Monte Chacaltaya, um dos tours mais legais perto de La Paz

por Leonardo Castro

Monte Chacaltaya, um dos tours mais legais perto de La Paz

Neste artigo te conto sobre um dos tours mais legais que fiz perto de La Paz, capital administrativa da Bolívia, a visita ao Monte Chacaltaya. Se você está procurando uma boa opção de turismo em La Paz e é doido ou quer conhecer a neve, reforço a minha recomendação: vá ao Monte Chacaltaya.

É um passeio fácil, baratíssimo e seguro para visitar (há várias outras montanhas nevadas, mas são mais difíceis de fazer passeios pois são para alpinistas/escaladores). E, literalmente e figuramente, de tirar o fôlego já que o monte fica a 5.421 metros de altitude.

O Chacaltaya fica a aproximadamente 40 minutos do Centro de La Paz. Nessa montanha ficava uma estação de esqui que hoje está desativada. Do alto é possível ver as cidades de La Paz e El Alto, além de outro pico nevado famoso do país, o Huayana Potosí.

Venha saber mais sobre o Monte Chacaltaya, como chegar e como é o passeio, além de dicas de roupas ideias para o trekking e de como amenizar o mal de atitude, e ainda hotéis em La Paz mais próximos do destino. Vamos?

Leia também => Hotéis bem localizados em La Paz

Melhor seguro viagem para a América do Sul »

 

Tudo sobre o Monte Chacaltaya

Tudo sobre o Monte Chacaltaya
Vista do Monte Chacaltaya, na Bolívia | Foto: Anakin, via Wikimedia Commons.

Entre as boas opções de passeios nos arredores de Laz Paz, um dos tours que mais gostei de fazer saindo da capital administrativa da Bolívia, foi a visita ao Monte Chacaltaya. Ele é um dos montes nevados do país e faz parte da Cordilheira dos Andes, que passa pela Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Argentina e Chile.

O topo do monte fica a mais de 5.421  metros de altitude e pode ser visitado o ano todo, mas a chance maior de ter neve é no verão (sim, você leu corretamente), por conta do tempo mais úmido, que favorece o desenvolvimento da neve.

O local já abrigou a estação de esqui mais alta do mundo (5.395 metros de altitude) e também mais próxima da Linha do Equador, assim como o restaurante mais alto do mundo.

Mas o aquecimento global diminuiu ao longo dos anos a geleira do Chacaltaya – em 2002 já não dava para praticar esportes de neve e em 2009 a geleira desapareceu.

Com isso, a estação de esqui foi desativada e as instalações acabaram ficando sem manutenção. Ainda assim é possível ver neve a partir dos 5 mil metros de altitude e fazer o trekking até o topo do Monte Chacaltaya, que é o passeio que fiz. Inclusive, o nome Chacaltaya, no idioma aymará significa caminho gelado. Achei bem pertinente!!!

Para você conhecer mais e se familiarizar com o passeio ao Monte Chacaltaya, neste artigo falarei também sobre:

  • Onde fica e como chegar ao Monte Chacaltaya
  • Como foi meu passeio ao Monte Chacaltaya
  • Tour guiado com visita ao Monte Chacaltaya
  • Dicas para chegar ao topo do Monte Chacaltaya
  • Dicas para se sentir bem na altitude
  • Roupas ideias para trekking na neve
  • Hotéis em La Paz mais próximos ao Monte Chacaltaya

Antes de saber mais sobre o Monte Chacaltaya veja este vídeo sobre as cidades que fazem parte do Departamento La Paz, onde fica a capital administrativa da Bolívia, região conhecida como Departamento Maravilla. O vídeo foi produzido pelo site oficial do Gobierno Autónomo Departamental de La Paz.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em La Paz »

 

Onde fica e como chegar ao Monte Chacaltaya

O Monte Chacaltaya fica na Cordilheira dos Andes boliviana a aproximadamente 30 quilômetros de Laz Paz, na região onde também está localizado o monte Huayna Potosí, que fica a 6.088 metros de altitude. É recomendado que você só faça passeios ao monte após uns dias no país, para se acostumar melhor com a altitude.

Existem várias agências que fazem tour a essa montanha e a maioria delas ficam na Calle (rua) Sagarnaga, com várias agências uma do lado da outra, entre a Calle Linhares e Illampu. Pode-se chegar um dia antes do passeio, procurar uma agência e agendar a atividade para o dia seguinte.

O passeio custou 60 bolivianos ( aproximadamente 20 reais!!!!), incluindo também um outro passeio no mesmo dia – o Vale de la Luna). Outra opção para chegar ao Monte Chacaltaya é contratar um táxi por conta. Mas, eu não recomendo que você vá por conta própria de La Paz para o Monte Chacaltaya.

E isso por dois motivos importantes: preço e segurança. Eu perguntei a dois taxistas quanto custaria. Os dois queriam 350 bolivianos por três horas (cerca de 110 reais). Fora que a estrada até o monte é estreita, cheia de curvas e muito íngreme, portanto, o motorista precisa ser experiente naquela região.

De La Paz => Tour guiado para Tiahuanaco

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Bolívia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Como foi meu passeio para o Chacaltaya

Monte Chacaltaya em La Paz
Temperatura vai caindo e o ar vai ficando rarefeito a cada metro que subimos.

Me pegaram no hostel às 8h30 e após os dois passeios, nos deixaram no Centro de La Paz às 16 horas. Quando chegamos a região da Cordilheira dos Andes, onde fica o monte, o ônibus do passeio vai subindo em uma estrada de terra estreita.

Você começa a sentir o ar mais rarefeito, a temperatura vai caindo, e o caminho começa a ficar nevado.

No meio do caminho há um mirante onde as excursões costumam fazer uma parada. Neste local já se tem uma linda visão do Huayana Potosí. Descanse e tire bastante fotos pois a paisagem é linda de todos os ângulos. Continuando a subida é possível ver campos verdes, lagunas coloridas e até algumas lhamas.

O ônibus para em um lugar que já está bem nevado, a uns 5 mil metros de altitude e uns 10 minutos de caminhada da antiga estação de esqui. Na estação dá para tirar excelentes fotos, jogar neve na cara dos outros, comer neve, deitar na neve, se divertir bastante, etc. Haviam muitos brasileiros nesse lugar vendo neve na montanha pela primeira vez.

Da estação, há mais 45 minutos de caminhada na neve aproximadamente para se chegar ao cume. Embora fosse pouco mais de 300 ou 400 metros, com a sensação térmica que acho que chegava a -10°C e com o ar rarefeito, parece que estava andando quilômetros e quilômetros na neve fofa.

A cada cinco minutos, eu parava para respirar alguns segundos porque ficava muito ofegante, e continuava subindo (e tenho um bom condicionamento físico). Eu recomendo tentar, mas não ultrapasse o seu limite, não só pela experiência e pela bela vista, mas pela sensação de ter conseguido subir. Os que chegaram lá em cima ficaram eufóricos (incluindo eu).

Opção => Excursão para Tiahuanaco e lago Titicaca

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

 

Tour guiado com visita ao Monte Chacaltaya

passeio ao monte chacaltaya
Get your Guide possui passeio ao Vale de la Luna e ao Monte Chacaltaya | Foto: Ixitixel, via Wikimedia Commons.

O Get your Guide, uma das maiores empresas de tours e passeios em todo mundo, oferece uma excursão para o Monte Chacaltaya combinada com o Valle de la Luna, outro dos pontos turísticos da Bolívia. É um passeio que dura o dia inteiro, totalizando cerca de 8 horas de tour.

O ônibus com o guia (em espanhol ou inglês) irá buscar os participantes do tour nos hotéis localizados no Centro de La Paz, sempre por volta das 9 horas, e ao fim do tour deixar todos na região central, próximo a Igreja de São Francisco em La Paz. Além do serviço de busca e do guia, o pacote inclui os ingressos para as atrações.

Logo pela manhã a primeira parada é no Valle de la Luna, que fica a aproximadamente 10 quilômetros de La Paz em uma curta viagem de cerca de 30 minutos. O grupo irá percorrer as trilhas, tirar fotos e conhecer mais sobre o vale e, depois, todos partem para o Monte Chacaltaya.

O Chacaltaya fica a 40 minutos a uma hora do Centro de La Paz. Nessa montanha gelada ficava uma estação de esqui que está desativada. O ônibus do passeio vai subindo uma estrada de terra estreita. Você começa a sentir o ar mais rarefeito, a temperatura vai caindo, e o caminho começa a ficar nevado.

O ônibus para em um lugar que já está bem nevado, a uns 5 mil metros de altitude e uns 10 minutos de caminhada da antiga estação de esqui. Na estação dá para tirar excelentes fotos e se divertir na neve. Lembre-se que faz calor no Valle de la Luna e frio no Monte Chacaltaya, leve as roupas adequadas.

Confira os detalhes do passeio:

  • Cancele com até 24 horas de antecedência e obtenha reembolso integral
  • Use seu celular ou imprima seu voucher
  • Duração 8 horas
  • Horário de início 09:00
  • Confirmação imediata após a contratação pelo link
  • Idiomas: Inglês, Espanhol
  • Serviço de busca incluído para hotéis no centro da cidade de La Paz

Barato => Reserve aqui seu passeio para o Monte Chacaltaya

 

Dicas para chegar ao topo do Chacaltaya

Chacaltaya, na Bolívia
Você vai se cansar bastante, mas vale muito a pena.

Se você tem preguiça de fazer esforço físico ou não tem bom condicionamento, recomendo que ande até a estação de esqui e pare nela, se divirta por lá, e não suba mais. Porém, a estação ainda não é o pico do Chacaltaya. Para mim, o interessante desse passeio foi chegar ao pico, que fica mais uns trezentos a quatrocentos metros acima.

A distância é pouca, mas não ache que é fácil, pois como estamos a mais de 5.000 metros de altitude, o ar é bem rarefeito, e dar dez passos na neve fofa a essa altitude é como correr 100 metros em uma velocidade bem rápida. Tanto que de 40 pessoas que estavam na excursão, umas 15 tentaram chegar no cume, e cinco dessas desistiram no meio.

Mas com um mínimo de condicionamento físico, vontade e estando bem agasalho é fácil chegar. Por isso, uma dica importante é estar com as roupas adequadas – falo um pouco mais sobre isso ao longo do texto – e não querer chegar rápido.

Vá devagar, a seu tempo, parando para respirar mais fundo e descansar sempre que sentir necessidade.

E, se sentir que está chegando ao seu limite pare e sente. Não é recomendado e é muito perigoso forçar seu corpo a um exercício extremo para ele em uma ar tão rarefeito. Para diminuir os impactos, como cite no início do texto, só faça esse passeio após uns dias na cidade, para estar mais acostumado ao ar rarefeito.

Porém, há uma observação. Por causa do aquecimento global, a neve lá vem diminuindo, e não é sempre que existe neve. Há maior probabilidade de haver neve no verão (pois tem maior quantidade de precipitação pluviométrica nessa época)!

Então, quando falar com o pessoal de uma das agências, pergunte antes se a montanha está nevada ou não. (Mas mesmo sem neve, a montanha e a paisagem são sensacionais).

Marque => Excursão para Salinas de Uyuni saindo de La Paz

 

Dicas para sentir-se bem na altitude

Monte Chacaltaya
Antes de subir ao monte, veja essas dicas para se sentir bem na altitude.

Aclimatação: não suba nos dois ou três primeiros dias que você chegar de viagem a La Paz. Se possível, deixe esse passeio para ser uns dos últimos, se não propriamente o último, pois há uma grande chance de você passar mal por causa do soroche (mal de altitude) se estiver mal aclimatado.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Recomendo tomar chá de coca, e levar folhas de coca para mascar antes de ir. Veja mais dicas sobre como lidar melhor com a altitude.

   

Sobre chá e folhas de coca: não é droga, é legal na Bolívia, não faz mal, não muda ou altera de nenhuma forma sua consciência. Serve-se chá de coca nos restaurantes e lanchonetes do aeroporto, em quase todos os restaurantes e hotéis da Bolívia. Folhas de coca pode-se comprar na rua com vendedores ambulantes. Não hesitem em tomar chá de coca pois vai ajudar muito na aclimatação, e evitar os efeitos chatos do soroche, e mesmo evitar de você passar mal. Pesquisem sobre mal de altitude antes de vocês irem, mas também não encanem tanto com isso.

Ver neve a primeira vez: neve molha os sapatos/calçados. Então, pegue emprestado ou compre uma bota de neve a prova d’água em La Paz, pois é barato. Se não quiser gastar dinheiro, ponha uma meia, uma sacola plástica em volta do seu pé, e outra meia por cima. Talvez funcione (Rssss).

Opção => Passeio ao Parque Nacional Sajama de La Paz

 

Roupas ideais para trekking na neve

bolivia
Use camadas: uma segunda pele e depois uma jaqueta.

Recomendo primeiro vestir o que se chama de uma segunda pele que pode ser comprada em La Paz (na Calle Illampu), pois é mais barato, ou em alguma grande loja de esportes no Brasil, como a Decathlon. Depois um fleece, um tipo de jaqueta de poliéster, por cima da segunda pele, e um outro agasalho grosso em cima do fleece.

Esse agasalho grosso não precisa ser um anorak (outro tipo de jaqueta) ou um agasalho de neve, basta ser um agasalho mais pesado. Não precisa ser algo especial para neve. Para as pernas, uma segunda pele e uma calça mais grossa basta. Recomendo também que compre um gorro que cubra as orelhas.

Você vai pagar cerca de 30 bolivianos em um gorro desse em La Paz. Não esqueça de luvas também, muito barato por lá.

Aventura => Mountain Bike pela estrada mais perigosa do mundo perto de La Paz

 

Hotéis em La Paz próximos ao Monte Chacaltaya

onde se hospedar em la paz
The Nest Boutique | Foto: Booking.

  • Brussels apartment: Quem prefere ter um apartamento inteiro a disposição no Centro de La Paz, pode optar pelo Brussels apartment localizado na Rua Guerilleros Lanza, a 3,3 km da Estação de Teleférico Sopocachi e a 3,7 km da Estação Libertador Teleferico e a 16,4 km de Monte Chacaltaya. Oferece wi-fi gratuito, um quarto, cozinha com micro-ondas, geladeira e forno, sala de estar com tv. Nota: 9,5
  • The Nest Boutique: Localizado na Calle Santa Cruz, no Centro de Laz, o hostel  fica a 1,8 km da Estação Cementerio Teleferico, a 2,5 km da Estação de Teleférico Buenos Aires e a 2,9 km da Estação de Teleférico Sopocachi e a 16,6 km de Monte Chacaltaya. Oferece entretenimento noturno e Wi-Fi gratuito, quartos compartilhados e privativos, com banheiro privativo, e oferece café da manhã. Nota: 9,5
  • Mitru Sur: Mais mais um hotel 5 estrelas como opção de onde ficar em La Paz, localizado na famosa Avenida Fuerza Naval, o Mitru Sur está a 1,2 km do Cota Cota Park, a 1,3 km do Megacenter Bolívia e a 6 km do Valle de la Luna; já a rodoviária fica a 10,6 km e o Aeroporto El Alto a 11,3 km, e a 16,7 km de Monte Chacaltaya. Os quartos dispõem de ar-condicionado, TV com canais a cabo, área de jantar, torradeira, closet, secador de cabelo, frigobar e banheira ou chuveiro. Nota: 9,6

 

Procurando por turismo em La Paz?

La Paz é um cidade com muitas atividades, com opções para quem procura turismo de aventura. Dá para conhecer neve e a Cordilheira dos Andes gastando muito pouco, há ruínas de civilizações antigas, e tem muita coisa para fazer, como esportes de aventura e trekkings em lugares como o monte Chacaltaya.

Se escolher visitar o Monte Chacaltaya, não se esqueça de levar comida e um litro d’água em uma mochila pequena, pois não há nenhum comércio lá em cima. E, fazendo o pacote casado do monte com o Valle de la Luna, lembre-se que as temperaturas nos dois locais são bem diferentes e exigem roupas adequadas.

Eu adoraria ver sua participação aqui no blog, tirando suas dúvidas ou compartilhando algo que pode ajudar outros viajantes. Se também tiver dicas sobre opções de turismo em La Paz, ou quiser contar uma experiência, deixe seu comentário abaixo.

Até + !!!

 

 

ESCRITO POR

Leonardo Castro

ESCRITO POR

Leonardo Castro

Paulistano, casado, auditor, 31 anos. Sou tão viciado em viajar que não troco de carro (que já está ficando velho) para ter dinheiro e fazer mais viagens durante o ano. Estas são minhas metas de vida atual: viajar o máximo que puder e fazer esportes de adrenalina. Tento ir a destinos não batidos ou mais exóticos, pois nesses lugares é que encontramos coisas inesperadas, que nos surpreendem. Também prefiro viagens que conjuguem natureza, história e que dê para praticar esportes de aventura.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Renato

    Vale a pena ir ao monte, a paisagem é de tirar o fôlego ou só vale se for para ver neve?

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Renato, O maior atrativo é realmente a neve, mas a paisagem em si também vale o passeio, por ser bem diferente do que temos no Brasil. Abraços

  3. Adriano Freitas

    Olá Guilherme, Cara, li seu blog e achei bem legal. Queria saber de você se na sua passagem por La Paz você contratou os serviços de alguma agência de turismo ou se fez todos os roteiros por conta própria. Tenho 4 dias na Bolívia divididos assim: 1) Conhecer os arredores da plaza Murillo, Calle Jaén e Mercado de las Brujas 2) Isla del Sol e Copacabana 3) Tiwanaku e Mirador Killi Killi 4) Chacaltaya e Valle de la Luna Você acha que o roteiro está interessante ou trocaria o 3 ou o 4 por mais um dia em Copacabana? Vi os preços de algumas agências, sobretudo para a Isla del Sol e Capacabana e achei absurdos, coisa como 160 a 230 dólares!!!!, ou seja, quase 1.000 reais por um passeio de um dia apenas! Sendo assim, estaria fora de cogitação eu contratar tais passeios, de forma que teria que fazê-los por conta própria. Agradecido pela sua atenção. Abraços.

  4. Guilherme Tetamanti

    Oi Adriano, Realmente esses preços estão caros. Se for o caso, recomendo que você contrate direto em La Paz, nesse artigo recomendo a rua onde há várias agências e até uma que utilizamos. Abraços

  5. INGRID

    Gostaria de fazer mais uma pergunta. Pesquisando sobre atrações nas proximidades de La Paz, encontrei a comunidade de Pampalarama, a 20km da capital, que faz um trabalho interessante de ecoturismo. Porém, não achei muitas informações, o site deles está desatualizado não encontrei nenhum relato de brasileiros que tenham visitado o local. Você tem informações sobre?

  6. Guilherme Tetamanti

    Oi Ingrid, Infelizmente não tenho! Boa sorte com a pesquisa.

  7. Guilherme Tetamanti

    Oi Ingrid, Não sei te dizer sobre a sensação térmica no inverno, mas acredito que seja sim mais frio.

  8. Guilherme Tetamanti

    Oi Jean, O melhor serviço para prever essa possibilidade é o Snow Forecast. Abraços

  9. INGRID

    Obrigada pela resposta! Segundo o relato, no monte Chacaltaya no verão a sensação térmica era de -10°. No inverso será que é menos que isso? Por que se em La Paz chega-se a zero grau com facilidade no inverno, no monte tenho receio de estar lá para os -20°!!!

  10. INGRID

    Fiquei triste em saber que há poucas chances de ter neve no inverno... Devo ir em agosto. Vc tem ideia da temperatura essa época do ano? Se no verão era tão frio, no inverno deve ser muito pior!!!

  11. Guilherme Tetamanti

    Oi Ingrid, Em agosto as noites são bem frias, perto de zero grau. Os dias ficam na média dos 15. Abraços

  12. Joeli Cristina

    Preciso saber se na primeira semana de Dezembro existe neve. Ou qual o melhor período para conhecer a neve?

  13. Guilherme Tetamanti

    Oi Joeli, É difícil prever, mas é provável que sim, ainda mais que final de dezembro começa o verão, época húmida, quando a probabilidade de nevar aumenta. Abraços

  14. Guilherme Tetamanti

    Oi Ede, A maior probabilidade de nevar é no verão (mesmos meses que no Brasil), quando o clima é mais úmido. Porém, mesmo em outras épocas do ano é possível ver neve, você terá que perguntar nas agências para verificar a situação atual. Abraços

  15. Renato

    Vou descer na Bolívia rumo a Machu Picchu acha melhor fazer um caminho reti, la paz , Copacabana, puno ... E deixar a parte de potosi para a volta descendo pelo Chile, arequipa, calama, até encontrar com a Bolívia novamente, ou faço o caminho inverso, indo para potosi, calama, arequipa, e entro no Peru rumo a MP, depois desço por puno, Copacabana, la paz. Tenho 30 dias. Quanto recomenda levar.

  16. Renato

    Quanto ficou?

  17. Larissa

    oi Camila! estou indo em setembro para Bolívia, vc pode passar o nome da agência que vc contratou e quanto ficou esse roteiro? vc fez td com a mesma agência? obrigada!!!! abç

  18. Guilherme Tetamanti

    Oi Camila, Deu vontade de fazer o mesmo roteiro ;) Obrigado por compartilhar

  19. Ede

    Pessoal! Beleza? Estou pensando em conhecer o chacaltaya em Agosto, será que tem neve nesta época? Obrigado

  20. luis

    Obrigado

  21. Luis Neto

    Leonardo? Qual hotel vc ficou em La Paz? e quanto custou? estou indo em Julho e ainda não sei que hotel vou ficar vlw

  22. Guilherme Tetamanti

    Oi Luis, O Leornardo ficou hospedado no Hotel Sagarnaga, mas pode escolher qualquer um na região da Plaza Mayor. Abraços

  23. Luiz Felipe

    Fala amigo, To com a passagem comprada para outubro e gostaria de saber o quão perigoso é esse caminho de van/onibus até la em cima. Ja li uns relatos que assustam, rs Grande abraço

  24. Guilherme Tetamanti

    Oi Luiz, O caminho realmente assista, mas é seguro se feito com as agências que contratar em La Paz. Abraços

  25. Moacir

    Caros, Pretendo ir em Set/2015, na verdade queria fazer uma viagem bacana, tipo uns 15 dias no Equador. Mas com a alta do dólar (e coloque alta nisso...rsrs) estou pensando em dois destinos mais econômicos, entre 10 dias no Uruguay (Sacramento, Piriápolis, Punta, Montevideo) ou Bolívia (La Paz, Copacabana, Sucre e Potosi)... O que acham desses destinos? Qual indicam??? Abs.

  26. Camila

    Bolívia é incrível! Fui para La Paz, na Calle Sagarnaga voce pode fechar pacotes de 01 a 07 dias por preços muitos mais acessíveis do que por agências daqui. São várias agências, uma ao lado da outra. Vale apena pechinchar. Tem opções da Amazônia boliviana até Machu Picchu. Eu fiz: Copacabana, com 01 noite na Isla del Sol, no lago Titicaca (de onibus). Salar de Uyuni + Parque Nacional com deserto (parte do deserto chileno e argentino) + vulcões + cidade de San Jose (acomodação no hotel de sal, hospedagem em alojamento no meio do deserto, o céu mais incrível que já vi na vida) de jipe com turma de 05 pessoas + guia com alimentação e hospedagem inclusa. Finalizei em Sucre, Potosi. Em La Paz, vale a pena conhecer o vale de La Luna. A noite também é muito agitada.

  27. Guilherme Tetamanti

    Oi Moacir, Pensando no preço, sem dúvida a Bolívia é a melhor opção. Fora que é um destino surpreendente!! Abraços

  28. Tomaz Junior

    Estou indo começo de dezembro, bastante ansioso, espero ver neve lá. hehehe... Parabéns Leo, otimo post.

  29. Luisa

    E aí Tomaz, conseguiu ver neve?! Estou indo agora no final do mês e estou bem ansiosa também!

  30. Tatiane

    Chacaltaya foi uma experiência incrível! Não tinha muita neve agora em outubro, já vi fotos em que aparece muito mais neve. Não pode esquecer que a altitude pega bastante e é bom estar aclimatado antes de encarar. Eu relatei algumas dicas e a minha experiência de subida no meu blog, é bem recente, espero que ajude a todos que ainda tem dúvidas de como é subir a esclarecer as principais questões. http://viajanderia.com/2014/11/14/um-pulinho-ali-em-chacaltaya-na-mais-alta-estacao-de-esqui-do-mundo/ Tati Batista @Viajanderia

  31. Guilherme Tetamanti

    Oi Tati, Tomara que sua experiência ajude que está planejando subir a montanha! Obrigado pela visita :) Abraços

  32. Artur Butierrez Aranha

    Olá Leo! Será que no início de maio tem neve no chacaltaya? Andei perquisando na net mas não encontrei nada sobre esta época. Só poderei ir após 10 de maio e pretendo fazer Perú e Bolivia. Grade abraço! Artur

  33. Artur Butierrez Aranha

    Olá Leo! Tive que mudar meus planos para a viagem a Bolivia, mas acabei indo para Argentina e Uruguai e adoramos muito! Mas pretendo esse ano fazer Bolivia e Chile, quem sabe se der certo até iniciar no Perú e descer até Santiago. Mas a minha dúvida é a segunte possivgelmente poderei ir no final de março e inicio de abril, ou em meados de maio, gostaria de ver neve no chacaltaya, qual data acha que pode ser melhor quanto ao clima e valores. Grande abraço!

  34. oscar

    Estarei indo a bolivia no final de fevereiro e voltar no meio de março essaa epoca sera boa ? Tera neve ? Primeira viajem amigo a la paz

  35. Artur Butierrez Aranha

    Olá Leo! Mudei meus plano da viagem pois estive agora em novembro em Buenos Aires, Colonia del Sacramento, Montevideo e Punta del Este, mas continuo firme com o plano de conhecer a Bolivia, em especial ao Salar de Uyuni, La Paz e o Chacaltaya, espero conseguir fazer em março ou abril. Alguem teve lá nesta época do ano? Sabe me informar se é uma boa época para conhecer estes lugares? Abraço a todos!

  36. ana cristina

    so nao va em epoca de chuva pois de onibus e pessima a estrada mas e pura aventura e barato e tem comida boa sim

  37. Ricardo Freitas

    Fala Ricardo, Acho que não tem problemas nessa época para La paz, mas o Salar, se eu não me engano, pega na época de chuvas(em março). Tem gente que prefere a época de chuvas no salar porque dizem que fica bonito. Mas se você for de ônibus de La Paz para Uyuni, pode ser um problema nessa época(as estradas que vão para lá são ruins)...Eu iria de avião(só existe esta companhia que voa para lá http://www.amaszonas.com/) Abraços

  38. Grid do Gu

    Nossa, muito interessante suas dicas! Eu e meu namorado estamos pensando em ir entre Final de Janeiro e inicio de Fevereiro/2014. Muito bom!

  39. Leonardo Castro

    Vão sim que vocês irão gostar, te garanto!

  40. Rafael

    Olá Leo! Muito bom o texto! VOu agora em Janeiro para Chacaltaya...só uma dúvida: mesmo agora em Janeiro não é possível mais esquiar? Qdo tem mais neve? Meu sonho é esquiar lá.. Grato! Abraço!!

  41. Leonardo Castro

    Sim, tem neve em janeiro, mas infelizmente não dá para esquiar mais lá porque a estação de esqui foi desativada. A quantidade de neve diminuiu muito nos últimos 15 anos(na verdade, todos os glaciares que eu tive na América do Sul diminuiram muito). Existe até uma estação climática no Chacaltaya para estudar isso. Ainda tem neve, mas a neve que tem é pouca para esqui comercial. Talvez você encontre uma agência no meio de La Paz que tenha esquis para alugar, ou você pode tentar sondar com eles se tem alguma montanha perto de La paz que ainda dá para esquiar. Não costuma ser um passeio padrão que eles ofertam, mas se você sair caçando, acho que você encontra. Procure as agências na calle Sagarnaga e na Calle Illampu. Abraços

  42. Artur Butierrez Aranha

    Ola Leonardo! Você foi em que época para o Chacaltaya? foi ao Salar de Uyuni também? Grade abraço! Artur

  43. Leonardo Castro

    Oi Arthur, Fui em dezembro no Chacaltaya. Fui para o salar sim, mas foi em uma segunda viagem agora que fiz em agosto, e ainda não escrevi sobre ela. O salar de Uyuni é fantástico. As paisagens são surreais... Recomendo fazer o passeio de três dias. Fiz com uma agência que chama Red Planet. Não tive problemas, o guia era muito bom. Recomendo. ABs

  44. Artur Butierrez Aranha

    Ola Leonardo! Tive que mudar de planos irei para a Bolivia somente em janeiro ou maio de 2014, será que em maio existe a possibilidade de ver neve no chacaltaya? Grade abraço!

  45. Jean Batistella

    Boa tarde, pretendo ir em junho de 2016 a la paz, qual a possibilidade de neve? se puderem me responder agradeço. jeanbatistella@globo.com

  46. Artur Butierrez Aranha

    Olá Leonardo! Irei em novembro para a Bolívia, mais precisamente de 01 a 17 de novembro de 2013, será que nesta época é possivel ter neve no Chacaltaya? Você foi quando para lá? Parabéns pela reportagem e pelas fotos. Só pelas fotos ja da vontade de conhecer, rs. Se possível me retornar por email(artur.aranha@hotmail.com) com dicas sobre o Peru e Bolivia. Ainda estou montando o roteiro, quero ver se consigo ir em Machu Picchu, La Paz, Salar de Uyuni e Deserto do Atacama, apesar de serem poucos dias para fazer tudo isso. Irei eu e a minha esposa. Abraço Artur Butierrez Aranha

  47. Leonardo Castro

    Fala Artur, Provavelmente tenha neve sim no Chacaltaya no começo de novembro. Por incrível que pareça, tem mais probabilidade de neve no chacaltaya no verão(novembro/dezembro/janeiro) do que agora no inverno porque no verão é a época chuvosa, e lá em cima sempre faz frio o suficente para nevar por causa da altitude. Vai que vale muito a pena. Foi o passeio que eu mais gostei quando estive na Bolívia (além de ser quase de graça). Abraços Leo