin Area Rapid Transit) é um trem que corta a costa de Dublin e liga a cidade a lugares afastados.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Dentre eles, destacam-se: Malahide (um vilarejo com um belo castelo, aliás você pode também garantir uma excursão pelo Castelo Malahide saindo de Dublin), Dalkey (onde ficam as casas do Bono e do The Edge, do U2), Bray (um vilarejo com uma praia tranquila) e Howth (vila portuária com um belo cenário e um cliff que oferece uma agradável caminhada).

Os tickets são vendidos nas máquinas disponíveis nas estações. As indicadas para quem está no centro são: Pearse Street, Tara ou Conolly. Os valores das passagens também variam de acordo com o trajeto.

O Dart será uma mão na roda para o turismo nos arredores de Dublin. É bom conferir quais as cidades para bate-volta a partir de Dublin.

Turismo => Melhores passeios em Dublin

 

Como se locomover em Dublin

Principais meios de transporte em Dublin
Ciclistas têm faixa exclusiva em Dublin | Foto: Carlos Fernandes.

Dublin é mais uma cidade europeia onde o ciclista tem espaço nas ruas e ciclovias. São muitos deles pelas ruas, todos usando colete reflexivo e capacete. Inclusive utilizam os braços para “darem seta”. E são bastante respeitados pelos automóveis.

Aos turistas, vale a dica do Dublinbikes, um sistema de aluguel de bicicletas que oferecem bikes espalhadas pela cidade.

Não indico o uso de carro alugado para se locomover em Dublin. Apenas para viajar pela Irlanda, se for o caso. Sem contar que a mão inglesa e o volante no lado direito atrapalham nossa vida. Mas se você quer descobrir os valores, veja aqui na RentCars.

Passear a pé é uma tarefa maravilhosa, sendo possível conhecer muitos dos principais pontos turísticos de Dublin. Sem chuva, claro! As regiões centrais, bem como as que rodeiam, podem ser conhecidas durante uma agradável caminhada.

Procure o ônibus ou o Luas para rotas mais afastadas dessa área. O Luas é mais fácil de se entender quando não se conhece a cidade. E aproveitem o Dart para as dicas citadas anteriormente. Se preferir, confira esse traslado privado em Dublin ou traslado de Ônibus Airlink Express de/para Aeroporto.

E se você tem outras dicas sobre transporte público e como se locomover em Dublin, compartilhe seus comentários.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Carlos

ESCRITO POR

Carlos

Carlos Fernandes, 39 anos, é jornalista e publicitário viciado em rock and roll, futebol europeu, NBA e arquitetura e história medieval. Já viveu em Dublin, na Irlanda, onde ficou cara a cara com Bono Vox na noite de Natal e fez figuração em um filme de Daniel Radcliffe. E morou também em Santiago, no Chile, onde se viu no meio de um terremoto de dois minutos de 8.3 na escala Richter. Tanto na Irlanda e no Chile, quanto em outros países que visitou, aprendeu que essas surpresas são riquezas para sempre.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *