O que fazer em La Paz, Bolívia: dicas para 1, 2, 3, 4 ou 5 dias

O que fazer em La Paz, Bolívia: dicas para 1, 2, 3, 4 ou 5 dias

Imagem do Autor por Carolina Brusarosco
Atualizado em:

Tudo sobre o que fazer em La Paz, na Bolívia, com dicas dos melhores lugares para visitar e destinos imperdíveis para incluir no roteiro de até 5 dias.

La Paz é uma cidade fascinante e cheia de atrações únicas. Se a capital administrativa da Bolívia é seu próximo destino, vem descobrir tudo o que fazer em La Paz. E já adianto, tem muita coisa bacana para fazer seja em 1, 2, 3, 4 ou 5 dias.

A cidade é uma mistura de paisagens naturais, atrativos históricos como sítios arqueológicos e elementos de uma grande cidade, como trânsito caótico, muitas lojas e camelôs, além de muita gente pelas ruas.

Pode se preparar para conhecer uma cidade cheia de natureza, cercada pelas montanhas da Cordilheira dos Andes e, ao mesmo tempo é muito urbana com várias atrações para conhecer à noite.

Esse cenário faz parte do charme da cidade, que surpreende por ter muitas comunidades de casas coloridas e prédios modernos, cercados de picos nevados.

Para te ajudar a organizar a vigem, seja a primeira ou a segunda vez na cidade, separei dicas de turismo em La Paz que valem muito a pena, pois com elas você economiza tempo e dinheiro na hora de montar o seu roteiro e reservar hotéis, passeios e restaurantes. Vem saber mais!

Planeje sua viagem => Dicas de bons hotéis em La Paz

Seguro viagem com cobertura para a Bolívia »

O que visitar em La Paz: 8 principais pontos turísticos

Há tantas coisas legais para fazer em La Paz, que mesmo visitando a cidade inúmeras vezes seria quase impossível conhecer tudo. Mas não se preocupe, pois trouxe para você uma lista com sugestões de lugares onde ir pela primeira vez, te ajudando a organizar tudo o que fazer em La Paz:

  • Mercado de las Brujas
  • Plaza Murillo
  • Palácio Quemado
  • Catedral Metropolitana
  • Igreja e Convento São Francisco
  • Teleférico
  • Monte Illimani
  • Parque Nacional Sajama

Mercado de las Brujas

o que fazer em la paz
Mercado de las brujas | Foto: Dan Lundberg, via Wikimedia Commons.

O Mercado de las Brujas ou Mercado das Brujas é um tradicional local que vende uma variedade de produtos, como ervas medicinais, amuletos, poções e itens relacionados à cultura indígena e à espiritualidade.

É um lugar fascinante para explorar a cultura local e a diversidade de produtos. Fica localizado em Cerro Cumbre, na clareira de uma montanha na cidade de La Paz. Ele é ponto de parada durante o tour alternativo por La Paz.

Uma curiosidade é que o mais famoso de todos os itens vendidos são os fetos de lhama secos. Eles são enterrados sob as fundações de muitas casas bolivianas como uma oferenda sagrada à deusa Pachamama.

Passeios e tours para o Mercado de las Brujas

Plaza Murillo

passeios em la paz
Plaza Murillo | Foto: Carwil Bjork-James, via Wikimedia Commons.

Localizada no Centro Histórico de La Paz, chamado em espanhol de Casco Viejo, a Plaza Murillo é a praça principal da cidade. Nela, você encontrará a Catedral Metropolitana, o Palácio do Governo e o Palácio Legislativo, que são edifícios imponentes e representativos da arquitetura colonial. Esses lugares podem ser facilmente visitados em uma excursão a pé de meio dia.

Originalmente, o espaço foi chamado de Plaza Mayor, nome comum da principal praça das cidades que falam espanhol, após sua construção. Mais tarde, durante o período colonial, foi conhecido como Plaza de Armas. 

Após a independência, passou a se chamar Praça 16 de Julho (Plaza 16 de Julio) e, em 3 de fevereiro de 1902, em homenagem a Pedro Murillo, capturado e enforcado pelas tropas espanholas em janeiro de 1810, recebeu o nome que vigora até hoje.

Passeios e tours para a Plaza Murillo

Palácio Quemado

cidades da Bolívia para visitar
Palácio Quemado | Foto: Elemaki, via Wikimedia Commons.

O Palacio Quemado (Palácio Queimado) é o nome por qual é conhecida a sede do governo da Bolívia, localizado na Praça Murillo, ponto de partida para uma excursão a pé pelos destaques da cidade.

O palácio abriga os escritórios presidenciais e o gabinete do presidente.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Seu nome recorda uma revolta ocorrida no século XIX, quando o edifício sofreu um incêndio. Foi em 1875, durante a revolta contra o presidente Tomás Frías Ametller. No conflito o Palácio foi atacado e incendiando, resultando na destruição do interior do edifício.

A revolta, na qual morreram 130 sitiadores, foi controlada por forças leais ao governo. Desde este incidente o Palácio ganhou o apelido de “Queimado”. As obras de restauro do edifício terminaram em 1880.

Passeios e tours para o Palácio Quemado

Catedral Metropolitana

igrejas em la paz
Catedral Metropolitana | Foto: Ne018, via Wikimedia Commons.

A Catedral Metropolitana é a sede da Arquidiocese de La Paz. Localiza-se na Praça Murillo, na região central da cidade. Foi elevada a sede de diocese em 1605, o que levou à construção de uma igreja catedral, finalizada em 1692.

Porém, essa velha catedral colonial ficou em estado de ruína e foi demolida em 1831. Assim, uma nova igreja começou a ser construída em 1835, sendo finalizada apenas no século XX.

O prédio conta com cinco naves, duas torres na fachada e cúpula sobre o cruzeiro. O interior está revestido em mármores, e o altar-mor foi trazido da Itália.

Passeios e tours para Catedral Metropolitana

Igreja e Convento São Francisco

o que fazer em la paz em 2 dias
Interior da Igreja São Francisco | Foto: Henry Ponce Barco, via Wikimedia Commons.

A Basílica Menor de São Francisco na cidade de La Paz é um templo católico dedicado a São Francisco de Assis. Está localizado no Centro da cidade e é um ótimo começo para um tour privado por La Paz

Faz parte do complexo conventual que dá nome à contígua Plaza Mayor de San Francisco, que possui também um convento.

A arquitetura corresponde ao chamado barroco mestiço ou barroco andino: a planta é uma cruz latina e o telhado é abobadado. Possui um grande átrio que atualmente se integra aos espaços públicos adjacentes, formando a Plaza Mayor.

Passeios e tours para Igreja e Convento São Francisco

Teleférico

o que fazer em la paz em 4 dias
Teleférico | Foto: EEJCC, via Wikimdia Commons.

O sistema de teleférico é uma maneira única e espetacular de explorar a cidade. Oferece vistas panorâmicas deslumbrantes das montanhas circundantes e da cidade. Você pode pegar o teleférico para diversos destinos, como El Alto, o Parque Nacional Cotapata ou o Vale de la Luna.

Ao passear de teleférico, você poderá admirar vistas aéreas únicas da cidade. Há 10 linhas diferentes, totalizando 31km, ligando as cidades de La Paz e El Alto. É o maior teleférico do mundo e é alimentado por energia limpa.

Deles, você pode observar locais impressionantes, como a imponente Colina Illimani, o Moon Valley, famoso por suas formações vulcânicas de lava, além de fauna e flora.

O teleférico é bastante incluído em outros tours, como a excursão a pé pelos destaques da cidade com passeio de teleférico ou ainda uma excursão El Alto c/ Teleférico, Cemitério e Xamã.

Passeios e tours para o Teleférico

Monte Illimani

primeira vez na Bolívia
Monte Illimani | Foto: Matteo Leoni, via Wikimedia Commons.

O Monte Illimani é uma impressionante montanha localizada na Cordilheira dos Andes, a leste de La Paz. Com uma altitude de cerca de 6.438 metros, é uma das montanhas mais icônicas da Bolívia.

É um destino popular para alpinistas e oferece vistas deslumbrantes para aqueles que se aventuram em suas trilhas. Embora não esteja na cidade de La Paz, é visível a partir de diversos pontos da cidade em dias claros.

Passeios e tours para o Monte Illimani

Parque Nacional Sajama

pontos turisticos da Bolívia
Parque Nacional Sajama.

O Parque Nacional Sajama está localizado na província de Sajama, na região de Oruro, ao oeste de La Paz. É o parque nacional mais antigo da Bolívia e abriga o Vulcão Sajama, o mais alto do país.

O parque é conhecido por sua paisagem vulcânica, lagos, fauna e flora únicas, incluindo as árvores de quinua (quinoa) e vicunhas, uma espécie de camelo selvagem. Marque sua excursão ao Parque Nacional Sajama saindo de La Paz.

É uma área de grande beleza natural e é possível realizar caminhadas, observação de aves e explorar os arredores do vulcão.

Passeios e tours para o Parque Nacional Sajama

Quantos dias ficar em La Paz

Há uma série de fatores a serem considerados quando você estiver planejando o que fazer em La Paz. Qual a época ideal para ir, onde é melhor se hospedar, entre tantos outros que é preciso prestar atenção ao planejar o itinerário.

Em uma viagem pela Bolívia, visitar La Paz é quase obrigatório. E saber quantos dias ficar em La Paz é primordial para montar o melhor roteiro possível.

Não programe menos de 3 dias, o ideal mesmo é organizar o que fazer em pelo menos 5 dias só para você começar a se apaixonar pela cidade.

Há muito o que conhecer, ver e explorar, principalmente o Centro Histórico, o Teleférico, Parque Sajama, entre outros. Tudo isso considerado, aqui está um exemplo de coisas legais para fazer em La Paz:

  • 1° dia: Centro Histórico (Plaza Murillo, Catedral Metropolitana, prédios governamentais), Mercado das Bruxas.
  • 2° dia: Teleférico, Mirador Killi Killi.
  • 3° dia: Calle Jaén, Museu do Ouro, Museu Costumbrista Juan de Vargas, Museu Murillo, e Zona Sur.
  • 4° dia: Arredores (Valle de la Luna), Igreja de São Francisco, Mercado Lanza.
  • 5° dia: Lago Titicaca ou ao Salar de Uyuni.

O que fazer em La Paz em 1 dia

Para qualquer “tamanho” de roteiro em La Paz é sempre importante ter um tempo para aclimação à altitude. Afinal a cidade boliviana está a 3.625 metros de altitude em relação ao nível do mar. Para comparação, São Paulo está a 760 metros.

Por isso, ao chegar em La Paz tire um tempo para descansar e fazer a aclimatação à altitude. Mas, você não precisa ficar no hotel o dia inteiro, ao se sentir confortável, faça passeios mais leves. Sugiro que explore o Centro Histórico em uma excursão a pé pelos destaques da cidade.

Nele, visite a Plaza Murillo, e as construções no entorno da praça central da cidade como a Catedral Metropolitana e os prédios governamentais ao redor.

Você pode também passear pelo Mercado das Bruxas e descubra os produtos tradicionais da região durante um tour privado pelos museus e mercados.

Sugestões de passeios para o 1° dia

O que fazer em La Paz em 2 dias

Para o segundo dia em La Paz, comece com um tour privado dos teleféricos, apreciando as vistas panorâmicas. Você pode ir até El Alto (ponto final das linhas do teleférico) ou descer em diferentes estações para explorar diferentes bairros.

Depois, visite o Mirador Killi Killi para desfrutar de uma vista panorâmica da cidade. É um mirante localizado no bairro de Miraflores, de onde você pode desfrutar de uma vista panorâmica de La Paz.

É especialmente bonito ao pôr do sol, quando as luzes da cidade começam a acender. Recomendo que tente organizar seu dia para ver o pôr do sol no mirador. Depois, à noite, experimente a culinária local em um dos restaurantes tradicionais da cidade.

Sugestões de passeios para o 2° dia

O que fazer em La Paz em 3 dias

Para o terceiro dia em La Paz, sugiro explorar outras regiões da cidade. Reserve o dia para explorar a Calle Jaén. Visite os museus ao longo da rua, como o Museu do Ouro, o Museu Costumbrista Juan de Vargas e o Museu Murillo.

Também aproveite para explorar as ruas estreitas e cheias de vida do bairro de San Francisco, conhecido por suas lojas de artesanato e galerias de arte. Ao fim do dia, desfrute de um jantar em um dos restaurantes modernos da Zona Sur.

Sugestões de passeios para o 3° dia

O que fazer em La Paz em 4 dias

Para o quarto dia na capital administrativa a Bolívia, sugiro visitar um dos pontos turísticos mais lindos nos arredores de La Paz. A opção é um tour para o Valle de la Luna, uma formação de rochas vulcânicas de lava, além de fauna e flora. Tudo muito impressionante.

Ao voltar para a cidade, visite a Igreja de São Francisco, uma igreja histórica com uma arquitetura impressionante, e conheça o Mercado Lanza e experimente algumas comidas locais, como salteñas (espécie de pastel recheado) e api (uma bebida tradicional).

Sugestões de passeios para o 4° dia

O que fazer em La Paz em 5 dias

Para o último dia em La Paz, sugiro que opte por uma das excursões a belíssimos pontos turísticos da Bolívia: o Lago Titicaca ou o Salar de Uyuni. Caso você estique sua estadia pode optar por fazer os dois passeios. Vale muito a pena,

O Titicaca ou Titiqaqa (em quéchua) é um lago na fronteira entre o Peru e a Bolívia. Em volume de água, é o maior lago da América do Sul, além de ser considerado o lago navegável mais alto do mundo, visto que sua superfície está a 3.821 metros acima do nível do mar.

Já o Salar de Uyuni, fica a sudoeste da Bolívia, é o maior deserto de sal do mundo. É um lago pré-histórico que secou, deixando uma paisagem desértica de quase 11.000 km2 com sal branco e claro, formações rochosas e ilhas repletas de cactos.

Seu tamanho impressionante pode ser observado da ilha Incahuasi central. Embora a vida selvagem seja rara nesse ecossistema único, ele recebe muitos flamingos rosas. 

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉
 

Sugestões de passeios para o 5° dia

Quanto custam os ingressos em La Paz?

O custo para fazer passeios em La Paz depende do tipo de tour, da duração e do número de pessoas que fazem parte do seu grupo.

Há tours guiados de bicicleta que permitem que você veja mais do que a pé, passeios de ônibus que o levam para ter uma visão geral da cidade e até passeios de barco para explorar La Paz de uma perspectiva diferente.

Se você quiser ir a pé, numa visita guiada conhecida como free walking tour, pagará menos do que se escolher uma excursão de ônibus ou bicicleta. Se você estiver viajando com sua família ou amigos, vale a pena reservar passeios particulares, para dividir os custos, ter mais privacidade e até flexibilidade na duração de cada ponto turístico.

Os preços das entradas para as atrações e passeios variam dependendo do tipo de passeio. Você pode encontrar grandes ofertas comprando online, por isso recomendo organizar as atividades com antecedência, até porque os ingressos das principais atrações podem ficar indisponíveis.

Ademais, reservar com antecedência seus passeios no exterior alivia o orçamento da viagem, pois você pode comprar no cartão de crédito e já ir pagando. Além de se livrar do IOF sob compras internacionais, cobrado quando você usa o cartão já fora do Brasil.

Dica: contrate um tour guiado para seu primeiro dia em La Paz, pois um guia te contará sobre todos os lugares imperdíveis para visitar no restante da viagem. É uma ótima maneira de ter uma visão geral do lugar e reajustar alguns pontos no seu roteiro.

Onde e como comprar entradas sem pegar fila?

O ideal é comprar online os ingressos antecipados, sem filas de espera na entrada das atrações. Além disso, você garante a visita no dia planejado e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes.

Tenho algumas sugestões de boas empresas que vendem tours oficiais em La Paz, assim como guias brasileiros, ou que falam português, sempre com dicas para você não gastar muito dinheiro em sua viagem.

Também recomendo comprar um passe de atrações, pois o custo total é mais baixo e você economiza muito tempo evitando longas filas.

Agências para planejar o que fazer em La Paz

O melhor site para reservar são de empresas que vendem passeios com os preços mais baixos, garantidos, e sem taxas de reserva ou cobranças ocultas. Recomendo o Get Your Guide, agência de viagens online fundada em 2009, com sede em Berlim.

O site da Civitatis também é bom e confiável, empresa espanhola fundada em 2008 e com milhões de clientes ao redor do mundo. A vantagem para brasileiros é fazer o pagamento em reais em até 12x.

Guias brasileiros que sabem tudo o que conhecer em La Paz

A melhor maneira de aprender sobre o La Paz é fazer uma visita guiada com um guia brasileiro que mora no lugar. No iFriend, site brasileiro fundado em 2017, você pode escolher entre uma variedade de tours para indivíduos ou pequenos grupos, possibilitando uma interação pessoal entre turistas e moradores locais.

As excursões são conduzidas por falantes nativos de português que vivem no La Paz há muitos anos, ideal para explorar o que há de melhor na cidade.

Mas também há passeios no Civitatis em português em La Paz. Os melhores são:

O que fazer em La Paz com crianças

Escolher o que fazer em La Paz com crianças pode ser um pouco desafiador, mas definitivamente vale a pena. Se você está procurando ideias sobre como entreter seus filhos, veja algumas sugestões de lugares para ir com crianças em La Paz.

Primeiro, você deve decidir se quer um tour mais extenso ou de poucas horas, mais indicados para crianças mais jovens.

Desde museus e jardins até pontos turísticos famosos, muitas atividades estão disponíveis especificamente para famílias com crianças de todas as idades. Confira quais são os melhores lugares para visitar:

O que fazer em La Paz à noite

Quem gosta de saber o que fazer em La Paz à noite tem várias opções. Elas são uma boa maneira de fazer atividades fora dos circuitos turísticos, curtir uma noite romântica ou mesmo fazer algo emocionante com seus amigos e família. Aqui estão alguns dos meus passeios noturnos favoritos:

O que fazer em La Paz no inverno

A experiência de viagem muda completamente dependendo da época do ano, se está frio ou calor. Por isso organizar um roteiro em La Paz no inverno é essencial para aproveitar melhor a estação, seja com esportes invernais ou atividades em lugares fechados, longe do vendo e frio.

Confira uma sugestão para ver gelo e neve na Bolívia:

O que fazer em La Paz no verão

Nada melhor do que aproveitar os dias mais quentes ao ar livre! E para descobrir o que fazer em La Paz no verão, é só escolher aqueles passeios que aproveitam os dias de sol e as temperaturas agradáveis fazendo muitas coisas legais.

O que fazer em La Paz com chuva

Para dias chuvosos em La Paz o melhor a fazer é procurar lugares fechados que ofereçam abrigo da água, vento ou frio. Por isso, sugiro esse tour interessante mesmo com chuva.

O que fazer em La Paz com pouco dinheiro

Programar um roteiro com pouco dinheiro não é tão difícil assim. Existem passeios com descontos ou ofertas de tours que podem ser contratados antecipadamente e online. Os principais sites de atividades turísticas possuem promoções em La Paz para você economizar.

O que fazer nos arredores de La Paz

Os arredores de La Paz são uma pequena amostra de tudo o que tem para fazer na Bolívia. E não se engane: esse país é fantástico e seu turismo vai muito além da capital.

Desde a primeira vez que visitei a Bolívia, percebi que ela possuí muitos pontos turísticos que valem a pena conhecer, seja você um viajante que gosta de ficar mais próximo à natureza, curtir a noite ou um grupo de mochileiros querendo um roteiro barato pela América do Sul.

Por incrível que pareça, a primeira reação das pessoas quando eu falava que ia para a Bolívia era uma cara de exclamação com a seguinte pergunta: O que fazer na Bolívia? Você está indo porque seu chefe te mandou a trabalho?

Errado, eu fui porque é exótico, econômico, têm paisagens impressionantes, seguro, dá para conhecer neve e a Cordilheira dos Andes gastando muito pouco, há ruínas de civilizações antigas, e tem muita coisa para fazer, como esportes de aventura e trekkings em lugares como o monte Chacaltaya.

Quer saber mais? Veja inúmeras razões para você programar sua viagem hoje para nosso querido país vizinho, com os principais atrativos nos perto de La Paz, distância para capital e todas as dicas para conhecê-los.

  • Ruínas de Tihuanaco
  • Huayna Potosí
  • Lago Titicaca
  • Salar de Uyuni

Ruínas de Tihuanaco

tihuanaco bolivia
Ruínas guardam mais de 800 anos da história Inca | Foto: Wikimedia Commons.

O que fazer na Bolívia? Em primeiro lugar, o país está inserido em uma região habitada por várias civilizações, que existiam antes dos europeus chegarem na América do Sul.

Esses povos deixaram ruínas impressionantes e uma dessas é o complexo arqueológico de Tihuanaco. Trata-se de um complexo criado pelos Incas e datado dos anos 1200; neles estão monólitos, totens e escritas históricas.

Existem passeios em La Paz para ir à Tihuanaco, mas você também pode ir por conta própria. É pertinho e a viagem leva em média 1 hora e meia; ótimo para um bate-volta da capital da Bolívia.

Essas ruínas na Bolívia são de uma antiga civilização que estava nesta região andina antes dos Incas. E tem detalhes que impressionam bastante, vale super a pena!

  • Distância para La Paz: 76 km.

Huayna Potosí

huayna potosi
Escalar Huayna Potosí é inesquecível | Foto: Princiar, via Wikimedia Commons.

Outra coisa incrível que há para se ver na Bolívia é conhecer a neve. Há várias montanhas nevadas da Cordilheira dos Andes nas proximidades de La Paz.

Se você quiser conhecer uma geleira e escalar uma parede de gelo a 6088 metros de altitude, vá até a Huayna Potosí.

Para fazer o passeio em Hauyna Potosí é indicado já estar há uns dias em La Paz, quando seu corpo estiver mais aclimatado; caso contrário, pode sentir desconforto pela altitude. 

O passeio mais tranquilo é a escalada, mas também é um lugar muito frequentado para fazer um trekking até o alto da montanha. Para se chegar ao topo são necessários 3 dias, por ponta de deslocamentos e treinamentos de escalada; fique tranquilo que, junto aos instrutores, é super seguro.

A Huayna Potosí está situada no Monte Chacaltaya, região montanhosa mais visitada na Bolívia, já que existem outras, mas são indicadas por alpinistas e quem entende bem do assunto. 

  • Distância para La Paz: 39 km.

Lago Titicaca

lago titicaca bolivia
Lago Titicaca em Copacabana.

Saindo de La Paz e rodando quatro horas de estrada, avista-se a cidade de Copacabana na margem do lago Titicaca, que está a cerca de 3.400 metros de altitude, cercado pela Cordilheira dos Andes.

Este famoso lago é bastante extenso, de tal forma que uma parte dele pertence ao Peru.

Dentre os atrativos desta viagem, conheça os vilarejos situados às margens do Titicaca, a Basílica de Nossa Senhora de Copacabana (em homenagem a Virgem Negra) e a Isla Del Sol, uma ilha flutuante que abriga uma grande escadaria Inca e uma Fonte Sagrada.

  • Distância para La Paz: 153 km.

Salar de Uyuni

salar de uyuni
Desgelo no verão faz o deserto parecer um reflexo do céu.

O passeio mais requisitado e conhecido na Bolívia é o deserto de sal, conhecido como Salar de Uyuni.

Não é propriamente perto de La Paz, mas cada hora de viagem é compensada pela beleza do local. Muitos o visitam quando viajam ao Chile, pois ele fica próximo ao Deserto do Atacama.

Trata-se simplesmente do mais extenso mar de sal do mundo, que no verão proporciona uma visão mágica, que parece um céu no chão. Confira como ir ao Salar de Uyuni saindo do deserto chileno.

Atrações do Salar de Uyuni

Pertinho ainda da fronteira chilena, você encontrará a bela Laguna Verde, uma lagoa maravilhosa de água salgada, habitada por belos flamingos.  

Outro pontos turístico da Bolívia na região é a maravilhosa Laguna Colorada, uma lagoa de cor vermelha; tudo por conta da água, que é rica em betacaroteno, a mesma substância que dá cor para as cenouras e é o que deixa as penas dos flamingos coloridas.  

Há ainda outro deserto de sal na Bolívia, o Salar de Coipasa, um irmão menor do Uyuni. Nas proximidades do Atacama, sendo considerado uma parte dele, existe o Deserto de Siloli, considerado um dos desertos mais áridos do mundo e tem paisagens incríveis.  

Outra atração na Bolívia, muito comum dos mochileiros no caminho entre o Atacama e Yuni são as Termas de Polques

  • Distância para La Paz: 410 km.

Passeios que valem a pena perto de La Paz

Você não precisa passar todo o seu tempo em La Paz. Há muitas coisas incríveis para se ver nos arredores da cidade, e posso te ajudar a planejar passeios bate-volta para explorar melhor a região.

É uma oportunidade incrível de ver partes do país que são frequentemente esquecidas pelos turistas, e é perfeita se você estiver procurando algo diferente do que todos os outros estão fazendo.

Veja essas dicas de passeios nos arredores:

Dicas finais sobre o que conhecer em La Paz

La Paz é uma cidade cheia de atrativos e que vale a pena conhecer em uma viagem para a Bolívia. Para escolher o que fazer em La Paz, a dica é: pesquise sobre os atrativos da cidade e os passeios, assim dá para escolher os que você prefere conhecer e encaixá-los nos seus dias de viagem.

Veja ainda os tours guiados disponíveis para a época de sua viagem. Eles são uma ótima opção para conhecer mais lugares em menos tempo ou mesmo para pular filas. E, para aproveitá-los recomendo que faça a reserva antecipadamente.

Assim, garante preços mais baixos e vantagens como fazer o pagamento online e ter bilhetes otimizados para celular, poder cancelar gratuitamente até 48 horas antes. E ainda o atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 em português.

Uma última recomendação é que você compare os preços do aluguel de carro, principalmente se você estiver em um grupo com mais de 3 pessoas. Alugar um veículo pode sair muito mais barato quando comparado os custos dos deslocamentos individuais. Espero que você aproveite tudo o que há para fazer em La Paz.

Dúvidas frequentes

Quais são as melhores atrações de La Paz?

São tantas coisas para fazer em La Paz que fica quase impossível entrar em consenso sobre as melhores atrações. Porém, veja o que você não pode deixa de conhecer:
Salar de Uyuni
Parque Nacional Sajama
Estrada da Morte
Tiwanaku
Lago Titicaca

Quais são os melhores passeios em La Paz?

Se você está procurando garantir que sua viagem a La Paz não inclua apenas tirar fotos dos pontos turísticos, mas também algumas atividades divertidas que ajudarão a experimentar tudo o que a cidade tem a oferecer, então veja essas sugestões:
Excursão a Pé de Meio Dia
Excursão a pé pelos destaques da cidade com passeio de teleférico
Excursão El Alto c/ Teleférico, Cemitério e Xamã
Excursão diurna a Titicaca, Copacabana e Isla del Sol
Excursão de 3 dias ao Salar de Uyuni e San Pedro de Atacama

Quais são as melhores atividades ao ar livre para fazer em La Paz?

Seja um passeio a pé, de barco, ônibus ou bicicleta, aproveitar atividades ao ar livre é essencial para curtir o melhor de La Paz. Confira algumas dicas:
Excursão a Pé de Meio Dia
Excursão diurna a Titicaca, Copacabana e Isla del Sol
Excursão El Alto c/ Teleférico, Cemitério e Xamã
Excursão de 3 dias ao Salar de Uyuni e San Pedro de Atacama
Excursão ao Salar de Uyuni e ônibus noturno de ida e volta

Quais são os passeios mais baratos para fazer em La Paz?

Existem tours para todos os bolsos em La Paz. Veja as melhores atividades para fazer gastando pouco:
Excursão a Pé de Meio Dia
Excursão a pé pelos destaques da cidade com passeio de teleférico
Excursão El Alto c/ Teleférico, Cemitério e Xamã

Quais atividades e atrações estão com desconto em La Paz?

Acesse a página de descontos para descobrir quais atividades em La Paz estão mais baratas para reservar online com antecedência.

Quais são os museus e exposições mais populares em La Paz?

Seja para comprar somente os ingressos ou fazer uma visita guiada, vale muito a pena visitar alguns dos museus em La Paz. Confira quais são os mais populares.
Excursão de Barco Copacabana/Isla del Sol
Excursão de 2 dias à Isla del Sol e Lago Titicaca
3 dias de bicicleta pela Estrada da Morte e Excursão ao Salar de Uyuni
Tour privado pelos museus e mercados

Vale a pena comprar passeios em La Paz antes da viagem?

Sim, pois ao comprar com antecedência você garante os preços mais baixos e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes da data prevista. Além disso, evita as longas filas na entrada das atrações. Saiba mais sobre o que fazer em La Paz.

Dicas para ECONOMIZAR MUITO em La Paz

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para La Paz? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis em La Paz para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos em La Paz. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para La Paz, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel em La Paz. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil para planejar os trajetos em La Paz, e por toda a Bolívia, pois mostra as rotas mais populares entre dois destinos e compara os preços. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de transporte.

Melhores passeios em La Paz

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios em La Paz, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet em La Paz

Ter um chip de celular em La Paz com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem em La Paz.

Seguro viagem em La Paz

Contratar um seguro viagem para La Paz é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Carolina Brusarosco

Jornalista, pós-graduada em Jornalismo Literário, sagitariana e cheia de paixões distintas. De origami a astronomia, de pets a romances de Jane Austen. Uma das maiores paixões é escrever sobre turismo. Sonha em fazer o Caminho de Santiago de Compostela, conhecer todos os continentes e (quando tiver) levar seus filhos para mochilões mundo afora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais