Arredores de La Paz, Bolívia: o que fazer nas proximidades

Arredores de La Paz, Bolívia: o que fazer nas proximidades

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
4.8/5 - (13 votos)
Atualizado em:
COMPARTILHE

Arredores de La Paz, Bolívia: o que fazer nas proximidades

Os arredores de La Paz são uma pequena amostra de tudo o que fazer na Bolívia. E não se engane: esse país é fantástico e seu turismo vai muito além da capital.

Desde a primeira vez que visitei a Bolívia, percebi que ela possuí muitos pontos turísticos que valem a pena conhecer, seja você um viajante que gosta de ficar mais próximo à natureza, curtir a noite ou um grupo de mochileiros querendo um roteiro barato pela América do Sul.

Por incrível que pareça, a primeira reação das pessoas quando eu falava que ia para a Bolívia era uma cara de exclamação com a seguinte pergunta: O que fazer na Bolívia? Você está indo porque seu chefe te mandou a trabalho?

Errado, eu fui porque é exótico, econômico, têm paisagens impressionantes, seguro, dá para conhecer neve e a Cordilheira dos Andes gastando muito pouco, há ruínas de civilizações antigas, e tem muita coisa para fazer, como esportes de aventura e trekkings em lugares como o monte Chacaltaya.

Quer saber mais? Veja inúmeras razões para você programar sua viagem hoje para nosso querido país vizinho, com os principais atrativos nos perto de La Paz, distância para capital e todas as dicas para conhecê-los.

Planeje sua viagem => Bairros para ficar em La Paz

Seguro viagem com cobertura para países da América do Sul »

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?
Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.
Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.

 

O que fazer perto de La Paz

  • Ruínas de Tihuanaco
  • Huayna Potosí
  • Lago Titicaca
  • Salar de Uyuni

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Bolívia »

 

Ruínas de Tihuanaco

tihuanaco bolivia
Ruínas guardam mais de 800 anos da história Inca | Foto: Wikimedia Commons.

O que fazer na Bolívia? Em primeiro lugar, o país está inserido em uma região habitada por várias civilizações, que existiam antes dos europeus chegarem na América do Sul.

Esses povos deixaram ruínas impressionantes e uma dessas é o complexo arqueológico de Tihuanaco. Trata-se de um complexo criado pelos Incas e datado dos anos 1200; neles estão monólitos, totens e escritas históricas.

Existem passeios em La Paz para ir à Tihuanaco, mas você também pode ir por conta própria. É pertinho e a viagem leva em média 1 hora e meia; ótimo para um bate-volta da capital da Bolívia.

Essas ruínas na Bolívia são de uma antiga civilização que estava nesta região andina antes dos Incas. E tem detalhes que impressionam bastante, vale super a pena!

  • Distância para La Paz: 76 km.

 

Huayna Potosí

huayna potosi
Escalar Huayna Potosí é inesquecível | Foto: Princiar, via Wikimedia Commons.

Outra coisa incrível que há para se ver na Bolívia é conhecer a neve. Há várias montanhas nevadas da Cordilheira dos Andes nas proximidades de La Paz.

Se você quiser conhecer uma geleira e escalar uma parede de gelo a 6088 metros de altitude, vá até a Huayna Potosí.

Para fazer o passeio em Hauyna Potosí é indicado já estar há uns dias em La Paz, quando seu corpo estiver mais aclimatado; caso contrário, pode sentir desconforto pela altitude. 

O passeio mais tranquilo é a escalada, mas também é um lugar muito frequentado para fazer um trekking até o alto da montanha. Para se chegar ao topo são necessários 3 dias, por ponta de deslocamentos e treinamentos de escalada; fique tranquilo que, junto aos instrutores, é super seguro.

A Huayna Potosí está situada no Monte Chacaltaya, região montanhosa mais visitada na Bolívia, já que existem outras, mas são indicadas por alpinistas e quem entende bem do assunto. 

  • Distância para La Paz: 39 km.

 

Lago Titicaca

lago titicaca bolivia
Lago Titicaca em Copacabana.

Saindo de La Paz e rodando quatro horas de estrada, avista-se a cidade de Copacabana na margem do lago Titicaca, que está a cerca de 3.400 metros de altitude, cercado pela Cordilheira dos Andes.

Este famoso lago é bastante extenso, de tal forma que uma parte dele pertence ao Peru.

Dentre os atrativos desta viagem, conheça os vilarejos situados às margens do Titicaca, a Basílica de Nossa Senhora de Copacabana (em homenagem a Virgem Negra) e a Isla Del Sol, uma ilha flutuante que abriga uma grande escadaria Inca e uma Fonte Sagrada.

  • Distância para La Paz: 153 km.

 

Salar de Uyuni

salar de uyuni
Desgelo no verão faz o deserto parecer um reflexo do céu.

O passeio mais requisitado e conhecido na Bolívia é o deserto de sal, conhecido como Salar de Uyuni.

Não é propriamente perto de La Paz, mas cada hora de viagem é compensada pela beleza do local. Muitos o visitam quando viajam ao Chile, pois ele fica próximo ao Deserto do Atacama.

Trata-se simplesmente do mais extenso mar de sal do mundo, que no verão proporciona uma visão mágica, que parece um céu no chão. Confira como ir ao Salar de Uyuni saindo do deserto chileno.

 

Atrações do Salar de Uyuni

Pertinho ainda da fronteira chilena, você encontrará a bela Laguna Verde, uma lagoa maravilhosa de água salgada, habitada por belos flamingos.  

Outro pontos turístico da Bolívia na região é a maravilhosa Laguna Colorada, uma lagoa de cor vermelha; tudo por conta da água, que é rica em betacaroteno, a mesma substância que dá cor para as cenouras e é o que deixa as penas dos flamingos coloridas.  

Há ainda outro deserto de sal na Bolívia, o Salar de Coipasa, um irmão menor do Uyuni. Nas proximidades do Atacama, sendo considerado uma parte dele, existe o Deserto de Siloli, considerado um dos desertos mais áridos do mundo e tem paisagens incríveis.  

Outra atração na Bolívia, muito comum dos mochileiros no caminho entre o Atacama e Yuni são as Termas de Polques

  • Distância para La Paz: 410 km.

Incrível => Excursão de luxo ao Salar de Uyuni de La Paz

 

Principais dúvidas sobre a Bolívia

É seguro viajar na Bolívia?

la paz bolivia
A Bolívia é um país seguro e sem cultura de violência com turistas.

Essa é uma das perguntas que me fazem é sobre a segurança de viajar na Bolívia por ser um país pobre. Resposta: sim, é muito mais seguro do que andar em São Paulo, Recife, Rio de Janeiro e outras capitais brasileiras.

Isso se deve ao fato de que na Bolívia há muita polícia na rua; além disso, da minha percepção, não existe uma cultura de violência urbana no país.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?
Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.
Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉

 

Conversando com os bolivianos, me disseram que são raros os casos de assalto à mão armada, mas é claro, não marque bobeira com seus pertences, pois a ocasião faz o ladrão.

 

Quais as vantagens de viajar para Bolívia?

montanhas na bolivia
Bolívia é um país encantador que todo brasileiro deveria conhecer.

Apesar de pobre, não há assédio de vendedores e pedintes na rua. Fui abordado por uma pessoa pedindo dinheiro somente uma vez; então, mesmo os bolivianos percebendo que você é gringo, eles não te perturbam.

Outra coisa sobre a Bolívia é seu “exotismo” em relação às pessoas e a cultura andina. A maioria da população é de origem indígena; o modo como eles se vestem para mim é muito interessante, bastante colorido.

E a parte bacana disso é que eles se vestem diariamente assim porque são desse jeito mesmo, não é encenação para turista ver, eles são autênticos. E isso é raridade.

É algo bem diferente do nosso cotidiano ocidentalizado; se você viajar pelo Brasil, Chile, Argentina, Europa, EUA, e a maior parte do mundo, todo mundo se veste muito parecido, com poucas variações.

Por último, os bolivianos são simpáticos, atendem bem, e gostam de brasileiros.

 

Desvantagens de viajar para Bolívia

bolivia populacao
Comunidade habitacional em El Alto mostra a pobreza do país.

Bom, nem tudo são flores. O transporte na Bolívia é bastante bagunçado; há muitos atrasos, imprevistos (como pistas bloqueadas) e informações confusas, como dos locais de onde se pegam ônibus e aonde eles param exatamente).

Isso pode deixar você um pouco perdido ou estressar a maioria das pessoas que estão acostumadas a viajar para lugares onde tudo é certinho.

Para quem viaja para a Bolívia, é bom saber lidar com imprevistos. Como é um país pobre, há partes feias, mas não ficam exatamente no meio de La Paz.

Não espere luxo na Bolívia, nem shopping centers lindíssimos, lugares “chiques” e coisas do gênero; contudo, trata-se de uma oportunidade incrível de conhecer um destino simples, mas extremamente rico culturalmente.

 

Quanto custa uma viagem pela Bolívia?

paises mais baratos da america do sul
Bolívia é o país mais barato da América do Sul para fazer turismo.

Mais uma vantagem da Bolívia é o custo. É possível gastar de 100 a 150 reais por dia com passeio, transporte, comendo bem e ficando em um bom hotel (excluindo só passagens para se chegar).

Se você parar para pensar, esse é o preço de uma diária em alguma praia no Brasil, ficando hospedado numa pousada simples. Posso falar sem medo que é um dos lugares mais baratos para se viajar na América do Sul.

 

Como chegar na Bolívia

bolivia aeroporto
Aeroporto de El Alto na Bolívia | Foto: Russland345, via Wikimedia Commons.

O Aeroporto Internacional de El Alto fica a 17 km de La Paz e o trajeto de cerca de 30 minutos até o centro pode ser feito em táxi ou van.

Um fator importante: quem vai sair da capital de avião deve pagar a taxa de embarque do aeroporto, que é de 24 dólares para voos internacionais.

Uma dica interessante para conhecer todos o lugares citados é alugar um carro na Bolívia. Para isso, recomendo que entre no site da Rentcars, compare os preços das locadoras e já realize a compra online de forma segura.

Você pode ir pela Gol, pois há voos (acho que diários) até o aeroporto de Santa Cruz de La Sierra. De lá, você tem de pegar outro voo para La Paz pela BOA – Boliviana de Aviación (que também faz voos do Brasil) ou por uma outra companhia chamada Amaszonas.

No aeroporto, há muitos caixas automáticos que você pode sacar bolivianos (é o nome da moeda local) diretamente de seu cartão de crédito. Habilite seu cartão para fazer transações internacionais antes de viajar.

O legal é quando você sai do aeroporto de La Paz, que fica em El Alto na realidade e se dirige à cidade, já dá para ver a beleza natural que rodeia a capital. Dá para ver a Cordilheira, maravilhosa, e a cidade à frente. Lindo!

Conforto => Traslado do aeroporto para o centro de La Paz

 

Dicas de viagem para a Bolívia

salar de uyuni laguna colorada
Vá bastante agasalhado ao Salar de Uyuni.
  • Não joguem fora um papel verde que carimbam quando você passa pela imigração no aeroporto, pois ele será solicitado muitas vezes enquanto você transita pela Bolívia.
  • Teoricamente, não é preciso passaporte, mas é comum a polícia boliviana te parar várias vezes (o trânsito de pessoas é muito controlado na Bolívia). Então, sempre ande com ele, afinal é obrigatório ter identificação na Bolívia.
  • Apesar de não terem me pedido, é preciso ter carteira internacional de vacinação com a vacina contra febre amarela, que você toma de graça em qualquer posto de saúde no Brasil. Peçam para carimbar sua carteira de vacinação e guarde-a; depois leve-a em um posto da Anvisa em um dos aeroportos; eles te darão o certificado de vacinação contra febre amarela.
  • La Paz faz frio o ano inteiro porque é alto. Durante o dia, esquenta e dá pra ficar de camiseta tranquilamente (isso no verão). À noite e de manhã cedinho o cima é bem gelado, coisa de 5º C. Leve agasalhos em qualquer época do ano.
  • Experimente carne de Lhama, é uma delícia, pois lembra carne de cordeiro, só que é menos forte e mais gostosa.

 

Saiba o que fazer na Bolívia

Como é o país mais pobre da América do Sul, muitos turistas brasileiros não costumam tradicionalmente viajar para o destino. Isso é uma grande besteira, pois é impressionante a quantidade de gringos no país; porque, na verdade, tem muita coisa de para ver e é um país seguro.

E o melhor de tudo: há muito o que fazer próximo a capital La Paz, sem precisar percorrer grandes distâncias.

La Paz fica a 3.600 metros de altitude, cercada de várias montanhas nevadas da Cordilheira dos Andes e por causa disso faz frio o ano inteiro (em dezembro à noite chega a 5 graus).

Uma dica: não faça muito esforço físico no primeiro dia, pois você pode passar mal. Ande de taxi, que é bem barato.

E você, quais lugares pretende conhecer na Bolívia? Esteve no país e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

Dicas para ECONOMIZAR MUITO em La Paz

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para La Paz? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis em La Paz para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos em La Paz. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para La Paz, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel em La Paz. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil para planejar os trajetos em La Paz, e por toda a Bolívia, pois mostra as rotas mais populares entre dois destinos e compara os preços. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de transporte.

Melhores passeios em La Paz

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios em La Paz, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet em La Paz

Ter um chip de celular em La Paz com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem em La Paz.

Seguro viagem em La Paz

Contratar um seguro viagem para La Paz é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Sueli Nonato
    Olá gostei das suas dicas, só não a do cartão de crédito ( IOF não dá). Eu e o meu marido estamos fazendo uma viagem em volta do mundo e só havia pensado no salar de uyuni, pensando se vou direto para La Paz ou para Santa Cruz de La Sierra, o que é melhor? Uma abraço
  2. Polly Batista
    Olá, Sueli. Tudo bem? O Salar do Uyuni é realmente imperdível, não deixe de fora do seu roteiro. Só conhecemos o trajeto a partir do Atacama. Mas tanto La Paz como Santa Cruz de La Sierra são distantes do Salar (mais de 400 km a primeira, e a segunda 520km). Por gostar muito de montanhas e da Cordilheira, eu incluiria La Paz no roteiro. Mas isso é bem pessoal. Adorei saber que você está dando a volta ao mundo! Acredito que está sendo incrível!
  3. Ana
    Ola, boa tarde, Voa para o Peru dia 20 deste mês. De 20 a 30. Estou a pensar do Peru ir a Bolivia. Estou com alguma dificuldade em saber a melhor maneira de fazer a viagem, estava a pensar ir de avião. Um amigo disse me que posso ir de autocarro. Nas pesquisas que faço nao estou a ter acesso a essa informação (viagem de autocarro) Pode ajudar? Muito obrigada. Ana Maria de Figueiredo
  4. Guilherme Tetamanti
    Oi Ana, Quando preciso pesquisar rotas, uso o site Rome2Rio, ele mostra todas as opções disponíveis de transporte entre dois destinos. Abraços
  5. Aline Merigio
    Boa noite!! Viajo para Bolívia no dia 13/04. Poderia me indicar uma boa agência que faça Uyuni?? Ficarei no pais por 10 dias. Aceito dicas!!! Tenho em mente alguns roteiros: La Paz, Copacabana e Uyuni. Hotel me viro nas pesquisas.. só me preocupa comentários que leio sobre agências que enganam os clientes!! Aguardo um retorno. Obrigada desde já
  6. Guilherme Tetamanti
    Oi Aline, A dica é contratar um passeio que sai direto de Uyuni, como esse aqui. Outra agência bem conhecida é a Creative Tours. Abraços
  7. TIAGO
    Guilherme, boa tarde, tudo certo? Primeiramente, muito bacana seu site, já está me ajudando muito!! Vamos lá!!! Planejo fazer um mochilão parecido com o seu, em março de 2017, e estou pensando em uns 15 dias. Como eu li que essa época é bem comum chuvas em Machu Picchu, apesar de querer muito, estou pensando em não ir para o Perú dessa vez, e conhecer apenas Bolívia e Chile. Você acha que o tempo dá tranquilo? Tem algum destino nesses dois Países que as condições climáticas nessa época também não ajudaria? Abs.
  8. Guilherme Tetamanti
    Oi Tiago, Março é realmente a época das chuvas, mas o pico é entre dezembro e fevereiro na Bolívia. Já no Chile é bem seco! Sinceramente eu faria somente o Chile, tem vários lugares para ir e 15 dias seria até pouco. Santiago, Valparaíso, Vinã del Mar, Deserto do Atacama, Torres de Paine, Pucon e tantos outros. Deixa Peru e Bolivia para fazer numa próxima viagem! Abraços
  9. yan
    Precisa de visto para morar na Bolívia?
  10. Guilherme Tetamanti
    Oi Yan, Com certeza é preciso visto para ficar mais tempo no país. Veja as regras direto com a Embaixada da Bolívia no Brasil. Abraços
  11. Laura
    Ola! Estou em dúvida entre Bolívia, Chile ou Peru para fazer uma viagem! E suas dicas me fizeram amar a ideia de ir para Bolívia! Você acha que éé possivel fazer um " mini mochilao" por lá? Para conhecer mais regiões...
  12. Sérgio
    La paz é um lugar muito bacano. Diferente do resto do continente. Fui para Chile e achei eles muito agressivos. Conheci Bolívia o ano pasado. Tu vai adorar.
  13. Guilherme Tetamanti
    Oi Laura, É possível sim, claro. Destinos como Laguna Verde, Vulcão Licancabur, Salar de Uyuni, Laguna Colorada e muitos outros podem fazer parte do roteiro! Melhor ainda que a Bolívia é um destino barato na América do Sul. Abraços
  14. Fagner barbosa
    Olá, gostaria de viajar por via terrestre. .vc acha que vale a pena? Por quanto ficaria se partir de Mato Grosso até la paz...e outra coisa ..é muito difícil sem saber nada de espanhol? Ou é fácil de conversar para saber de preços e lugares etc sem saber a língua deles?..se por exemplo eu gostar e resolver ficar por mais tempo...é possível resolver isso de la?
  15. Guilherme Tetamanti
    Oi Fagner, Não faço ideia sobre preços por via terrestre. Talvez o site Bus Bud te ajude a encontrar os valores. Sobre o idioma, claro que saber falar espanhol facilita. Mas com boa vontade, o portunhol vai bem. Comece a estudar um pouco, ouvir música, rádios pela internet ou até um curso online de espanhol. Ter um aplicativo de tradução no celular também ajuda! Abraços
  16. Jose Tarcísio Antunes
    Dicas muito boas, positivas, já conheço quase todos paises da América do sul menos a Bolívia e Guianas, amo viajar e faço tudo de carro, algumas solo outras em comboio. Parabéns pelas dicas não sejam pecimistas perigoso é o BRASIL seja com S ou com Z. Vou fazer Bolívia agora em Agosto de carro saindo de MG. abraços.
  17. Guilherme Tetamanti
    Oi Tarcísio, Obrigado pelo comentário. Realmente a Bolívia é um país que muita gente ainda tem preconceito, mas sem muita razão. Boa viagem e obrigado pelo comentário
  18. yan
    olá vale a pena trabalhar em la paz ?
  19. Guilherme Tetamanti
    Oi Yan, Sinceramente não sei te responder! Boa sorte
  20. luiz fernando
    poxa amigo,adorei suas dicas da bolívia,me ajudou muito,em julho de 2016 estarei indo,vou via peru,vou fazer a linha de ônibus são paulo x lima,e de lima sigo para bolívia. quem estiver interessado nessa aventura podemos ver para ir juntos. contato watts: 22 998083066 abs
  21. leandro
    Guilherme, estou indo em sezembro para morar na casa de um amigo em La Paz...não tenho passaporte, seria necessário tirar? ou com meu RG e algum papael de passe na viagem esta tranquilo? Obrigado!!!
  22. Guilherme Tetamanti
    Oi Leandro, Os países do Mercosul possuem um acordo no qual não é necessário passaporte para entrar no país, inclusive a Bolívia. Veja mais informações aqui. Abraços
  23. Ede
    Guilherme, Acredita que consigo encontrar neve em Agosto no Chacaltaya? Obrigado Abraço
  24. Guilherme Tetamanti
    Oi Ede, A maior probabilidade de nevar é no verão (mesmos meses que no Brasil), quando o clima é mais úmido. Porém, mesmo em outras épocas do ano é possível ver neve, você terá que perguntar nas agências para verificar a situação atual. Abraços
  25. Marco
    Grato pelas dicas. Principalmente sobre as companhias aéreas.
  26. Ana Favilla
    Muito legal teus relatos e foi de grande ajuda pois teria descartado a Bolivia do meu roteiro não fossem tuas informações.
  27. Guilherme Tetamanti
    Que bom saber disso Ana, Tenho certeza que se encantará pela Bolívia :) Abraços
  28. cleberson
    Suas postagens sobre a viagem para a Bolívia me convenceram a ir pra lá nas próximas férias. Valeu!!
  29. Guilherme Tetamanti
    Boa Cleberson, Legal saber que ajudou! Grande abraço
  30. Tania Piletti
    Ainda pesquizando sobre La Paz vi que é recente passeios de teleféricos e que é o mais alto.Vejo a hora de arrumar as malas e partir para La Paz e irei compartilhar novidades com vcs.Valeu.
  31. Tania Piletti
    Gostaria de saber o porque foi desativado a estação de eski. Ótimo esse seu blog! Obrigada
  32. Leonardo Castro
    Bom, o pouco que eu sei é que a quantidade de neve ali diminuiu muito, e ficou comercialmente inviável nos últimos anos. Obrigado!
  33. Richard Mian
    Cara valeu!!! Aqui peguei as melheres dicas sobre la!
  34. Guilherme Tetamanti
    Legal saber disso Richard!! Obrigado pela visita :)
  35. Tânia Vidal Piletti
    gente desculpa troquei os nomes é para o Guilherme!!!!! rsrsrsrs
  36. Guilherme Tetamanti
    Obrigado Tânia, O blog é do Guilherme, mas foi o Leo que mandou bem nos posts sobre a Bolívia!! Abraços
  37. Tânia Vidal Piletti
    Oi Leonardo...tudo bom!!!! adorei seu blog está sendo de grande valia pois vou morar em La Paz por 2 anos e não conheço nada por lá. Espero que minha estadia em La Paz seja maravilhosa. Obrigada.
  38. Silvia Seixas
    Estou preparando um mochilão para Machu Picchu passando pela Bolívia e quanto mais pesquiso mais me apaixono. Suas dicas me ajudaram bastante e a minha principal duvida é em relação ao Salar de Uyuni,como chegar lá partindo de La Paz ? Obrigada
  39. Guilherme Tetamanti
    Oi Silvia, Veja esse post do blog Revivendo Viagens. Bem completo sobre como chegar no Uyuni. Abraços
  40. maura helena
    Gostei muito!! Em La Paz há lugares chiques, sim Leonardo! Sugiro visitar a zona de Cota Cota e bairro Miraflores. Vão se surpreender achando que estão na Europa! Se ficarem mais dias, de uma chegadinha em Copacabana. Vale a pena!
  41. Luiza
    legalllll
  42. Marta
    Agradeço pelas informações. Este blog foi fundamental para que decidíssemos viajar de férias para Bolivia. Fiquei encantada com as possibilidades de ver coisas exóticas.
  43. Guilherme Tetamanti
    Oi Marta, Bom que ajudou :) Obrigado pela participação
  44. Veronicapauli
    Olá, adorei suas dicas, estou morando em Corumbá fronteira com a Bolívia e estou pensando em fazer essa viagem. Obrigada pelas dicas
  45. Elisa Reis
    Oi VerônicaPauli sei que está falando da Bolívia, mais eu estou de mudança para Corumbá em janeiro, com marido e filhos. VC poderia me dar umas dicas da cidade e onde morar? Se melhor casa ou apto escolas e coisas que VC acha importante, moro em RJ mais sou da Bahia desde já agradeço bjs.
  46. Araci
    Não esqueça de uma maravilha: o amanhecer no Salar de Uyuni
  47. Carina Costa
    Oi Leonardo. Adorei todas as suas dicas e completo aqui que La Paz e muitos outros lugares na Bolívia valem a pena sim ser visitados. Principalmente quem curti natureza, montanhas e conhecer culturas diferentes. Eu acabei de voltar de lá há duas semanas, e vivi uma experiência incrível, escalando o Huayna Potosí. Escrevi um relato para o blog PapodeHomem. http://papodehomem.com.br/a-pior-viagem-da-minha-vida-na-estrada-25/ Mas enfim...adorei!!! beijos
  48. Leonardo Castro
    Oi Carina, Gostei do seu relato. Tentei subir o Huayna Potosí ano passado, depois de eu ter ido uma primeira vez que só fiz o treinamento básico de gelo(nesse relato aqui), e vivi um dia de inferno por causa do guia. Não escrevi ainda sobre esse dia porque não tive tempo. Concordo com as coisas que você escreveu no seu relato. Bjos
  49. Clarissa Barros
    Oi, descobri o blog por pesquisa no google e achei muito enriquecedoras as suas dicas. Estou planejando viajar para a bolivia de carro já que moro em mt, e, suas dicas ajudaram muito. abraço
  50. Francyelli Castro
    Adorei o Blog, as dicas sobre a Bolívia (Me mudo pra lá em Breve) e seu sobrenome ..hehe' Vlw mesmo e parabéns! ;D
  51. Roberto Rosa
    Excelente as dicas de viagem sobre a Bolivia. Estou indo em 14/06 e retorno 24/06. Seu blog é muito bom porque e bem direto e objetivo. Parabens
  52. Gustavo (@BlogCheckIn)
    Fala Leonardo! Muito legal o post, me animou bastante! Sou doido pra conhecer o Salar de Uyuni. Você já foi lá? Se foi, partiu de La Paz e fez essa viagem de ônibus? Sempre tive essa dúvida, se faço a viagem pro Salar junto com Machu Picchu. Mas, pelo jeito, La Paz tem suas atrações também! Parabéns pelo post! Valeu!
  53. luiz felipe
    Depois dessas dicas ,fechei com La Paz.
  54. luiz felipe
    Adorei os comentários, estou fechado. Vou para La Paz.
  55. Mari Chamon
    Leonardo, estou montando um mochilão para a Bolívia e a primeira coisa que minha família e amigos falaram foi: "Você está louca? Vai fazer o que na Bolívia?" Hahahaha. Mal sabem eles o quão enriquecedora essa viagem pode ser :)
  56. Leonardo Castro
    Hahahaha... quando falava para as pessoas que fui pra Bolívia, me pergutaram várias vezes se eu fui a trabalho, se meu chefe me obrigou a ir para lá, etc...Muita gente frange a sombramcelha quando eu digo para eles irem para lá . Vai para Bolívia sim que vale muito a pena.
  57. Grid do Gu
    Seu blog é excelente, suas dicas são muito boas. Eu e meu Namorado iremos para Bolívia em 2014 e suas dicas ajudaram bastante.
  58. Ivan Sinigaglia
    Leonardo, valeu pelas dicas, muito boas mesmo. Estava meio sem destino para essas férias e vou para La Paz agora. Acabei de fechar passagens e vou por Santiago, para ficar uns dias la também. Já agendei fazer a Estrada da Morte de bike também. Minha preocupação é só com a segurança mesmo. Amo fotografia e tenho um equipamento de foto meio caro para minha realidade (câmera full frame e lentes top). Da pra andar na boa nas ruas do centro com câmera a tiracolo? Vou ficar num hotel perto do Mercado das Bruxas. Valeu.
  59. Alessandra
    Adoreii ! Estou pensando em conhecer a Bolívia e lendo a respeito neh! Muito bacana seu blog ! bjs
  60. Leonardo Castro
    Vai sim que vale a pena! Bjs
Quero Viajar Mais