Valle de la Luna, La Paz: dicas e informações do passeio

por Leonardo Castro

Valle de la Luna, La Paz: dicas e informações do passeio

Entre os muitos atrativos turísticos da Bolívia, há várias opções interessantes de tours nos arredores de La Paz, capital administrativa do país. Neste artigo, falarei sobre um dos passeios que fiz e achei imperdível que é o tour no Valle de la Luna, que em português é o Vale da Lua.

Esse lugar é um vale que apresenta uma série de formações geológicas rochosas bem peculiares, formando cânions parecidos com a superfície lunar. Inclusive, o local ganhou esse nome porque as formações são tão diferentes que se parece estar caminhando na lua.

O vale fica bem próximo de La Paz e é bem fácil chegar ao local, podendo ser uma opção de passeio bate-volta. O passeio é um dos mais populares nos arredores de La Paz e dura cerca de uma hora para percorrer todo o caminho (há uma trilha com algumas pontes), prato cheio para quem gosta de fotografar.

Vem comigo que vou te contar como foi minha experiência no passeio ao Valle de la Luna e ainda separei dicas de um tour guiado que inclui o vale, além de hotéis em La Paz que ficam mais próximos ao local. Vamos lá?

 Leia também => Hotéis e melhores bairro em La Paz

Como contratar um seguro viagem »

 

Tudo sobre o Valle de la Luna, em La Paz

Valle de la Luna, em La Paz
Valle de la Luna fica nos arredores de La Paz | Foto: Dr. Eugen Lehle, via Wikimedia Commons.

Embora o turismo não seja ainda tão desenvolvido na Bolívia quanto em outros países da América do Sul, principalmente pela falta de infraestrutura em estradas, cidades desorganizadas e poucos hotéis, há muitos atrativos interessantes para conhecer no país, como a própria capital administrativa, La Paz, sítios arqueológicos, formações geológicas, montanhas de gelo, entre outros.

Um dos pontos turísticos da Bolívia, que fica nos arredores de La Paz, que visitei e considero imperdível é o Valle de la Luna, ou Vale da Lua, em português. O local contem diversas formações geológicas, de argila e arenito, que foram criadas pela ação da natureza – ventos, chuvas e erosões – ao longo de milhares de anos.

Inclusive, o local é chamado de Vale da Lua porque essas formações rochosas são visualmente muito parecidas com o solo da lua – há quem diga que a chegada do homem a Lua, em 1969, era fake e teria sido gravada na região do Vale da Lua, mas sabemos que isso é apenas uma lenda, divertida, mas uma lenda.

Para você conhecer mais e se familiarizar com o passeio ao Valle de la Luna, neste artigo falarei também sobre:

  • Como chegar ao Valle de la Luna
  • Como foi meu passeio ao Valle de la Luna
  • Tours guiados com visita ao Valle de la Luna
  • Hotéis em La Paz mais próximos ao vale

Antes de saber mais sobre o Vale da Lua veja este vídeo sobre as cidades que fazem parte do Departamento La Paz, onde fica a capital administrativa da Bolívia, região conhecida como Departamento Maravilla. O vídeo foi produzido pelo site oficial do Gobierno Autónomo Departamental de La Paz.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em La Paz »

 

Como chegar ao Valle de la Luna

Valle de la Luna dicas
É bem fácil chegar ao Valle de la Luna.

O Valle de la Luna fica a pouco mais de 10 quilômetros do Centro de La Paz, na parte sul da capital administrativa da Bolívia. Em cerca de 20 a 30 minutos de viagem você chega até o local. A vantagem é que o Vale da Luna é bem perto e é um passeio rápido, geralmente é feito de maneira casada com outros passeios pelas agências.

Eu fiz esse tour no mesmo dia que fui ao Monte Chacaltaya. Mais para frente, aqui neste artigo, te mostro um tour guiado da Get Your Guide que faz esse mesmo roteiro. Paguei 80 bolivianos ( cerca de 20 reais em dezembro de 2012) no passeio conjugado do Chacaltaya e Valle de la Luna.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Bolívia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Mas, caso sua programação inclua outras atividades ou você queira voltar a aproveitar mais La Paz, você não precisa fazer o passeio com uma agência. É simples e possível pegar um táxi em La Paz e pedir para te deixarem na entrada do Valle de la Luna. A desvantagem é que você estará sem guia, e perderá algumas explicações.

Muitas pessoas não se importam de fazer visitações sem guia, mas acredito que deixa o tour ainda mais interessante conhecer as histórias e lendas de cada local que estamos conhecendo. Fica a seu critério. A entrada no Valle de la Luna custa 15 bolivianos e fica aberto das 8 às 17h00, todos os dias. Porém, atente-se para uma regra de ouro: se você quiser entrar às 16h, poderá ser “barrado” na entrada, por não haver tempo hábil para explorar o parque.

De La Paz => Tour guiado para Tiahuanaco

 

Como foi meu passeio ao Valle de la Luna

passeio no Valle de la Luna
Passeio é feito por trilhas que contornam as formações rochosas do vale.

No Valle de la Luna há centenas de formações rochosas e cânions de argila e arenito que foram esculpidos ao longo de milhares de anos pela natureza, sem intervenção humana, somente pela ação dos ventos, chuvas e erosões. Os pontos mais altos ficam a aproximadamente 3 mil metros de altitude.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

O passeio é feito pelas trilhas ao redor das formações, com pontes e mirantes para observar e, claro, fotografar muito as formas diferentes e curiosas que a natureza esculpiu naquela região. Por seus formatos, as rochas costumam ter nomes também curiosos como Sombrero de la Dama (Chapéu da dama), la muela del diablo (dente do diabo), entre outros.

É divertido observar as rochas e ver se você consegue identificar o que inspirou o nome do local. Uma observação pessoal que faço do passeio é que li avaliações e vi no local pessoas que não gostam desse tour. Acredito que ele é indicado para quem gosta deste tipo de local.

Não adianta ir em um museu, por exemplo, porque é popular se você detesta obras de arte (espero que não tenha muita gente que se identifique com esse exemplo, museus são maravilhosos). Enfim, eu gostei muito, achei diferente sim e recomendo. Porém, gosto é algo muito pessoal: a Isla del Sol no Lago Titicaca não me impressionou, mas muitos viajantes adoram…

Como é o passeio ao Valle de la Luna
Percurso é feito por trilhas e pontes no vale | Foto: EEJCC, via Wikimedia Commons.

As trilhas no Valle de la Luna têm aproximadamente 3,5 quilômetros de extensão. Geralmente, é um passeio que ocupa meio dia, com o percurso da trilha durando cerca de 45 minutos (se for com guia é até mais rápido), mas há quem fique mais tempo curtindo e tirando fotos. Fica a seu critério.

Veja as dicas para aproveitar mais esse passeio:

  • Não vá quando estiver chovendo porque pode haver deslizamentos, além do terreno arenoso ficar bem escorregadio. Portanto, saiba que costuma chover em La Paz entre dezembro e março. Historicamente, o mês de janeiro é o mais chuvoso;
  • Sem chuva, esse lugar é bem seco e quente. Os meses entre maio e agosto são os secos, sendo os meses de junho e julho os mais quentes;
  • Uma curiosidade é que havíamos saído do Chacaltaya que fazia -10° C para o Vale da Lua que parecia estar a uns 30° C. Ou seja, uma diferença de 40 graus em um único dia. Prepare-se para essa variação;
  • Leve uma garrafa de água para se hidratar, mesmo nos dias mais frios;
  • Protetor solar é indispensável;
  • Vá com tênis ou calçado confortável e roupas igualmente;
  • Se fizer o passeio casado (passeio conjugado do Chacaltaya e Valle de la Luna) tenha um local para guardar seu casaco ou roupa de frio, assim não precisa ficar carregando na mão. Uma mochila é uma ótima opção para passeios e excursões em qualquer destino, principalmente ao ar livre;
  • Tenha atenção e cuidado ao caminhar nas pontes e trilhas;
  • Seja responsável pelos seus objetos para não deixar nada cair no parque, isso vale tanto para seu lixo, até celular ao fazer selfies nos mirantes.

Infelizmente, esse passeio não é aconselhado para pessoas com mobilidade reduzida, cadeirantes ou pessoas que sofram de vertigem. E lembre-se também de levar jaqueta quebra-vento e agasalho, pois como escrevi acima pode haver uma diferença grande entre as temperaturas dos dois lugares.

Por ser um passeio mais longo (no mínimo 2h, se você for sozinho ou 8h se for tour guiado que une outro passeio), leve algum alimento nutritivo, como uma fruta ou algum sanduíche. caso não queira depender apenas do restaurante do parque. Na verdade, na época da minha visita, o parque tinha restaurante e loja de souvenir, mas pelos comentários que li mais recentes, esses espaços não funcionam mais.

 

Tour guiado com visita ao Valle de la Luna

Vale da Lua em La Paz
Get your Guide possui passeio ao vale e ao Monte Chacaltaya | Foto: Lunaloop, via Wikimedia Commons.

A Get Your Guide, uma das maiores empresas de tours e passeios em todo mundo, oferece uma excursão para o Valle de la Luna combinada com o Monte Chacaltaya, outro dos pontos turísticos da Bolívia. É um passeio que dura o dia inteiro, totalizando cerca de 8 horas de tour.

O ônibus com o guia (em espanhol ou inglês) irá buscar os participantes do tour nos hotéis localizados no Centro de La Paz, sempre por volta das 9 horas, e ao fim do tour deixar todos na região central, próximo a Igreja de São Francisco em La Paz. Além do serviço de busca e do guia, o pacote inclui os ingressos para as atrações.

Logo pela manhã a primeira parada é no Valle de la Luna, que fica a aproximadamente 10 quilômetros de La Paz em uma curta viagem de cerca de 30 minutos. O grupo irá percorrer as trilhas, tirar fotos e conhecer mais sobre o vale e, depois, todos partem para o Monte Chacaltaya.

O Chacaltaya fica aproximadamente uns 40 minutos a uma hora do Centro de La Paz. Nessa montanha gelada ficava uma estação de esqui que está desativada. O ônibus do passeio vai subindo uma estrada de terra estreita. Você começa a sentir o ar mais rarefeito, a temperatura vai caindo, e o caminho começa a ficar nevado.

O ônibus para em um lugar que já está bem nevado, a uns 5 mil metros de altitude e uns 10 minutos de caminhada da antiga estação de esqui. Na estação dá para tirar excelentes fotos e se divertir na neve. Lembre-se que faz calor no Valle de la Luna e frio no Monte Chacaltaya, leve as roupas adequadas.

Confira os detalhes do passeio:

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CRIANCA, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 
  • Cancele com até 24 horas de antecedência e obtenha reembolso integral
  • Use seu celular ou imprima seu voucher
  • Duração 8 horas
  • Horário de início 09:00
  • Confirmação imediata após a contratação
  • Idiomas: Inglês, Espanhol
  • Serviço de busca incluído para hotéis no centro da cidade de La Paz

 

   

Dá para fazer o Vale de la Luna sozinho?

Se sua dúvida é se dá para fazer o Vale de la Luna sozinho ou sem agência, a resposta é: sim. Embora, eu seja adapto aos guias, pois nada melhor do que conhecer toda a história do local com quem sabe tudo do lugar, você pode usufruir desse ponto turístico da Bolívia sem necessariamente ir em uma excursão.

É só sair de La Paz de táxi ou pegar um Uber (já tem Uber na capital boliviana) e ir por conta própria. Chegando ao local, você compra o ingresso na hora e parte para percorrer as plataformas. Se for estiver sozinho, acredito que em 2 horas você conhecerá o básico do lugar. Sugiro que leia antes as curiosidades do Vale para compreender as principais características.

Uma vez sozinho, opte por fazer o passeio pela manhã, já que pela tarde, pode ficar mais complicado para voltar por conta própria e chamar um táxi para ir te buscar (exceto se você contratar o motorista para esperar a sua visita, o que sairá mais caro, é claro).

 

Hotéis em La Paz mais próximos ao Vale

Vale da Lua em La Paz
Suites Camino Real | Foto: Booking.

Para mais opções de hospedagem em La Paz veja os artigos sobre os melhores hotéis em La Paz.

  • Madre Nuestra: O Madre Nuestra é um apartamento com lounge compartilhado, terraço, recepção 24 horas e wi-fi gratuito. Fica a 2,3 quilômetros do Valle de la Luna. Todas as unidades dispõem de cozinha com lava-louças e micro-ondas, além de TV a cabo, comodidades para passar roupa, mesa e área de estar com sofá, banheiro privativo com chuveiro e secador de cabelo e amenidades de banho de cortesia. Nota: 9,2
  • Hotel Rennova: Esse hotel é uma opção 4 estrelas no bairro Calacoto, região central de La Paz. Fica a 3 quilômetros do Valle de la Luna. Oferece acomodações com restaurante, estacionamento privativo gratuito, academia e bar, wi-Fi gratuito, lounge de uso comum e jardim. A acomodação também de dispõe de recepção 24 horas, serviço de quarto, transfer para o aeroporto e serviço de câmbio. Nota: 9,3
  • Suites Camino Real: É uma fabulosa opção de hospedagem em La Paz 5 estrelas, localizada na Avenida Ballivian esquina com a Calle 10.  Fica a 3 quilômetros do Valle de la Luna. O bairro de compras de San Miguel fica a 10 minutos de carro. A Estação de Teleférico Irpavi está a 5 minutos a pé. Oferece wi-fi, piscina coberta renovada e da banheira de hidromassagem, academia e spa. Nota: 9,2
  • Hotel Calacoto: O hotel fica na Calle 13 esquina com a Avenida Sanchez Bustamante. Fica a 3,1 quilômetros do Valle de la Luna. Oferece transfer para o aeroporto, estacionamento gratuito, quartos com TV a cabo e WiFi gratuito, o restaurante que serve um buffet com pratos da culinária internacional. Nota: 8,3
  • Atix Hotel: Ostentando uma bela vista da montanha e com isolamento acústico, os quartos dispõem de ar-condicionado, TV com canais a cabo, frigobar, guarda-roupa, secador de cabelo e banheira ou chuveiro. Fica a 3,2 quilômetros do Valle de la Luna. Apresentando pratos tipicamente locais, o restaurante Ona trabalha com serviço à la carte. Nota: 9,1
  • Casa Grande Hotel: Com excelente localização, Calle 16, o hotel fica a apenas 5 minutos a pé da área comercial de San Miguel. Fica a 3,3 quilômetros do Valle de la Luna. É um hotel moderno, com classificação 5 estrelas, decoração de design que oferece spa, academia, 2 bares no local, buffet de café da manhã, quartos elegantes com ar-condicionado, TV de tela plana e varanda privativa. Nota: 9,1

 

Organizando uma viagem para a Bolívia?

A Bolívia é um país ainda pouco explorado por nós brasileiros, mas bastante conhecido por turistas europeus que estão fazendo um mochilão pela América do Sul. Mas, é fato, que todos aqueles que decidem conhecer o destino, voltam maravilhados com as experiências da viagem.

La Paz é um lugar exótico, econômico, têm paisagens impressionantes, seguro, dá para conhecer neve e a Cordilheira dos Andes, ruínas de civilizações antigas, formações geológicas que mais parecem solo lunar. O Valle de la Luna é mais um passeio para quem pretende passar alguns dias em La Paz.

Recomendo também conhecer as ruínas de Tihuanaco, o Monte Chacaltaya, que citei mais acima, além de opções de destinos para conhecer nas proximidades de La Paz. Caso tenha pouco tempo, aproveite tudo o que a capital administrativa da Bolívia tem a te oferecer.

Eu adoraria ver sua participação aqui no blog, tirando suas dúvidas ou compartilhando algo que pode ajudar outros viajantes. Se também tiver dicas sobre passeios e tours em La Paz, ou quiser contar uma experiência, deixe seu comentário abaixo.

Até + !!!

ESCRITO POR

Leonardo Castro

ESCRITO POR

Leonardo Castro

Paulistano, casado, auditor, 31 anos. Sou tão viciado em viajar que não troco de carro (que já está ficando velho) para ter dinheiro e fazer mais viagens durante o ano. Estas são minhas metas de vida atual: viajar o máximo que puder e fazer esportes de adrenalina. Tento ir a destinos não batidos ou mais exóticos, pois nesses lugares é que encontramos coisas inesperadas, que nos surpreendem. Também prefiro viagens que conjuguem natureza, história e que dê para praticar esportes de aventura.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Isabella

    Por qual agencia você fez esse passeio e quanto tempo demorou? Obrigada!

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Isabela, No artigo sobre o que fazer em La Paz, pode encontrar isso. Abraços