Maiores museus do mundo: 10 acervos incríveis para visitar

por Carolina Brusarosco

Maiores museus do mundo: 10 acervos incríveis para visitar

Os maiores museus do mundo ocupam posições de destaque nos lugares onde estão localizados. É fundamental na hora de organizar seu roteiro de viagem, incluir uma visita a um ou vários museus daquele destino.

Eu sei que são muitas opções incríveis, o que pode te deixar na dúvida na hora de escolher qual conhecer durante sua viagem… Mas, pode ficar tranquilo porque este artigo irá te ajudar. Nele, listo os 10 museus mais famosos do mundo, todos muito visitados e adorados por viajantes. Sendo indicados, inclusive, para todas as idades.

Esse é uma forma muito interessante de conhecer mais profundamente o local por meio dos museus e suas obras. Isso porque cada um conta um pouco da história do destino através do acervo, seja por meio das artes plásticas, dos objetos históricos ali guardados ou mesmo da homenagem às personalidades importantes.

Tenho certeza que olhando esta lista você ficará com vontade de visitar os maiores museus do mundo, localizados no Brasil, Europa e América do Norte, entre eles museus de história natural, do Louvre e outros com fotos incríveis.

Planeje sua viagem => Melhores ofertas de hotéis do mundo

Tudo sobre Seguro Viagem »

 

10 maiores museus do mundo

  • Museu do Louvre
  • Museu de História Natural
  • MET
  • Masp
  • Museu do Amanhã
  • Instituto Inhotim
  • Museu do Vaticano
  • Museu do Prado
  • Museu Britânico
  • Hermitage

Internet => Wi-fi, roaming ou chip?

 

Mais famosos museus do mundo

Museu do Louvre – Paris

Louvre em Paris dicas
Museu do Louvre é o mais famoso do mundo | Foto: QVM.

Não poderia iniciar a lista dos principais museus do mundo por outro que não o Museu do Louvre, em Paris. É que esse é o museu mais famoso do mundo e um dos mais visitados. Não há quem não reconheça a famosa pirâmide de vidro ou mesmo já tenha ouvido falar na sia obra mais famosa, a Monalisa, que atrai uma multidão (que às vezes se decepciona porque é um quadro pequeno).

Ele tem um acervo com mais de 30 mil peças, entre pinturas, esculturas, gravuras e objetos diversos da Idade Média, do Renascimento e dos tempos modernos de diversas civilizações. Para conhecer todo o acervo são necessários muitos dias de visita, por isso, pesquise seu acervo e separe aquilo que te interessa. Mas, saiba que a ala da Monalisa é lotada de visitantes.

Uma boa dica para quem deseja mais tranquilidade para visitar o museu, é aproveitar os dias em que o Louvre abre à noite (quarta e sexta), quando fica bem mais vazio. O museu não abre às terças, já as segundas, quintas, sábados e domingos das 9 às 18 horas e nas quartas e sextas das 9 às 21h45. Outra dica importante é comprar o ingresso online para o Museu de Louvre.

Para te ajudar, temos um guia do Museu do Louvre, com informações sobre os preços, horários, exposições e dicas do que ver na sua visita. E, se você tiver mais tempo na cidade, conheça outros museus e galerias. Há sugestões no artigo sobre os principais museus em Paris.

Prático => Tour guiado sem filas no Louvre

 

Museu de História Natural – Nova York

Maiores museus do mundo
Museu de História Natural de NY | Foto: QVM.

American Museum of Natural History ficou famoso mundialmente após o filme Uma Noite no Museu, produção cinematográfica dos Estados Unidos. E, embora as peças do museu não ganhem vida como no filme, ainda assim é um lugar fascinante.

O Museu de História Natural tem cerca de 150 milhões de peças com temas como biologia, geologia e vida humana da terra; as famosas coleções sobre dinossauros e de outros animais pré-históricos, mamíferos, vida marinha. O local é formado por vários prédios interconectados que abrigam 46 salas permanentes de exibição, laboratórios e uma biblioteca.

O museu funciona todos os dias, exceto no Dia de Ação de Graças e no Natal, sempre das 10 às 17h45. A recomendação é comprar o ingresso antecipado do Museu de História Natural de NY evitando filas, ou ainda adquirir o NYC Explorer Pass, que dá acesso a mais de 85 atrações ou excursões na cidade.

Em Nova York há outras opções de museus, como o MoMa – Museum of Modern Artque reúne no acervo mais de 150 mil peças, incluindo quadros, esculturas e fotografias; entre outros. A lista dos melhores museus de Nova York estão no artigo sobre o tema.

Confira => Excursão guiada no Museu de História Natural em NY

 

Metropolitam Museum – Nova York

Melhor museu do mundo
MET em NY | Foto: QVM.

Nova York tem mais um local na lista dos melhores museu do mundo com o Metropolitan Museum, que tem obras de artistas como Monet, Picasso, Vermmer, Van Gogh, entre outros. Além disso, o seu terraço oferece uma vista incrível da ilha de Manhattan e, sobretudo, do Central Park.

O Metropolian Museum of Art reúne um acervo impressionante com cerca 2 milhões de peças com obras dos artistas citados e ainda coleções temáticas que reúnem objetos de arte egípcios, asiáticos, islâmicos, das Américas, da África, da arte medieval, entre vários outros.

A melhor forma de conhecer isso tudo é com um passeio guiado pelo MET. O horário de funcionamento do Metropolitan Museum of Art em Nova York é de domingo à quinta-feira, das 10 horas às 17h30, e sextas e sábados das 10 horas às 21 horas. Ele também é uma das paradas no ônibus turísticos de Nova York.

É possível comprar o bilhete de acesso pela internet e nas bilheterias do Museu. Comprar pela internet é bem mais prático, pois evita que o visitante enfrente longas filas na entrada. Todas as informações sobre exposição, ingressos, horários e preços estão no artigo MET em Nova York.

60 atrações => Compre o New York City Explorer Pass

 

Masp – São Paulo

museus do Brasil
Masp | Foto: Mike Peel, via Wikimedia Commons.

A capital paulista não poderia ficar de fora da lista dos principais museus do mundo, afinal, há várias opções na cidade. Mas, no nosso top 10 está o Museu de Arte de São Paulo, um dos mais renomados do país e localizado em um dos cartões postais paulistano, a Avenida Paulista.

O acervo atualmente ultrapassa 10 mil obras. Além da exposição constante de seu acervo, o Masp expõe diversos artistas. E não são só os quadros e esculturas que chamam a atenção, a arquitetura do museu é um show à parte. Projetado pela arquiteta Lina Bo Bardí, o museu é ousado e ainda tem um vão livre que abriga feiras, shows w manifestações.

As terças a visitação ao Masp é gratuita, o que pode resultar em muitas filas, sobretudo em períodos de férias. Por isso, chegue cedo nesses dias. O museu fica fechado às segundas e funciona às terças das 10 às 20 horas e de quarta a domingo das 10 às 18 horas.

Outras informações sobre o Masp e outros museus paulistas como o Museu da Imagem e do Som, Museu Catavento, Museu de Arte Sacra, entre outros, veja o artigo melhores museus de São Paulo. E, se quiser conhecer vários museus em um dia, compre o ingresso do tour pelos museus de São Paulo, que inclui também a Pinacoteca de São Paulo.

Guia => Excursão particular por São Paulo

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

Museu do Amanhã – Rio de Janeiro

Melhores museus brasileiros
Museu do Amanhã | Foto: Mariordo, via Wikimedia Commons.

O Museu do Amanhã, localizado no Rio de Janeiro, se intitula como um museu de ciências diferente. Segundo o próprio museu ele é um “ambiente de ideias, explorações e perguntas sobre as grandes mudanças em que vivemos e os diferentes caminhos que se abrem para o futuro”. A ideia é que todos tomem consciência de que o futuro ou o amanhã, depende das atitude de hoje.

É um conceito muito bacana. Além disso, o museu tem um local para debates sobre o futuro, o Observatório do Amanhã. Fora tudo isso de conteúdo, o museu tem uma arquitetura diferente e uma vista incrível da cidade. A exposição principal conta com apresentações multimídia nos temas: Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós. Há ainda exposições temporárias.

O Museu do Amanhã fica fechado às segundas e funciona de terça a domingo das 10 às 18 horas, sendo que é permitida a entrada 1 hora antes do fechamento da unidade, portanto, pode entrar até às 17 horas. Você pode comprar o ingresso antecipadamente no site do museu.

Ingresso => Museu de Arte do Rio e Museu do Amanhã

 

Instituto Inhotim – Brumadinho

Museus famosos do Brasil
Instituto Inhotim | Foto: Jmarciocruz, via Wikimedia Commons.

Instituto Inhotim, localizado na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, reúne um dos principais acervos de arte contemporânea do mundo, além de abrigar um jardim botânico com um dos maiores acervos de espécies vegetais do Brasil. O local ainda promove projetos sociais e educativos visando incentivar a cidadania em sua comunidade.

O acervo de Inhotim conta com muitas obras de arte a céu aberto; galerias de arte; cerca de 500 obras de artistas renomados do Brasil e exterior; cinco lagos ornamentais; e o projeto paisagístico de Roberto Burle Marx. O local, criado a partir da paixão do empresário Bernardo Paz por arte contemporânea, em 2006 passou a receber o grande público, sendo um dos museus mais famosos do Brasil, recebendo visitantes de todo o mundo.

Infelizmente, o local ficou ainda mais famoso após a tragédia ambiental na cidade, quando uma barragem de minérios destruiu parte de Brumadinho em janeiro de 2019, embora o museu não tenha sido atingido. Inhotim fecha sempre as segundas e terças e funciona de quarta a sexta das 9h30 às 16h30 e sábado, domingo e feriados das 9h30 às 17h30.

 

Museu do Vaticano – Roma

Museus com obras religiosas
Museu do Vaticano, em Roma.

Os “Museus do Vaticano” têm um dos acervos mais importantes do mundo, com obras de artistas famosos, peças romanas, egípcias, entre outras. Fala-se “museus” no plural, porque o local é um complexo, com várias salas e museus diferentes, reunidos num só lugar.

Ele foi fundado no século 16, quando o Papa Júlio II começou sua coleção de esculturas. Integram o complexo o Museu Pio-Clementino, Museu Gregoriano Etrusco, Museu Gregoriano Profano e Museu Pio-Cristão, Pinacoteca Vaticana, Museu Gregoriano Egípcio, entre vários outros museus e salões.

A Capela Sistina, com seus famosos afrescos de Michelangelo no teto, é sem dúvida a principal atração do espaço. Há ainda os Salões de Rafael, onde estão alguns dos afrescos e pinturas do famoso artista italiano. Enfim, uma parada obrigatória!

O museu fecha aos domingo e funciona de segunda a sábado das 9 às 16 horas. Para evitar as filas, você pode comprar o seu bilhete do Museu do Vaticano, que faz parte da lista do artigo sobre os pontos turísticos de Roma.

Não perca => Passeios imperdíveis em Roma

 

Museu do Prado – Madrid

Museus mais importantes do mundo
Museu do Prado | Foto: Emilio J. Rodríguez Posada, via Wikimedia Commons.

Museu do Prado, em Madrid, é o mais importante da Espanha e um dos principais do mundo. Seu acervo inclui mais de 17 mil obras de artistas como Diego Velásquez, Rafael, El Greco, Rembrandt, entre outros. A tela mais importante de sua coleção é a famosa “As Meninas”, pintada por Velásquez em 1656 e um marco da história da arte ocidental.

Todos os turistas que visitam Madrid fazem fila para entrar no museu, o que muitas vezes se torna uma dor de cabeça por causa das filas intermináveis que se formam na entrada. Existem também diversos tours guiados no Museu do Prado, o que facilita sua visita.

O museu fica fechado nos dias 1º de janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro, além de ter horário de funcionamento reduzido nos dias 6 de janeiro, 24 e 31 de dezembro, quando funciona das 10 às 14 horas. No geral, o local funciona de segunda a sábado das 10 às 20 horas e nos domingos e feriados das 10 às 19 horas.

Programe-se => Ingresso antecipado para o Museu do Prado

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 

Museu Britânico – Londres

Museus com entrada gratuita
Museu Britânico | Foto: Eric Pouhier, via Wikimedia Commons.

Museu Britânico é o principal museu da Inglaterra. Fundado em 1753, ele tem em seu acervo cerca de 8 milhões de peças que retratam a evolução histórica do homem, desde os tempos da Pré-História até os dias de hoje, como pinturas, fotografias, moedas, documentos e manuscritos.

A entrada para o museu é franca, mas para as exposições temporárias e especiais é necessário comprar ingresso, que podem variar de preço. Certamente, esse espaço é uma das melhores atrações de Londres. Tanto que o Museu Britânico é constantemente eleito pelos viajantes nos sites especializados em avaliações turísticas entre os melhores museus do mundo.

O Museu Britânico funciona todos os dias das 10 às 17h30, e às sextas o horário é estendido até às 20h30. Para conhecer, além do Museu Britânico, outros passeios imperdíveis na Terra da Rainha veja o artigo sobre as melhores atrações de Londres.

Dica => Excursão guiada no Museu Britânico

 

Hermitage – São Petersburgo

Melhores museus do mundo
Hermitage, em São Petersburgo.

Hermitage é o principal ponto turístico de São Petersburgo, na Rússia. Por isso, não poderia terminar a lista de 10 museus imperdíveis no mundo sem incluí-lo. Ele é um dos maiores museus de arte do mundo e conta com uma coleção de 3 milhões de itens, embora apenas 20% esteja em exposição.

O museu possui muitos prédios, que eram palácios dos czares russos. O Palácio de Inverno é o principal edifício com salas cheias de detalhes e riquezas. São 1.057 salas e 17 escadarias com quadros, esculturas e outros objetos. Sua coleção começou a ser criada em 1764, no momento que a rainha Catarina II comprou uma ampla coleção de obras.

Depois disso, a cada czar que passava, a quantidade de peças ia aumentando, juntamente com a construção de prédios. Em 1852, criaram o novo Hermitage, transformando-o oficialmente “O Museu Imperial Hermitage”. O museu está na lista dos principais pontos turísticos de São Petersburgo.

Muito visitado, é recomendado que você compre os ingressos com antecedência. Pois, mesmo com caixas e máquinas de autoatendimento na entrada, as filas costumam ser grandes na alta temporada. O museu fica fechado às segundas e funciona terça, quinta, sábado e domingo das 10h30 às 18 horas e quarta e sexta das 10h30 às 21 horas.

Opção => Excursão particular pelo Hermitage

 

Dicas dos melhores museus do mundo

Já comentei no começo do artigo que os museus contam um pouco da história do local que você está visitando, mas também da história do mundo. É um tipo de passeio que agrada aos diferentes estilos de viajantes, de várias idades, além de ser uma oportunidade para um tour mais tranquilo e que pode ser feito em qualquer época do ano, não importa a temperatura.

Esta lista tem 10 dos mais museus de maior destaque do mundo, mas sabemos que há ainda centenas de opções de galerias e museus dos mais variados temos para se visitar durante as viagem para qualquer um dos continentes.

Inclusive, você pode conferir os museus de Veneza, os melhores museus de Santiago, o USS Midway Museum, em San Diego, e muitos outros. Dê uma olhada que tenho certeza que você irá se interessar por vários deles e deixará sua viagem ainda mais interessante culturalmente.

Gostou do artigo? Então, compartilhe com aquele amigo que sonha em viajar o mundo 😉

Até + !!!

 

Blogagem coletiva da RBBV:

Esse post faz parte de uma blogagem coletiva da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem com o tema da Museum Week 2019. Seguem todos os participantes:
CATEGORIAS
ESCRITO POR

Carolina Brusarosco

ESCRITO POR

Carolina Brusarosco

Jornalista, pós-graduada em Jornalismo Literário, sagitariana e cheia de paixões distintas. De origami a astronomia, de pets a romances de Jane Austen. Uma das maiores paixões é escrever sobre turismo. Sonha em fazer o Caminho de Santiago de Compostela, conhecer todos os continentes e (quando tiver) levar seus filhos para mochilões mundo afora.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Klécia

    Conheci 5 museus da sua lista, ainda tenho metade pra visitar! O último que visitei foi o Prado e fiquei realmente impressionada! Juro que não imaginava encontrar um museu tão fabuloso antes de chegar lá e ver com meus próprios olhos viajantes :)

  2. Polly Batista

    Oi, Klécia! Obrigada por compartilhar sua experiência e volta aqui quando visitar mais algum!!!