Roteiro alternativo em Veneza: visita a 10 lugares diferentes

por Hayuni Schramm

Roteiro alternativo em Veneza: visita a 10 lugares diferentes

Se está buscando um roteiro alternativo em Veneza, você chegou ao lugar certo.

Conhecer esta famosa e muito requisitada cidade da Itália de forma tradicional é ótimo, mas conhecê-la fora do roteiro turístico pode ser ainda mais incrível.

A ideia aqui é te mostrar o que fazer em Veneza fugindo um pouco da muvuca de viajantes da cidade.

Passar por lugares mais vazios, poder curtir os canais e pontes com tranquilidade, além de conseguir tirar belas fotos sem muitas pessoas atrapalhando o visual.

Uma dica imprescindível é evitar os finais de semana, quando Veneza costuma ficar ainda mais cheia. Por isso, neste post, vou te passar um guia de Veneza para um dia mais alternativo.

O que fazer e uma listagem de lugares interessantes para que sua viagem seja ainda mais incrível.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis da Itália

Seguro viagem Itália »

 

Roteiro alternativo em Veneza: lugares

Roteiro alternativo em Veneza
Veja um roteiro alternativo em Veneza.
  • Bairro Cannaregio (Ghetto Judeu de Veneza)
  • Campo di Ghetto Nuovo
  • Campo e Igreja della Madonna dell’Orto
  • Campo dei Mori
  • Cà d’Oro e Galleria Franchetti
  • Igreja I Gesuiti
  • Calle Varisco
  • Campo Santi Giovani e Paolo
  • Libreria Acqua Alta
  • Fondaco dei Tedeschi

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours em Veneza »

 

Veneza fora do roteiro turístico

O que fazer em Veneza no inverno
Você não precisa deixar os principais monumentos de lado.

Se você não conhece Veneza, deve visitar os principais pontos turísticos de Veneza. Por isso que neste roteiro alternativo em Veneza, você não precisa deixar os principais monumentos de lado.

O importante destas dicas é que você saia do caminho demarcado que liga a estação de trem a Praça São Marco, por onde 90% dos viajantes passam. Nesta rota alternativa, você passará longe do caminho mais curto.

Entretanto, verá locais incríveis, com ruas tranquilas e diversos atrativos. Uma Veneza com mais moradores locais, em uma região um pouco mais residencial e com praticamente nenhum viajante.

Entretanto, se você seguir os lugares na ordem da lista acima, você chegará à Ponte Rialto e poderá seguir para a Praça São Marco e conhecer seus incríveis e belos pontos turísticos.

Veja um roteiro em Veneza mais tradicional e saiba como chegar a Veneza.

Reserve => Ticket para o Palácio Ducal de Veneza

 

Cannaregio

Roteiro Veneza
Cannaregio | Foto: Didier Descouens, via Wikimedia Commons.

Minha sugestão para iniciar esse roteiro alternativo em Veneza é que você comece a explorar a cidade pelo Bairro Cannaregio, onde fica o Ghetto Judeu de Veneza, considerado o mais antigo do mundo, construído em 1516.

Ao invés de passar pela principal ponte logo em frente a estação, vá para a esquerda e caminhe até a Ponte delle Guglie. É por aqui que você chegará ao Cannaregio.

Agora é hora de aproveitar as ruelas, os canais, as pontes e seus muitos campos (praças). Inclusive, você pode fazer uma excursão de gastronomia e vinhos perto do bairro judeu.

Aprecie a beleza da cidade e como funciona o trânsito na água, por exemplo. Incrível! Se perca pelos cantinhos um pouco mais vazios do bairro e admire esse estilo de cidade que só Veneza pode te proporcionar.

Além de tudo, nesta região é possível encontrar lojas, bares, restaurantes em Veneza e cafés com preços muito mais em conta. Uma ótima alternativa aos altíssimos preços das áreas mais exploradas.

Uma curiosidade é que neste bairro você encontrará prédios mais altos, de 7 a 8 andares, o que é algo muito raro em Veneza. Saiba onde fazer compras em Veneza.

Imperdível => Passeio de gôndola em Veneza

 

Campo di Ghetto Nuovo

dicas da Itália
Campo di Ghetto Nuovo | Foto: h_laca, via Wikimedia Commons.

Logo que passar pela ponte delle Guglie, siga até a praça Campo di Ghetto Nuovo. Apesar do nome, ele fica na região judica mais antiga de Veneza.

A praça tem um clima muito gostoso, mais familiar. Legal para apreciar a arquitetura, parar para um almoço, café ou drinque. É por ali que, na minha opinião, você encontrará as melhores opções de passeio de gôndola.

Apesar dos valores tabelados na cidade inteira, este canto não recebe tantos viajantes quanto o restante, facilitando a negociação de valores, que, diga-se de passagem, são altíssimos.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Confira => Barco turístico em Veneza

 

Igreja della Madonna dell’Orto

Igreja della Madonna dell'Orto
Igreja della Madonna dell’Orto | Foto: Didier Descouens, via Wikimedia Commons.

Esta igreja, além de super histórica (ela foi construída no século XIV), pode ser considerada também um museu, já que você encontrará diversas obras de Jacopo Tintoretto, pintor veneziano famoso.

Foram 10 obras exclusivas para a igreja, que ele fez entre os anos de 1552 e 1569. Inclusive é nesta igreja que encontram-se seus restos mortais, sendo um dos pontos indicados no roteiro alternativo em Veneza.

Dúvida => Quanto gasto em Veneza

 

Campo dei Mori

Campo dei Mori
Campo dei Mori | Foto: Doris Antony, via Wikimedia Commons.

Próxima a Igreja della Madonna dell’Orto, você encontra o Campo dei Mori, uma praça muito interessante, onde é possível ver algumas estátuas, dedicada aos antigos moradores, os irmãos Mastelli.

A mais famosa tem um nariz de ferro e diz a lenda que se passar a mão nele pode dar sorte.

Lendas a parte, vale passar pela praça e admirar este pequeno museu a céu aberto, feito em homenagem aos Mastelli, mercadores provenientes da Grécia.

Diferente => Curso de máscara de Carnaval em Veneza

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

Cà d’Oro e Galleria Franchetti

cidades turísticas da Italia
Galleria Franchetti | Foto: Wolfgang Moroder, via Wikimedia Commons.

Apesar de ser uma construção super famosa, o palácio Cà d’Oro, antigamente pertencente às famílias nobres, fica às margens do Grande Canal.

Seu interior abriga a Galleria Franchetti, que poucas pessoas conhecem, por isso está na lista de roteiro alternativo em Veneza. Perfeito para quem ama arte e busca museus de Veneza.

Sua fachada é realmente impressionante e muito linda, o palácio foi construído no século XV em estilo gótico-renascentista.

E, assim como o exterior, seu interior impressiona, visto que seu pátio interno tem vários mosaicos. Vale também apreciar a vista dos janelões do palácio.

Dica => Passeios imperdíveis em Veneza

 

Igreja I Gesuiti

Igreja I Gesuiti
Igreja I Gesuiti | Foto: M. Schwarzwaelder, via Wikimedia Commons.

A Igreja de Santa Maria Assunta, conhecida como I Gesuiti ou Igreja dos Jesuítas, fica próxima a Fondamenta Nuove, local onde você pode pegar barcos para a ilha de Murano, onde são feitos os famosos cristais de Murano.

Esta é uma das primeiras construções de Veneza, de meados do século VII. Entretanto, o que podemos ver atualmente, em estilo bizantino, são renovações feitas nos séculos XI e XII e a igreja está repleta de mosaicos.

Imperdível => Tour guiado pela Igreja São Marcos

 

Calle Varisco

A Calle Varisco fica próxima a Igreja I Gesuiti e é super curiosa, além de ser bem difícil de encontrar no mapa. O motivo? É uma das ruas mais estreitas do mundo e, claro, a mais estreita de Veneza, com apenas 53 cm de largura!!!

Se esse não é um motivo muito bom para passar por esta pequena rua, eu não sei o que é. Boa sorte para encontrá-la e para tentar atravessá-la. As construções ficam muito próximas, claro, e, se você tem claustrofobia, sugiro não entrar.

Confira => Internet portátil e rápida na Europa

 

Campo Santi Giovani e Paolo

Basílica dei Santi Giovani
Basílica dei Santi Giovani | Foto: Lalupa, via Wikimedia Commons.

Uma linda praça com uma bela igreja. Este pedaço de Veneza já volta a ficar um pouquinho mais movimentado, principalmente por sua proximidade com a Ponte Rialto.

Aprecie as construções, o visual dos canais e passe na imponente Basílica dei Santi Giovani e Paolo. A igreja em estilo gótico italiano é uma das maiores de Veneza e a principal da Ordem Dominicana.

Seu interior possui algumas obras de arte de famosos artistas, além de estarem enterrados diversos artistas, políticos e pessoas importantes.

Prático => Traslado do aeroporto para hotel em Veneza

 

Libreria Acqua Alta

Libreria Acqua Alta
Libreria Acqua Alta | Foto: Abxbay, via Wikimedia Commons

A Libreria Acqua Alta é uma visita e tanto, apesar de não ser tão diferente assim. Esse passeio deve entrar no seu roteiro alternativo em Veneza.

De uns anos para cá, ela passou a ser mais conhecida e, por isso, pode até ter fila no seu interior, que é super estreito.

Como está localizada na região baixa de Veneza, é comum que, quando ocorram as cheias, a Livraria também sofra e, por isso, os livros estão dispostos em locais altos ou que os protejam, como banheiras e barcos.

Um cantinho no seu exterior é o espaço mais procurado, já que seu dono fez uma “escada de livros”, onde você pode subir e avistar os canais por cima do muro. Imperdível!

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Quando é => Alta e baixa temporada na Itália

 

Fondaco dei Tedeschi

roteiro alternativo em Veneza lojas
Fondaco dei Tedeschi | Foto: Didier Descouens, via Wikimedia Commons.

Por último, sugiro que você vá a Fondaco dei Tedeschi, que também não é tão desconhecido assim, justamente por ser uma galeria cheia de lojas de luxo, além de estar localizada ao lado da ponte Rialto.

Não faltam motivos para visitá-la. É a maior construção da cidade, possui uma escada rolante super imponente e exclusiva em vermelho e seu terraço, de acesso gratuito, te da uma incrível vista de Veneza. Vale muito o passeio!

Incrível => Walking tour em Veneza

 

Passeios tradicionais em Veneza

Ponte Rialto Veneza
Curta a Ponte Rialto e seu caos, onde fica um mercado de rua e muitos viajantes.

Chegando a ponte Rialto, depois de ter passado pelo bairro Cannaregio e ter curtido este roteiro alternativo em Veneza, recomendo que siga para os principais pontos turísticos da cidade.

Curta a Ponte Rialto e seu caos, onde fica um mercado de rua e muitos viajantes disputando um lugarzinho para conseguir uma boa foto. Em seguida, vá para a Praça São Marco, onde poderá ver a Basílica di San Marco, o Palácio Ducale e a Ponte dos Suspiros.

Aproveite também para ir ao Giardini Reali di Venezia, que fica à beira mar.

De lá, é possível também apreciar a vista para a Basílica di Santa Maria della Salute e sua imponente cúpula, bem como para a Chiesa di San Giorgio Maggiore e seu alto campanário. Uma delícia! Saiba mais n0 post com um tradicional roteiro em Veneza.

O que fazer => Chuva em Veneza

 

Hospedagem alternativa em Veneza

Roteiro alternativo em Veneza onde ficar
NH Venezia Laguna Palace | Foto: Booking

Veneza é extremamente turística e, por isso, o preço dos hotéis no centro e próximo aos principais pontos turísticos são altíssimos!

Portanto, se você se assustou com os valores e gostaria de uma alternativa com melhor custo-benefício, aconselho que, assim como eu, se hospede em Mestre.

Mestre é um bairro na parte do continente e que tem um acesso muito fácil a Veneza, já que está a apenas 1 ou 2 estações de trem, dependendo de onde você se hospede.

Recomendo dois ótimos hotéis: NH Venezia Laguna Palace e Hotel Plaza. Ambos são confortáveis, próximos à estação de trem e possuem ótimo custo-benefício.

Dica => Roteiro de carro na Itália

 

Descubra o roteiro alternativo em Veneza

Veneza, assim como muitas cidades super turísticas, pode ser muito mais do que aqueles famosos pontos turísticos de cartão postal. Existe muita vida fora do caos dos viajantes que anseiam por chegar rapidamente a Praça San Marco.

Este roteiro alternativo em Veneza traz uma possibilidade para realmente apreciar a beleza peculiar da cidade, com seus inúmeros canais e pequenas pontes. Tenho certeza que este pedaço menos explorado vai te encantar.

Se permita viver e prestar atenção nos moradores locais, além de se perder um pouco pela cidade (nada que o google maps não possa te ajudar depois). Até porque, é praticamente impossível não se perder em Veneza.

Quer fazer um roteiro alternativo em Veneza? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

 

ESCRITO POR

Hayuni Schramm

ESCRITO POR

Hayuni Schramm

Hayuni, formada em turismo e hotelaria e pós-graduada em gestão empresarial e marketing. Mora no Rio de Janeiro e tem alma viajante. É sonhadora, curiosa, inquieta e adora explorar novas culturas. Tem também seu blog de viagens, o Slow Travel World, onde compartilha dicas e oferece Roteiros Personalizados. Siga também nas redes sociais: @nunypelomundo e @slowtravel.world

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *