Restaurantes brasileiros na Suíça: frutas, fast food e doces

por Alana Romão

Restaurantes brasileiros na Suíça: frutas, fast food e doces

A culinária suíça é famosa no mundo todo, mas, muitos brasileiros na Suíça sentem falta daquele arroz com feijão ou demais sabores que remetem a terra natal, sobretudo aqueles que moram neste país da Europa.

Mais do que citar restaurantes brasileiros na Suíça, encontrar alguns itens básicos da nossa culinária no país pode ser uma grande ajuda depois de algum tempo de viagem.

Primeiramente, saiba, que muitos dos pratos que carregam o nome “suíço” no Brasil não são encontrados na Suíça, como a limonada suíça. O crepe suíço também é bastante diferente daquele colocado nas barraquinhas brasileiras.

As opções de Rösti são uma exceção à regra. A receita suíça se assemelha em certos pontos a vendida em restaurantes brasileiros.

É claro que o chocolate e as milhares de versões e sabores dos queijos suíços são ótimos, mas, depois de alguns dias, a infinidade de pratos preparados com batata e queijos pode te fazer querer os sabores de casa.

Planeje sua viagem​ => Melhores passeios em Zurique

Seguro viagem é obrigatório para a Suíça? »

 

Restaurantes brasileiros na Suíça

Onde encontrar frutas do Brasil?

Restaurantes brasileiros na Suíça
Frutas tropicais do Brasil | Foto: Clarissa Herz, via Wikimedia Commons.

Para falar de frutas, é importante saber que pelo clima da Europa ser diferente, algumas frutas comuns e baratas no Brasil, como a manga, podem custar muito e ainda não ter o mesmo sabor.

Por outro lado, blueberry (mirtilo) e demais frutas vermelhas são pechincha na época. E, dependendo da região, você encontra até em bosques da cidade.

Algumas das frutas que se veem aos montes no Brasil são consideradas exóticas na Europa e até vendida por unidade (maracujá e manga podem ser uma dessas). Preste atenção no mercado para perceber se o que deseja é vendido por quilo ou individual.

O clima influencia bastante a vida no país, e isso é nítido quando o assunto são frutas.

Por isso, alertei acima que muitas frutas podem ter um sabor diferente quando produzidas na Suíça. Além disso, no inverno, a variedade diminui bastante e a maioria dos produtos é importada de outros lugares.

O café também costuma ser muito diferente do consumido no Brasil inclusive, alguns brasileiros que vivem na Suíça costumam trazer alguns pacotes quando vão ao Brasil.

Café, farofa e polvilho para pão de queijo são os itens encomendados caso alguém venha fazer uma visita. O café é mais fraco, o sabor é diferente.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Suíça »

 

Dicas para encontrar doces brasileiros

Restaurantes brasileiros na Suíça doces
Sorvetes suíços são menos doces que os brasileiros.

A Suíça possui muitas sobremesas interessantes, mas, a quantidade de açúcar utilizada no preparo dos itens costuma ser baixa.

Iogurtes, sorvetes, cereais, sucos e outros diversos itens como estes o adocicado chega a ser imperceptível. Um paladar acostumado com os produtos industrializados vendidos no Brasil pode estranhar de início, mas com o tempo, acostuma-se.

Aliás, até mesmo a quantidade de corantes é menor, observe os refrigerantes quando estiver na Suíça para perceber.

Se você é fã de paçoca e brigadeiro, já se prepare para ficar sem por um tempo.

Caso queira fazer seu próprio brigadeiro, procure o leite condensado em formato de bisnaga nos supermercados, ele não é como os brasileiros, mas é o que mais se aproxima. Muitos colocam um pouco de farelo de biscoito para engrossar.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Suiça. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Em quesito refrigerantes, ainda que a Rivella, principal refrigerante suíço produzido com soro de leite (até o refrigerante possui bom teor de cálcio) seja bem interessante, caso você sinta saudade do guaraná brasileiro, em alguns mercados Coop é possível encontrar.

Por falar em mercado, saiba que a Suíça possui três redes principais: Migros, Coop e Denner.

Particularmente, um parêntese bem pessoal, quando encontrei guaraná eram em mercados próximos a regiões que concentram as atrações turísticas da Suíça.

Fugindo do tema doce, quando visitar mercados pode chamar sua atenção o preço da carne vermelha.

Deve ser por isso que a maioria dos restaurantes brasileiros são churrascarias. No mercado, preste atenção no rótulo com cuidado, na Suíça também é vendida carne de cavalo. Carne de porco e frango são um pouco mais acessíveis.

Clima => Quando é melhor ir para a Suíça

 

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Onde achar massas e fast food?

Restaurantes brasileiros na Suíça para lanchar
Lanches | Foto: TheDapperDan, via Wikimedia Commons.

Macarrão instantâneo brasileiro também não é fácil de ser achado, as versões mais encontradas na Suíça são asiáticas, por isso, se não for acostumado, cuidado com a pimenta.

Outros ainda possuem dois sachês de temperos, um com pimenta, outro com uma espécie de óleo.

No quesito fast food, obviamente, a Suíça possui lojas das principais redes, mas, ao contrário da maioria dos países, o preço costuma ser bem mais salgado.

Portanto, veja se vale mesmo a pena, existem locais mais baratos e bem interessantes.

Aliás, sabe aquele jeitinho brasileiro de fazer pizza meio a meio colocando mais de um sabor?

Boa parte dos estabelecimentos desconhecem isso e até acham estranho. O tamanho das pizzas também é menor em relação aos do Brasil.

Delícia => Tour do queijo em Gruyère com fondue

 

Restaurantes de comida brasileira na Suíça

Restaurantes brasileiros na Suíça para almoçar
Churrascaria brasileira | Foto: Sepato, via Wikimedia Commons.

Antes de citar alguns exemplos de restaurantes brasileiros na Suíça, destaco que uma dificuldade encontrada por quem decide morar em terras suíças – além de se adaptar aos doces, refrigerantes e ficar sem brigadeiro – é encontrar cardápio em português, já que o país possui quatro idiomas oficiais, francês, alemão, italiano e romanche.

Tente pedir uma versão em inglês, que os restaurantes mais turísticos provavelmente poderão te disponibilizar, se não, nada como um bom auxílio da internet.

Por isso, confira as dicas de chip local, internacional e portátil para acessar a internet na Suíça.

Outro aviso é: cuidado com o francês! Ainda que o idioma possa parecer similar ao português, na hora de ler cardápios pode aparecer algumas situações complicadas de entender, na dúvida, pergunte ou escolha algo que tenha certeza do que é.

Falando agora de restaurantes, um dos restaurantes mais frequentados em Zurique, o Zeughauskeller, possui cardápio em português. O prédio do restaurante foi construído em 1487, mas, no início servia a cidade como um depósito de armas.

Por ser muito requisitado, vale a pena fazer a reserva e incluir o restaurante em seu roteiro por Zurique, assim garantirá seu lugar e conhecer este local repleto de história.

 

Mais opções de restaurantes brasileiros na Suíça

Restaurantes brasileiros na Suíça recomendados
Açaí | Foto: chahayes , via Wikimedia Commons.

Por falar na maior cidade da Suíça, quando estiver escolhendo coisas pra fazer em Zurique, mesmo a turismo, conheça algumas opções de locais para ter um gostinho brasileiro na viagem.

Um deles é a Casa da Picanha, que no cardápio apresenta alguns pratos típicos brasileiros.

Zurique também possui uma loja de pastel, o Pastel Brasil – Casa do Pastel.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Com um pouco de sorte, você também pode encontrar pão de queijo por lá. Já em Lucerna também há uma churrascaria brasileira, caso esteja de passagem pela cidade.

   

Por fim, uma última dica, apesar de não ser um estabelecimento brasileiro de fato, também em Lucerna, no Wild Bowls você pode encontrar açaí.

Obviamente não será igual, mas até no Brasil este produto varia bastante. Pode ser uma alternativa para você, caso fique com vontade. Você pode descobrir outros locais em uma excursão a pé em Lucerna.

Existem outros estabelecimentos com gostinho de Brasil em cidades diversas, como Genebra, a capital da Paz, mas, não são muito grandes e servem aquele básico especial, arroz, feijão, farofa, etc.

Caso encontre algum brasileiro residente por lá, pergunte e ele provavelmente saberá te indicar algum lugar para fazer uma refeição como essa.

Outro parêntese pessoal. Uma vez um dos cozinheiros do local em que almoçava em Lausanne, perguntou o que eu sentia falta do Brasil.

Respondi que era feijão. No outro dia ele fez, mas era uma espécie de vagem, nada parecido com o tradicional brasileiro. Então, aproveite se no cardápio tiver feijão no cardápio.

Recomendo => Montanhas, queijo e chocolate na Suíça

 

Curta os restaurantes brasileiros na Suíça

Conhecer a culinária local faz parte do roteiro de qualquer viagem, aliás, é uma das principais formas de conhecer a cultura e história do lugar.

E, se estiver na parte francesa da Suíça, principalmente em cidades próximas à fronteira com a França, como Lausanne, aproveite para cruzar o rio e encontrar outros produtos raros na Suíça.

E, caso queira fazer o inverso e levar o gostinho da Suíça para o Brasil lembre-se: queijo, você precisa mantê-lo em sua embalagem original e tem que ter rótulo com informações da sua origem.

Cada viajante pode entrar com até 5 kg. Antes de fazer as malas, veja o artigo sobre a culinária típica da Suíça, para ter ideia do que encontrará.

Não fique muito preocupado se a viagem for férias, aproveite, conheça a comida local, claro que se conseguir encaixar um sabor brasileiro no passeio criará diversas lembranças, mas, se não, aproveite, curta a gastronomia suíça!

Qual das sugestões você mais gostou? Qual a sua experiência com restaurantes brasileiros na Suíça? Conte nos comentários.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Alana Romão

ESCRITO POR

Alana Romão

Alana Romão Santiago é jornalista, apaixonada por viagens, estudou comunicação e cultura na Suíça e desde então tem um pedaço do coração naquele país. Tem experiência em assessoria de imprensa e revista. Ama ler, escrever e fazer roteiros de viagens, ama mais ainda poder colocá-los em prática.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *