Arredores de La Paz, Bolívia: o que fazer nas proximidades
Os arredores de La Paz são uma pequena amostra de tudo o que fazer na Bolívia. E não se engane: esse país é fantástico e seu turismo vai muito além da capital.
Desde a primeira vez que visitei a Bolívia, percebi que ela possuí muitos pontos turísticos que valem a pena conhecer, seja você um viajante que gosta de ficar mais próximo à natureza, curtir a noite ou um grupo de mochileiros querendo um roteiro barato pela América do Sul.
Por incrível que pareça, a primeira reação das pessoas quando eu falava que ia para a Bolívia era uma cara de exclamação com a seguinte pergunta: O que fazer na Bolívia? Você está indo porque seu chefe te mandou a trabalho?
Errado, eu fui porque é exótico, econômico, têm paisagens impressionantes, seguro, dá para conhecer neve e a Cordilheira dos Andes gastando muito pouco, há ruínas de civilizações antigas, e tem muita coisa para fazer, como esportes de aventura e trekkings em lugares como o monte Chacaltaya.
Quer saber mais? Veja inúmeras razões para você programar sua viagem hoje para nosso querido país vizinho, com os principais atrativos nos perto de La Paz, distância para capital e todas as dicas para conhecê-los.
Planeje sua viagem => Bairros para ficar em La Paz
Seguro viagem com cobertura para países da América do Sul »
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
Neste artigo você vai ver:
O que fazer perto de La Paz
- Ruínas de Tihuanaco
- Huayna Potosí
- Lago Titicaca
- Salar de Uyuni
CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Bolívia »
Ruínas de Tihuanaco
O que fazer na Bolívia? Em primeiro lugar, o país está inserido em uma região habitada por várias civilizações, que existiam antes dos europeus chegarem na América do Sul.
Esses povos deixaram ruínas impressionantes e uma dessas é o complexo arqueológico de Tihuanaco. Trata-se de um complexo criado pelos Incas e datado dos anos 1200; neles estão monólitos, totens e escritas históricas.
Existem passeios em La Paz para ir à Tihuanaco, mas você também pode ir por conta própria. É pertinho e a viagem leva em média 1 hora e meia; ótimo para um bate-volta da capital da Bolívia.
Essas ruínas na Bolívia são de uma antiga civilização que estava nesta região andina antes dos Incas. E tem detalhes que impressionam bastante, vale super a pena!
- Distância para La Paz: 76 km.
Huayna Potosí
Outra coisa incrível que há para se ver na Bolívia é conhecer a neve. Há várias montanhas nevadas da Cordilheira dos Andes nas proximidades de La Paz.
Se você quiser conhecer uma geleira e escalar uma parede de gelo a 6088 metros de altitude, vá até a Huayna Potosí.
Para fazer o passeio em Hauyna Potosí é indicado já estar há uns dias em La Paz, quando seu corpo estiver mais aclimatado; caso contrário, pode sentir desconforto pela altitude.
O passeio mais tranquilo é a escalada, mas também é um lugar muito frequentado para fazer um trekking até o alto da montanha. Para se chegar ao topo são necessários 3 dias, por ponta de deslocamentos e treinamentos de escalada; fique tranquilo que, junto aos instrutores, é super seguro.
A Huayna Potosí está situada no Monte Chacaltaya, região montanhosa mais visitada na Bolívia, já que existem outras, mas são indicadas por alpinistas e quem entende bem do assunto.
- Distância para La Paz: 39 km.
Lago Titicaca
Saindo de La Paz e rodando quatro horas de estrada, avista-se a cidade de Copacabana na margem do lago Titicaca, que está a cerca de 3.400 metros de altitude, cercado pela Cordilheira dos Andes.
Este famoso lago é bastante extenso, de tal forma que uma parte dele pertence ao Peru.
Dentre os atrativos desta viagem, conheça os vilarejos situados às margens do Titicaca, a Basílica de Nossa Senhora de Copacabana (em homenagem a Virgem Negra) e a Isla Del Sol, uma ilha flutuante que abriga uma grande escadaria Inca e uma Fonte Sagrada.
- Distância para La Paz: 153 km.
Salar de Uyuni
O passeio mais requisitado e conhecido na Bolívia é o deserto de sal, conhecido como Salar de Uyuni.
Não é propriamente perto de La Paz, mas cada hora de viagem é compensada pela beleza do local. Muitos o visitam quando viajam ao Chile, pois ele fica próximo ao Deserto do Atacama.
Trata-se simplesmente do mais extenso mar de sal do mundo, que no verão proporciona uma visão mágica, que parece um céu no chão. Confira como ir ao Salar de Uyuni saindo do deserto chileno.
Atrações do Salar de Uyuni
Pertinho ainda da fronteira chilena, você encontrará a bela Laguna Verde, uma lagoa maravilhosa de água salgada, habitada por belos flamingos.
Outro pontos turístico da Bolívia na região é a maravilhosa Laguna Colorada, uma lagoa de cor vermelha; tudo por conta da água, que é rica em betacaroteno, a mesma substância que dá cor para as cenouras e é o que deixa as penas dos flamingos coloridas.
Há ainda outro deserto de sal na Bolívia, o Salar de Coipasa, um irmão menor do Uyuni. Nas proximidades do Atacama, sendo considerado uma parte dele, existe o Deserto de Siloli, considerado um dos desertos mais áridos do mundo e tem paisagens incríveis.
Outra atração na Bolívia, muito comum dos mochileiros no caminho entre o Atacama e Yuni são as Termas de Polques.
- Distância para La Paz: 410 km.
Incrível => Excursão de luxo ao Salar de Uyuni de La Paz
Principais dúvidas sobre a Bolívia
É seguro viajar na Bolívia?
Essa é uma das perguntas que me fazem é sobre a segurança de viajar na Bolívia por ser um país pobre. Resposta: sim, é muito mais seguro do que andar em São Paulo, Recife, Rio de Janeiro e outras capitais brasileiras.
Isso se deve ao fato de que na Bolívia há muita polícia na rua; além disso, da minha percepção, não existe uma cultura de violência urbana no país.
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
Conversando com os bolivianos, me disseram que são raros os casos de assalto à mão armada, mas é claro, não marque bobeira com seus pertences, pois a ocasião faz o ladrão.
Quais as vantagens de viajar para Bolívia?
Apesar de pobre, não há assédio de vendedores e pedintes na rua. Fui abordado por uma pessoa pedindo dinheiro somente uma vez; então, mesmo os bolivianos percebendo que você é gringo, eles não te perturbam.
Outra coisa sobre a Bolívia é seu “exotismo” em relação às pessoas e a cultura andina. A maioria da população é de origem indígena; o modo como eles se vestem para mim é muito interessante, bastante colorido.
E a parte bacana disso é que eles se vestem diariamente assim porque são desse jeito mesmo, não é encenação para turista ver, eles são autênticos. E isso é raridade.
É algo bem diferente do nosso cotidiano ocidentalizado; se você viajar pelo Brasil, Chile, Argentina, Europa, EUA, e a maior parte do mundo, todo mundo se veste muito parecido, com poucas variações.
Por último, os bolivianos são simpáticos, atendem bem, e gostam de brasileiros.
Desvantagens de viajar para Bolívia
Bom, nem tudo são flores. O transporte na Bolívia é bastante bagunçado; há muitos atrasos, imprevistos (como pistas bloqueadas) e informações confusas, como dos locais de onde se pegam ônibus e aonde eles param exatamente).
Isso pode deixar você um pouco perdido ou estressar a maioria das pessoas que estão acostumadas a viajar para lugares onde tudo é certinho.
Para quem viaja para a Bolívia, é bom saber lidar com imprevistos. Como é um país pobre, há partes feias, mas não ficam exatamente no meio de La Paz.
Não espere luxo na Bolívia, nem shopping centers lindíssimos, lugares “chiques” e coisas do gênero; contudo, trata-se de uma oportunidade incrível de conhecer um destino simples, mas extremamente rico culturalmente.
Quanto custa uma viagem pela Bolívia?
Mais uma vantagem da Bolívia é o custo. É possível gastar de 100 a 150 reais por dia com passeio, transporte, comendo bem e ficando em um bom hotel (excluindo só passagens para se chegar).
Se você parar para pensar, esse é o preço de uma diária em alguma praia no Brasil, ficando hospedado numa pousada simples. Posso falar sem medo que é um dos lugares mais baratos para se viajar na América do Sul.
Como chegar na Bolívia
O Aeroporto Internacional de El Alto fica a 17 km de La Paz e o trajeto de cerca de 30 minutos até o centro pode ser feito em táxi ou van.
Um fator importante: quem vai sair da capital de avião deve pagar a taxa de embarque do aeroporto, que é de 24 dólares para voos internacionais.
Uma dica interessante para conhecer todos o lugares citados é alugar um carro na Bolívia. Para isso, recomendo que entre no site da Rentcars, compare os preços das locadoras e já realize a compra online de forma segura.
Você pode ir pela Gol, pois há voos (acho que diários) até o aeroporto de Santa Cruz de La Sierra. De lá, você tem de pegar outro voo para La Paz pela BOA – Boliviana de Aviación (que também faz voos do Brasil) ou por uma outra companhia chamada Amaszonas.
No aeroporto, há muitos caixas automáticos que você pode sacar bolivianos (é o nome da moeda local) diretamente de seu cartão de crédito. Habilite seu cartão para fazer transações internacionais antes de viajar.
O legal é quando você sai do aeroporto de La Paz, que fica em El Alto na realidade e se dirige à cidade, já dá para ver a beleza natural que rodeia a capital. Dá para ver a Cordilheira, maravilhosa, e a cidade à frente. Lindo!
Conforto => Traslado do aeroporto para o centro de La Paz
Dicas de viagem para a Bolívia
- Não joguem fora um papel verde que carimbam quando você passa pela imigração no aeroporto, pois ele será solicitado muitas vezes enquanto você transita pela Bolívia.
- Teoricamente, não é preciso passaporte, mas é comum a polícia boliviana te parar várias vezes (o trânsito de pessoas é muito controlado na Bolívia). Então, sempre ande com ele, afinal é obrigatório ter identificação na Bolívia.
- Apesar de não terem me pedido, é preciso ter carteira internacional de vacinação com a vacina contra febre amarela, que você toma de graça em qualquer posto de saúde no Brasil. Peçam para carimbar sua carteira de vacinação e guarde-a; depois leve-a em um posto da Anvisa em um dos aeroportos; eles te darão o certificado de vacinação contra febre amarela.
- La Paz faz frio o ano inteiro porque é alto. Durante o dia, esquenta e dá pra ficar de camiseta tranquilamente (isso no verão). À noite e de manhã cedinho o cima é bem gelado, coisa de 5º C. Leve agasalhos em qualquer época do ano.
- Experimente carne de Lhama, é uma delícia, pois lembra carne de cordeiro, só que é menos forte e mais gostosa.
Saiba o que fazer na Bolívia
Como é o país mais pobre da América do Sul, muitos turistas brasileiros não costumam tradicionalmente viajar para o destino. Isso é uma grande besteira, pois é impressionante a quantidade de gringos no país; porque, na verdade, tem muita coisa de para ver e é um país seguro.
E o melhor de tudo: há muito o que fazer próximo a capital La Paz, sem precisar percorrer grandes distâncias.
La Paz fica a 3.600 metros de altitude, cercada de várias montanhas nevadas da Cordilheira dos Andes e por causa disso faz frio o ano inteiro (em dezembro à noite chega a 5 graus).
Uma dica: não faça muito esforço físico no primeiro dia, pois você pode passar mal. Ande de taxi, que é bem barato.
E você, quais lugares pretende conhecer na Bolívia? Esteve no país e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!
Até + !!!
Dicas para ECONOMIZAR MUITO em La Paz
Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para La Paz? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!
- Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis em La Paz para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
- Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos em La Paz. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
- Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para La Paz, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
- Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel em La Paz. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
- Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil para planejar os trajetos em La Paz, e por toda a Bolívia, pois mostra as rotas mais populares entre dois destinos e compara os preços. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de transporte.
Melhores passeios em La Paz
O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios em La Paz, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.
Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.
Chip de internet em La Paz
Ter um chip de celular em La Paz com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.
Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem em La Paz.
Seguro viagem em La Paz
Contratar um seguro viagem para La Paz é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.
Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *