La Paz

O turismo em La Paz é uma mistura de paisagens naturais, atrativos históricos como sítios arqueológicos e elementos de uma grande cidade, como trânsito caótico, muitas lojas e camelôs, além de muita gente pelas ruas. A capital federativa da Bolívia está cercada pelas montanhas da Cordilheira dos Andes e, ao mesmo tempo é muito urbana. Esse cenário faz parte do charme da cidade, que surpreende por ter muitas comunidades de casas coloridas e prédios modernos, cercados de picos nevados.

Por tudo isso, cada vez mais viajantes têm ido à capital da Bolívia que, aos poucos, vem desenvolvendo o potencial turístico e criando uma infraestrutura melhor para atendê-los.

Quer saber mais sobre o turismo em La Paz? Veja neste artigo os principais pontos turísticos da cidade, como se locomover, onde ficar e muito mais.

Planeje sua viagem => Onde ficar em La Paz

Seguro de viagem para a América do Sul »

 

Mapa turístico de La Paz

Pontos turísticos de La Paz
Fonte: Sygic.
  • País: Bolívia
  • Área Total: 193 km²
  • População: 2 087 597

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em La Paz »

 

Tudo sobre La Paz

Turismo em La Paz

A cidade de Nuestra Señora de La Paz é a capital federativa da Bolívia, onde está a sede do governo, do poder legislativo e judiciário desde 1898, a capital oficial do país é a cidade de Sucre. Com mais de 2 milhões de habitantes, La Paz é a 3ª cidade mais populosa do país.

Localizada a aproximadamente 3.700 metros de altitude, a cidade é considerada a capital mais alta do mundo. Fica em um vale, cercado de montanhas que fazem parte da Cordilheira dos Andes. Também é uma das capitais mais barulhentas e com trânsito caótico da América do Sul.

Agende => Excursão a pé em La Paz

 

Mais da história de La Paz

pontos turisticos de La paz

La Paz foi fundada em 20 de outubro de 1548, pelo capital espanhol Alonso de Mendoza nas terras onde morava uma comunidade inca e hoje pertencem a Laja. A fundação foi feita por ordem de Dom Pedro de La Gasca, que era vice-rei do Peru, em comemoração ao fim dos conflitos entre os dois países.

Poucos dias depois, Mendonza encontrou um local que seria mais “apropriado” para a cidade e Laz Paz foi transferida para 36 quilômetros do lugar original, sendo refundada onde está atualmente, no Vale Marka Chuquiago.

Ao longo de sua história, sempre recebeu muitos estrangeiros, uma vez que era uma importante rota comercial entre Lima, no Peru, e Potosí, já na Bolívia. Também foi palco de muitas revoltas que buscavam a independência do país, sendo uma das mais importantes, que envolveu mais de 40 mil homens, ocorrida em 1781. A independência ocorreu em 06 de agosto de 1825.

De luxo => Excursão para o Salar do Uyuni

 

Outras informações de La Paz

atrações de la paz
Catedral Metropolitana | Foto: Elemaki via Wikimedia Commons.

Por La Paz estar localizada a 3.600 metros de altitude, faz um friozinho o ano inteiro. Seu clima é chamado de tropical de altitude com temperatura média de 8°C ao longo do ano. O inverno e o outono são bem secos, podendo nevar no inverno em algumas regiões, já o verão e a primavera bem úmidos.

Na capital boliviana não é comum ter dias nublados, pelo contrário. Tanto que é alto o índice de raios ultra-violetas na cidade que, inclusive é a capital com maior índice de raios UV entre as capitais latino-americanas e uma das com maior taxa entre as capitais do mundo.

Se fala espanhol e as línguas indígenas aimará e quíchua. E a moeda é o boliviano. A Bolívia está entre os países que não precisam de passaporte para brasileiros e nem visto para viajar, somente o RG e a vacina contra febre amarela.

O código telefônico da Bolívia é 591 e o de La Paz 22. O fuso horário da cidade é de -1 hora em relação ao horário de Brasília e -2 horas no horário de verão brasileiro.

Imperdível => Passeio para as ruínas de Tiwanaku em La Paz

 

O que fazer em La Paz

La Paz é um lugar exótico, econômico, têm paisagens impressionantes, seguro, dá para conhecer neve e a Cordilheira dos Andes gastando muito pouco, há ruínas de civilizações antigas, e tem muita coisa para fazer, como esportes de aventura e trekkings em lugares como o monte Chacaltaya.

Veja o vídeo sobre La Paz, produzido pelo site do Governo da Bolívia:

 

Pontos turísticos e passeios

melhores passeios em la paz
Palacio Quemado | Foto: Elemaki, via Wikimedia Commons.

La Paz é uma cidade muito interessante pelos seus contrastes e cheia de atrativos turísticos, tanto que em qualquer época do ano a gente costuma encontrar estrangeiros. Tem um artigo detalhando sobre o que fazer em La Paz sem precisar percorrer grandes distâncias.

Entre os pontos turísticos mais tradicionais da cidade estão o Mercado de las Brujas, onde você pode conhecer mais sobre as tradições bolivianas; a Plaza Murillo, onde fica o Palácio Quemado, que é a sede do governo boliviano, o parlamento e a Catedral Metropolitana, construída em 1835.

Também vá conhecer a Igreja e Convento São Francisco; ande no teleférico de La Paz, que tem 2.664 metros de extensão e liga as cidades de La Paz e El Alto; e tire muitas fotos do Monte Illimani, a segunda montanha mais alta da Bolívia (6.462 metros) e cartão postal da cidade; e também do Mirador Kili Kili, que tem uma bela vista da cidade.

Além de curtir os restaurantes da Avenida 16 de Julio, ver o movimento de pedestres e vendedores na Calle del Comercio.

Delícia => Food tour em La Paz

 

Dicas para montar seu roteiro

pontos de interesse na bolívia
Sítio arqueológico em Tiahuanaco | Foto: rodoluca, via Wikimedia Commons.

Para escolher onde se hospedar veja o artigo e conheça as dicas dos melhores hotéis em La Paz.e ainda a lista dos hotéis recomendados por nossos leitores em La Paz.

Os passeios em La Paz vão te surpreender! Neste destino, você pode fazer desde tours guiados em vulcão adormecido e caminhadas em salinas até compras de lembrancinhas no centro histórico da capital.

Um dos passeios é conhecer o Parque Nacional Sajama de La Paz, onde você pode ver de perto um vulcão adormecido, animais andinos e paisagens pitorescas. Você ainda encontrará múmias antigas, prédios e igrejas, e fontes termais naturais.

passeios em la paz
Você pode ver de perto um vulcão adormecido. | Foto: Léo Guellec, via Wikimedia Commons

Desfrute de um banho de água quente nas fontes termais naturais, visite os túmulos de Chullpas, muitos dos quais ainda contêm restos esqueléticos.

Conheça também a Igreja de Curahuara de Carangas, uma das mais antigas do continente.

Outra opção de passeio incrível é fazer um cruzeiro de catamarã no Lago Titicaca?

Esse passeio oferece todos os serviços modernos necessários para uma experiência inesquecível.

Hanham destaque as paisagens do Lago Titicaca e seus arredores; os sítios arqueológicos, como Isla del Sol e Isla de la Luna e o Santuário da Virgem de Copacabana.

lugares imperdíveis em la paz
Lago Titicaca

Para você ter uma ideia, a Isla del Sol é considerada uma ilha lendária, ela é o berço do Império Inca e, por lá, você visitará o jardim, as escadas e a Fonte Inca.

Que tal a caminhada por La Paz? Isso mesmo, durante esse passeio você poderá descobrir lugares escondidos, como o Mercado das Bruxas.

Você também verá a Plaza Murillo para admirar o Palácio Quemado, o Congresso Nacional da Bolívia, a Catedral Metropolitana de La Paz e outros monumentos históricos.

pontos de interesse em la paz
Plaza Murillo | Foto:  Pavel Špindler, via Wikimedia Commons

Aprenda  sobre a história, cultura e tradições da cidade, como, por exemplo, por que as mulheres usam aqueles chapéus incríveis e por que há zebras nas ruas.

Se o seu roteiro permitir, vá conhecer atrações nos arredores de La Paz. Entre as opções mais procuradas pelos viajantes é escalar em Huayna Potosí, com muito gelo.

Além de visitar às ruínas de uma civilização antiga em Tiahuanaco, Também conhecido como Tiwanaco, a cidade é um complexo de ruínas de uma civilização que existia e dominava a região andina antes dos Incas, e sumiram do mapa no ano de 1.200 (na mesma época que os Maias no México).

Nesse complexo há monólitos, paredes de um grande templo que existia nesse local (cujo encaixe das pedras impressionam), totens, e bastante construções curiosas.

deserto de sal na bolivia
Salar Uyuni

Também não deixe de conhecer um cenário surreal ao viajar para o Valle de la Luna em La Paz, ou ainda fazer um trekking no Monte em Chacaltaya na Bolívia, onde está a estação de esqui mais alta do mundo.

Outro passeio muito procurado e que cruza La Paz é a rota entre o Deserto do Atacama, no Chile, e o deserto de sal Salar Uyuni, na Bolívia. Veja como ir para o Salar Uyuni do Atacama e conheça as diversas rotas do passeio, inclusive de La Paz.

 

Dicas de turismo em La Paz

La Paz é uma cidade cheia de contrastes, uma vez que reúne a natureza e o urbano, o moderno com o antigo. E por isso, tem atraído a cada ano mais viajantes, sobretudo os estrangeiras que se encantam com a capital boliviana e com outros destinos do país.

Embora muitos brasileiros não se interessem por acreditar que o país é pobre e não tem infraestrutura, aos poucos, essa visão está mudando e muita gente tem viajado e adorado conhecer a Bolívia. Se você é daqueles que ainda tem dúvida, dê uma chance ao nosso vizinho sul-americano e conheça as belezas da Bolívia.

Para outras informações sobre a Bolívia e La Paz, vá ao site da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) e veja no post índice da Bolívia. Lá estão reunidos artigos sobre diversos destinos produzidos por vários blogueiros de viagem de todo o Brasil.

Já conhece La Paz? Ou a Bolívia faz parte dos seus plano de uma próxima viagem? Deixe nos comentários!

Até +!!!

 

Background Tickets
La Paz

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
La Paz

Lazer e Diversão

Background Acomodação
La Paz

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados